Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ricardo Oliveira Almeida

Membro Júnior
  • Posts

    16
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Ricardo Oliveira Almeida postou

  1. Tive um problema com a peça de plástico que cobre o cooler na placa de vídeo GTX 1060 SC, da EVGA, e gostaria de uma peça de reposição. É possível encontrar? Será que alguém teria retirado de uma usada? Encontrei apenas no Ebay, porém vem com todo o cooler junto. Obrigado.
  2. @Vinibiiel Mandei uma foto ilustrativa. Existem HUBs com mais saídas, ou então você pode ligar um HUB no outro sem problemas. Lembrando que apenas o fan ligado na porta 1 irá mandar o sinal de rotação para a placa-mãe, e todos eles recebem o PWM informando a velocidade que deve rodar (e a energia, 12 volts, vem da fonte). O problema do SYS_FAN é que existe grande chance de não ter PWM nele (mesmo o conector sendo 4 pinos), o controle de rotação vai ser muito inferior, e você poderia comprar fans de 3 pinos, muito mais baratos. Caso tiver PWM nele pode usar, sem problemas. O CPU_FAN é certeza que tem. Não, esse do link é diferente. Ele vai funcionar, mas vai puxar toda a energia da placa-mãe, o que pode sobrecarregar o conector e queima-lo. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1546418055-hub-multi-fan-cooler-10x-4-pinos-controle-pwm-cpu-_JM https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1381600651-1-cabo-multi-fan-p-5-fans-pwm-adaptador-hub-splitter-molex-_JM https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1507852693-cabo-splitter-pwm-fan-cooler-placa-me-ate-3-fans-ak-cb002-_JM Esses dos links acima dão certo, não posso opinar sobre a qualidade. Com eles você pode ligar vários fans no mesmo conector, sem riscos. Note que eles tem duas entradas: um conector de 2 pinos para a placa-mãe, e um conector SATA/Molex para 12v e neutro. EDIT: o kit de fans RF120 com 5 unidades já vem com um 2 hubs simples, de 4 saídas cada. Você pode comprar um desses hubs que liga na fonte, com poucas saídas, e ligar os outros fans com os hubs inclusos no kit. Um esquema mostrando como pode combinar os HUBs também.
  3. Mudam só 3 coisas: - O Xeon tem suporte para memória RAM com ECC, se ligar em uma placa-mãe sem suporte para isso, funciona normalmente, igual uma memória RAM convencional. - O vídeo integrado do Xeon parece levemente inferior, o que é irrelevante se usar placa de vídeo. - Esse Xeon roda 100 MHz abaixo do i7. É uma diferença muito pequena, e devem ter outros modelos que rodem exatamente igual ou até mais rápido, só procurar. Você tem que olhar se a placa-mãe suporta ele, e se a versão da BIOS instalada também suporta. Se suportar, funcionará igual. Uso um E3-1271 v3, que é igual o i7-4790 (3.6 GHz com turbo de 4.0), mas sem vídeo integrado. O desempenho em jogos me surpreendeu.
  4. Se for PWM mesmo, recomendo um splitter que ligue 2 pinos na placa-mãe (tacômetro e PWM) e puxe a energia (12v e neutro) diretamente da fonte, pois a quantidade de corrente que pode puxar em cada entrada é limitada, se forçar pode queima-la. Ainda mais que em muitas placas o SYS_FAN, embora tenha 4 pinos, só funciona igual um de 3, e o controle é feito por tensão. É muito inferior e você vai jogar dinheiro no lixo se comprar fans PWM pra ligar nele. Então costuma ser necessário ligar tudo no CPU_FAN mesmo. Você pode olhar quanto de corrente cada um puxa, mas com essa quantidade de fans que você quer vai ficar pesado pra entrada, é melhor esse splitter. Fans eu peguei um kit Deepcool RF120 com 5, era o que tinha PWM mais em conta. Infelizmente tive que pagar pelo RGB, que não quero, e ficar guardando o monte de cabo que vem para isso. Em idle o PC fica inaudível, em uso pesado abaixou em torno de 6 graus em relação a fans genéricos. Também suja bem menos. Gabinete peguei o Wheel Jack, é todo de vidro, mas foi bem barato, e tem filtros de poeira em todas as entradas. Em geral ele é muito bom e as temperaturas são ótimas.
  5. @Camillo Kelevr aqui também... O computador estava aberto e foi bem na placa-mãe haha O pior que foi a uma distância de 30-40 cm, e ninguém achava que seria possível. Pelo menos era um computador mais simples, só pra internet. Agora ele está em um suporte, com uma proteção para a parte de trás, e o resto é vidro fechado.
  6. Um dos motivos que escolhi, o meu existe risco de ser afetado por líquidos, e o vidro protege totalmente.
  7. Tenho o Wheel Jack, uso sem nenhuma luz. Acho ótimo e a ventilação é excelente. O vidro não afeta em praticamente nada as temperaturas, o que afeta um pouco é o filtro de poeira, mas coisa de 2-3 graus, o que é irrelevante, e não abro mão dele. Muitos com mesh não tem filtro de poeira. E fuja de acrílico, ele risca demais e fica horrível com o tempo. Ele peca apenas: - Os HDDs são semi-gaveta, deslizam de um lado e são presos com thumb screws do outro, precisa tirar os cabos da fonte pra mexer. Muitos reviews citam essa parte de forma errada, falando que são apenas parafusados e tem que tirar o fan da frente para mexer, o que não é verdade. Precisa usar parafusos especiais que vem inclusos. - Os slots PCI são destacáveis, e não tem como colocar de volta. Tem como comprar um kit depois e trocar, se precisar. - Tem uma porta USB-C falsa/não utilizada, o que pode incomodar algumas pessoas. Todos problemas mínimos, ao meu ver, e que não vão afetar o resultado final. Recomendo muito.
  8. @IgorAlexandre Até fiquei bem animado, o preço não está longe do que paguei no meu Wheel Jack (que consigo vender), mas infelizmente está marcado como esgotado...
  9. @Leonardo beleza os 4 pinos são assim: 1 - Neutro 2 - 12 volts 3 - Tacômetro 4 - PWM O tacômetro informa para a placa-mãe qual a velocidade que o fan está rodando, e o PWM informa o fan a velocidade que ele deve rodar. Caso não houver o quarto pino, a placa pode regular a velocidade alterando a tensão/tensão (não acho errado falar tensão, sorry), geralmente até 7,5 volts, para controlar a velocidade do fan. Ou seja, o adaptador que foi recomendado puxaria 12 volts diretamente da fonte, nem teria porque ligar na placa-mãe, poderia ligar tudo na fonte mesmo. Um adaptador que daria certo seria como na foto abaixo. Apenas 1 fan manda a informação do tacômetro para a placa-mãe, e os outros são controlados por tensão ou PWM, o que estiver disponível. Entretanto você tem que olhar quanto de corrente cada fan puxa, costuma vir escrito atrás, e o quanto cada porta da placa-mãe suporta. Costuma vir no manual, ou ser 1 A.
  10. @concorenciamelhoraomercado Tenho um Wheel Jack, gosto bastante dele, daria certo colocar um insufilm G5... Mas um dos motivos de querer sem vidro é o peso, preciso transportar ele as vezes. O meu antigo era super leve e prático (embora não fosse tão bom).
  11. O Corsair 400Q é ótimo, mas saiu de linha, e o substituto (275Q) é bem inferior. Tem os Fractal Design, Be Quiet!, mas não vendem no Brasil...
  12. @IgorAlexandre olá amigo, acredito que você se confundiu na resposta...
  13. Tive o mesmo problema quando coloquei uns hubs de fans e testei uma controladora RGB, mudei a posição dos cabos, para passarem o mais longe possível das peças, e resolveu.
  14. Eu mandei fazer um suporte sob medida, preto. Deixei cerca de 2,5 cm de espaço entre o gabinete e a mesa, assim consigo acessar o botão de power e as entradas no topo para fone de ouvido e um adaptador Wi-Fi USB (que é bem pequeno). Não consigo usar cabos ou pen-drives nas entradas de cima, coloquei uma extensão USB atrás, sempre funcionou (inclusive formatei com ela). Ele fica a 24 cm do chão, e como é aberto do lado, dá pra passar o pé ali sem encostar em nada, é como se ele não estivesse usando espaço algum, e ficou fácil limpar embaixo. Ele fica levemente para frente, assim a mesa não fecha a entrada de ar lateral. Atrás tem uma pequena proteção, pois tenho um gato que pode fazer xixi... (já estragou um computador antes). Desse jeito não tem como acertar a parte de trás do gabinete. Na frente e do lado é vidro, então sem preocupações. Minha mesa tem 1,70 e sobra muito espaço, mas mesmo assim achei melhor embaixo. Os cabos atrás ficaram apertados, mas não força nada. Tive bastante receio que poderia prejudicar as temperaturas, mas medi e abaixou 2 graus, creio que por puxar ar mais frio. Mexer nos cabos é chato, mas é algo que vou fazer muito raramente... Sujeira no gabinete não notei diferença. Um ponto negativo é que se estiver jogando ou fazendo algo pesado, a mesa fica bastante quente embaixo, ao ponto de incomodar. Estou sempre com um ventilador, e coloco de forma que ele "limpa" o ar quente embaixo da mesa. Mas sem ele seria bastante incomodo.
  15. @Elder Nauvirth esse tipo de HUB é muito interessante, uso um splitter semelhante. Precisava ligar 5 fans PWM na saída do CPU_FAN. O total de corrente dava 0.81 A, e o manual falava em até 1 A. Funcionou, mas não fiquei confortável, vai que essas especificações não são tão precisas... Já essa solução puxa toda a energia diretamente da fonte, e apenas envia a rotação e recebe o sinal de PWM da placa-mãe. Fiquei surpreso que a placa-mãe aceita, já que não puxa nenhuma corrente dela. Com fans PWM o PC ficou inaudível em idle ou uso leve, suja muito menos, e provavelmente as ventoinhas vão durar bem mais. Quando precisa, elas aceleram e a temperatura fica bem baixa. Infelizmente as conexões dos fans do @Leonardo beleza são de 3 pinos, vão rodar no máximo o tempo todo. Se quiser ter controle de velocidade (por tensão, que é mais limitada) precisa ligar tudo na placa-mãe, com um splitter simples.
  16. Acredito que estou indo na contra-mão das tendencias atualmente, não sou nem um pouco fan de luzes e RGB. Até gosto de vidro temperado, mas isso acaba gerando a necessidade de ficar combinando componentes (acho que tenho um pouco de TOC rs), o que me incomoda bastante e pode aumentar bastante o preço na hora de escolher. Recentemente comprei memórias HyperX para o computador de um familiar, a azul estava 25% mais barata que a preta ou a branca no momento da compra! Acredito que prefiro um gabinete fechado mesmo, e para não ter essas preocupações e poder escolher componentes apenas pelo desempenho, provavelmente pagando mais barato naqueles que não são tão desejáveis esteticamente. Gostaria de um gabinete mATX ou ATX, com boa entrada de ar, filtros de poeira, sem baias de 5,25" (ou que pelo menos não sejam visíveis), design minimalista. Gostei muito do Corsair 400Q, infelizmente não é mais fabricado e vendido. Tem o Corsair 275Q, mas a entrada de ar é bastante ruim e achei um pouco feio, e o Corsair 270R, mas não tem filtro de poeira e a entrada de ar também não é das melhores. Alguma outra opção?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!