Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

f. tenorio

Membro VIP
  • Posts

    3.962
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

13

Sobre f. tenorio

  1. Kkkķkkk, é verdade @Gabriel Torres, fui buscar informações sobre a ddr4, até em texto chinês e no datasheet de memórias micron e as explicações não batem, é uma loucura.
  2. aah, então é isso mesmo @Gabriel Torres, como as DDR3 e DDR3 usam um burst (rajada), de 8, ela demorará 18 ciclos para entregar o primeiro dado e mais 4 ciclos para os 8 bits restantes, já que é uma DDR. Obrigado pelos esclarecimentos. Ah! uma sugestão de artigo: Como funcionam as DDR4, pois são complicadas de entender. Uma DDR3 tem uma pré-busca de 8n, já que internamente ela trabalha a 100-266mhz, então essa pré-busca de 8 bits é feita em paralelo e multiplexada (paralelo/serial), quadruplicando a velocidade (por exemplo, internamente a 100mhz, o bus de e/s vai para 400), como é uma DDR3, temos 1 bit na subida e outro na descida do clock, gerando um clock efetivo de 800mhz. Porém, nas DDR4 elas usam o conceito de grupos de bancos, com duas pré-buscas de 8n em paralelo e multiplexando essa saída para um burst de 8 mais rápido. Ai está a complicação em entender seu funcionamento.
  3. Então @Gabriel Torres, mas não estou falando da taxa de transferência, mas sim do burst, que é de 8 nas ddr4, levando 4 ciclos. Então uma memória ddr4 com CAS de 18 levaria 18 ciclos para iniciar esse burst, não é isso?
  4. @Gabriel Torres, mas essa é minha dúvida, um processador pede para ler ou gravar um dado, geralmente de 64 bits ou 8 bytes. A CAS será o tempo que a memória irá iniciar essa leitura ou gravação, porém temos o burst, que tanto na ddr3 como na ddr4 possuem um tamanho de 8, ocupando 4 ciclos. Então, no momento que o processador solicita um dado da memória, para escrita ou gravação, teremos uma latência até o dado ficar disponível e depois um burst de 4 ciclos de clock, por ser DDR. Assim, supondo um cas de 10 ciclos, teríamos 10-1-1-1, em que o primeiro dado de 8 bytes demoraria 10 ciclos e os 3 outros bytes demorariam 1 ciclo cada. Não seria isso? Então onde está a diferença para a taxa de transferência? não entendi bem.
  5. Pessoal, estou com uma dúvida sobre CAS latency. Li o artigo do Gabriel, mas ele me deixou em dúvida quanto ao burst. Por exemplo, uma memória ddr4 3200, com CAS de 16. Seu tempo de CAS será de 10ns, caso não tenha errado as contas, Kkkķkkk. Se o burst de uma ddr4 é de 8, levando 4 ciclos, por ser ddr, terei um CAS a cada 4 ciclos. 3200 dividido por 4 são 400ciclos. Entao terei uma taxa de transferência de 3200x8= 25600mb/segundo mais o tempo de CAS que seria de 400x10ns, ou seja, 4000ns. Estou correto, pessoal?
  6. Galera, deixa ver se entendi bem isso do timing do CAS. Imagine uma ddr4 3200, com burst de 8, por ser ddr, leva 4 ciclos e um CAS de 10, por exemplo. O clock real é de 1600. Com um CAS de 6,25ns. Então a cada burst eu tenho um acesso de 6,25ns. Com 1600, vou ter 400 leituras de burst, isso multiplicado por 6,25 da 2,5x10^-6s. Então essa memória iria transferir 25600mb em 1,0000025s. Entendi corretamente?
  7. Mais um ótimo teste, parabéns!!! Interessante o fato de um processador dos mais tops de 2008 segurar uma VGA atual de médio desempenho de modo satisfatório. Contudo, em alguns jogos, quem abusam mais do processador, nota-se um belo gargalo, explicito no artigo. Só para enriquecer mais o tópico, até pouco tempo atrás eu vinha usando um Phenom II x4 965 junto a uma gtx970 (minha vga anterior, uma 660ti, deu problema no VRM e, por oportunidade, adquiri a 970 pela bagatela de R$ 870,00 na época do seu lançamento). Como não costumo a jogar muito, passe 6 meses com o sistema assim, e pude notar belos gargalos em jogos como Far Cry 4 e Ryse: Son of Rome. Bom, essa não foi minha primeira experiência de aliar VGA Top com processador fraco/antigo, já pus, na época, uma 7900gs junto a um sempron 754 e os resultados não foram satisfatórios. Por fim, minha recomendação para quem quer ter uma boa experiência com games alidada a um ótimo custo/benefício é: Ao comprar uma nova VGA, pesquise qual o processador mais barato que elimina o gargalo e compare seu desempenho ao seu atual processador. Se estiver abaixo, compre um novo processador (meu caso, i5 4440 é o processador mais barato que elimina o gargalo com a 970) ou a compra da VGA, na minha opinião, não valerá a pena.
  8. Ótima placa!!!! Seu Phenom vai rodar fino! Hoje, pra mim, o melhor custo/benefício para AMD é o 8320e, pois o TDP é de 95w e em uma placa boa, como essa GA, ele sobe para uns 4ghz fácil.
  9. ao invés do 6300, você pode por um fx8320e, que possui TDP de 95w. Futuramente, se continuar na plataforma am3+, recomendo a msi 970 gaming que, na minha opinião, é o melhor custo/benefício para o am3+. A placa em questão é esta: http://br.msi.com/product/mb/970-GAMING.html#hero-overview
  10. Impressionante!!!! Mas devemos lembrar que vemos ainda muitas placas-mãe à venda com esse chipset bem como o mega defasado geforce 7025 que equipa as n68 da vida. Tem uma placa dessas que suporta desde os AM2 até os AM3+!!!! O triste é saber que placas-mãe, como a minha, com o 770 e suporte para processadores com TDP de 140w não receberam bios para os AM3+. Então, montar uma máquina com essa plataforma só com as 970 ou 990 que, para mim, são placas com péssimo custo/benefício.
  11. Pessoal, Tenho o PC da assinatura e, como podem perceber, a VGA é beeem acima do processador. Sendo assim, gostaria de dicas para um upgrade, gastando, no máximo, R$ 1000,00 para placa-mãe e processador. Eu não sou GAMER, geralmente compro placas assim na intenção de durar bastante tempo sem UP (na realidade, só comprei a gtx970 porque a minha 660ti queimou), então o que quero é o processador mais barato que elimine o gargalo da VGA e uma placa-mãe razoável.
  12. Pessoal, a VGA do pc da assinatura, a GT660TI morreu. Contudo, surgiu a oportunidade de adquirir uma GTX 970 por 820 mangos (pedi nos EUA), só que irei manter o resto da configuração da assinatura. Ai pergunto: Gargalo eu sei que vai ter, mas será algo muito absurdo, a ponto da VGA usar sei lá, 60% da sua capacidade? Caso sim, qual seria o processador mínimo para "desgargalar" uma VGA como essa? Lembrando que sou um gamer casual, comprei essa VGA pela oportunidade e porque passo muitos anos com elas. Abraços!
  13. Fiz os testes aqui e realmente, quando o core é mais exigido e a tensão passa dos 1.187 o gpu para de responder. Agora o interessante foi: Jateei ar quente sobre o VRM, limpei a placa com álcool isopropílico e remontei. Antes, ao iniciar o jogo Alien Isolation, por exemplo, a placa conseguia carregar o jogo, mas se qualquer movimento fosse executado, ela travava. Agora, ela já chega no menu e trava. Será que coloco a pistola de ar quente por mais tempo?
  14. Valeu pela ajuda Johnny!!! Irei fazer isso que você falou e postarei os resultados.
  15. Valeu pela ajuda Johnny, aumentei o vcore e aparentemente piorou. Interessante é que a placa, quando tenta rodar algum game emite um som estranho, espécie de chiado. Peguei uma pistola de ar quente e jateei sobre o GPU na esperança de ser solda fria, mas nada. O interessante é que ao testar os clocks, quando reduzo o Clock do GPU a placa funciona normalmente, então o problema esta nele ou no regulador de tensão. Alguma sugestão para isso?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...