Por causa de aspectos construtivos de motores elétricos, motores bifásicos são mais eficientes que monofásicos, mas não vejo como um motor monofásico seria mais ou menos eficiente só por causa da tensão. Algo que acontece muito em lugares onde o padrão é 127V é usarmos um circuito bifásico para termos 220V, o que é diferente de um sistema 220V ou 380V fase-fase, e não tornaria um motor mais eficiente.
Agora, como você chegou a tal resultado com chuveiros? Qual é a eficiência de um chuveiro? Não beira os 100%?
Um aspecto importante sobre a transmissão de corrente contínua é que na verdade é mais barato construir uma linha de CC do que uma linha convencional. Sim, a linha CC usa dois fios (a grosso modo e referenciando o tipo de transmissão que usamos no Brasil), mas a linha convencional usa 3. O que sai mais barato mesmo é a não necessidade de diversos equipamentos ao longo da linha CC. porém, o sistema de conversão CC/CA é extremamente caro e demanda muito espaço, por este motivo só se usa transmissão CC em linhas extremamente longas.
Outro detalhe é que toda interligação internacional é feita através de conversão CA/CC/CA. Onde não há uma linha de transmissão nessa conversão o mesmo é chamado de back to back. Há muitos motivos para que seja feito desta forma, o principal deles seria a separação dos sistemas elétricos. Nos estados unidos por exemplo, onde há vários "administradores" do setor elétrico, todas as interligações são feitas através de back to back. Só dai já não importa quem é 50Hz ou quem é 60Hz na hora da interligação internacional.
Quando ao aterramento do neutro, isso é tema um tanto complexo, mas vale ressaltar que nossa transmissão CA é trifásica (existem exceções) e o Neutro é feito pelo terra, logo, como já foi dito, o neutro é feito normalmente no local de entrega de energia através de um aterramento, o que não tem nada a ver com o circuito terra. Esquemas de circuito terra também é um assunto um tanto vasto ;-)
Até onde eu lembro os dispositivos DR são obrigatórios para área molhada, só não vi ninguém ainda cumprir.
O que realmente falta no brasil é planejamento, ou seja, projeto. Claro que isso é consequência de outros fatores...
O Immetro normalmente faz um bom trabalho, quem precisa fazer algum trabalho é o CREA.