Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luc457x

Membro Pleno
  • Posts

    193
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Luc457x

  1. As placas mãe A520 já vem com a BIOS pros Ryzen 5XXX, e mesmo que venha com a BIOS mais antiga, que tem alguns bugs, o processo de atualizar é muito fácil, desde que o PC não esteja numa energia ruim que tenha alguma probabilidade de ele desligar do nada, é bem fácil de fazer, é só pesquisar no site da fabricante o modelo da sua placa, provavelmente no menu "suporte" vai ter downloads e BIOS. Muito provavelmente também já vai ter um tutorial bem simples lá explicando o que fazer.

  2. @arfneto lembro doq você falou ,fui eu que criei um post a umas semanas atrás falando sobre a rede em que o roteador principal eu não tinha acesso e basicamente criei uma segunda rede com o problema de "double nat" mesmo. Nessa segunda rede não tem problema, visto que é só para compartilhar internet grátis e não precisa ser de boa qualidade pra haver problemas em espelhar um cel em uma TV ou assistir netflix em 4k, basicamente até ai é só o whatsapp e o youtube a 144p funcionarem, e minha gambiarra, embora não seja o opcional, estava funcionando... Mas agora estou tendo problemas até mesmo com a rede principal, onde eu sequer tenho acesso as configurações para poder ter configurado algo errado.

     Tudo resolvido seria eu podendo ligar a função "GUEST" , podendo configurar limite de banda para os visitantes na rede "GUEST" e podendo mudar o DNS do DHCP, coisas que eu tenho certeza que o firmware original do meu roteador tinha pôs eu tinha um modelo igual. Mas com o firmware "custom" que a empresa colocou não tenho acesso a nada disto.
    PS: No caso o problema que tenho na rede principal é o unbound não funcionando, que não posso dizer que tenho certeza que é a causa, mas antes de trocarem o firmware do roteador ele funcionava perfeitamente.

    • Curtir 1
  3. 6 minutos atrás, dwatashi disse:

    Sobre CGNAT parece estar, para ter certeza, basta verificar se você em seu roteador tem um ip público ou privado.

    Eu não tenho acesso ao painel adm do roteador, só o provedor, esse é meu maior problema, não fosse isso eu já teria resolvido tudo. 😕
    No roteador creio que meu IP seja um desses 10.x ai do print, mas se eu acesso algum site como o "whatsmyip.com", retorna um IP começado em 187.x.

     

    11 minutos atrás, dwatashi disse:

    Quanto ao DNSSEC, troque os servidores de stream DNS. Parece que alguns servidores resolvem melhor que outros conforme esse post do pi-hole.

    "Obviously, the work-around for this is to simply implement Unbound..."
    Eu uso o unbound, e ele acessa direto os root-servers e não outros DNS como google ou cloudflare.
    porém o problema é bem similar ao meu, vou dar uma lida no post.

  4. 7 horas atrás, Cadu Campos disse:

    dentro do seu servidor de dns, de o comando dig -x pra o domínio do site que apresenta o erro e veja se consulta normalmente, verifique também se a opção de dns sec está ativo e veja se está validando, possivelmente você está dentro de uma rede de cgnat e só fizeram o mapeamento de porta em cima de portas conhecidas!

    No caso eu rodo meu próprio servidor DNS com o unbound, no arquivo de configuração está setado para usar o DNSSEC, o problema é que alguns sites do nada param de responder e só retornam "BOGUS", e se eu troco pra um servidor DNS público ele volta a funcionar, ou as vezes volta a funcionar sozinho mesmo no meu DNS privado após um certo tempo.
    Tem alguma forma de saber se eu estou usando CGNAT?
    Ao que eu saiba eu estou sim, pôs meu IP público se eu uso algum site do tipo "whatsmyip.com" nem aparece nessa lista do comando tracert.
    Mas a questão mesmo é, esse printscreen que eu postei, ele parece normal pra alguém com um entendimento melhor de rede que eu, ou realmente tem algo estranho por ter tantos "hops" em IPs públicos?

    2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

    @Luc457x

     

    Peça para o provedor resolver isso trocando o router novamente.

    Já tentei e não é uma opção... 😕

  5.  Depois que meu provedor resolveu trocar os routers e colocaram um com um firmware personalizado por eles, minha vida virou um inferno, vivo tendo de fazer gambiarras pra resolver problemas que nunca tive antes quando eu podia mexer no painel administrativo do router, que agora não posso mais... 
     Ao que sei quando se usa o traceroute no cmd do windows e se tem uma resposta com os 2 primeiros IPs sendo privados, tenho um problema de "double NAT", e IPs começados com 10 e 172 são públicos. Meu traceroute retornou 9 IPs públicos!!!
    Estou viajando ou isso está bem errado?

    985348959_CapturadeTela(17).png.61a91c574b78f0be0caed3d32be636ca.png


    OBS: Os problemas que tenho após a troca de roteador e a nova rede são no geral problemas com um servidor que tenho, principalmente com o unbound, que sempre usei como servidor DNS, porém após a manutenção começou a dar problemas recorrentes com o DNSSEC, retornando "ServFail (BOGUS)" em alguns sites que se eu mudo o DNS para o google ou cloudfare eles retornam normal...

  6. Em 04/07/2022 às 23:31, Cadu Campos disse:

    @Luc457x Olá amigo, tudo bem?

    Recomendo você comprar um roteador mais completo para fazer essa sua separação, um mikrotik 750gr3 vai lhe atender perfeitamente e ser o seu roteador de borda ou seja, receber o link e realizar qualquer função que desejar e filtrar as redes em firewall.

    Tudo bem amigo, foi mal a demora pra responder, estive fora o fds... rs
    Então, meu problema é que o roteador nem é tão simples, porém ele tem um firmware custom da empresa da internet, e só consigo acessar algumas configurações pelo aplicativo android deles, e o pior é que nem posso trocar, ao menos que seja por outro roteador deles. Já até entrei em contato e o máximo que "dizem que vão fazer" é encaminhas minhas "sugestões de melhoras no app pra equipe que cuida dele"... 😕

     

     

    Em 04/07/2022 às 23:59, arfneto disse:

    Se a sua preocupação é com algum tipo de invasão a partir da WAN apenas controle a entrada no roteador da operadora.

     

    Se precisa de redes isoladas no lado interno uma coisa simples (barata) que pode fazer para conseguir o que quer é desabiitar NAT no primeiro roteador e usar dois roteadores na rede interna na mesma LAN do roteador primário. Ligados via WAN no roteador primário. Então sua rede primária terá apenas os roteadores. Cada roteador secundário terá seu serviço DHCP e suas estações isoladas e NAT normal, mas a WAN deles vai apontar para o roteador da operadora. 

     

    Algumas coisas como compartilhamento de arquivos, impressoras e servidores de midia entre os roteadores precisarão ser configuradas caso a caso, mas de todo modo é como se faz com roteadores comuns em escritórios, para construir a rede interna, só que aí se usa tabelas de rotas ao invés de NAT.

    Como citei ai pro outro amigo, a única coisa q consigo controlar no roteador primário é basicamente ligar/desligar as redes 2.4 e 5G e bloquear endereços mac... 😕
    Não me importo tanto com a performance no segundo roteador, pôs uso a rede cabeada do primeiro no servidor e no meu PC, minha única preocupação é com alguma invasão pela rede pública, que no caso é o wifi do segundo roteador.

     

     

    Em 04/07/2022 às 23:59, arfneto disse:

     

    Não está. Usando assim vai rodar NAT duas vezes para os dispositivos que estiverem na segunda rede e algumas coisas não funcionar por causa disso, como redirecionamento de portas e outras coisas. E a performance cai muito porque todos os pacotes da segunda rede terão que ser roteados DUAS vezes. Não use assim.

    Então é por isso que mesmo com a "gestão remota" ligada não consigo acessar o painel administrativo do segundo roteador pela internet (de fora da minha rede)? O que é até bom, pôs tive q ligar a gestão remota pra acessar o painel pelo meu pc ligado ao primeiro roteador, mas estava meio preocupado em deixar essa porta aberta... rs

     


    Arfneto, tua explicação me ajudou bastante com alguns pontos q estavam muito confusos (ainda estão, porém menos kkkk), porém quanto aos problemas de performance, não me importo muito, todos meus aparelhos de IoT, servidor e PC pessoal estão ligados no roteador primário, o secundário é mesmo só para fornecer internet grátis e nunca tem mais de uns 5 a 7 aparelhos ligados, geralmente celular usando whatsapp, no máximo um youtube e nada de 4k ou coisa do tipo. O meu receio é mesmo a segurança quanto ao servidor e o meu PC pessoal...
    de qualquer forma vou pesquisar sobre a forma de ligar q você sugeriu @arfneto , se puder recomendar alguma leitura ou tutorial sobre...
    Mais umas duvidas q tenho, agradeço se puderem responder:

    • Para criar uma vlan precisaria de um switch, certo? Seria viável ou é muito "overkill"?
    • Isolar ponto de acesso no roteador secundário mitigaria esse problema de segurança?
    • Uma coisa q tem me chamado atenção é que sempre que acesso o painel de adm do roteador secundário pelo meu PC que está conectado ao roteador primário, ele enxerga meu MAC como "00-00-00-00-00-00", isso é normal?
  7. 4 minutos atrás, guilherme ramalho 1 disse:

    @Luc457x sim irei ter que trocar a placa-mãe so que estava em duvida com o i7 11700k so q parece q não e estão bem falado 

     

    se já tem DDR4 e vai trocar a placa-mãe de qualquer forma, pode ir no Ryzen sem medo!
    Se quiser dar uma economizada pode pegar um 3600x ou o 5600 mesmo ao invés do 5600x, cito o 3600 porque apesar dele ser da geração passada ele já tem as tecnologias novas mais novas coo por exemplo o PCI ex 4.0...

  8. 6 minutos atrás, guilherme ramalho 1 disse:

    rapaziada compensa sair de um i5 9400f pra um Ryzen 5 5600x ou vcs me recomendam outro? tenho uma GTX 1660 super                        

    Ryzen não dá pra colocar na mesma placa q você tem o seu i5, teria q trocar a placa-mãe também, mas vale a pena...
    imagino q a 1660 super leva esse i5 9400 no limite em resolução FULL HD ou inferior...

  9. 5 minutos atrás, W46n3r disse:

    Se conectar o secundário como cliente do primário, sim... dá.

    Imagino que essa relação de cliente se dá pela ligação do cabo, certo? No caso está correto como fiz? LAN do primário pra WAN do secundário...

    7 minutos atrás, W46n3r disse:

    Para garantir que os clientes do secundário não tenham acesso aos clientes do primário provavelmente vai precisar aplicar algumas regras de firewall no primário tratando o trafego que vier do secundário.

    Então, o problema é que o aplicativo do roteador primário é horrível, não me deixa configurar praticamente nada, e o painel administrativo não dá pra ser acessado normalmente. 😕

  10. Bom dia/noite a todos, desde já agradeço a todos que puderem adicionar qualquer informação/sugestão quanto a esse tópico.
    Bom, tenho um roteador da operadora da internet aqui na minha região (que daqui pra frente chamarei de roteador principal) ao qual eu não tenho acesso as configurações. Necessitando criar uma rede pública filtrada, resolvi pegar outro roteador para criar uma segunda LAN (roteador secundário) onde eu pudesse configurar o DHCP para usar um Raspberry rodando pihole e unbound (filtro e servidor DNS) que tenho ligado ao roteador principal, a ideia era que esse roteador secundário fica-se isolado do resto da rede para quem se conectasse a ele não conseguisse enxergar as outras maquinas no roteador principal (embora o Raspberry esteja ligado ao roteador principal, imaginei que com um pouco de configuração conseguisse fazer o roteador secundário enxergar ele para o usar como servidor DNS). Liguei um cabo LAN saindo do roteador principal no WAN do secundário, quanto a usar o servidor DNS não precisei configurar muita coisa, exceto pelo lado do pihole mesmo, pôs a rede não ficou isolada como eu queria. Na verdade me parece que a rede do roteador secundário está protegida da rede do roteador primário, pôs da rede do roteador secundário consigo enxergar as maquinas nas duas redes, porém da rede do roteador primário enxergo o roteador secundário, mas não as maquinas ligadas a ele.


    Resumindo o que preciso é basicamente isso:

    • Roteador primário com meu PC e outros dispositivos que não quero expor pra rede do outro roteador, exceto o servidor DNS no Raspberry.
    • Roteador secundário usando o DNS server e o acesso a internet do roteador primário, porém não conseguindo enxergar outras maquinas.

     

    Não entendo muito de rede e segurança então minhas dúvidas são basicamente:

    • Dá pra configurar da forma que eu descrevi ai acima?
    • Do jeito que está há algum risco critico? Por exemplo algum PC infectado ou mesmo de alguém mal intencionado que se conecte a rede pública do roteador secundário, põe em risco grave outros PCs na rede do roteador principal?
  11. @LuizinPVP
     

    Como o @MrNobody citou ai, se até overclock você tentou fazer, muito provável q seja alguma opção errada de energia q você colocou ai na BIOS. Pra resetar ela é só desligar o PC, retirar ele da tomada, retirar a bateria da BIOS (é uma bateria daquelas redondinhas q parece uma moeda e fica na placa-mãe), dai você espera uns minutos até os componentes desenergizarem (pressionar o botão de ligar por alguns segundos ajuda) e, logicamente, colocar tudo no seu devido lugar novamente. rs

    PS: no forum do windows vi alguns relatos desse erro volmgr error 46
    Alguns relataram que era por conta de não ter arquivo de paginação...
    vai em "opções de desempenho > avançado > memória virtual e marca a caixa "gerenciar automaticamente o arquivo de paginação..."
    Da pra ver ali q falhou uma atualização do windows também, certifique-se de que ele esteja atualizado também após criar o arquivo de paginação e veja se ele continua desligando. 

  12. Ryzen com certeza! Esses dias vi um Ryzen 7 5700U e 8GB por R$ 3.070 na Amazon, em média vejo esses Notebooks Ryzen com vídeo integrado (Bom, diferente dos intel) entre 3,5 ~ 4k.
    Já os Intel com placa de vídeo dedicada, difícil achar por menos de uns 4k.
    Agora, depende também do workload né, pra usar digamos o photoshop, ou um blender de leve e alguns jogos, o Ryzen q você citou ai atende de boa, já o Intel vai atender com uma certa folga...

    • Curtir 1
  13.  

    4 minutos atrás, LuizinPVP disse:

    @Luc457x Mas como eu vou fazer isso se ele não se matem muito tempo ligado ??? Quando comprei a fonte, na terceira tentativa de ligar ele, ele manteve ligado umas 2 horas e desligou.

    Vou tentar ligar ele e tentar te mandar uma foto

    Se você consegue ligar ele, não demora mais q uns 5 minutos apos ele iniciar pra conseguir tirar o PS e postar aqui.
    Caso não consiga fica difícil de ter alguma noção de qual é o problema, mas se ele não da tela azul nem nada eu chutaria que é algo com a energia mesmo, provavelmente a fonte ou algum componente da placa-mãe como um capacitor ou algo assim...
    Dá uma olhada na placa-mãe pra ver se não tem alguma peça queimada ou capacitor estufado.

  14. 19 minutos atrás, Stefano Ribeiro disse:

    Gostaria de uma recomendação de fonte BOA para uma Gigabyte RTX 3070 Eagle OC como na recomendação do fabricante indica uma fonte de 650w estava dando uma olhada nas da corsair encontrei essas duas que não vi diferença nenhuma alem do preço se tiverem opções melhores fiquem a vontade para comentar:

    Corsair RM650

    RM 650x

     

    A RMx tem algumas proteções a mais que a RM (e a XPG citada ai acima)
    Se você usa bastante o PC a full load e os 100 reais a mais não for problema, eu pegaria a RM650x.

     

    Segue a lista das proteções a mais que a RMx tem:
     

    Over Current Protection (OCP): Shuts off power if any rail is overloaded beyond a safe level.

    Over Voltage Protection (OVP): Shuts off power if voltages exceed specification.

    Under Voltage Protection (UVP): Shuts off power if voltages drop below specification.

    Short Circuit Protection (SCP): Shuts off power if a short circuit is detected.

    Over Temperature Protection (OTP): Shuts off power if temperatures exceed a specified value.

    Over Power Protection (OPP): Shuts off power if the total output power exceeds a safe level.

    Eu ia traduzir, mas é basicamente isto: se qualquer especificação de tensão, corrente, watt ou temperatura fiquem fora do padrão ou se algum curto é detectado, ela desliga imediatamente pra evitar mais problemas...

    • Amei 1
  15. 7 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

    O Ubuntu é bom, só que é muito instável, fora os erros de sistemas que aparece do nada.

    Olha que já usei diversas versões da 14.04 até 21.04 se não me engano.

    Usei ele por anos no meu trabalho agora estou com o Mint achei muito mais estável e leve.

    Usando a versão LTS nunca tive nenhum problema, exceto com algumas flavors, como o lubuntu por exemplo...
    Mas na real minha experiencia com linux é mais em server headless (só usando o terminal), e com o xubuntu em um PC bem antigo que eu tinha, e olha, quanto ao xubuntu realmente nunca encontrei nenhum problema, tirando casos muito específicos que provavelmente quem for usar o PC pra uso diário não vai encontrar...

    • Curtir 1
  16. 7 minutos atrás, LuizinPVP disse:

    @Luc457x pode me dizer quais são os possíveis problemas que podem ser ??

    vai no menu do windows > "visualizador de eventos",

    na aba a esquerda clica em logs do windows > sistema,

    ai na aba a direita clica em "filtras logs atuais..." e marca "nivel crítico" e "erro"
    Posta um print screen dos erros que aparecem ai pra ver se a gente consegue descobrir algo.

  17. Esse PC já roda um Ubuntu tranquilo, o minimo é 512MB de ram e qualquer processador "atual", e é o que tem uma maior comunidade, consequentemente uma maior compatibilidade.
    Mas se você quer algo realmente leve, 1 núcleo a 700mhz e 256MB de ram, você pode usar o lubuntu ou xubuntu (eu particularmente prefiro o xubuntu, tem uma aparencia melhor e é menos "bugado").

  18. Tá td certo com suas tensões, o problema no seu PC provavelmente é outro. E quanto a supor que o ideal é ser "pra mais que pra menos": tensão a menos o aparelho não liga, tensão a mais o aparelho queima...
    Pode ser que a fonte não forneça a energia suficiente pro teu PC, mas isso não tem muito a ver com essa tensão que mostra ai não. Isso ai é a tensão (ou "V0ltagem") ; as fontes são medidas por Watts; Watt é o resultado de tensão ("V0ltagem") x corrente ("4mperagem").
    PS: O fórum fica editando minha resposta com as palavras "corretas" na terminologia técnica, por isso coloquei o caractere 0 no lugar do O e 4 no lugar de A. -_-

  19. 58 minutos atrás, Bruno2791 disse:

    @TanTalus Ska Drin

    Os dois estão pedindo 500 reais 

    beleza, mas se caso eu pegasse o 2 pc, e trocase  a placa de vídeo pra uma melhor, ficaria bom 

    Ou se eu pegasse o primeiro PC e coloca-se  um i3 nele, seria melhor 

    Eu não sei bem te dizer se o preço tá bom ou ruim, porque são peças bem antigas e eu não tenho muita ideia, depende também de como estão, se estão muito surradas ou não, etc...
    Mas se é o pc completo, tipo, com HD e gabinete e fonte, e as peças estiverem "conservadas", acho q tá um preço razoável...
    Quanto a trocar a GPU, ficaria sim, dá pra pegar sim algo melhor q essa GPU q vem no 2 PC e que o i3 vai levar de boa.
    Quanto a colocar o i3 no primeiro PC, não dá, são plataformas diferentes (a placa-mãe de um não da suporte para o outro).

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!