Cara,
O transistor comum (ou bipolar, como queira) só conduz corrente num sentido, adotando se o sentido convencional, do coletor ao emissor, e essa corrente é controlada pelo terminal "base". Sendo assim, não é difícil supor que este semicondutor só pode trabalhar com corrente contínua, que trafega os elétrons num único sentido.
Já o Triac, semicondutor da família dos tiristores, é composto de dois cristais PNPN em paralelo, disparador em comum, e é um elemento que conduz corrente nos dois sentidos, isto é, pode trabalhar com corrente alternada, sendo por isso, muito usado para comutar tensão de lâmpadas 127/220V, Dimmers e PWM's para motores e cargas resistivas em geral.
Você nunca poderá utilizar um transistor comum (TIP's BC's etc.) para acender uma lâmpada como menciona. Como 99,9% dos circuitos integrados, como o 555 trabalham apenas com tensão contínua, suas saídas utilizam, ou transistores convencionais (maioria dos CI's Lineares) ou transistores de efeito de campo de porta isolada (MOS-FETS), no caso de CI's digitais e microcontroladores.
Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida poste aí!!