Ir ao conteúdo

Frequencímetro Analog 8102 (Restauração)

Ir à solução Resolvido por Ademilton,

Posts recomendados

Postado

Frequencímetro Analog 8102 ( Restauração)

IMG-20200613-WA0004.thumb.jpeg.2c78923f9c709bfde27bc2c45e3b5f21.jpeg

Depois de algum tempo em busca da solução para falhas nas leituras de freqüência deste instrumento, identifiquei erros de fabricação na fiação da placa osciladora do aparelho.

Ele possui uma pequena placa contendo o circuito oscilador que usa um cristal oscilador de 10MHz do tipo HC49-U depois este sinal gerado vai para um divisor por 2 e sai 5 MHz para a placa principal.

Nesta placa osciladora estava os erros de fabricação, ela é alimentada com uma tensão estabilizada de 5V, e uma saída de sinal gerada de 5MHz, notei que na saída do sinal não havia um cabo coaxial para guiar o sinal gerado para a placa principal e na entrada da alimentação da fonte de 5V da placa osciladora só chegava o positivo.

A solução foi levar um fio do negativo da fonte até o negativo da placa osciladora e inserir um cabo coaxial da saída da placa osciladora até a placa principal, isto eliminou as flutuações nas freqüências medidas com o instrumento e a estabilização dos valores amostrados com o instrumento.

Depois calibrei o oscilador usando o frequencimetro do osciloscópio para tentar obter a máxima aproximação possível da freqüência da fonte escolhida para os testes, como teste usei o oscilador de carry do meu rádio transmissor de PX "Super Star 360 FM ".

Depois destas intervenções feitas na placa osciladora, o freqüêncimetro ficou muito estável e preciso.

1086055802_IMG_20200613_0647207402.thumb.jpg.3a62e360491762618a3ba3f53995859d.jpg

Obs1: a plaquinha abaixo é a placa Osciladora TCXO do frequencímetro ANALOG 8102 e por baixo dela foram soldados os fios e cabos necessários para a estabilização da freqüência de leitura.

Obs2: observem que faltava o fio negativo da fonte ao lado do fio vermelho,  os fios azul claro e preto trançados lado direito da placa foram substituídos por um cabo coaxial.

Osc_TCXO.jpg.efea827b0f09eeebe95a1a94b5a76ed5.jpg

Não consegui até hoje os diagramas e manuais deste instrumento, se alguém tiver e quiser dispor deste material será de grande valia, tendo em vista que seria muito útil.........obrigado.

• mês depois...
  • Coordenador
Postado

Provavelmente não vai existir o esquema dele ou se existir, provavelmente o primeiro proprietário dele teria o esquema...

Antigamente era comum os equipamentos virem com os esquemas pregado na carcaça no lado interno dele, mas também nem todos tinham!

O bom é que você conseguiu repara-lo satisfatoriamente! Parabéns

Postado
Em 22/08/2020 às 11:45, BCP disse:

Provavelmente não vai existir o esquema dele ou se existir, provavelmente o primeiro proprietário dele teria o esquema...

Antigamente era comum os equipamentos virem com os esquemas pregado na carcaça no lado interno dele, mas também nem todos tinham!

O bom é que você conseguiu repara-lo satisfatoriamente! Parabéns

Sorte que este equipamento é todo discreto, não há nele componentes SMD, provavelmente construído nos anos 70, 80 ou 90, não consegui ver marcas que identifique o ano de fabricação.

• 1 ano depois...
Postado

Entrada UHF de medição (Prescaller)

Recentemente precisei usar a entrada UHF deste instrumento e me deparei com variações  e valores incorretos no display.

As variações se devem aos cabos de par trançado que utilizaram na montagem, eu substitui estes cabos por cabos coaxiais blindados, troquei o cabo da saída do Prescaller que vai a placa lógica e o cabo da tecla de filtro de 100KHz.

As cores destes cabos eram Azul Claro e Preto

As medições ficavam instáveis, havia uma diferença na medição da freqüência, eu injetava 190.350MHz ele me mostra 190.311 MHz, após a troca dos cabos isto normalizou.

Há 2 trimpots no Prescaller, um identificado com a inscrição 1GHz o outro 1084 estes trimpots são para calibração da entrada UHF porém não toquei neles porque sem os diagramas seria arriscado.

Usei o cabo do osciloscópio para efetuar as medições, acredito que foi a melhor opção para casar impedâncias

Os detalhes em amarelo na placa do Prescaller mostram o cabo trançado substituído e os CIs divisores

Os detalhes em amarelo na placa do Prescaller mostram o cabo trançado substituído e os CIs divisores de freqüência, mas observem que alguém raspou os CIs...acredito serem os famosos MB506 da Fugitsu mas não posso garantir.

Coaxial.thumb.jpg.55ecea57c7a3e965a7dc754c1719bf29.jpg

Placa do Prescaller

Prescaller_UHF.jpg.c0ad2ff4b6da03ba5d7755cc374b5fb5.jpg

mb506.pdf

• Membro VIP
Postado

De onde vem a freq que você injeta?  Confia cegamente em seu valor? Mexa com carinho em ambos. Dica: consiga uma freq que você confia cegamente que está certa p.ex. cristal ou oscilador 40.000.000 MHz (fácil de se ter.. pelo menos pra mim🙃) ou+ como referência para calibração

Postado
Em 31/01/2022 às 07:29, .if disse:

De onde vem a freq que você injeta?  Confia cegamente em seu valor? Mexa com carinho em ambos. Dica: consiga uma freq que você confia cegamente que está certa p.ex. cristal ou oscilador 40.000.000 MHz (fácil de se ter.. pelo menos pra mim🙃) ou+ como referência para calibração

Sim confio nos valores injetados porque usei o sinal do misturador do meu rádio de VHF INTRACO 7000 onde estes valores são conhecidos e também aproveitei outro frequencímetro novo para efetuar as comparações.

Em contato também com o Prof. Newton C. Braga da revista Saber Eletrônica, ele fez um comentário muito interessante e disse: (os trimpots existentes no Prescaller são para ajustar os níveis de sinal e não a freqüência).

Então desmontei de novo o frequencímetro e retirei a placa lógica do chassis e para minha surpresa, havia por baixo um trimpot e o cabo vindo do prescaller ia exatamente para esta área onde o sinal é entregue, presumo que este será o ajuste de correção da freqüência da entrada UHF.

Gente quando digo entrada UHF é porque a referida entrada está escrito isto, porém lá mede também freqüências de VHF tanto é que injeto 190.350 MHz e ele mede, na minha opinião deveria estar escrito entrada HIGH ( ALTA) somente.

O próximo passo será injetar o sinal e ajustar este trimpot, como o aparelho ainda está desmontado, quando eu concluir a re-montagem farei as medições, pena que o meu osciloscópio só vai até 60 MHz então tenho que medir com outro frequencímetro para comparação.

Obs: se olharem a foto interna do frequencímetro exposta acima, poderão observar que há um furo no chassis logo abaixo do transformador e ao lado do circuito do prescaller, não dá para ver o trimpot porque ele fica de lado mas ao retirar a placa do chassis é perfeitamente visível notar sua presença em um dos lados da placa lógica.

Estou tentando fazer tudo com calma para não danificar nada porque não há documentos sobre este aparelho em lugar algum, estou à procura a anos.

Vejam a foto abaixo, onde ficam os trimpots para ajustes da entrada de UHF

image.png.87c39621ee513318a806bb840757abca.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O pulo do gato deste tipo de aparelho de fato é o amplificador de entrada (condicionador de sinal) e a base de tempo. Ve se nesta tem algum cristal ou do tipo.

Como você não tem muito controle sobre a amplitude do sinal, uma alternativa é você adaptar um trimpot ou potenciômetro acessível por fora. De fato penso que o projeto já devia ter previsto isso... algo como o botão trigger de um osciloscópio. Já o de base de tempo convém não mexer muito mesmo.

Postado
Em 01/02/2022 às 11:36, .if disse:

O pulo do gato deste tipo de aparelho de fato é o amplificador de entrada (condicionador de sinal) e a base de tempo. Ve se nesta tem algum cristal ou do tipo.

Como você não tem muito controle sobre a amplitude do sinal, uma alternativa é você adaptar um trimpot ou potenciômetro acessível por fora. De fato penso que o projeto já devia ter previsto isso... algo como o botão trigger de um osciloscópio. Já o de base de tempo convém não mexer muito mesmo.

Sim ...ele tem uma placa que eu chamo de Osciladora TCXO, nela há um cristal de 10 MHz e um divisor por 2 que na saída entrega para a placa-mãe 5 MHz. Ontem eu calibrei ela para 5MHz e já troquei todos os cabos trançados por cabos blindados (coaxiais), eu já havia trocado também o cabo de saída da placa do oscilador TCXO.

Com a troca destes cabos melhorou muito a estabilidade do circuito, ficou pendente agora o display menos significativo, mesmo sem sinal algum nas entradas, ou as mesmas curto-circuitadas ele mostra o n.o 4 constantemente,  porém observei que valores acima de 4 ele alterna, porém não mostra nada abaixo do n.o 4

EX:  0 0 0 0 0 0 0. 4

Já foram trocados e intercambiados vários CIs relacionados ao Display, sem sucesso,  os CIs deste aparelho são soquetados.

Eu desconfio que este Frequencímetro foi um KIT antigo de montagem, era muito comum nos anos 80 e 90 esta prática, por serem produtos muito caros ou importados, no mercado não se achava facilmente por isto a tamanha dificuldade em conseguir documentação.

Este aparelho tem uma construção robusta e bonita por isto a minha insistência em restaura-lo, é de fácil reparação e muito útil, até hoje não encontrei ninguém que tivesse um aparelho igual para trocarmos informações.

Dentro do possível estou extraindo informações sobre ele, com o tempo vou postando à todos.

Algumas fotos que tirei durante a restauração e ajustes

frontal.jpg

placa mae.jpg

Teste1.jpg

Teste2.jpg

Postado

Resolvido o defeito presente no display

A falha (0000000.4) presente no display era defeito no chip CD4511BE o círculo oval mostra a posição na placa onde fica o CI que controla o display menos siguinificativo, dentro do retângulo são 7 CIs iguais que controlam os demais displays, mas nenhum tinha problema. Substitui o CI suspeito por outro presente no retângulo, o defeito foi junto aparecendo em outro display mais significativo, então conclui que a falha estava nele, então subtraí de outro aparelho para resolver o problema e tudo se normalizou, agora a amostragem de freqüência inseridas nas entradas HF e UHF estão variando em tempo real em todos os displays.

image.png.7585d751c18be01a198ad6582f2594f9.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!