Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cosmononlogical

Membro Pleno
  • Posts

    30
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Cosmononlogical postou

  1. Tô pendendo mais para esse VAIO FE14. Em relação ao ASUS notei que o Bluetooth dele também é mais atual. Um ponto ruinzinho é que a tela dele o painel é TN. E que tipo de informações eu preciso pedir com o suporte deles para saber exatamente que tipo de pente de memória será compatível com ele para quando eu quiser fazer upgrade no futuro? Só sei que o note tem DDR4 e - supostamente - 2 slots (estou entendendo que o pente que já vem nele não deve ser soldado).
  2. No site da VAIO o que eu encontrei foi isso aqui, o manual completo do FE14, mas não tem nenhuma menção ao modelo de placa-mãe dele, ou sobre memória RAM, o slot de RAM etc...: https://static.vaiobr.com.br/manuais/2023/manual-completo-fe14-fe15.pdf Fora isso...não sei mais onde procurar. Acho que só comprando e abrindo pra checar a memória instalada, e/ou vendo pelo Gerenciador de Dispositivos?
  3. Pior é que no momento, não. Meu sinal wifi vem de um repetidor que fica meio longe do roteador, então a velocidade fica mais limitada. Mas minha maior preocupação com a questão de velocidade de internet é sobre usar o notebook fora de casa, sobre ter a possibilidade de usá-lo cabeado fora de casa.
  4. Oi pessoal, estou com uma dúvida: Pretendo comprar um notebook novo, e notei que muitos modelos hoje já não vem com porta RJ45. Mas eu gostaria de ter em mãos a possibilidade de usar internet cabeada nele. Os modelos são: (modelo 1): ASUS X1502ZA-BQ621W - https://br.store.ASUS.com/notebook-ASUS-vivobook-x1502za.html (a versão com i5/16GB RAM/SSD 256GB) (modelo 2): VAIO FE14 VJFE44F11X-B0111H - https://www.br.vaio.com/notebook-vaio-fe-14-intel-core-i5-12geracao-SSD-256gb-8gb-windows-11-home-full-HD-tela-14-cinza-grafite/p Minhas dúvidas são: (1) Um adaptador desses ethernet/USB (me refiro aos modelos que são USB 3.0) tem mais limitações (de velocidade) em relação a usar um cabo de rede? (2) Estou em dúvida entre dois modelos de notebook, cuja decisão tá dependendo de saber mais sobre esses adaptadores. Do pouco que pesquisei fiquei com a impressão de serem vídeos meio "publi-post", então estou com receio das conclusões ali apresentadas E o tempo tá passando, meio que preciso comprar logo esse notebook mas ando meio sem tempo pra pesquisar estes detalhes. Um dos notes (ASUS) tem 16GB de RAM, mas sem a porta RJ45. O outro (VAIO) tem porta RJ45, mas (supostamente) tem 2 slots de memória RAM, vindo com um pente de 8GB. Meu dilema é: eu gostaria de pegar um que tivesse 16GB de RAM já, pra ter menos trabalho e riscos (de incompatibilidade ou até disponibilidade de um pente correto pra parear com o que já tem no notebook) com essa parte de upgrade de memória. Os dois modelos vem com SSD de 256GB, o que pode me obrigar futuramente a fazer o upgrade de SSD (que pelo que pesquisei é mais simples que o de RAM), então a minha preocupação maior é com essa parte "upgrade de RAM" vs. "conexão e velocidade de internet". Além disso, o VAIO tem tela de 14" (que é minha preferência), coisa que tá mais difícil encontrar hoje em dia com essa configuração que eu quero. Requisito fundamental: se for Intel, tem que ser no mínimo 12ª geração o processador. Mas eu nem sei qual Ryzen 5 seria o equivalente do i5 12ª geração. O que acham? Entendo que, se esses adaptadores oferecerem a mesma velocidade que uma conexão RJ45, é mais vantajoso eu pegar logo o modelo da ASUS com mais RAM pra evitar a dor de cabeça do upgrade de RAM, mas se ter a RJ45 é uma vantagem em relação a esses adaptadores, o modelo da VAIO me parece mais vantajoso (custa menos, mas vou ter que ter o trabalho de upgrade de RAM).
  5. Um dos melhores modos de ver compatibilidade é olhar no manual da placa-mãe - você sempre encontra o PDF com a versão mais completa dos manuais nos sites das fabricantes de placa-mãe. Vai no site da fabricante da placa que você quer, procure pelo nome exato do modelo (com precisamente todas as letras, números e hífens que ela tiver) e nas seções de suporte (ou algo do tipo você encontra) o manual. Alguns sites, além de disponibilizarem estes PDFs tem seções que ajudam a buscar e filtrar informações de peças compatíveis. Se for de Intel, eu também iria pelo menos de 12ª geração.
  6. Se sua placa-mãe não tem suporte para PCIe Gen4 no slot NVMe então nem adianta comprar um SSD 4.0 que não vai ser compatível, vai ter que ficar no 3.0 (ou trocar a placa-mãe por uma que suporte Gen4).
  7. Dá uma olhada nestes vídeo aqui - o primeiro é o mais completo, é do canal Linus Tech Tips e é bem completo sobre os passos necessários. Se não souber inglês, é só ativar a opção de legendas em português: How to build a PC, the last guide you'll ever need! (Linus Tech tips) How To Build A PC - Step by Step (Full Build Guide) (TechSource) Algumas sugestões minhas: - Assim como o PlayerUzumaki sugeriu, eu começaria escolhendo o processador primeiro, já que ele é o principal item que vai te entregar o que você precisa. Depois de delimitar seu orçamento, a pergunta é: para qual tipo de uso vai ser seu PC? Jogos, home office (trabalho de escritório mais "simples"), edição de imagens/vídeos? Quer que seja forte em todos estes aspectos, ou em apenas um deles? Não precisa de nada muito potente nestes aspectos, ou quer que ele seja potente em dois ou mais deles (o que geralmente pede maior orçamento)? Etc etc. Depois é que você procura uma placa-mãe compatível com o processador que vai te atender no que você precisa; - Escolha a fonte depois de ter escolhido o processador e a placa de vídeo (no mínimo), que são os itens que mais vão influenciar na potência total consumida, caso contrário corre o risco de escolher uma fonte que não vai ter potência suficiente para atender a demanda;
  8. Lembrei também do Redragon Dragonborn, além dos teclados da linha RK61 da marca Royal Kludge.
  9. Lembrei também do Redragon Dragonborn também, além dos teclados da linha RK61 da marca Royal Kludge.
  10. Também tem os Redragon Fizz e o Draconic Pro K530 - ambos 60% ABNT2, sendo o K530 PRO hot-swappable e wired/wireless.
  11. Também tem o Redragon Fizz, e subindo o orçamento mais um pouco (e caçando por uma promoção sai na faixa de uns R$340) tem o Redragon Draconic K530 PRO (que tem alguns itens a mais que a versão anterior que é apenas K530).
  12. A quem interessar possa: acabei pegando Windows 11 mesmo, e o procedimento que encontrei neste link acima funcionou, consegui criar um perfil de usuário local seguindo ele.
  13. Olá, boa tarde. Depois de atualizar tudo pelo Windows update (é bom começar fazendo isso porque às vezes ele faz download de drivers mais antigos, principalmente para placas de vídeo), acho que o melhor é ir primeiro no site do fabricante da sua placa-mãe e ir na seção de Suporte e procurar pelo modelo da sua placa-mãe exatamente como ele aparece na caixa do produto, com cada letra e número que tiver no nome do modelo específico. Quando tiver certeza que encontrou o link para exatamente o modelo da sua placa-mãe, entre na página dele e lá terá uma seção (geralmente chamada "Downloads") com links para drivers para sua placa-mãe. CUIDADO: geralmente vai ter algum link ou lista suspensa pra você selecionar primeiro qual é o seu sistema operacional. Tendo certeza que está na página do modelo exato da sua placa-mãe e do seu sistema operacional, aí sim você pode baixar os drivers que você encontrar disponíveis ali e instalar no seu computador. Geralmente vai ter drivers de audio, chipset, LAN (placa de rede) etc tal. Baixe todos e instale 1 de cada vez. Eu prefiro começar pelo de chipset - dependendo da sua placa-mãe, pode haver drivers necessários p/ atualizar que requerem que o driver de chipset seja atualizado primeiro antes deles, então fazendo assim eu já evito dores de cabeça depois. Depois vá até o site da fabricante de sua placa de vídeo e baixe de lá o driver mais recente pra sua placa. Se estiver usando gráficos integrados de processador aí é só ir no site do fabricante do processador (mas nesse caso o driver provavelmente já vai estar disponível no site da fabricante da placa-mãe). Se logo após a atualização pelo Windows update o PC estiver com algo de estranho no vídeo, que possa ser indício que o driver de placa de vídeo baixado não está bom, comece atualizando o driver da placa de vídeo, depois parta pros drivers do site da fabricante da placa-mãe.
  14. Olá pessoal! Em algum momento neste ano pretendo adquirir uma placa de vídeo. Minha fonte é uma Corsair RM750 (a versão "não-X") com um Core i7 12700K (em stock), e gostaria de saber se ela seria suficiente para aguentar qualquer uma destas 3 placas de vídeo - são as que estou em dúvida e a escolha vai depender (1) se a fonte aguenta e (2) o preço que eu conseguir nelas: - RTX 3060 - RTX 3060 Ti - RTX 3070 Notei que muitas placas hoje são overclockeadas de fábrica, o que torna mais complicada a avaliação por esses sites como OuterVision Power Supply Calculator e etc (visto que pedem alguns parâmetros que não encontro nos sites que vendem placas de vídeo) - na verdade, no momento em que escrevo este post está mais fácil de encontrar versões OC do que stock destas placas. Os sites da AMD e NVidia dizem uma coisa, enquanto que os sites das marcas de placa de vídeo dão sugestões de fontes muito mais potentes, então quem é que está subestimando/superestimando aí? Alguma dica em particular sobre como usar estes PSU calculators com placas de vídeo OC de fábrica? Quais placas dá pra pegar em versões stock e OC com essa configuração? O que me dizem?
  15. Acabei de dar boot no PC com o HD novo pra fora do gabinete e comprovei 100% que os bipes são mesmo do HD - além disso pude perceber uns ruídos como rangidos e um sonzinho como se fosse de disco arranhando ou peças metálicas rangendo. Também coloquei o HD do meu PC atual e deu boot rápido e sem bipes. Já vou devolver essa porcaria. Ao testar o PC somente com o HD atual, ao ir em gerenciador de dispositivos vi que continua com os mesmos ícones, então entendo que são 2 problemas diferentes acontecendo - o do HD novo com problema, e os drivers de sabe-se lá o que. Atualização: Sobre os drivers eu consegui descobrir o que era: apesar de eu ter instalado o driver de chipset da página da minha placa-mãe no site da ASUS, eu não tinha instalado o Armory Crate, achei que era opcional - bom, teoricamente é, por isso preferi não tê-lo instalado antes. Porém, após instalá-lo, ele tem uma aba que detecta drivers instalados no sistema, e por algum motivo ele estava indicando que não tinha driver de chipset instalado. Como tinha ali mesmo no software um botão para atualizar o driver, fiz isso e agora não tem mais nada no Gerenciador de dispositivos aparecendo como pendente ou com problema. Então o resumo da história é: quem tem essas placas ASUS, principalmente TUF Gaming e outros modelos com mais desses fru-frus, é melhor instalar o software Armory Crate e fazer uma verificação de drivers com ele. E sobre o HD enviei a solicitação de devolução e vou ter que arranjar outro ;-( - que não seja comprado na Amazon, não confio mais nela para transporte de coisas eletrônicas/delicadas/etc. No próprio perfil pessoal lá encontrei uma pergunta sobre como a gente deseja que os entregadores devem proceder caso não encontrem ninguém, e é possível escolher entre "deixar no portão" ou "deixar na portaria". Pelo visto o "deixar no portão" deles incluir arremessar os pacotes dos clientes que nem bumerangue, visto que meu pacote estava a mais de 3 metros de distância do portão. Muito obrigado a todos pela ajuda e pelas dicas!
  16. Anexei a imagem do Crystal Disk Info. Cheguei em casa e notei que mesmo com o HD conectado o boot foi super rápido, mas o HD continua com os bipes apesar de o Crystal Disk Info parecer indicar que está bem - mas sou leigo, não sei se está mesmo. Ao resetar o PC pra entrar no BIOS, notei que o HD aparece listado na tela inicial do BIOS, mas ao ir em "Boot priority", o HD não aparece na lista de opções (espetei um pendrive qualquer só pra ver se detectava e ele aparece nas duas telas, apesar de não estar no print que eu fiz o upload). Além disso, depois de tirar foto destas telas e dar boot no PC, ele voltou a dar boot lentamente. Talvez seja melhor eu devolver mesmo, estou inseguro de confiar neste HD. Tenho outra dúvida: mesmo tendo feito todos os downloads no Windows update e instalado os drivers que aparecem na página de suporte da minha placa-mãe, no gerenciador de dispositivos aparece umas coisas como não instaladas - e se eu clico com o botão direito e clico em "atualizar drives" =>"Pesquisar drives automaticamente" => "Procurar por drives no Windows Update", ele apenas me manda pra janela do Windows update, onde ao pedir pra procurar por atualizações diz que está tudo atualizado, e em "Atualizações opcionais" também não tem nada pra ser baixado. O que pode ser isso? Fui na página de suporte da Intel e lá tem uma opção que detecta drivers Intel que podem estar desatualizados ou não instalados. Detectou um novo driver pros gráficos integrados, e um outro chamado "Intel Serial GPIO Host Controller", sendo que depois que instalou este último agora ficou assim de acordo com a imagem abaixo:
  17. Olá pessoal! Estou com um problema: acabei de montar meu PC novo, pus a última versão do BIOS da placa-mãe, instalei Windows, fiz o Windows update, depois instalei os drivers na página de suporte da ASUS (placa-mãe ASUS TUF Gaming B660M-Plus D4). Tudo isso em um SSD NVMe (disco principal com Windows, programas), e também tenho um HD que instalei para usar para armazenar arquivos pessoais, que eu deixei desconectado pelo que eu me lembre até terminar os Windows updates, e acho que antes de instalar os drives eu conectei os cabos do HD, fui no gerenciador de discos e adicionei volume a ele - deu algum problema, pois o HD ficou aparecendo como "RAW". Formatei e aparentemente deu certo. Depois disso notei que o PC passou a dar boot bem mais lentamente, mesmo tendo deixado o SSD como #1 em boot priority no BIOS, e o principal: comecei a escutar bipes na inicialização. Depois que o Windows carrega eles param e de vez em quando voltam. Achei que fosse a placa-mãe, mas fiquei surpreso, pois este modelo tem aqueles LEDs de diagnóstico, acredito que nem bipar ela deve bipar. Em meio a tentativas de entender o que seriam esses bipes - pois os bipes que eu escuto parecem não bater nada com nada com os textos e vídeos sobre esses diagnósticos por bipes em placas-mãe - cheguei na possibilidade de o problema ser com HD. De fato, lembrei de 2 coisas: (1) Foi depois de conectar o HD e criar um volume nele no Gerenciador de Discos que ele deu algum problema e ficou aparecendo como "RAW". Aí eu pus pra formatar de novo, esqueci de por letra nele, formatei de novo pondo letra e aparentemente deu certo, e (2) a pessoa F D P da transportadora nem chamou no portão pra fazer a entrega, simplesmente jogou a embalagem pra dentro da garagem da minha casa. E jogou longe. Como veio num envelope com plástico bolha dentro, fiquei preocupado mas decidi tentar instalar. Só que eu fiz a montagem do PC dias depois da entrega, então eu só lembrei desse detalhe hoje. Ao desconectar o HD e dar boot no sistema apenas com o SSD - bingo, vai rápido igual a um avião. E os bipes não acontecem mais, então desconfio que os bipes estão vindo do HD (embora seja meio difícil perceber porque eles são bem baixinhos e fica difícil de perceber de onde exatamente vem o som lá dentro do gabinete. Mas...e aí, o que eu posso fazer? Pesquisando no google achei esta página aqui: https://www.minitool.com/pt/dicas-backup/hard-drive-bipando.html Tem ali uma sugestão de diagnóstico que roda por prompt de comando, mas agora tá tarde pra eu rodar esse diagnóstico, vou fazer isso amanhã. Enquanto isso achei melhor postar aqui pra ver se consigo alguma ajuda, alguma alternativa que eu possa tentar fazer. Mas se for algum problema sério com o HD, será que é melhor devolver? No site da Amazon tá aparecendo pra mim que ele está elegível para devolução até o início de setembro. O que vocês sugerem, pessoal?
  18. Olá pessoal! Tenho algumas dúvidas sobre fans ARGB: meu interesse é em ter controle sobre quais cores e o padrão de movimento que eu posso criar/editar nelas - de quais formas isso é possível? Vi que existem alguns programas - tipo o RGB Fusion da Gigabyte, mas eles são proprietários? Tipo, eu só conseguiria usar fans da marca Gigabyte com este software? Vejo que algumas placas-mãe tem uns recursos (AuraSync da ASUS por exemplo), mas eles são exatamente esse tipo de software que eu estou perguntando ou são outra coisa? Sei que esses kits de fans hoje vêm com aquelas caixinhas hub conectadas em uma controladora, mas pelo que vi em vídeos as opções são muito limitadas, você fica limitado aos padrões que estão prontos ali, e só vai apertando um botão pra ir alternando entre eles. A grande pergunta é: o que eu preciso pra ter controle total - sobre cores, movimentos, padrões, tudo mesmo? Outra dúvida: qual a diferença entre usar esses hubs "caixinhas" ou ligar tudo num cabo splitter que você conecta em um único CHA_FAN header de 3 pinos 5V na placa-mãe? Lembro de ter lido algum comentário sobre kits em que as fans só podem ser ligadas apenas em controladoras não serem uma opção tão interessante do ponto de vista de, se o hub der problema, tudo vai parar de funcionar. Que o ideal seria procurar por kits com fans que se ligam daquele jeito que os gringos chamam de "daisy chain", ligando uma ventoinha na outra, que liga na outra etc até que apenas a última é ligada num header ARGB na placa-mãe. É tão arriscado assim apostar em usar um hub ao invés de fazer "daisy chain"?
  19. Vamos supor que eu decida pelo Windows 11 agora instalando-o com usuário local apenas, e daqui uns meses já sai a versão 22H2. Se eu já criei minha conta de usuário local antes disso, eu poderei continuar com ela? Ou a Microsoft seria assim tão excelentíssima F D P de forçar até quem já tinha a conta local antes deste release a criar/logar com uma conta Microsoft??
  20. Mas isso é mesmo seguro? Parece meio que um crack ou sei lá - sou meio leigo nisso, não sei 100% do que eu estou falando rsrs. Pelo menos nos procedimentos que estão nos links acima parece que você apenas está impedindo que certos processos do Windows que ficam ativos durante o processo de instalação fiquem desativados, reabilitando a possibilidade de criar uma conta local.
  21. O que eu gostaria de saber é se esses procedimentos abaixo - para instalação do Windows 11 com usuário local sem nem precisar usar uma conta Microsoft - ainda estão funcionando agora em agosto/2022: https://www.techimagineer.com/how-to-install-windows-11-without-microsoft-account/ E nesse vídeo também fala disso:
  22. Olá pessoal! Não sei se vão me matar com mais uma pergunta desse tipo, mas lá vai: o que vocês acham que é mas interessante hoje, neste momento (agosto de 2022) para um PC novo: comprar Windows 10 (e deixar para atualizar para o 11 posteriormente enquanto esse update ainda é gratuito) ou comprar licença já para o Windows 11? Vejam que não se trata de migrar um HD/SSD de um computador antigo para outra máquina, e sim um PC novo do zero mesmo, ou seja, seria pra comprar outra licença Windows. A pergunta é porque vejo comentários sobre como o 11 ainda tem alguns bugs e alguns jogos tem desempenho melhor ainda no Windows 10. Vale mais a pena ficar no 10 até o 11 melhorar (ou até a Microsoft anunciar uma data limite para o fim do upgrade gratuito para Windows 11), ou comprar logo o Windows 11 confiando que ele está hoje num ponto aceitável e já aguardar por novos updates (e com a segurança de não correr o risco de ter que comprar outra licença)? Além disso, dei uma pesquisada e uma coisa me deixou meio receoso com o Win11: aparentemente não é possível instalá-lo sem conexão com a internet, o que "impediria" que ele fosse instalado sem vincular a uma conta Microsoft. Claro que já encontrei vários textos e vídeos ensinando a burlar isso e instalá-lo com um usuário local - que é o que eu quero. Mas as fontes são de alguns meses atrás, acho que a mais recente é de junho/22. Vocês confirmam isso, que ainda é possível instalá-lo agora em agosto/22 dessa forma? Logo chegará um update novo pro Win11, meu receio é que até lá a Microsoft já pense em colocar mais uma barreira pra impedir que continuem burlando a instalação rsrs.
  23. Olá pessoal! É o seguinte: montei um PC com watercooler que usa um USB header na placa. É um Gigabyte Aorus Waterforce, e nele o sistema é o seguinte: os cabos de energia das fans e de seus ARGB são todos conectados em um único cabo que fica conectado na bomba do watercooler. Dessa bomba saem dois cabos: um SATA de energia, e um cabo USB, que deve ser conectado num header USB2.0 da placa-mãe. Com isso, esse watercooler não precisa ser conectado no AIO_Header nem no CPU_FAN header. No primeiro pré-teste que eu fiz com o sistema não aconteceu nada, mas agora ao dar boot no sistema fica aparecendo a mensagem "CPU Fan error". Achei vários vídeos colocando como solução ir na BIOS e colocar em "Ignore" a opção "CPU Fan Speed". Pelo que eu entendi, essa opção serve pra placa-mãe detectar se existe alguma fan conectada no sistema de resfriamento da CPU, e caso ela não detecte (ou detecte rodando a fan abaixo de um limiar), então dá essa mensagem de erro. No caso do meu sistema, pelo que eu entendi é tudo controlado pelo header USB2.0, e a energia do watercooler (ou da bomba pelo menos) vem do cabo SATA (o que fica ligado na fonte), e por isso, estou entendendo que é seguro eu deixar o "CPU Fan Speed" na opção "Ignore". Estou correto? Ou estou fazendo algo errado, ou deixando de fazer alguma coisa específica?
  24. Olá! Depois que você montar seu PC, pretende fazer testes de temperatura? Se puder, conta aqui como ficou. Se todas as peças chegarem dentro do previsto, acho que começo a montar meu PC neste próximo fim de semana (também é i7 12ª geração).

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!