×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Celio Alves

Membro Pleno
  • Posts

    415
  • Cadastrado em

  • Última visita

Posts postados por Celio Alves

  1. 16 horas atrás, alex_victor disse:

    Será que se eu instalar um drive antigo poderia funcionar, ou eu também poderia instalar o drive usando o windows update.

    Pode tentar instalar um driver antigo. Primeiro desinstale tudo relacionado à nvidia, reinicie o computador e acesse o site indicado pelo @misterjohn e embaixo há um link "Beta e Archived Drivers". Isto abrirá uma pesquisa avançada que após preenchido irá listar todos os drivers lançados neste ano.

  2. 16 horas atrás, Pablo H disse:

    Vou usar um HD sata antigo em um pc novo que vou montar, preciso formatar antes o HD para fazer a instalação do SO nesse novo pc? ou posso formatar no pc novo já?

    Na verdade tanto faz (obviamente o SO precisa ser instalado no PC novo...).

     

    Quanto ao caso de reaproveitar a instalação do Windows do PC antigo para o PC novo, depende mais da compatibilidade com os chipsets e seus conjuntos de drivers. Em determinadas vezes, um conjunto de drivers já instalados para a placa-mãe antiga (rede, áudio, controladores USB, controladores sata, etc...) podem ser incompatíveis com a placa-mãe nova, impedindo inclusive o sistema de iniciar, por isso é melhor fazer uma instalação limpa após o backup.

     

  3. Concordo com a opinião do @hick007 , também recomendo que evite HDs usados, pois não dá para saber sem analisar detalhadamente se o HD tem bad blocks e nem quantas horas este HD está ligado (dos componentes internos de um computador, o HD é o que se deteriora mais rápido devido ao seu funcionamento "mecânico").

     

    Sobre o jumper, é apenas um "limitador de velocidade" que é útil apenas se o HD for usado nas placas mãe antigas com chipsets da Via que vem com suporte à Sata de 1º geração (Sata 150).

  4. Quando remover os discos, tem que sempre lembrar de colocá-los de volta nos mesmos conectores da placa mãe onde estavam antes. Quando se tem um único sistema operacional instalado, não há problema, porém quando tem 2 ou mais sistemas instalados, trocar de conectores pode dar uma baita dor de cabeça.

    A minha dica é tentar lembrar onde os discos estavam conectados antes e colocá-los em seus lugares originais.

  5. Tocando no assunto da BIOS, acredito (não afirmo com certeza) que o chipset esteja com este comportamento por ter itens onboards ligados desnecessariamente.

    Entre lá no setup e desative itens que você não usa, como as portas/controladoras (se a sua placa mãe tiver e que você não usa) COM, Paralela, Serial, IDE, Floppy e IEEE1394 (Firewire).

     

    Não sei dizer se isto vai resolver no seu caso, mas faça um teste. Para mim, eu queria "aliviar" um pouco o sistema, a fim de liberar mais IRQs e até mesmo acelerar o tempo de POST. Mas a única diferença visível  (e inesperada) para mim foi a queda de temperatura do chipset, que antes a média era de 43ºC e depois de desativar estes itens ficou por volta de 39ºC.

    • Curtir 1
  6. É possível que o Enhanced Intel Speedstep Technology (ou simplesmente EIST) esteja desativado no BIOS do seu computador. Ele é o responsável por gereciar o consumo de energia do processador. Assim, quando o seu processador estiver ocioso, o Windows (através desta configuração) faz com que este recurso entra em ação, diminuindo a frequência de operação e por consequência a temperatura também. Há também o C1E (ou Enhenced Halt State) que faz a mesma coisa, a diferença é que ele é automático e não depende do sistema operacional para isso.

     

    Você deve ter um certo conhecimento para operar o BIOS, do contrário poderá desconfigurar todo o computador. Caso não saiba, terá que chamar alguém que saiba operá-lo.

     

    No BIOS, habilite o EIST primeiro e configure as opções de energia do Windows (prefira a opção "Equilibrado").

  7. Que soquete é esse da placa controladora, não parece PCI nem PCIe...? (A que está linkada no post inicial)

    Pela imagem não sei responder. Teria que ter uma página completa para revelar todas as características desta placa.

     

    Em todo o caso, se a placa controladora for PCI (antiga), os HDs ligados à ela ficarão limitados à 133MB/s (se não me engano). Sem falar que eles ainda terão que dividir a banda com outros dispositivos onboards que usam o barramento PCI, como o áudio e usb.

     

    É mais fácil encontrar controladoras sata que podem ser conectados ao slot pci-e 1x. Elas são mais populares até.

    • Curtir 1
  8. Não acredito em VGA onboard queimada até porque se fosse isso, o computador não iniciaria sequer a tela do post ( a primeira tela que aparece quando o PC é ligado). Possíveis problemas podem ser com o cabo VGA, com o monitor ou o conector de vídeo do computador.

     

    Caso conheça alguém que lhe empreste outro cabo do mesmo tipo (ou até mesmo outro monitor, quem sabe :) ), você poderá fazer um pequeno teste e num instante descubrirá o defeito!

     

    Por falar em tela de post, a primeira tela aparece quando o PC é ligado? Ou fica tudo escuro?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

CHEGOU!

montagem2022-capa-peq.jpg

EDIÇÃO 2022

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!