Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Claudio Velasco

Membros Plenos
  • Total de itens

    9.474
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    100%

Reputação

518

Sobre Claudio Velasco

  • Data de Nascimento 06-10-1978 (40 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Niterói, E. do Rio
  • Sexo
    Masculino

Meu PC

  • Processador
    Athlon II X4 640 (provisório)
  • Cooler
    Stock do Athlon X4
  • Placa de vídeo
    Sapphire HD7700 1 Gb Ghz Edition
  • Placa-mãe
    Gigabyte GA-970A-DS3P
  • Memória
    2 x 4 Gb DDR3
  • HDs
    Seagate 1 TB
  • SSDs
    Sandisk 240 Gb
  • Gabinete
    Cougar MG100
  • Fonte
    Vcom 450B
  • Monitor
    TV LG 32LS5700
  • Sistema Operacional
    Windows 10
  • Browser
    Chrome Canary

Outros

  • Ocupação
    Assitente Técnico em C&T - INCa
  1. O AMD760 é um chipset de 2011, não tem como suportar decentemente os FX. Pra piorar a SB700 é uma ponte sul podre porque tem só 4 lanes de PCI-E. Usando HD SATA -600 o desempenho desta ponte fica visivelmente degradado.
  2. https://www.msi.com/Motherboard/760GM-P23-FX.html#hero-overview Sim. Mas a NB dela é sofrível. Eu tenho uma destas encostada. Mesmo com o FX-6300 ela já apresentava instabilidade constante na controladora SATA e sobreaquecimento do chipset. Tenta trocar ela por alguma pelo menos com chipset AMD 97.
  3. Agora que lemos a mente dos colegas, vamos ver o seguinte: 1) descreva seu PC, por favor, @CJm4st3r 2) monitore as temperaturas do CHIPSET 3) verifica se há alguma solução de economia de energia ativa no PC. (tava passando, não resisti...)
  4. @Henrique - RJ, o processador estava com defeito. O problema com a fonte permanece. @RogerMecanic.Br, a TT me indicou que a garantia é na loja. MAS SE a fonte não entrou no país via importação legal (i.e contrabando), a TT fica isenta de culpa. Estou procurando agora um meio de fazer teste de bancada com a fonte.
  5. HAHA vou tentar rodar algum programa de over - a MB que tenho lá com ele é uma MSI 760GM-P23, ela até tem uns esquemas maneirinhos na BIOS, tipo OC Genie e ACC. Arrumando a fonte decente (o FX estourou a minha OCZ, estou comprando os capacitores pra trocar), testo tudo, inclusive vendo algum soft de over...
  6. Xita, rapaz... Estou pra fazer isso, mas dependo de uma fonte decente para fazer testes. Mas como falei, desativando cores consegui estabilizar o processador, mesmo com ele fritando o chipset - atente-se: o processador tá FRIO, o que ele estressa é o bypass da controladora de RAM da placa-mãe! Realmente já sei que o processador já era, embora dê boot, etc... Saco ter de voltar aos velhos tempos e testar tuuuuuudo... Mais fácil jogar tudo fora
  7. Bom mesmo não ter fechado. A FONTE NÃO FUNCIONA DIREITO. Testei tudo, e a fonte desliga depois de 20-30 minutos, mesmo com o PC sem nenhum programa pesado rodando. Simplesmente desliga e mantém o power led do gabinete aceso. Procurei o suporte da Thermaltake Brasil, mas eles dizem que o primeiro ano de garantia é da loja, mas a loja por lei só garante 90 dias. Alguém já usou o RMA da TT? ou tem recomendação de oficinas no RJ que façam teste de bancada para esta fonte... cansado disso. Já assumi que tomei preju. Vou comprar uma fonte nova, mesmo.
  8. Vou trocar de qualquer forma. Eu queria realmente era algum meio de confirmar minhas suspeitas, via diagnóstico de software.
  9. Opa, me desculpe, não detalhei aqui o processo. Obrigado em responder. Tenho um X4 640, está inclusive rodando no PC principal. tudo foi testado com ele também. Fiz todos os testes em outra MB, fonte e memória. No tópico da fonte eu detalhei mais. Mas sim, já reduzi clocks a 50%, travei o HT, e o superaquecimento do chipset da placa-mãe permaneceu e o desligamento, também. A única coisa efetiva foi desativar os cores 3 e 4. Pelo que entendi, isso corta 1/3 da carga sobre a ponte de RAM, reduzindo o consumo e o esforço - e a corrente drenada - pelo chipset para responder à demanda da controladora do processador. Como disse, o processador está FRIO mesmo com clock máximo, quando com os cores desativados.
  10. Vou por um FX-8300 que está a menos de 400 reais e esperar até ano que vem para migrar para os AM4. Não curto nem nunca usei Intel - só no notebook da Môça lá em casa. Acreditar em "upgrade futuro" de Intel é igual crer em unicórnios. Eu usei AM3 desde 2010 até agora e consegui ir atualizando lentamente até o limite que vai ser o FX octacore. Intel não permite isso. Pode fechar o tópico, abri um novo no setor de processadores para finalizar minha dúvida. Creio que a fonte não funcionasse pro conta do dreno excessivo de carga no ATX12v, por conta do defeito no processador. Caso a fonte tenha algum novo estresse, faço uma análise e peço para reabrir o tópico!
  11. Olá novamente. Eu apareci estes dias com uma dúvida imensa sobre fonte de alimentação. Fiz todo o travelogue da coisa aqui. O que ocorre? descobri depois de tentativas e erros grosseiros que é realmente o processador a origem de toda a confusão. Aparentemente o meu FX-6300 está com algum defeito no bridge de controle da RAM, e ele está sacrificando a controladora da MB, fazendo o PC desligar em poucos minutos. Troquei de placa-mãe (de uma MSI760GM-P23 para uma Gigabyte GA-970-DS3P) e claro, o problema permaneceu. Normalmente o processador "morre" direto, mas no meu caso, ele funciona mas causa um sobreaquecimento na MB. O lance é: Há algum software capaz de elaborar um diagnóstico do processador em nível baixo, para por exemplo eu poder confirmar minha teoria de falha na controladora interna dele? Falo isto porque ontem testei o processador desativando seletivamente os núcleos na BIOS, e com a desativação do núcleo 2 (cores 3 e 4) consegui aumentar a estabilidade e fazer um Win10 rodar uma hora, mas com o chipset aquecendo até 70º... processador frio, sem superaquecimento. Já busquei no fórum e não encontrei nada semelhante. Agradeço desde já qualquer coisa!
  12. UPDATE. testei ontem a placa-mãe 760G com o FX-6300. Fiz o desligamento dos cores e testei rodando o Win10. chipset continua MUITO QUENTE, denotando que há realmente um problema, creio eu, na controladora de RAM do processador, pois o PC travava seguidamente e alguns apps do Win falhavam. Desligando os cores 5 e 6 (um núcleo) ele persistiu falhando, mas quando desliguei os cores 3 e 4, a estabilidade aumentou muito. Embora o chipset esteja trabalhando a 62º, foi possível manter o windows rodando por uma hora, fiz testes curtos de stress com o CPU-Z e monitorei com o HWInfo. Creio que o processador é irrecuperável, embora ele funcione, está sacrificando a placa-mãe em demasia. Vou perguntar no setor de processadores de há alguma coisa a fazer.
  13. Mais um adendo. PC rodando firme. Não tive tempo de testar a fonte nova ou o processador. Mas suspeito bastante de que ela simplesmente não vá funcionar. Como AM3+ está em fim de vida, provavelmente irei apenas por um processador novo. Esta semana prometo fazer os testes com a fonte nova (o PC com a fonte velha está rodando perfeitamente) e também vou tentar desabilitar um dos cores e rodar um teste bootando no pendrive. (No entanto, uma fonte nova (consigo a Corsair VS400 por 160,00) e um processador novo (o FX8320E por 450,00) dariam o mesmo que um kit barato 1151 ou FM2+. Pensando em dar tudo para os colegas e comprar zero. Cansando de aporrinhação)
  14. Bem, como tem um mês e ninguém me deu uma luz, vamos aos fatos: Creio ter descoberto o problema. Estava usando no PC a minha fonte pre-histórica, uma Vcom 450B. ela é a avó daquelas C3Tech de 500W reais. Bom projeto, embora do tempo do Pentium4. PC rodando, dando pra jogar meu BF1... mas de duas semanas para cá em jogo a MB começou a ficar instável: Rede caindo, HD parando (sério), som desligando. Daí para apagar foi questão de dias. Fui direto ver o chipset da MB, que estava quase incandescente. Beleza, é a MB defeituosa. Comprei no ML uma Gigabyte GA-970-DS3P e como ela é recente, instalei a tal fonte de 600W da TT para testar. (Comprei a ***** da MB no ML, como "nova", mas ela veio USADA...) Funcionou por uns dez minutos e apagou. Fonte travada, chipset quase pegando fogo. Quer dizer, fonte e MB novas dando mesmos sintomas? Beleza: placa-mãe nova, fonte velhona... testes... abre BIOS e apaga. Chipset torrando. *****, MB queimada. SQN. Apostei no processador. Tirei o FX-6300 e pus meu velho X4 no lugar. Fonte velha... OK, funcionou tudo! Em resumo: meu FX-6300 pifou alguma coisa e por isso a fonte anterior estourou, e ele funciona com a fonte velha mas nao com a nova (o VRM do FX não deve estar funcionando corretamente e a fonte mais moderna está travando por segurança... a fonte velha, sem essas proteções, até conseguiu fazer rodar mas até o limite da falha.). Agora o PC está com o X4 640 mais a fonte velha. Mais tarde testarei a fonte nova. Creio que ela não vá funcionar corretamente, por isto já estou vendo uma fonte tipo Corsair VS400 para comprar. Vou depois fazer uns testes com o FX, para ter certeza de que ele tem um defeito, e de repente desabilitar um core para ver no que dá.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×