Tempos atrás, meu computador não ligava. O led da placa-mãe ligava, mas não passava disso. Para resolver, peguei dois fios e fiz um curto-circuito nas duas vias do cabo de alimentação da placa-mãe que ligam a fonte. Funcionou.
Eu pensei: se o led da placa liga, a fonte está boa - a placa-mãe deve estar com defeito e não está saindo do stand-by. Bom, fiz o curto uma vez e bastou, o computador voltou a funcionar normalmente.
Meses depois, o computador começou a se deteriorar bastante...tive que tirar um pente de memória e ajustar o setup de uma forma super conservadora para que ele funcionasse estável. Até que não ligou mais. É relativamente antigo - baseado em uma A7N8X Deluxe e Barton 2500+. Achei que era hora de montar um micro novo.
Minha mãe insistia dizendo que "era a umidade" (esteve muito frio e úmido no RS há algum tempo). Achei bobagem, mas passei o secador de cabelo no interior do computador e ele ligou.
No dia seguinte, "sequei" apenas a fonte. O PC ligou novamente. Troquei a fonte e ele voltou a funcionar perfeitamente com toda a memória e com as configurações normais no setup.
Ou seja: mesmo que o led da placa-mãe ligue, a fonte pode estar com problemas. A minha era uma Enermax de 360W que já tinha uns 6 anos de uso.
Ah, uma recomendação: melhor do que saquinhos de sílica é botar um pote de "absorvedor de umidade" dentro do computador. É fácil achar em supermercados (tem várias marcas, acho que o mais tradicional é o "anti-mofo secar"), custa barato e dura muito, pois são feitos para uso em armários - muito maiores que um computador.