Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ademilton

Membro Pleno
  • Posts

    184
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tópicos solucionados

  1. O post de Ademilton em Gravadora de Flash Eprom CH341A Black - reparando erros foi marcado como solução   
    Nota importantissima:
     
    Caso desejem retornar a gravadora CH-341A/B da condição modificada para a condição original de fábrica, não precisa desfazer tudo que foi feito acima, basta fechar um JUMP (fio) entre o 5V da barra B1 e o 5V da barra B2 (ao lado do conector ZIFF) pronto agora sua gravadora volta a condição original sem desfazer nada.
    Desta forma sua gravadora poderá trabalhar tanto na condição modificada como na condição original se assim o desejar.
    Boa sorte e bom trabalho.
  2. O post de Ademilton em Telepatch transceptores de VHF/UHF foi marcado como solução   
    Acho que não vale a pena Andrei, são equipamentos muito antigos, seria um esforço a mais para ser apreciado por poucos conservadores da tecnologia Brasileira. A calculadora do INTRACO sim, porque não há um programa especifico para fazer estes cálculos.
    Minha filha que abraçou a causa e fez no excel para diminuir o meu sofrimento......kkkkkk
    Ela me disse: papai faça pra mim um descritivo dos passos que o Sr. usa para calcular estas frequências, talvez eu consiga jogar no excel e facilitar seu dia a dia com isto.....e não é que ficou boa a ajuda dela, só que tenho que converter uma à uma das frequências. Até disponibilizei o link no forum para que outros intrressados usem para fazer seus cálculos.
    Mas ajudou demais....
     
  3. O post de Ademilton em Frequencímetro Analog 8102 (Restauração) foi marcado como solução   
    Diagrama de blocos Exemplo
     

  4. O post de Ademilton em Topward 8120 - Function Generator foi marcado como solução   
    Comecei editar agora, tem muita coisa para mencionar sobre ele.....assista o vídeo.
    Adquiri o aparelho estes dias, pertencia ao SENAI, resolvi postar porque pouca
    gente o conhece, não é um aparelho comum no Brasil.
  5. O post de Ademilton em Como instalar Frequencímetros em rádios de VHF/UHF foi marcado como solução   
    DIAGRAMA ELETRÔNICO DO RÁDIO INTRACO 7000
     
    O procedimento é o mesmo do diagrama anterior, o sinal para ser utilizado no frequencímetro para amostragem das freqüências no display deverá seguir o desenho em anexo. A seta em amarelo mostra o caminho que o sinal vindo do PLL segue para o 1.o Misturador.
    Para ter acesso ao circuito, remova a tampa superior do rádio, retire a blindagem de alumínio que isola o circuito do misturador e verás um pequeno circuito também com uma blindagem metálica, alí está o misturador MX-1, procure próximo à ele o Resistor R6 para colher a amostra do sinal desejado para o frequencímetro.
     
    Área do 1.o Misturador
     

     
    INTRACO_7000_1.pdf
  6. O post de Ademilton em Conceptronic Multi Front Panel C05-124 foi marcado como solução   
    Problemas com Drivers originais, como resolver (Update)
     
    A minha placa leitora de memórias não quis mais aceitar os drivers para XP no Win7, então surgiu a ideia de substituí-la por outra mais nova, pois não se encontra mais Drivers novos no mercado para a leitora, embora o I/O Pannel Conceptronic seja um aparelho bom. Esgotei as tentativas de contato com o fabricante, um leitor externo novo foi adquirido, agora é colocá-lo no lugar da placa Reader do Conceptronic, para solucionar de vez o problema de Drivers.
    Em contatos anteriores com o fabricante, não demonstraram muito interesse em me atender ou criar um novo driver para o produto, então faremos nós mesmos com o produto do concorrente deles e mão na massa.
    O Card Reader escolhido tem tudo que o conjunto Conceptronic possui de recursos e muito mais, além de usar os recursos da plataforma USB 3.0 que o original não possui e na sua parte traseira tem duas entradas a mais de memórias comerciais muito úteis.
     
    O procedimento então foi:  cortar o painel frontal inserindo este novo dispositivo pela frente do conjunto, porém o corte deveria ser preciso (feito a LASER) isto garante a precisão na abertura necessária e permitir que se retire ou insira o conjunto Card Reader 3.0 facilmente pela parte frontal do I/O Reader Conceptronic.
     
    MONTAGEM:
    Concluída hoje toda a montagem e testes, após levar o frontal  do I/O Pannel para cortar a LASER e garantir a abertura necessária para a introdução do novo Card Reader 3.0 adquirido. Solicitei também à eles que cortassem uma prancha de acrílico do tamanho da placa principal para fixação sobre ela para facilitar o deslize e a montagem do novo Card Reader 3.0. Na placa principal são conectadas todas as outras entradas e saídas do Reader Conceptronic e isto não iria mudar. Depois posicionei 4 batentes delimitadores em alumínio que retirei de outro equipamento para garantir ao Card Reader 3.0 que fosse guiado sem deslocamentos laterais, somente para frente e para trás ou quando houver a necessidade de retirá-lo para inserção de algum cartão de memória pela parta traseira do Card Reader 3.0.
     
    Card Reader 3.0 (novo)
     
    Posição física do Card Reader 3.0
     
    Conjunto novo substituto
     
    Conjunto antigo retirado
     
    Delimitadores de alumínio
     
    Case Pronto montado e funcionando
     
    Card Reader 3.0 montado no Desktop em funcionamento
     

     
    Se a Conceptronic não resolve o concorrente resolve
  7. O post de Ademilton em INTRACO 7000 - Programação de memórias foi marcado como solução   
    intraco_7000_service_manual-compactado.pdf
    Intraco Mem.docx Prog Int7000_memosoft.doc intraco-rc7020.zip
  8. O post de Ademilton em RELM CHATRAL transceptores de vhf/uhf foi marcado como solução   
    Novidade: RIB PM-4500
     
    Este forum tem como objetivo mostrar um pouco sobre a marca RELM Chatral e suas inovações. Vamos encurtar aqui os caminhos de buscas por informações sobre esta linha, bem como discutir sobre os modelos de transceptores comerciais e amadores presentes nesta marca.
    Pretendo neste espaço, disponibilizar documentos e programas, bem como os RIBs necessários para programação das freqüências em seus aparelhos.
    Convido a todos que tenham expêriencia e conhecimento sobre estes modelos a nos apresentar suas ideias, descobertas e macetes sobre esta linha nacional de transceptores de VHFs e UHFs.
     
    SMU25 / SLU25  (UHF)  > 99 e 6 canais
    SMV40 / SLV40  (VHF)   > 99 e 6 canais
     
    Estes rádios usam um microprocessador Motorola dedicado à RELM (SC405380FN - 3D54HQQUA9543) o qual controla o rádio, gera as freqüências de subton e os códigos DCS.
     
    O rádio se divide em 4 blocos conforme abaixo:
     
     Power RF, saída de áudio, chave TX/RX, Alimentação - 400  VCO, controle de áudio, on/off - 300  Controle, geração sinais, PLL, memória de canais, TOM e DCS - 200  Display e botões de controle - 600  
    O programa de controle de canais é For DOS ( SLW.EXE) a RIB de acesso é via conector de microfone através do conector RJ12 - 6 pinos. Pode se utilizar o DOSBOX como plataforma de acesso para abrir o programa ou um pendrive de boot para DOS.
     
    NOTA: a placa do processador existe em 2 versões, uma semi discreta de superfície, a outra com tamanho reduzido toda em SMD, embora sejam fisicamente diferentes em tamanho, possuem as mesmas funcionalidades eletrônicas. A documentação técnica pode ser encontrada no banco de dados internacional em http://www.mods.dk (na lista de manuais procurem OUTROS).
    Obs: caso ainda não apareça na lista estes modelos, solicitem a equipe de suporte  via email que já foram repassados os documentos à eles.
     
    DETALHE: o aparelho possui display duplo Alfanumérico onde são mostrados alguns códigos específicos além dos números de canais, como exemplo cito aqui a tabela de SUBTON (CTCSS) da seguinte maneira:
    A freqüência de 91.5Hz é exibida no display com o código alfanumérico ZZ e não a freqüência como normalmente se vê na maioria dos rádios no mercado.
    O link abaixo mostra um exemplo de um display comercial com estas funções:
    https://www.google.com/imgres?imgurl=https://proesi.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/800x/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/d/i/display-alfanumerico-d8614asr-28x20mm-vermelho_2_1.jpg&imgrefurl=https://proesi.com.br/display-alfanumerico-d8614asr-28x20mm-vermelho.html&tbnid=IdVaFicBAftcOM&vet=1&docid=7VUXm2RTLMuzVM&w=800&h=800&hl=pt-BR&source=sh/x/im
     
    Como programar seu rádio  
    Esta família de transceptores é programável, em seu interior há uma memória E2prom (U209 - 24xx) que permite armazenar até 99 canais Simplex ou Split, também é possível a programação de códigos CTCSS e DCS em TX e RX.
    Para tal,  deve se ter em mãos os programas (SMPC e SLW) o qual permitirá em plataformas DOS o acesso a reprogramação dos canais, para isto disponibilizamos o pacote completo (RELM Prog.rar) para que você desfrute de todos os recursos da marca.
    Também você encontra aqui o tão procurado desenho do RIB (cabo de programação) para a transferência de dados entre o PC e o seu aparelho.
     

     
    Arquivo de programação do rádio RELM via PC ou Notebook
     
    RELM_Prog.rar

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!