Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

toni_fatec

Membros Plenos
  • Total de itens

    84
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

48

2 Seguidores

Sobre toni_fatec

  • Data de Nascimento 10-06-1986 (32 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    São Paulo

Outros

  • Biografia
    Graduado em Informática com Ênfase em Gestão de Negócios - FATEC
  • Ocupação
    Analista Programador
  1. já comprou a GTX 1050 TI? 2 ou 4GB? Quanto pagou? Seu FX-6300 já aceita perfeitamente 8GB. Aliás bem mais depende da placa-mãe. sua placa-mãe Asus M5A78L-M LX/BR aceita no máximo 16 GB DDR3 1866 MHz (utilizando qualquer processador FX-xxx, modelos até 95w). 100% de certeza que seu Windows é versão 32 bits (x86). PARA TER 8GB utilizáveis no Windows : Terá de formatar pra Windows 7/8.1/10 versão de 64 bits (x86-64). Na dúvida se precisa mesmo formatar mande print aqui das "configurações do meu computador" (local aonde mostra lá nome do Processador e 3,73GB utilizáveis)
  2. Pra resoluções menores 2GB de VRAM são suficientes mesmo com jogo em High. Só iria na de 4GB se o preço fosse quase igual. Do contrário : Compre a GTX 1050 TI 2GB ou RX 560 4GB. Aumente sua MEMÓRIA RAM pra 8GB (+ 1 módulo 4GB DDR3 cuja frequência seja igual ao seu atual). E pronto vai rodar qq coisa. Esta fonte não é tão boa. Duvido que chegue aos 600 w. Mas deve chegar à 400w que é o que este sistema vai consumir, isto em carga máxima de processador + VGA... Achei uma em promoção. 599 em 12x ou 510 à vista no boleto: GTX 1050 4GB TI $510 no boleto! Se meu comentário foi útil toque no gostei da resposta.
  3. @KingUniverse A GTX 1050 TI fica ótima com AMD FX 6300 e 8 GB DDR3 (4gb vai ter que por jogos me low). A versão de 4GB compensa caso seu monitor aceite resolução 1080p (1920x1080), pois nesta resolução alguns jogos já pedem mais de 2GB de VRAM pra por detalhes em high. Pense também na RX 560 ou 570 / GTX 1060 3GB (se achar com preços bons). Sim, sua placa-mãe tem PCI-e x16 versão 2.0. Aceita as placas de vídeo sem gargalo. Uma fonte de 400w reais roda este conjunto. A sua precisaria ver o modelo exato. Tem umas sem marca famosa que rodam bem até 350 watts +/-. Poste foto dela. Se meu comentário foi útil toque no gostei da resposta.
  4. @E.L.C Somente chipset. VRMs normalmente não tem sensor de temperatura. Mas, se não vai trocar de placa-mãe eu recomendo os mini dissipadores com dupla face térmica colados sobre cada MosFet. Além da ventoinha no gabinete soprando sobre eles. Frios entregam mais potência e não irão queimar com overclock moderato. Se minhas respostas lhe ajudaram toque no curtir de cada resposta.
  5. @MatheusCamposmg32 Está limitado então o Q9400 2,66Ghz@2,88Ghz (fsb 359 e PCIE 105). Memórias pode volta-las à 1149Mhz com as latências de 8-8-8-22. 8GB dual channel. A princípio é o seu limite com esta placa-mãe e Processador. Se ainda não fez, legal fazer teste de desempenho com as configurações acima no PassMark. PassMark Performance Test 9 download Ele vai dar uma pontuação pra cada componente e pode comparar com outros na enorme lista que há no site deles. Já chuto que seu processador vai marcar 3400 pontos e a memória uns 1000 pontos. Testa aí e posta foto do resultado do teste completo. Overclock por software provavelmente vai dar a mesma limitação sua atual. Mas, se der sorte pode ser que suba mais sim já dentro do Windows. Crie ponto de restauração. Pode precisar após vários congelamentos e tela azul BSOD testando overclock no Windows. O software é o SETFSB. Funciona dentro do Windows. http://www13.plala.or.jp/setfsb/download/ver22/setfsb_2_2_134_98.zip
  6. LEIA este tópico resolvido de uma placa igual a sua com X6 1055T: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/959063-resolvido-overclock-em-phenom-x6-1055t-asus-m4n68t-m-le/ placa-mãe Asus AM3 deve ter modo de overclock automático e manual. No automático deve ter opções entre 3% e 10% de overclock. Comece pelo automático pra ir se acostumando e veja se inicia o sistema. Salvo engano o x6 1100T vem com o multiplicador desbloqueado. Se sua placa permitir alterar diretamente SÓ o multiplicador é ótimo. Este vídeo mostra o modo automático : https://youtu.be/A-5Y-6mHxOk Comece desabilitando funções como C1E e Cool&Quiet, Spread Spectrum (atrapalham overclock). Se lhe ajudei clique no gostei aqui do comentário.
  7. Aproveita e faz os testes sem placa de. Vídeo e. Sem HD conectados afim de ver se o PCEI sobe e permite aumentar o FSB. Apenas pra ver se a limitação está no pcie mesmo. E assim ver se sua placa-mãe é processador aguentam dar boot em 4x 3Ghz. Claro que pra usar mesmo terá de voltar o pcie pra 105 e/ou aumentar levemente as Voltagens.
  8. Fez bem em atualizar a BIOS. Se quiser dá pra injetar os microcodes dos Xeon nela também. A mérito apenas de teste de limite de overclock : Retire GT 1030. do slot PCI-e. Plugue o monitor no vídeo on board. Tente subir o PCIE novamente, sem a VGA off board. Salve e se der boot já volte pra BIOS (não entre no Windows). Deu boot? Volte aumentar o FSB e o PCIE, sem alterar as memórias (que pelo q vi no CPUZ irão aguentar) até 385 FSB e 110/113 no PCIE. Tudo sem entrar no Windows! Pode até desconectar o HD sata pra estes testes. Uma pergunta : Sua bios tem algum lugar que permita mudar Voltagens / vcore / NB voltage, algo assim?
  9. Com certeza farão diferença na temperatura dos mosfets do vrm (pode colocar nos do chipset e nos do sockets de RAM também se for fazer overclock nos mesmos). Quanto mais quente ficam os mosfets menos potência eles conseguem entregar. Daí o vcore pode cair ou, reiniciar ou ainda pior 1 deles queimar e a placa não funcionar mais. Já aconteceu comigo de queimar mosfets por estresse test + overclock. Eu consegui substituir os queimados por outros mais potentes. Melhor ter algum dissipador do que nada. Há modelos de vários tamanhos. Meça o espaço na tua placa em cada região. Na dúvida compre os mais estreitos e mais altos (tem uns modelos nos EUA e China de cobre e com filamentos bem altos). Joga uma ventoinha sobre eles e pronto. Pra saber a temperatura dos mesmos só com um termômetro à laser.
  10. O que importa no consumo de energia do processador vai ser o clock FINAL e o vCore dele. Não importa como fez overclock. O seu X3430 trava 1. 2v no Vcore à 2,4Ghz em iddle ou forçando-o 100%? O vcore oscila quando roda 2,8Ghz? Sua placa já tem capacitoes sólidos e bobinas de ferrite no vrm. Falta apenas dissipador nos MosFETs. Experimente instalar mini dissipadores colados 1 a 1 sobre cada mosfet do vrm do processador. Este anúncio é só exemplo, procure o tamanho e quantidade adequadas pra sua placa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1079749514-dissipador-calor-aluminio-adesivo-termico-3m-raspberry-5-pcs-_JM Se já não tem instale 1 ventoinha na lateral do gabinete, soprando ar pra cima dos MosFETs / processador. Isto é ainda mais importante se seu cooler for virado de pé (pois não sopram ar sobre o VRM como os coolers com ventoinha normais.
  11. Atente pra responder todas as perguntas e fazer todos os testes. Ainda acredito que seu processador nesta placa vai rodar estável em 3Ghz (8x 375 no FSB). O computador da boot a partir de 106 no pcie e trava/congela na tela de informações? Trava ao começar carregar o Windows OU nem dá boot na placa? Qual a marca da sua placa-mãe? A que vem escrito na própria placa? Já atualizou ela pra última BIOS? (tem q saber a marca e modelo exatos) Qual a versão e data da bios que o AIDA mostra? Este chipset g41 deve ter limite de velocidade pras memórias. Oficialmente você disse q só vai até 1066 Mhz e já estão rodando a 1149Mhz! (as memórias aguentam claro, mas pode ser q tua placa não). Vale tentar finalmente configurar a RAM manualmente. Selecione manualmente a velocidade da memória pra 800 Mhz. Parece que no seu é só escolher outro valor em FSB/DRAM ratio (não deixe no auto). Com os 8% de overclock já deve mostrar ali na bios que a velocidade real delas em torno de 865 Mhz. Sem mudar mais nada inicie normalmente. Confirme no CPUZ a velocidade e especialmente as latências que a placa-mãe configurou. Deve mostrar 7-7-7-19 de latências e 865Mhz. (se estiver 8-8-8-22 melhor, assim não terá de mexer nas latências manualmente na BIOS. Até 1066 quando conseguir o overclock total elas devem rodar em 8... Se pegar 7 no automático (por ter definido manualmente pra 800mhz) poderá não ligar ou apresentar erros. Teste de estresse pelo Aida (marque apenas memória). Volte na BIOS e novamente suba o FSB para 360 (na sua já vai mostrar a alteração do clock do Processador e da Memória antes mesmo de salvar, correto?). Salve e reinicie. Se der certo vá subindo e iniciando o Windows. Se NEM ligar/bipar tente segurar botão de desliga alguns segundos (pra ver se ela desliga), botão reset e até tirar e por na tomada. Pontuação do HD de 160GB tá normal ali. Os HDs melhores davam 5,9 naquele teste do W7. De 6 pra cima só SSD. Não tem que trocar o HD pra aumentar overclock. Só se precisar de espaço ou que o sistema e programas abram mais rápido.
  12. Houve 2 melhoras aí : 1. Seu over já está em 8% no processador. 2. Sua memória DDR3 estavam rodando à 1066 MHz. Agora estão à 1149 MHz. (elas são originalmente 1333, portanto com as temporizações de latências corretas não irão dar erros / atrapalhar over do Q9400). O que tá limitando aí me parece ser PCIE. Faça os seguintes testes: 1. Mantendo o FSB em 359 e a DDR3 do jeito que estão, aumente SOMENTE o PCIE de 105 pra 110. O overclock não irá aumentar. Veja se a MoBo reconhece normalmente HD sata e deixe o Windows iniciar. Faça então os mesmos testes ou simplesmente abra um jogo. Se tudo der certo conseguirá ligar o PC e verificar pelo AIDA que o PCIE está mesmo em 110. Se não reconhecer o HD ou travar na hora de iniciar o Windows, volte na BIOS e diminua pra 109 o PCIE e assim sucessivamente até o sistema funcionar. É importante que ele passe de 106 pra só DEPOIS aumentar o FSB de 359 pra cima e também alterar as configurações das memórias manualmente.
  13. 67/70ºC rodando teste de estresse de CPU/FPU? Está 1030 GT é modelo com ou sem ventoinha? Pra rodar o Q9300 2.66Ghz@3Ghz precisa: Set FSB dos 333 para 375 Set PCI-e de 100 para 110 ou até 112 (se acaso não reconheça HD SATA e ou trave o driver de vídeo, então vai ter de abaixar este valor e provavelmente o do fsb, atingindo menos overclock). Desative aquele "Spread Spectrum", C1E, IEST (Intel Speed Steep) Sua DDR3 deve subir de 1066 pra 1125. Acredito que no modo Auto elas aguentarão sem erros com as temporizações de 1066, o que seria bom. Pra saber quais temporizações oficiais delas só olhar pelo CPUZ, aba SPD. Caso o PC ligue mas elas derem erros basta mudar manualmente as latências pra 9-9-9-24 (as mesmas que você ler no SPD pelo CPUZ pra elas em 1333Mhz). Pode testar já com o PC ligado @3Ghz pelo AIDA64. Pro processador marque só FPU (pra ver se não passa de 80ºC, nem desliga) Memórias no mesmo local, porém desmarca FPU e marca apenas Memória. (o ideal é com um CD/pendrive de boot testar já na inicialização através do MemTest). @MatheusCamposmg32 Se minhas respostas lhe ajudaram clique no joinha em cada resposta. Obrigado
  14. VT-X só é útil caso você rode máquinas virtuais, do contrário pode desabilitar, chama-se Intel Virtualization Tech (na sua BIOS). Desabite também o C1E support, pra over só atrapalha. Sua fonte lc-8500btx, se estiver em boas condições entrega sem queimar uns 350 watts reais, sendo uns 28A na linha de 12v. Mais do q o suficiente pro Core 2 QUAD Q9400 até 3GHZ (ficará igual ao Q9650) + GT 1030 (que nem precisa do conector de energia PCI-E). Ventoinha da fonte é boa. Pra BAIXAR uns 5~8 cº quando em full load (ficando abaixo de 70Cº) recomendo o seguinte: 1. A ventoinha da fonte, caso o gabinete seja simples com a fonte na parte de cima, tem de puxar o ar quente do gabinete pra dentro da fonte (basta encostar 1 folha de papel por baixo dela, se puxar o papel já está OK, se soprar o papel recomendo q abra e vire a ventoinha ao contrário). Se a fonte fica na parte de baixo do gabinete então é o oposto do que disse (gabinetes novos permitem entrar ar por baixo, passar o ar frio por dentro da fonte e ser soprado pra VGA e processador. 2. Trocar o cooler do processador por 1 com dissipador de alumínio grande (os dos Pentium D, que esquebtavam horrores são grandes e tem ventoinha de 0.45A, hoje acha quase de graça), podendo ser qq outro cooler GRANDE. Bem afixado e com fina camada de pasta térmica nova. 3. Acrescente 2 ventoinhas. Uma na lateral do gabinete soprando ar pra cima do processador. A outra na parte de trás, na altura do processador sugando o ar e jogando pra fora. Memórias DDR3 1333 suas estão rodando a 1066Mhz (underclock). Assim sendo elas não oferecerão problemas caso consiga subir o FSB bastante (com a placa dando boot e temperaturas abaixo dos 75 em full load). Pois a placa configurou as mesmos pra 1066, e elas serão então "overclocadas" pra algo ainda abaixo do máximo original delas. Isto é o próximo passo, sua BIOS é boa pra configurar. Neste momento as mesmos estão rodando em 1066Mhz, CAS LATENCY de 8 e em dual channel. (a sacada aqui é que no modo automático a placa-mãe vai manter as memórias com CAS de 8, e se você conseguir rodar elas em 1200Mhz por exemplo com CAS de 8 certamente irão dar erros e tela azul. Por isto citei a configuração manual.)
  15. Suas DDR3 são ambas 1333 ou 1066? AIDA teste padrão força tudo, exceto GPU (se ela não tem over nem precisa, só entrando num jogo, não tendo artefatos e nem travando tá testada). Marco SOMENTE FPU teste no AIDA. Isto é o que mais esquenta o processador.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×