Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jurandir Oliveira

Membro Pleno
  • Posts

    22
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Jurandir Oliveira

  1. Olá a todos,

     

    Tenho um Ryzen 5 3600 é estou insatisfeito com as temperaturas do processador em modo idle, entre 39 - 45°. A tensão de VCORE da placa está em modo automático, e fica entre 1.33 - 1.4V, explicando a alta temperatura da CPU.

     

    Estou utilizando o cooler padrão da AMD Além de investir em um water cooler, o upgrade para uma placa-mãe com Chipset X570 me trataria alguma melhora na gerência dessas tensões e temperatura?

     

    Tenho um ASUS TUF B450 Plus Gaming no momento. Me parece que uma Gigabyte X570 ou uma Colorful X570 seriam placa mais parrudas para esse processador pela sua construção e por possuírem mais fases: 10+2 x 4+2 da minha atual placa-mãe.

     

    A ideia seria vender a placa-mãe no MercadoLivre e recuperar pelo menos 50% dos 1100 reais em média que me custaria da aquisição da nova placa-mãe.

     

    Na opinião de vcs, vai dar algum resultado, além de estar mais atualizado com relação a PCIe 4.0 ou vai ser dinheiro jogado fora?

     

    Abs,

  2. Pensando bem @WOZ Dods você está coberto de razão. Comprar um processador agora já pensando na troca é um baita desperdício de grana. 

     

    Uma coisa que tirava o meu sono em comprar uma mobo na Pichau, usando um vale trocas, é o medo de pegar um Ryzen 3600 que não funcionasse com uma mobo B450 ou X470 com BIOS de 2018. Não tenho certeza se eles atualizam as BIOS das placas antes de enviar.

     

    Isto posto, fechei uma nova compra na Terabyte, um kit de uma ASUS TUF-B450 Gaming Plus + Ryzen 3600 por 1616 reais, com o frete. Passei a acompanhar os vídeos do Tiozão no YouTube e pelo que vi, a Terabyte atualiza a BIOS de todas as placas antes de mandar para os clientes, o que é uma maravilha de serviço. Isso se eu tivesse comprado os itens separadamente, mas no caso nem se aplica porque comprei um KIT, então independente da loja creio que já viria atualizado, mas fica o registro do bom trabalho da Terabyte.

     

    Achei que ficou um preço bem razoável. Agora vou pedir o reembolso para a Pichau assim que eles receberem os produtos de volta, pois paguei via boleto.

     

    Vou adiar um pouco a compra de uma nova placa de vídeo, pois vi em alguns vídeos no YouTube que um Ryzen 3600 consegue empurrar uma GTX1060 pelo menos para 60FPS que é o que eu preciso. Nem tenho monitor pra mais que isso. Obrigado a todos que interagiram aqui.

    • Obrigado 1
  3. Atualização da minha epopeia. Entrei em contato com a Pichau e fui orientado a recusar a entrega dos itens. Agora estou esperando que os itens retornem ao CD deles para que eles liberem o valor em crédito.

     

    O Ryzen 5 1600 está saindo por 569 no Kabum e uma Asus TUF X470-Plus Gaming está saindo hoje por 698,99. É uma X470 por preço de B450.

     

    Detalhe. Já tenho 2x8GB de memória comprados DD4 @2666MHz.

     

    Estou pensando em usar o crédito de 1250 reais para investir em uma RTX 2060 por causa do ray tracing. 

     

    Como vou ter uma placa-mãe high-end e por já ter um watercooler H45 da Corsair, penso em fazer um OC de leve no Ryzen 1600 e aí eu pergunto a vocês: Esse Ryzen 1600 com OC vai dar conta de empurrar uma RTX 2060?

     

    O que vocês acham: Mobo B450 + Ryzen 3600 + GTX 1060? Futuramente: upgrade de GPU para RTX 2060 ou 2070?

     

    Ou Mobo X470 + Ryzen 1600 (OC) + RTX 2060? Futuramente: upgrade para Ryzen 3600 ou 3700?

     

    Detalhe: Vou jogar Battlefield 5, GTA V, CS-GO entre outros em um monitor ultrawide a 2560x1080 no máximo a 60Hz que é o máximo que o meu monitor LG entrega.

     

    Desde já agradeço.

     

     

  4. Um erro muito comum é super dimensionar a placa-mãe. Atualmente, onde quase tudo fica a cargo do processador, restou a placa-mãe apenas o que antigamente era conhecido como Southbridge e hoje é conhecido como Chipset

     

    Nesse cenário atual, pra quem não vai fazer overclock, os chipsets B350 e B450 são as melhores opções de custo x benefício.

  5. 22 minutos atrás, WOZ Dods disse:

     

    Obs.: Se ligar para eles, talvez ainda não tenham enviado os produtos.

     

    Tentei ligar o dia inteiro, mas não consegui contato com a loja. O pedido acabou de ser despachado. Vou ter que abrir um RMA mesmo. 

     

    Vou fazer isso, não vou nem abrir os itens.

    adicionado 15 minutos depois
    26 minutos atrás, WOZ Dods disse:

    Se não precisar de dois SSDs, pegue uma B450 mais básica. 400 a 500 reais é a faixa de preço que você vai encontrar placas mãe de qualidade com esse chipset. Chipset B450, quatro slots de memória, compatibilidade com memórias de 3000 MHz e M.2 compatível com Nvme são as prioridades absolutas. Além disso, priorize as marcas MSI, Gigabyte e Asus, pois são as mais duráveis. Dá para gastar menos e ter a mesma coisa para todos os efeitos.

    A Mobo ASUS TUF B450 é cara para oferecer coisas a mais que raramente se precisa (mais slots pciexpress, mais M.2). Não posso pesquisar agora, mas tenho certeza que vai achar um bom modelo na pichau.

     

    Eu achei mobo ASUS PRIME B450M por 445 reais na Pichau. Compondo com o Ryzen 3600 ficaria 1544, o que daria uma diferença bem razoável de 311,53. A única ressalva que eu tenho com relação a essa placa-mãe em relação a ASUS TUF B450 é que essa mais básica não tem dissipadores para os VRMs. Até que ponto isso é um problema?

     

    Uma outra dúvida, normalmente tem que fazer atualização da BIOS para colocar um Ryzen da 3º geração nessas placas. Pra fazer isso eu preciso de um Ryzen de 1º ou 2º geração, ou já posso fazer direto com o 3600 e o firmaware no pendrive?

     

    Em termos de performance, o que mudaria entre um Ryzen 3600 para um i5 9400F? Em termos de upgrade, eu já entendi que o AMD faz muito mais sentido.

     

    Obrigado!

  6. Pensando no longo prazo, e considerando que eu ainda nem recebi as peças, então posso tentar me entender com a Pichau.

     

    O meu pedido tem um valor total de 1.232,47. Posso acionar o fornecedor por arrependimento de compra e solicitar um vale trocas no valor do pedido.

     

    Com essa grana eu tenho as seguintes opções na loja:

     

    1) Ryzen 3600 (1.099,00) + Mobo ASUS TUF B450 (719,99). Total: 1818,99 - Diferença de 586,52.

    2) PICHAU KIT UPGRADE, AMD RYZEN 5 3600, ASROCK A320M-HD DDR4. Total: 1.239,90 - Diferença de 7,43.

    3) Ryzen 3600 (1.099,00) + Teclado Mecânico (185,00). sub total: 1284 + MSI B450M Pro-VDH Plus, AMD AM4, mATX, DDR4 (489,90) no Kabum. Diferença de 541,43.

     

    Não considerei o Ryzen 2700 porque ele tá o mesmo preço do 3600 na Pichau (R$1.088,99).

     

    O que vcs acham?

     

     

     

    • Curtir 1
  7. O carácter dólar $ é só um prompt. Usei como exemplo porque ele é o padrão utilizado para os comandos no Linux. 

     

    Verificar a saúde de uma rede é algo meio complexo. Primeiro eu precisaria entender a topologia dela primeiro, depois vem os testes e a implantação de um sistema de monitoramento.

    adicionado 3 minutos depois

    Samuelite,

     

    Pelos resultados dos testes, me parece um problema de tráfego internacional na sua operadora. A perda acontece quando os pacotes caem na rede da NTT nos EUA.

     

    A sua operadora usa um link da NTT como rota para chegar no host que precisa, e provavelmente esse link está congestionado.

     

    Tem que reclamar com a sua operadora. Não tem nada com a sua rede interna. Espero ter ajudado.

    • Curtir 1
  8. Samuelite,

     

    MTU ou Maximum Transmission Unit define o tamanho máximo em bytes do quadro a ser transmitido através do protocolo Ethernet. O valor padrão utilizado em Ethernet deve ser 1500, portanto diminuir o tamanho do quadro para 1440 ou 1410 é algo totalmente inócuo.

     

    Pode ter dado uma falsa impressão de que resolveu, mas deve ter sido uma situação intermitente, pois você mesmo já constatou que o problema continua.

     

    Primeiro você precisa descobrir onde está acontecendo essa perda de pacote. Antes de pingar a rede externa, tente rodar o PING dentro da sua rede primeiro para isolarmos se o problema está antes ou depois do seu dispositivo final, seja ele um roteador, firewall ou o que quer que seja.

     

    Para fazer esse teste é bem simples, primeiro você abre o CMD e digita o comando: ipconfig

     

    Vai aparecer muitas coisas, entre elas uma informação que é o endereço IP do seu gateway padrão.

     

    Faça os comandos:

    $ ping "IP do Gateway Padrão" -n 100

     

    E depois acrescente

    $ ping "IP do Gateway Padrão" -n 100 -l 50000 

     

    O primeiro comando fará um teste de ping transmitindo 100 vezes para o seu Gateway padrão, já o segundo teste irá aumentar o tamanho do buffer do ping para 50000, para que possamos estressar a sua rede interna.

     

    Caso você consiga fazer o primeiro, e tenha perdas de pacote no segundo, precisamos verificar a topologia da sua rede interna para saber onde pode estar acontecendo essa perda. Nesse caso, o comando "tracert" irá nos trazer mais informações sobre os caminhos percorridos dentro da sua rede. Normalmente, dentro de uma residência isso não acontece, pois da sua máquina normalmente você chega diretamente ao seu gateway de saída para internet.

     

    Se você rodar esses dois testes sem nenhum erro, significa que o problema está acontecendo fora da sua interna, e nesse cenário será necessário acionar a sua operadora.

     

    Esse é o cenário mais comum, principalmente se tratando de tráfego internacional, ou seja, quando o host que você precisa acessar está fora do Brasil.

     

    Normalmente, as operadoras dividem o tráfego entre nacional e internacional, e possuem links de internet para tráfego internacional com uma banda que é extremamente reduzida em comparação ao primeiro.

     

    Para saber os caminhos externos, será necessário rodar o seguinte comando:

     

    $ tracert -d "IP DO HOST DESTINO"

     

    Esse comando vai mostrar por todos os roteadores que você está passando até chegar ao seu destino. Também vai te mostrar caso haja perda no meio do caminho.

     

    Poste os resultados aí. 

     

    Espero ter ajudado.

     

     

     

     

     

     

     

    • Amei 1
  9. Prezados amigos,

     

    Sou novato aqui no fórum, porém conheço a comunidade de há muito e gostaria de primeiramente parabenizá-los por todo o trabalho desenvolvido ao longo desses anos.

     

    Tenho uma dúvida referente ao upgrade do meu setup. Atualmente, tenho:

     

    Mobo: Intel DZ68DB

    CPU: Core i5 2500K (stock)

    RAM: 8GB (2x4GB) DDR3 Corsair Vengeance 1600 MHz, porém rodando a 1333MHz - acredito que devido a limitações da mobo

    GPU: Geforce 1060 6GB VRAM

    Storage: SSD 128 Sandisk Plus + 500GB Seagate 7200Rpm

    Fonte: Corsair TX750

     

    Estou de olho no seguinte setup para upgrade:

    Mobo: Asus TUF X470-Plus Gaming, AMD AM4, ATX, DDR4

    CPU: AMD Ryzen 5 1600, Cooler Wraith Spire, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo), AM4, Sem Vídeo - YD1600BBAEBOX

    RAM: 16GB (2x 8GB) DDR4 Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 2666MHz

    GPU, Storage e Fonte: permanecerão os mesmos.

     

    Valor estimado a ser investido: 1900,00 - 2000,00

     

    O que mudaria em termos de jogos substituir esse kit de 2º geração i5 por este AMD Ryzen? Meu processador atualmente consegue extrair todo o potencial da minha placa de vídeo?

     

    Tenho consciência que a minha GPU não é nada demais, é apenas uma GPU intermediária. A segunda parte da dúvida é, investindo nesse Ryzen, futuramente eu conseguiria empurrar uma placa de vídeo high-end como uma RTX2070?

     

    No aguardo de vossas considerações.

     

    Desde já, agradeço! Abraços!

     

     

     

     

     

     

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!