Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dmmctba

Membro Pleno
  • Posts

    53
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que dmmctba postou

  1. Pergunto se é antiga porque com o tempo elas vão perdendo eficiência e etc. TEORICAMENTE ela deveria proteger os componentes (existe mais de um modelo com essa referência), mas não tem como saber sem testar. Se você pegar fonte de qualidade pra tentar ligar o PC, ela não deve queimar, mas de novo, não tem como dar certeza....
  2. Qual o modelo exato da fonte? Você tem como tirar uma foto da etiqueta? Sabe quando foi comprada? Tem algum etiqueta nela indicando a data de fabricação ou venda ou qq data? Pelo seu relato ela já era. Não ligue nada nela.
  3. Veja o reclame aqui da Pichau e procure pelo por esse modelo. Veja os relatos... Uma pergunta: Você consegue notar esse mesmo padrão na BIOS? Pergunto porque isso descartaria problemas de software (drivers, Windows, etc).
  4. Sim, ambos e urgente. Se tiver dados importantes nesse HD e eles couberem num pendrive, faça backup imediato. Não recomendo ligar outro HD, nem mesmo USB enquanto estiver com essa fonte. A fonte mais em conta que consigo indicar no momento é essa aqui: https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0?srsltid=Ad5pg_FC7fYZrIdXu0Yq7X986eQzbEc4r4I_LAWx75M2OdmACM-Or3Jsm8E Tem coisa mais barata no mercado? Sim, lixo igual a Dmix. Não vale a pena Essa Dmix é um risco pro seu PC. Nesse caso questão não é quantos watts a fonte tem ou não tem, e sim a qualidade da energia que ela entrega. Pro nosso azar, a Dmix é péssima. Se descontrola, fornece uma energia que desce pra lá de quadrada pros componentes e aí dá no que deu.
  5. Passa a especificação completa, especialmente marca e modelo da placa-mãe e da placa de vídeo pro pessoal poder ajudar melhor.
  6. Acredito que há uma nova. Verique a versão da placa pra gente ter certeza:
  7. Você sabe que é a situação é crítica quando não existe informação relevante sobre o produto no site do fabricante. Só tem uma groselha genérica nesse caso. Forte indício de bomba das braba. Já desligou teu PC. Aí quando você limita o consumo permance ligado? É certo que ela é o problema. Troque urgente antes que essa fonte mande a VGA, cpu, placa-mãe ou tudo pro espaço.
  8. Essa fonte é péssima. Digo porque tive uma e fiz alguns testes monitorando com o HWINFO. Essa fonte vai matar seu PC. É tão vagabunda que quando troquei por outra não vendi ela porque seria muita sacanagem passar pra frente um componente tão ruim e com capacidade para danificar o PC de outra pessoa. Como o @Goner falou, o HD já foi. Quanto bate como no vídeo não tem mais volta. Eu não arriscaria o que ainda funciona com essa fonte.
  9. TEORICAMENTE, no papel, o projeto dos Ryzen faz medições e alterações na frequências um porrada de vezes por segundo e isso não deveria causar queda perceptível de FPS. Sabemos que o projeto no papel via de regra é diferente da vida real, então se você nota quedas, não tem nem o que discutir. Se você trabalha com renderização e manter refrigeração/energia sempre em dia aí sim vejo vantagem em deixar os clocks travados no máximo.
  10. Ah, só testado pra saber. Tentar colocar elas em 3200Mhz não vai danificar nada se der errado. Antes de tudo, salva a config atual da BIOS naquele "OC Profile". Acho que fica em "Tools". Reinicia o PC e vê se salvou com o nome que você colocou. Assim você pode restaurar caso a tentativa falhe e a BIOS volte pra configuração padrão. Aí é só coloca manualmente a frequência em 3200Mhz, entra na parte dos timings e deixa tudo automático. Se não me engano o padrão é a placa tentar bootar 5x antes de desistir. Se falhar, faz a mesma coisa mas aí aumenta um pouco a tensão pra ver se dá certo. No caso se você não souber em qual tensão mexer, não mexa em nenhuma.
  11. Já tentou subir pra 3200Mhz? É o ideal pra essa cpu. Se não der beleza, mas se der você ganha um desempenho extra.
  12. Se você tá usando as memórias a 2666Mhz, troque por 3200Mhz ou até 3600Mhz se couber no bolso. O Ryzen se benefica bastante de memórias rápidas até chegar no limite da IMC.Oficialmente a AMD divulga 3200 pro 5600x, mas não é raro chegar a 3600 mantendo estabilidade total. O resto você tem que ver se algo tá deixando a desejar. A princípio eu acho que tá balanceado.
  13. Tô chutando, mas acho não vai funcionar direito porque o projeto foi feito contanto com as especificações exatas dos componentes utilizados e você não tem como "calibrar" o sitema para especificações diferentes. No caso a placa-mãe vai tratar 1600uF exatamente como se fosse 2200uF e aí as coisas já saem do script e não faço ideia se e nem do tipo de propagação que isso pode causar.
  14. Não que a MSI seja ruim, longe disso, mas segundo as infos no Cybenetics e na spreadsheet da PSU tier list a Pylon usa capacitores melhores. Eu não tenho certeza se isso aqui funciona quando finaliza, mas desde ontem tá sendo aceito no carrinho
  15. Tem ideia de que ano a fonte foi fabricada? Deve ter umas letras miúdas e apagas numa etiqueta que informem isso. Com o tempo a fonte vai perdendo eficiência, só que a gente não percebe até que os problemas comecem. Como você fez pra testar as memórias? Vendo aqui, a info oficial da Intel é que esse processador não deve pasar de 72,6C. Pelo seu relato, o cooler não tá dando conta e aí alguma proteção intervém pra salvar a vida dele. Com o CPU-Z eu acredito que seja possível comprovar. Baixe a versão que não precisa instalar desse link, abra a versão 64 bits, vá na aba BENCH e rode o "stress cpu" Se der tela azul alguns segundos depois, realmente tá travando por superaquecimento. https://www.cpuid.com/downloads/cpu-z/cpu-z_2.04-en.zip
  16. Pra deixar todos os núcleos cravados em 4650mhz sem diminuir a vida útil do processador você precisa que tanto a refrigerção quanto o forncecimento de energia sejam excelentes. Temperatura alta vai reduzir a vida útil não só da cpu. Vai afetar VRM, capacitores, mosfets e qualquer componente que esteja recebendo o calor adicional que isso vai gerar. Se a fonte já não é mais aquela Brastemp (elas também degradam com o tempo) e fornecer energia de forma inconsistente e desregulada, a vida útil do cpu vai diminuir mais ainda. Se o VRM já tá meio sequelado, talvez requisite energia a mais ou a menos. De novo, sofrem os dois. Quanto mais você cuidar e controlar esses aspectos, mais tempo vai levar pro cpu sofrer os efeitos negativos. Impossível calcular em horas, dias, meses, anos se você realmente praticamente anular esses fatores. Vai te tomar tempo e dinheiro, mas é possível sim manter todos os núcleos 100% no talo 100% do tempo sem que você arrebente o processador antes de um upgrade que faria naturalmente. Mas qual vai ser o benefício disso na prática? É um belo exercício, mas em termos de performance perceptível a conta não fecha. Parei de acompanhar faz tempo, mas acredito que a maioria dos jogos ainda não aproveitem todos os núcleos do processador como deveriam. O Euro Truck Simulator na época que parei de jogar era uma desgraça nesse sentido. 1 único core trabalhando com boost máximo tentando (e se peidando) pra levar sozinho o jogo nas costas enquanto os outros ficavam de folga hauhauah. Eu piro em tirar o máximo do hardware desde que comecei a mexer com PC, curto ver o limite das coisas mas pra mim é um hobby kkkk. Meu R5 1600 das antigas faz com um pé nas costas o que eu preciso. Não preciso forçar nada. O que é fácil e de fazer e as chances de dar m são poucas é subir o clock das memórias e tentar baixar os timings. Isso diminui a latência do sistema e essa sim é uma parada que você percebe ao usar o PC no dia a dia. Se você tá com elas em 3600, baixa pra tipo 2133 e vê o que acontece. Se você tá com elas em 3200 talvez consiga perceber algum ganho subindo pra 3600. Acima disso é loteria se o cpu vai conseguir acompanhar ou não. Pode ocorrer de 4000 te dar um desempenho pior que 3600 ou 3200 porque a gente só sabe o limite do IMC dos Ryzen passando dele e vendo o sistema ficar instável.
  17. Troque a bateria pro velho, mano. Vale a pena pelo sorriso quando ele ver que não vai perder o score e nem precisar mudar de aparelho.
  18. Não tem como ter certeza, mas seria bom de qq jeito. Driver velho nunca desinstala totalmente. Usar bagaça tipo PCcleaner ou sei lá o nome só agrava a situação. você desabilitou o v-sync onde exatamente? Uma vez passei uns 2 dias tentando de fato desativar o equivalente da AMD, FreeSync. Tinha q desativar no software da AMD e em 3 lugares no Windows. Um intuitivo, um mahomeno e um totalmente obscuro que precisava de uns 40 clicks pra chegar na tela e desmarcar não lembro o que tava com um nada a ver com mas foi o que resolveu.
  19. Se ainda não finalizou, esprema um pouco mais o orçamento e pegue essa fonte. https://www.kabum.com.br/produto/114269/fonte-xpg-pylon-650w-80-plus-bronze-pylon650b-bkcbr Pelo que to vendo a MSI tá 300. Aí essa Pylon é bem mais jogo por quarentão de diferença. É uma cx de bera a menos mas vale o sacrifício.
  20. Segue o home. Fonte XPG Pylon 650w Eu só trocaria a fonte por essa Pylon porque com o ticket eu realmente acho que são 40 pila muito bem investidos.
  21. Aí sim! Excelente escolha na fonte. Lida de boa com os power spikes RAM tá com q frequência?
  22. 120GB é pouco pra Windows + jogos AAA. Vai lotar o SSD e aí a perfromance degrada bruscamente. É um update do Windows que ele salva or arquivos ou um ponto de restauração e aí acaba o espaço. Vende os dois HDs na OLX e intera pra um segundo SSD pra instalar os jogos. Bom e barato indico os Hikvision na Tera.
  23. Ah sim, falo de controle de tensão, capacitores, e especialmente LIBERDADE pra configurar a placa. Luz piscando não adianta nada kkkk Os parceiros oficiais (AIB, Board Partners, sei lá o nome correto) tem que construir a placa igual ou melhor que a "referência". ASUS, MSI, Gigabyte, Sapphire, Powercolor não zoam o barraco de propósito se não o ferro entra forte. Digo no sentido de tentar enganar a AMD ou Nvidia no caso com componentes inferiores, ou mandarem placas tunas pra análise e e depois soltar placas com componentes baratos-***** pro povão. Todos tem algum modelo/versão específica onde algum erro grave foi cometido, não tem escape. Quando isso acontece, se eles não resolverem rapidamente o lado dos clientes pode configurar até quebra de contrato. Posso estar errado, mas vejo a ASUS tendo um histórico de confiabilidade. Tem seus problemas de BIOS cagadas nas placas-mãe umas 2-3x por ano mas requer um certo esforço pra matar a placa sem BIOS alternativas ou bypasses. Já MSI e PowerColor e Sapphire tem construções igualmente ou até mais robustas nos modelos top, componentes acima do requerido, mas deixam a gente matar a placa à vontade. Tudo que precisa pra tirar os limites é dar ok numa tela que confirma q se der BO eles tão isentos da garantia e boa. Pode puxar as barrinhas de power limit, tensões e clocks até sair do monitor. Questão do OC de fábrica é pra quem já tá escolhendo na maldade porque sabe q os chips desses modelos são os com mais potencial. Não abuso muito da minha RX 570 da Powercolor porque não tenho grana pra subsuir, mas ela é uma q permite parâmentros exorbitantes dentro do próprio Adrenalin. Pra quem nem sabe que dá pra mexer nas confgs certeza q tempo de garantia e reputção do RMA é o que mais vale.
  24. Exato. Pra jogar você PRECISA 2x8GB. A diferença de performance é abismal. Gastar com pasta térmica logo de cara não faz sentido.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!