Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ricardo Oliveira Almeida

Membro Júnior
  • Posts

    16
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Tive um problema com a peça de plástico que cobre o cooler na placa de vídeo GTX 1060 SC, da EVGA, e gostaria de uma peça de reposição. É possível encontrar? Será que alguém teria retirado de uma usada? Encontrei apenas no Ebay, porém vem com todo o cooler junto. Obrigado.
  2. @Vinibiiel Mandei uma foto ilustrativa. Existem HUBs com mais saídas, ou então você pode ligar um HUB no outro sem problemas. Lembrando que apenas o fan ligado na porta 1 irá mandar o sinal de rotação para a placa-mãe, e todos eles recebem o PWM informando a velocidade que deve rodar (e a energia, 12 volts, vem da fonte). O problema do SYS_FAN é que existe grande chance de não ter PWM nele (mesmo o conector sendo 4 pinos), o controle de rotação vai ser muito inferior, e você poderia comprar fans de 3 pinos, muito mais baratos. Caso tiver PWM nele pode usar, sem problemas. O CPU_FAN é certeza que tem. Não, esse do link é diferente. Ele vai funcionar, mas vai puxar toda a energia da placa-mãe, o que pode sobrecarregar o conector e queima-lo. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1546418055-hub-multi-fan-cooler-10x-4-pinos-controle-pwm-cpu-_JM https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1381600651-1-cabo-multi-fan-p-5-fans-pwm-adaptador-hub-splitter-molex-_JM https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1507852693-cabo-splitter-pwm-fan-cooler-placa-me-ate-3-fans-ak-cb002-_JM Esses dos links acima dão certo, não posso opinar sobre a qualidade. Com eles você pode ligar vários fans no mesmo conector, sem riscos. Note que eles tem duas entradas: um conector de 2 pinos para a placa-mãe, e um conector SATA/Molex para 12v e neutro. EDIT: o kit de fans RF120 com 5 unidades já vem com um 2 hubs simples, de 4 saídas cada. Você pode comprar um desses hubs que liga na fonte, com poucas saídas, e ligar os outros fans com os hubs inclusos no kit. Um esquema mostrando como pode combinar os HUBs também.
  3. Mudam só 3 coisas: - O Xeon tem suporte para memória RAM com ECC, se ligar em uma placa-mãe sem suporte para isso, funciona normalmente, igual uma memória RAM convencional. - O vídeo integrado do Xeon parece levemente inferior, o que é irrelevante se usar placa de vídeo. - Esse Xeon roda 100 MHz abaixo do i7. É uma diferença muito pequena, e devem ter outros modelos que rodem exatamente igual ou até mais rápido, só procurar. Você tem que olhar se a placa-mãe suporta ele, e se a versão da BIOS instalada também suporta. Se suportar, funcionará igual. Uso um E3-1271 v3, que é igual o i7-4790 (3.6 GHz com turbo de 4.0), mas sem vídeo integrado. O desempenho em jogos me surpreendeu.
  4. Se for PWM mesmo, recomendo um splitter que ligue 2 pinos na placa-mãe (tacômetro e PWM) e puxe a energia (12v e neutro) diretamente da fonte, pois a quantidade de corrente que pode puxar em cada entrada é limitada, se forçar pode queima-la. Ainda mais que em muitas placas o SYS_FAN, embora tenha 4 pinos, só funciona igual um de 3, e o controle é feito por tensão. É muito inferior e você vai jogar dinheiro no lixo se comprar fans PWM pra ligar nele. Então costuma ser necessário ligar tudo no CPU_FAN mesmo. Você pode olhar quanto de corrente cada um puxa, mas com essa quantidade de fans que você quer vai ficar pesado pra entrada, é melhor esse splitter. Fans eu peguei um kit Deepcool RF120 com 5, era o que tinha PWM mais em conta. Infelizmente tive que pagar pelo RGB, que não quero, e ficar guardando o monte de cabo que vem para isso. Em idle o PC fica inaudível, em uso pesado abaixou em torno de 6 graus em relação a fans genéricos. Também suja bem menos. Gabinete peguei o Wheel Jack, é todo de vidro, mas foi bem barato, e tem filtros de poeira em todas as entradas. Em geral ele é muito bom e as temperaturas são ótimas.
  5. @Camillo Kelevr aqui também... O computador estava aberto e foi bem na placa-mãe haha O pior que foi a uma distância de 30-40 cm, e ninguém achava que seria possível. Pelo menos era um computador mais simples, só pra internet. Agora ele está em um suporte, com uma proteção para a parte de trás, e o resto é vidro fechado.
  6. Um dos motivos que escolhi, o meu existe risco de ser afetado por líquidos, e o vidro protege totalmente.
  7. Tenho o Wheel Jack, uso sem nenhuma luz. Acho ótimo e a ventilação é excelente. O vidro não afeta em praticamente nada as temperaturas, o que afeta um pouco é o filtro de poeira, mas coisa de 2-3 graus, o que é irrelevante, e não abro mão dele. Muitos com mesh não tem filtro de poeira. E fuja de acrílico, ele risca demais e fica horrível com o tempo. Ele peca apenas: - Os HDDs são semi-gaveta, deslizam de um lado e são presos com thumb screws do outro, precisa tirar os cabos da fonte pra mexer. Muitos reviews citam essa parte de forma errada, falando que são apenas parafusados e tem que tirar o fan da frente para mexer, o que não é verdade. Precisa usar parafusos especiais que vem inclusos. - Os slots PCI são destacáveis, e não tem como colocar de volta. Tem como comprar um kit depois e trocar, se precisar. - Tem uma porta USB-C falsa/não utilizada, o que pode incomodar algumas pessoas. Todos problemas mínimos, ao meu ver, e que não vão afetar o resultado final. Recomendo muito.
  8. @IgorAlexandre Até fiquei bem animado, o preço não está longe do que paguei no meu Wheel Jack (que consigo vender), mas infelizmente está marcado como esgotado...
  9. @Leonardo beleza os 4 pinos são assim: 1 - Neutro 2 - 12 volts 3 - Tacômetro 4 - PWM O tacômetro informa para a placa-mãe qual a velocidade que o fan está rodando, e o PWM informa o fan a velocidade que ele deve rodar. Caso não houver o quarto pino, a placa pode regular a velocidade alterando a tensão/tensão (não acho errado falar tensão, sorry), geralmente até 7,5 volts, para controlar a velocidade do fan. Ou seja, o adaptador que foi recomendado puxaria 12 volts diretamente da fonte, nem teria porque ligar na placa-mãe, poderia ligar tudo na fonte mesmo. Um adaptador que daria certo seria como na foto abaixo. Apenas 1 fan manda a informação do tacômetro para a placa-mãe, e os outros são controlados por tensão ou PWM, o que estiver disponível. Entretanto você tem que olhar quanto de corrente cada fan puxa, costuma vir escrito atrás, e o quanto cada porta da placa-mãe suporta. Costuma vir no manual, ou ser 1 A.
  10. @concorenciamelhoraomercado Tenho um Wheel Jack, gosto bastante dele, daria certo colocar um insufilm G5... Mas um dos motivos de querer sem vidro é o peso, preciso transportar ele as vezes. O meu antigo era super leve e prático (embora não fosse tão bom).
  11. O Corsair 400Q é ótimo, mas saiu de linha, e o substituto (275Q) é bem inferior. Tem os Fractal Design, Be Quiet!, mas não vendem no Brasil...
  12. @IgorAlexandre olá amigo, acredito que você se confundiu na resposta...
  13. Tive o mesmo problema quando coloquei uns hubs de fans e testei uma controladora RGB, mudei a posição dos cabos, para passarem o mais longe possível das peças, e resolveu.
  14. Eu mandei fazer um suporte sob medida, preto. Deixei cerca de 2,5 cm de espaço entre o gabinete e a mesa, assim consigo acessar o botão de power e as entradas no topo para fone de ouvido e um adaptador Wi-Fi USB (que é bem pequeno). Não consigo usar cabos ou pen-drives nas entradas de cima, coloquei uma extensão USB atrás, sempre funcionou (inclusive formatei com ela). Ele fica a 24 cm do chão, e como é aberto do lado, dá pra passar o pé ali sem encostar em nada, é como se ele não estivesse usando espaço algum, e ficou fácil limpar embaixo. Ele fica levemente para frente, assim a mesa não fecha a entrada de ar lateral. Atrás tem uma pequena proteção, pois tenho um gato que pode fazer xixi... (já estragou um computador antes). Desse jeito não tem como acertar a parte de trás do gabinete. Na frente e do lado é vidro, então sem preocupações. Minha mesa tem 1,70 e sobra muito espaço, mas mesmo assim achei melhor embaixo. Os cabos atrás ficaram apertados, mas não força nada. Tive bastante receio que poderia prejudicar as temperaturas, mas medi e abaixou 2 graus, creio que por puxar ar mais frio. Mexer nos cabos é chato, mas é algo que vou fazer muito raramente... Sujeira no gabinete não notei diferença. Um ponto negativo é que se estiver jogando ou fazendo algo pesado, a mesa fica bastante quente embaixo, ao ponto de incomodar. Estou sempre com um ventilador, e coloco de forma que ele "limpa" o ar quente embaixo da mesa. Mas sem ele seria bastante incomodo.
  15. @Elder Nauvirth esse tipo de HUB é muito interessante, uso um splitter semelhante. Precisava ligar 5 fans PWM na saída do CPU_FAN. O total de corrente dava 0.81 A, e o manual falava em até 1 A. Funcionou, mas não fiquei confortável, vai que essas especificações não são tão precisas... Já essa solução puxa toda a energia diretamente da fonte, e apenas envia a rotação e recebe o sinal de PWM da placa-mãe. Fiquei surpreso que a placa-mãe aceita, já que não puxa nenhuma corrente dela. Com fans PWM o PC ficou inaudível em idle ou uso leve, suja muito menos, e provavelmente as ventoinhas vão durar bem mais. Quando precisa, elas aceleram e a temperatura fica bem baixa. Infelizmente as conexões dos fans do @Leonardo beleza são de 3 pinos, vão rodar no máximo o tempo todo. Se quiser ter controle de velocidade (por tensão, que é mais limitada) precisa ligar tudo na placa-mãe, com um splitter simples.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!