Ir ao conteúdo

NIGHT FALL

Membro Pleno
  • Posts

    11.330
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que NIGHT FALL postou

  1. O 1230 é Sandy Bridge (2ª Geração) enquanto 1230v2 é Ivy Bridge (3ª geração), e como eu já sabia que existem fabricantes com péssimo suporte a atualização de BIOS (Como a PCware do colega), citei um modelo de mesma geração, no entanto foi apenas uma ideia, não uma recomendação. Putz, placa PCWARE da uma complicada. O chip H61 em teoria é sim compatível tanto com 3ª geração Core i quanto Xeon, o problema é achar a versão de BIOS que tenha essa compatibilidade já que nem o site oficial da Pcware trás qualquer informação. A versão da BIOS da sua placa é de 2010, a 3ª geração foi lançada em 2012, então seria necessário primeiramente atualizar a BIOS da placa-mãe para uma versão de 2013 pra garantir essa compatibilidade. O problema é, essa versão que está no site oferece suporte a 3ª Geração? Ai pra ter certeza só entrando em contato com a Pcware e perguntando, ou pedindo pra eles enviarem uma BIOS compatível. Outra alternativa seria fazer um "BIOS Mod", que seria atualizar com a BIOS de outro fabricante mas que as instruções são suportadas pela sua. Vou deixar um vídeo que encontrei ensinando o procedimento, inclusive testando um Xeon de 3ª Geração. Se você conseguir atualizar a BIOS o Xeon E3-1230v2 se torna uma ótima opção, como já explicado pelo colega @Banunin . Você encontra no mercado xing-ling por cerca de 100 reais (+ imposto do amor). Se você achar muito complexo e optar por não atualizar, as melhores opções são o I7 2600 que custa na casa dos 160 ou o E3-1230 que custa na casa dos 100. Dito tudo isso é importante ressaltar que: Todos os modelos recomendados tem TDP bem maior que o seu i3 atual, levando em conta que sua placa é um modelo de entrada, atente-se ao sistema de refrigeração do gabinete, pois se o gabinete não for bem refrigerado você ao invés de ganhar desempenho pode perde devido as altas temperaturas.
  2. Antes de fazer qualquer investimento, seria interessante descobrir o que exatamente está gerando esses travamentos. Como já bem salientado pelo colega @dudaskank , o problema pode ter várias causas, desde o Sistema Operacional corrompido, memória insuficiente ou mesmo super aquecimento do seu kit. Sem verificar todos esses pontos, você pode gastar em um upgrade e continuar com o mesmo problema.
  3. Não faz muito sentido esse gasto, vai ter pouco ou nada de diferença no desempenho. Não vale a pena pagar por míseros 400Mhz a mais na frequência de operação. Muito mais negócio guardar essa grana para o seu próximo upgrade.
  4. A não ser que você tenha alguma utilização muito específica que precise do Cache L3 maior do 5600 e dos 200mhz de frequência a mais, não parece ser um investimento vantajoso. O 4650G já é capaz de empurrar tranquilamente placas do segmento de entrada/intermediário. No quesito desempenho ambos são exatamente o mesmo processador. Usam a mesma arquitetura, mesma litografia e as mesmas especificações (Como única exceção é o TDP de 35w no 4650 contra 65w no 4600). Pra você ou pra qualquer outro usuário final, os recursos de segurança implementados na versão PRO não farão nenhuma diferença.
  5. @Dr Tavares Qual a marca e modelo da sua placa-mãe? Dependendo do modelo um Xeon E3-1230 cairia muito bem, fora que no Aliexpress você encontra por menos de 100 reais (sem o imposto do amor). Dependendo do valor que você for pagar em um i7 daria pra trocar a plataforma inteira, pegar uma placa-mãe e um Xeon 6/12 ou 8/16 pagando merreca. É muito mais desempenho pelo mesmo valor investido e ainda daria pra vender esse teu kit por uns 50~100 reais ai na sua região. Eu montei um kit desse a uns 2 anos pro meu primo estudar, não gastei 300 reais, peguei placa-mãe, um Xeon e5 2650 v2 + 16 RAM. Hoje roda até jogo com a GTX 1060 que emprestei pra ele.
  6. Não, o procedimento é apenas para o processador, pra ajudar nas temperaturas. Muitos fatores envolvem a refrigeração como temperatura ambiente, região onde mora, tempo desde a última manutenção etc, porém nada disso dispensa o sistema de refrigeração ativa do gabinete. Você pode até não ter problemas, mas estará degradando desnecessariamente os componentes por trabalharem no limite térmico. No caso da GPU especificamente, levando em conta ser um modelo já bem antigo, muito provavelmente a pasta térmica está ressecada, dificultando a troca de calor entre o chip gráfico e o dissipador da placa. Seria necessário desmontar a placa, realizar a limpeza e troca da pasta. No caso do gabinete recomendo que providencie ao menos uma fan para realizar a ventilação do gabinete, afim de manter a segurança, a estabilidade e conservar a vida útil do seu hardware. IMPORTANTE: Se não tiver conhecimento ou confiança suficiente pra realizar o processo, recomendo que leve o pc a uma assistência técnica, eles podem além de trocar a pasta da placa de vídeo, adicionar uma ou mais fans no gabinete.
  7. Teria que ter outra placa-mãe e outro CPU compatíveis pra testar, se não tem, a melhor saída é levar o pc a uma assistência técnica.
  8. @gustavo.dsantos74 Estamos aguardando as informações solicitadas.
  9. A maior fluidez que você notou é exatamente pela maior contagem e núcleos. Importante é isso, ter feito uma boa aquisição e ter atendido as suas expectativas. Abraço.
  10. Consegue enviar uma foto do Chip gráfico da placa?
  11. @Lucas_Almeida345 Normalmente esses modelos tem fans na parte frontal para refrigerar o gabinete. Já trabalhei com outros modelos de Optplex e todos tinha, pode ser que tenham retirado ou podem não estar funcionando. A recomendação é, abrir o gabinete e verificar a existência de fans na parte frontal, caso não haja nenhuma, recomendo fortemente que providencie, até lá deixe a tampa lateral do gabinete aberta para facilitar a refrigeração, pois esse modelo é bem compacto, sem fluxo de ar ele vira literalmente uma estufa. Uma observação extra: Se não em engano esses modelos de fonte puxam o ar de dentro do gabinete e sopram para parte de trás para refrigerar seus próprios componentes, sem ar frio entrando, ela vai puxar o ar quente do gabinete, o que pode sobreaquecer algum componente, levando inclusive a queima da fonte, e vai por mim, você não vai querer que sua fonte queime, esses modelos OME da Dell custam o mesmo de uma máquina nova, já tive que trocar nas empresas que trabalhei, o prejuízo é enorme. Tente reduzir um pouco a tensão do processador, deixando em 1.2v e verifique se ficou estável.
  12. @Fause Aparentemente existe uma dualidade, a placa tanto pode reconhecer e funcionar normalmente, como podem haver conflitos e/ou instabilidade. Como não tinha certeza, fui no chatGPT e fiz o seguinte questionamento. Tenho uma placa-mãe da marca Gigabyte modelo Ga- 945Gcmx-S2 que possui dois slots para memória RAM. No site do fabricante diz que o máximo de memória RAM suportado por essa placa são 4Gb. Na prática, qual a diferença entre usar apenas um módulo 2Gb ou dois módulos de 2gb cada? Em ambos os casos a placa irá reconhecer os 4Gb de memória total? Eis a resposta e a explicação. @Andre Luiz Maia Conforme resposta acima, existe a possibilidade de funcionar, como existe a possibilidade de gerar conflitos e instabilidade, Agora o que vai acontecer no seu caso, só testando pra ter certeza.
  13. Comportamento normal da placa ao não identificar o processador. Tente o seguinte procedimento. Desligue TODOS os cabos da placa-mãe, retire a bateria da BIOS e deixe ela parada por uns 15 minutos. Em seguida monte novamente e verifica se tem algum sinal.
  14. Cara que bizarro, fui conferir as especificações, esse modelo tem metade do Cache L3 do 5700x, fruta que caiu Amd. valeu pela observação.
  15. Muita grana investida em placa-mãe pra rodar processadores intermediários, essa placa pra rodar Ryzen 9, qualquer coisa abaixo disso ela deixa de valer a pena. Ambas são placas com VRM monstruoso, mas se encaixa novamente no citado acima.
  16. @rafaelrizzardi Te fiz 4 perguntas mas apenas uma foi respondida.
  17. O led estar ligado quer dizer apenas que existe alimentação chegando até ele, mas não diz nada sobre algum problema específico. Bem difícil um teclado queimar a placa, no máximo danificar a porta USB. Quando você você clica no botão power do gabinete, aparece alguma coisa na tela ou simplesmente não da sinal nenhum? A fan do processador e as fans do gabinete ligam?
  18. Esse "estalo" já é bem sugestivo. Existem linhas de alimentação diferentes, 5v, 9v, 12v etc, pode haver problema em uma linha e na outra não. Fora que a energia necessária pra alimentar um led é infinitamente menor que pra energizar toda a configuração. Não da pra saber, única forma é testando. Pasta térmica é um componente ligado a refrigeração, não alimentação. não interfere em nada, daria pra ligar o pc inclusive sem ela. Podem haver componentes queimados sem necessariamente estarem com alguma característica que sejá possível identificar visualmente. Então recomendo que leve seu pc a uma assistência técnica. Sem outra fonte ou mesmo outro hardware pra testar os componentes (placa-mãe, processador etc) fica complicado identificar o problema.
  19. XFX não tem RMA no Brasil, eles devem usar parceiros ou assistências locais pra fazer esse processo. Gigabyte já tem atendimento no Brasil. Sobre RMA não tenho muita experiência, porém creio que isso pode te ajudar. Sobre a escolha, tanto XFX quanto Gigabyte são marcas muito renomadas, se for pesquisar ambas as marcas tem reclamações e elogios. Eu iria na mais barata sem muita preocupação com isso visto que ambas tem 3 meses de garantia da loja e 9 meses de garantia do fabricante.
  20. Optiplex existem vários tipos de gabinetes diferentes. Consegue postar uma foto ou mesma pegar uma imagem dele na internet e postar aqui?
  21. Amigo, volto a dizer, não há motivo pra preocupação, existe inclusive a possibilidade dele trabalhar mais frio que o i3, exatamente por não estar no limite do desempenho. Não há necessidade de desistir de compra, relaxa, está criando um monstro que não existe.
  22. 1º - Qual a marca e modelo do seu gabinete? 2º - Quantas fans o mesmo possui pra refrigeração e em qual posição elas estão instaladas? 3º - Acesse o link a seguir, baixe o aplicativo CPU-Z https://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html 4º - Após baixar, execute o aplicativo, tire um print da tela conforme exemplo abaixo e poste aqui no tópico.
  23. Se o foco é FPS competitivo trocar a placa de vídeo já não faz sentido, aqui o ideal é com certeza fazer um Up no processador. O melhor processador da geração AM4 para esse fim é o Ryzen 5 5700x3D, é compatível com sua placa porém com algumas ressalvas. 1º - Eu adicionaria dissipadores de calor no VRM da placa, o custo é baixo (Se você mesmo fizer o custo é zero) e você ganha segurança e longevidade na sua placa. 2º - Atente-se também para o sistema de refrigeração do seu gabinete, se o gabinete for fechado, não tiver entradas de ar suficiente, providencie, assim não precisa gastar com outra placa-mãe. 3º O tipo do cooler utilizado no processador. Quando se usa coolerbox, ele auxilia na refrigeração do VRM, porém se mudar para um modelo torre ou algum WC, toda área do VRM fica comprometida, necessitando ainda mais atenção no sistema de refrigeração do gabinete. O investimento vai depender do seu orçamento, mas saindo de um 5500 as duas opções que realmente farão diferença considerável de performance levando em conta o investimento são os modelos abaixo. 5700x3D +ou- 1500 5700 +ou- 1000
  24. Configure um perfil pra elas pra escalarem conforme a temperatura, assim você evita esse efeito turbina de avião nas sua cabeça o dia todo. Bom ganho considerando que subiu apenas 150mhz, sua placa deve melhorar bastante se alterar o clock das memórias e subir a tensão. Nunca tive essa sorte com as minhas, todos os modelos que comprei até hoje foram péssimos em overclock. Uma dica extra, se busca mais fluidez nos seus jogos e seu hardware já não está mais entregando, experimenta o Lossless Scale, é um aplicativo (quase milagroso) de upscale e geração de quadros, custa míseros 15 reais e melhora absurdamente a qualidade da jogatina, se seu kit atual sofre pra manter 60fps, ele é a solução, vai conseguir jogar ai na casa dos 100FPS, a fluidez vai melhorar drasticamente com um custo quase irrisório. Eu comprei porque só por curiosidade pois não acreditei (Achei que a promessa era boa demais pra ser verdade), e o negócio é bizarro, eu consigo jogar títulos mais antigos que não tem suporte a FSR em resolução 4k que nativamente minha placa sofreria pra rodar, com uma qualidade visual muito boa e muita estabilidade. Se tiver curiosidade em conferir.
  25. Fama não, estigma. Isso ai acabou a uma década e até hoje as pessoas seguem carregando essa ideia. Vai ter desempenho razoavelmente superior que o coler original (levando em conta que o cooler box da intel é horripilante de tão ruim) no entanto não há motivo algum para pânico, o processador esquentar não é um problema, só é problema se ele atingir patamares fora da recomendação do fabricante. Segundo a Intel a temperatura máxima segura de operação desse modelo é de 100ºC, mantendo a temperatura abaixo disso você não deve ter nenhum prejuízo de desempenho. Fora que o TDP do 9600 é de 95w, o cooler que você possui é capaz de dissipar até 100w. Usando cooler modelo torre e um gabinete minimamente ventilado, não há motivo para preocupação e tão pouco para gasto em um outro cooler, agora se seu gabinete for a famosa estufa, ai sim você tem motivos para se preocupar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!