Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

José Luiz Bet

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

6
  1. Exatamente, o conversor isola o VCC dos dois circuitos. No meu Aiwa NSX-990, ficou perfeito sem absolutamente nenhum ruído nas caixas de som. Utilizei a fonte de 12V interna do mini sistem para alimentar o conversor. O conversor não sobrecarregou essa fonte, já que o consumo destas plaquinhas bluetooth é bem baixo. É justamente em casos assim que a gente aprende bastante, né? Acaba sendo uma verdadeira faculdade. Aproveitando a ocasião, eu escaneei as páginas de uma revista de eletrônica italiana dos anos 80 que tem um artigo completo com ilustrações de como eliminar roncos em amplificadores. Vou ver se consigo alguma maneira de traduzir o texto para o português e aí vou disponibilizar aqui no fórum para todos poderem baixar o arquivo.
  2. Meu Aiwa NSX-990 a pleno vapor novamente! Reajustei a bobina do setor de FM do receptor e agora sintoniza normalmente na frequência certa, nem precisei trocá-la. Valeu todo o trabalho dispensado em cima do aparelho, tá como novo agora. Meu muito obrigado a todos que me responderam e orientaram aqui nesse tópico.
  3. Fiz medições na placa lateral do meu Aiwa e não foi somente o capacitor que estourou, um transistor da etapa do regulador de tensão também queimou. Então resolvi seguir o caminho mais curto: Como mencionei em resposta anterior, eu consegui uma central do 990 que estava com um rapaz do Rio Grande do Sul e acebei comprando-a dele. CD mal lia o disco, tapes sem funcionar, painel frontal bem riscado, mas o restante estava funcionando normalmente. Isso significa que a placa principal lateral está boa, incluindo o módulo amplificador e que a placa do painel frontal também. Então fiz o seguinte: Peguei a frente do meu 990 que está em perfeito estado de conservação e serigrafia, incluído todo o mecanismo dos tapes e botei nessa que comprei. Por via das dúvidas, retirei a placa frontal do meu (vamos que ela estivesse com algum problema) e coloquei a placa da central que comprei. Também peguei todo o conjunto do CD player do meu e fiz a substituição. Agora funciona tudo, amplificador, entrada AUX, rádio, cd e tapes. O único detalhe é que no rádio FM ele não sintoniza na frequência certa. Tipo, se mando scanear a faixa, ao invés de parar na frequência certa da emissora local que é de 97,50MHz ele para em 97,55MHz. Se volto manualmente a sintonia para 97,50MHz o som fica mono. Andei pesquisando na internet, esse problema é corriqueiro de acontecer e tem a ver com a bobina L741 que provavelmente está fora de ajuste ou o capacitor dela está com problemas. Como no meu 990 o rádio funcionava normal, então vou experimentar retirar a bobina dele e substituir. E se for o caso, reajusto ela novamente. Resolvendo esse detalhe, aí não precisa fazer mais nada. Deu trabalho a tarde toda de sábado, mas foi o caminho mais fácil de seguir.
  4. Obrigado por responder. Bom, nem cheguei a revisar os capacitores da fonte, deu zica! Liguei a central, aparelho ligou saiu som normalmente por alguns segundos, mas aí deu outro estalo forte, travou tudo no display e em questão de segundos, antes que eu pudesse tirar o cabo da tomada estourou um capacitor de 100uF x 10V (C109) que fica na placa principal lateral. Esse capacitor é conectado entre o coletor e base do transistor Q102, que faz a fonte de -VFL (-30,4V) cuja tensão vai na placa frontal. Não sei o que ocasionou isso, se foi o módulo STK que arriou de vez provocando isso ou se é algum problema na placa frontal que o fez. Enfim, fiquei aborrecido e dei um tempo. Vou ter de verificar se esse transistor não queimou também, verificar os outros transistores que fazem parte desse circuito regulador, etc. Hoje não mexi em nada, acho que vou deixar para sábado à tarde. Vou esfriar a cabeça por hora.
  5. Boa noite, pessoal. Recebi hoje a central do NSX-990 que acabei encontrando para venda. Realmente o aparelho está muito surrado, cd não funciona direito (provavelmente limpeza de unidade ótica), os dois tape-decks extremamente sujos, painel frontal com riscos, etc. Apesar disso o aparelho está funcionando, o amplificador funciona o que indica que o módulo STK4182II está perfeito e este era o meu interesse. Só que ao ligar o aparelho nas caixas de som do meu eu percebi os seguintes detalhes: A qualidade de som é muito melhor do que o meu, um som mais limpo. E outra coisa: No meu 990 sempre uma das caixas de som reproduzia um som mais alto que a outra e nesse que comprei tá o mesmo volume nas duas caixas, o que me mostrou que as duas caixas de som estão perfeitas. Até aí tudo bem, pode ser o STK mesmo que precisa ser trocado, então na hora em que eu fizer a substituição vai resolver. Quando eu coloco o meu 990 no modo CD, mesmo não rodando nenhum, se coloco o volume na posição de 9 horas já escuto um ruído de fundo bem perceptível. No modo AUX também escuto e além disso tem vazamento do som do rádio. O correto seria que no modo cd ficaria em silêncio, já que não estou rodando nada e no modo AUX também. A minha dúvida fica por conta justamente do item dois, se esse problema está relacionado à placa principal ou à placa do painel frontal. Porque já que constatei a superior qualidade do áudio, ao invés de trocar só o módulo do amplificador já aproveito para resolver esse outro problema também. Aí sim meu NSX-990 ficará como novo.
  6. O grande segredo para essas plaquinhas bluetooth não darem ruído é que elas devem ter um terra (GND) separado só para elas, isolado do terra do aparelho em elas serão conectadas. Para isso, essas plaquinhas devem ser alimentadas utilizando um conversor DC/DC (isolador de terra). Explicando a grosso modo, esse conversor vai converter a corrente contínua na sua entrada para uma corrente alternada e depois reconverter em outra tensão contínua, mas com um terra em separado. No meu caso, utilizei um conversor do tipo B1205S, recebe 12V e converte para 5V.
  7. Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida e é o seguinte: Eu possuo um videocassete profissional S-VHS da JVC, modelo SR-S365U. Uma mulher me trouxe 25 fitas VHS-C para digitalizar, o problema é que todas as fitas foram gravadas com a câmera no modo EP (1h e 32min). O resultado disso é que de quando em quando a imagem fica "pulando" o quadro. A placa de captura que utilizo é uma Canopus ADVC-110, eu conecto a saída S-VHS na entrada correspondente e a qualidade de imagem é muito boa, apenas com esse detalhe. Sei que para resolver isso é preciso usar um TBC (Time Base Corrector) e como o videocassete JVC não possui, improvisei um usando um gravador de DVD de mesa da LiteOn que tenho. Resolveu o problema, só que esse gravador de DVD não tem entrada S-VHS, tive de utilizar a saída áudio/vídeo do videocassete, mas aí a qualidade de imagem fica inferior. Bom, eu gostaria de saber se eu posso utilizar um videocassete Panasonic modelo AG-1970 ou AG-1980 para fazer a função de TBC, já que eles incorporam esse recurso. Esses dois videocassetes estão com problemas na parte mecânica, mas ligam normalmente. A ideia é conectar a saída S-VHS do JVC na entrada correspondente do Panasonic a a saída S-VHS deste na entrada correspondente da placa de captura. Será que os videocasssetes Panasonic funcionarão como TBC? Desde já, agradeço pela opinião de vocês.
  8. Olá, pessoal. O computador que uso na empresa onde trabalho tem o Windows 10 Pro original instalado, nele eu acesso tanto a rede interna quanto a internet. Bom, para determinada tarefa que eu faço nesse computador é imprescindível que eu desabilite o acesso à internet momentaneamente. Como eu não sabia como fazer isso, fui pesquisar na internet e acabei aprendendo a criar um script para isso, fiz no bloco de notas dois arquivos com os seguintes comandos: Desativar internet: "netsh interface set interface Ethernet disabled" Ativar internet: "netsh interface set interface Ethernet enabled" Acontece que estes comandos desabilitam e habilitam o adaptador de rede, então quando desabilito eu fico sem acesso também à rede interna. O que eu gostaria de saber é se tem como criar um script ou outro tipo de comando que desabilite somente o acesso à internet, mas mantendo o acesso à rede interna. Isso é possível? Desde já, agradeço a qualquer orientação.
  9. Problema resolvido, pessoal! Consegui uma central do NSX-990, era de um rapaz do Rio Grande do Sul e ele me vendeu. Não funciona o CD, os Tape-decks (provavelmente é questão de limpeza da unidade ótica, correias dos decks, lubrificação, etc.), o resto está funcionando perfeitamente. Ou seja, assim que receber a central retiro o módulo STK4182II dela e substituo no meu. O legal é que ficarei com peças de reposição como o transformador da fonte, painel frontal, teclas, etc. Paguei 250,00 pela central, mas não achei caro. Muito melhor do que fazer gambiarra adaptando esses amplificadores comprados no site do Aliexpress. Assim, mantenho a originalidade do aparelho. Portanto, caso resolvido!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!