Ir ao conteúdo

NIGHT FALL

Membro Pleno
  • Posts

    11.330
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por NIGHT FALL

  1. Em 14/05/2025 às 14:37, Banunin disse:

    Na verdade @NIGHT FALL  tem que tomar cuidado  com o sufixo V2, sem ele significa que o processador é mais antigo e bem mais fraco.

    1230V2 é uma ótima opção - já o irmão mais velho dele o  "1230" é muito fraco e gasta muito mais energia.

    1230V2 com apenas 69W de consumo e sendo 4/8, sem Vídeo integrado. Se a placa-mãe suporta um i5-3470 em termos de VRM também vai suportar esse, 99% delas suportam processadores de 69w.

     

    Ficando 95 + 42 com a ""taxa""

     

    O 1230 é Sandy Bridge (2ª Geração) enquanto 1230v2 é Ivy Bridge (3ª geração), e como eu já sabia que existem fabricantes com péssimo suporte a atualização de BIOS (Como a PCware do colega), citei um modelo de mesma geração, no entanto foi apenas uma ideia, não uma recomendação.

     

     

    Em 14/05/2025 às 16:10, Dr Tavares disse:

    mae.PNG.3d2502cacfd2a78ee6ca26f1836ea400.PNG

     

    Putz, placa PCWARE da uma complicada.

    O chip H61 em teoria é sim compatível tanto com 3ª geração Core i quanto Xeon, o problema é achar a versão de BIOS que tenha essa compatibilidade já que nem o site oficial da Pcware trás qualquer informação.

     

     

    Citação

    image.png.208a62d7e88f09c9d9bb3d811599af32.png

     

    A versão da BIOS da sua placa é de 2010, a 3ª geração foi lançada em 2012, então seria necessário primeiramente atualizar a BIOS da placa-mãe para uma versão de 2013 pra garantir essa compatibilidade. O problema é, essa versão que está no site oferece suporte a 3ª Geração? Ai pra ter certeza só entrando em contato com a Pcware e perguntando, ou pedindo pra eles enviarem uma BIOS compatível.

     

    Outra alternativa seria fazer um "BIOS Mod", que seria atualizar com a BIOS de outro fabricante mas que as instruções são suportadas pela sua.
    Vou deixar um vídeo que encontrei ensinando o procedimento, inclusive testando um Xeon de 3ª Geração.

     

    Citação

     

     

     

     

    Se você conseguir atualizar a BIOS o Xeon E3-1230v2 se torna uma ótima opção, como já explicado pelo colega @Banunin .

    Você encontra no mercado xing-ling por cerca de 100 reais (+ imposto do amor).

     

    Se você achar muito complexo e optar por não atualizar, as melhores opções são o I7 2600 que custa na casa dos 160 ou o E3-1230 que custa na casa dos 100.

     

    Dito tudo isso é importante ressaltar que: Todos os modelos recomendados tem TDP bem maior que o seu i3 atual, levando em conta que sua placa é um modelo de entrada, atente-se ao sistema de refrigeração do gabinete, pois se o gabinete não for bem refrigerado você ao invés de ganhar desempenho pode perde devido as altas temperaturas.

    • Curtir 1
  2. Em 04/05/2025 às 21:18, kairo victor disse:

    Tenho um processador i5 de 320ghz de 6mb de cachê, socket da minha placa-mãe é LGA 1155, pelo que eu pesquisei o melhor processador para esta placa é da xeon E3-1290 v2 370ghz Cache 8 mb meu orçamneto esta baixo mas estou querendo fazer um upgrade pois as plataformas que uso para trabalhar o pc fica travando, mas vocês acham que essa mudança vai melhorar muito o meu pc, pois eu abro muitas planilhas de excel varias paginas na web e mais graficos, gostaria de saber se essa mudança ajudaria e pararia de travar meu pc ?

     

    Antes de fazer qualquer investimento, seria interessante descobrir o que exatamente está gerando esses travamentos.

    Como já bem salientado pelo colega @dudaskank , o problema pode ter várias causas, desde o Sistema Operacional corrompido, memória insuficiente ou mesmo super aquecimento do seu kit.
    Sem verificar todos esses pontos, você pode gastar em um upgrade e continuar com o mesmo problema.

    • Curtir 1
  3. Em 05/05/2025 às 15:22, Victor NS disse:

    Boa tarde galera.

     

    Quero trocar meu processador sem gastar muito, e estou na dúvida se vale a pena a troca: G4560 pelo I3 7100. Não sei se tem melhorias muito significativas. Ainda não possuo placa de vídeo, será um investimento para posteriormente.

    Não estou em condições de uma troca melhor por conta do financeiro.

     

    Não faz muito sentido esse gasto, vai ter pouco ou nada de diferença no desempenho.

    Não vale a pena pagar por míseros 400Mhz a mais na frequência de operação. 

     

    image.png.5549a6d55925f31138e5b17243f5b3cc.png

     

    Muito mais negócio guardar essa grana para o seu próximo upgrade.

  4. Em 12/05/2025 às 13:21, MicaelMZ disse:

    Tô pensando em trocar ele por um Ryzen 5 5600, que tá na faixa dos R$ 500–600, ou algum outro custo beneficio que não frite os VRMs da minha humilde ASRock A320M-HD R4.0

     

    A não ser que você tenha alguma utilização muito específica que precise do Cache L3 maior do 5600 e dos 200mhz de frequência a mais, não parece ser um investimento vantajoso. O 4650G já é capaz de empurrar tranquilamente placas do segmento de entrada/intermediário.

     

    Em 12/05/2025 às 13:21, MicaelMZ disse:

    Minha dúvida  é:
    A diferença entre o 4650G PRO e o 4600G comum justifica algum valor a mais na revenda? Posso vender por um valor mais caro, ou ninguém liga pra isso na hora de comprar?

     

    No quesito desempenho ambos são exatamente o mesmo processador. Usam a mesma arquitetura, mesma litografia e as mesmas especificações (Como única exceção é o TDP de 35w no 4650 contra 65w no 4600).
    Pra você ou pra qualquer outro usuário final, os recursos de segurança implementados na versão PRO não farão nenhuma diferença.

     

     

  5. @Dr Tavares Qual a marca e modelo da sua placa-mãe? Dependendo do modelo um Xeon E3-1230 cairia muito bem, fora que no Aliexpress você encontra por menos de 100 reais (sem o imposto do amor).

    Dependendo do valor que você for pagar em um i7 daria pra trocar a plataforma inteira, pegar uma placa-mãe e um Xeon 6/12 ou 8/16 pagando merreca. É muito mais desempenho pelo mesmo valor investido e ainda daria pra vender esse teu kit por uns 50~100 reais ai na sua região.

     

    Eu montei um kit desse a uns 2 anos pro meu primo estudar, não gastei 300 reais, peguei placa-mãe, um Xeon e5 2650 v2 + 16 RAM. Hoje roda até jogo com a GTX 1060 que emprestei pra ele.

     

    • Haha 1
  6. Em 12/05/2025 às 20:11, Lucas_Almeida345 disse:

    Entendido. Só uma dúvida, você me recomendou fazer undervolting no meu processador, mas o componente que está esquentando é a placa de vídeo, esse procedimento também interfere na GPU?

     

    Não, o procedimento é apenas para o processador, pra ajudar nas temperaturas.


     

    Em 12/05/2025 às 20:11, Lucas_Almeida345 disse:

    E sobre o fan frontal, realmente não tem, mas também acho que nunca teve, esse problema com temperatura foi repentino.

     

    Muitos fatores envolvem a refrigeração como temperatura ambiente, região onde mora, tempo desde a última manutenção etc, porém nada disso dispensa o sistema de refrigeração ativa do gabinete. Você pode até não ter problemas, mas estará degradando desnecessariamente os componentes por trabalharem no limite térmico.

     

    No caso da GPU especificamente, levando em conta ser um modelo já bem antigo, muito provavelmente a pasta térmica está ressecada, dificultando a troca de calor entre o chip gráfico e o dissipador da placa. Seria necessário desmontar a placa, realizar a limpeza e troca da pasta.

    No caso do gabinete recomendo que providencie ao menos uma fan para realizar a ventilação do gabinete, afim de manter a segurança, a estabilidade e conservar a vida útil do seu hardware.

     

    IMPORTANTE: Se não tiver conhecimento ou confiança suficiente pra realizar o processo, recomendo que leve o pc a uma assistência técnica, eles podem além de trocar a pasta da placa de vídeo, adicionar uma ou mais fans no gabinete.

     

  7. 15 horas atrás, TH_Freitas disse:

    @NStão @1lokos Boa noite galera, o processador chegou hoje, já instalei e deixei o pc ligado, tudo ok com a temperatura, usando apenas navegador ficou na faixa dos 35/39 graus, notei que o pc está com desempenho bem melhor, também fiz o teste no jogo cyberpunk, com algumas mudanças para o ultra, o jogo rodou super bem, a temperatura no jogo oscila entre 59 a 65 graus, resumindo vi que valeu a pena, obrigado a todos vocês que me ajudaram!

     

    A maior fluidez que você notou é exatamente pela maior contagem e núcleos.
    Importante é isso, ter feito uma boa aquisição e ter atendido as suas expectativas.

    Abraço.

    • Curtir 1
  8. 15 horas atrás, Felipe Alvs disse:

    Olá, estou com a mesma placa RX 560 XT 8GDDR5 

    já troquei BIOS, já fiz teste em todas as possibilidades kkk 

    o drive que para alguns funcionou o 20.11.2, não funcionou na minha máquina, ao iniciar a máquina ficou uma tela de bug colorida

    se por acaso alguém achou a solução, repasse aqui

    já estou pensando em aposentar essa placa kkkk

     

    Consegue enviar uma foto do Chip gráfico da placa?

  9. @Lucas_Almeida345 Normalmente esses modelos tem fans na parte frontal para refrigerar o gabinete. Já trabalhei com outros modelos de Optplex e todos tinha, pode ser que tenham retirado ou podem não estar funcionando.

     

    A recomendação é, abrir o gabinete e verificar a existência de fans na parte frontal, caso não haja nenhuma, recomendo fortemente que providencie, até lá deixe a tampa lateral do gabinete aberta para facilitar a refrigeração, pois esse modelo é bem compacto, sem fluxo de ar ele vira literalmente uma estufa.

     

    Uma observação extra:

    Se não em engano esses modelos de fonte puxam o ar de dentro do gabinete e sopram para parte de trás para refrigerar seus próprios componentes, sem ar frio entrando, ela vai puxar o ar quente do gabinete, o que pode sobreaquecer algum componente, levando inclusive a queima da fonte, e vai por mim, você não vai querer que sua fonte queime, esses modelos OME da Dell custam o mesmo de uma máquina nova, já tive que trocar nas empresas que trabalhei, o prejuízo é enorme.

     

     

     

    Captura de tela 2025-05-11 202744.png

     

    Tente reduzir um pouco a tensão do processador, deixando em 1.2v e verifique se ficou estável.

     

    Citação

     

     

  10. @Fause  Aparentemente existe uma dualidade, a placa tanto pode reconhecer e funcionar normalmente, como podem haver conflitos e/ou instabilidade.

     

    Como não tinha certeza, fui no chatGPT e fiz o seguinte questionamento.

     

    Tenho uma placa-mãe da marca Gigabyte modelo Ga- 945Gcmx-S2 que possui dois slots para memória RAM. No site do fabricante diz que o máximo de memória RAM suportado por essa placa são 4Gb. Na prática, qual a diferença entre usar apenas um módulo 2Gb ou dois módulos de 2gb cada? Em ambos os casos a placa irá reconhecer os 4Gb de memória total?

     

    Eis a resposta e a explicação.

     

    Citação

    image.png.578dc1150cf6180798cd6b245a91aa5b.png

     

    @Andre Luiz Maia Conforme resposta acima, existe a possibilidade de funcionar, como existe a possibilidade de gerar conflitos e instabilidade, Agora o que vai acontecer no seu caso, só testando pra ter certeza.

     

  11. 5 horas atrás, Lucas Anjos disse:

    Eu notei uma coisa. Quando tento ligar o computador sem o CPU estar conectado na fonte, ele liga dá um sinal laranja "dram" e as ventoinhas rodam. Mas quando tento ligar o CPU, ele não inicia.

     

    Comportamento normal da placa ao não identificar o processador.

     

    Tente o seguinte procedimento.

     

    Desligue TODOS os cabos da placa-mãe, retire a bateria da BIOS e deixe ela parada por uns 15 minutos.

    Em seguida monte novamente e verifica se tem algum sinal.

  12. 5 horas atrás, Edijardim disse:

    @NIGHT FALL vou tentar essa ultima cartada, vou fazer downgrade para versões anterior e testar,

    Aproveitando apareceu hoje uma b550-e rogstrix com preço justo acredito que seria uma possibilidade pra um futuro up de processador e gpu

     

    Muita grana investida em placa-mãe pra rodar processadores intermediários, essa placa pra rodar Ryzen 9, qualquer coisa abaixo disso ela deixa de valer a pena.

     

    5 horas atrás, Edijardim disse:

    Tenho outras duas em vista

    ASUS tuf b550m plus

    Msi mpg b550 gaming plus 

     

    Ambas são placas com VRM monstruoso, mas se encaixa novamente no citado acima.

  13. @rafaelrizzardi Te fiz 4 perguntas mas apenas uma foi respondida.

     

    Em 11/05/2025 às 04:03, NIGHT FALL disse:

    1º - Informe por favor a marca e modelo do seu gabinete.

    2º - Quantas fans existem no seu gabinete soprando ar para dentro? Informe a posição no gabinete onde cada uma esta instalada

    3º - E quantas soprando ar para fora? Informe a posição onde cada uma esta instalada.

    4º - Qual modelo do seu water cooler?

     

     

  14. 1 hora atrás, Lucas Anjos disse:

    Eu estava mexendo normalmente no PC, desconectei o teclado e liguei novamente ele desligou e não quer mais ligar. A placa acende led normalmente e dá um "click" quando tento ligar. É uma placa da ASUS, u.a Tuf gaming b550. Será que a placa queimou?

     

    O led estar ligado quer dizer apenas que existe alimentação chegando até ele, mas não diz nada sobre algum problema específico.

    Bem difícil um teclado queimar a placa, no máximo danificar a porta USB.

     

    Quando você você clica no botão power do gabinete, aparece alguma coisa na tela ou simplesmente não da sinal nenhum?

    A fan do processador e as fans do gabinete ligam?

  15. 36 minutos atrás, Ronaldo Salustino disse:

    Meu pc não está ligando mais. Quando eu aperto o botão de ligar, eu sinto um leve estalo próximo à fonte como se tivesse querendo ligar, mas não acontece nada

     

     

    Esse "estalo" já é bem sugestivo.

     

    36 minutos atrás, Ronaldo Salustino disse:

    Mas percebi que qualquer hardware que está conectado à porta USB consegue "pegar" energia, como o mouse por exemplo.

     

    Existem linhas de alimentação diferentes, 5v, 9v, 12v etc, pode haver problema em uma linha e na outra não. Fora que a energia necessária pra alimentar um led é infinitamente menor que pra energizar toda a configuração.

     

    36 minutos atrás, Ronaldo Salustino disse:

    Será que algum componente na fonte está com problema?

     

    Não da pra saber, única forma é testando.

     

    36 minutos atrás, Ronaldo Salustino disse:

    Será que também pode ser o processador que está com pouca pasta térmica e também possa estar impedindo a fonte de ligar?

     

    Pasta térmica é um componente ligado a refrigeração, não alimentação. não interfere em nada, daria pra ligar o pc inclusive sem ela.

     

    36 minutos atrás, Ronaldo Salustino disse:

    Eu não identifiquei nenhum capacitor estourado na placa-mãe e ainda não abri a fonte.

     

    Podem haver componentes queimados sem necessariamente estarem com alguma característica que sejá possível identificar visualmente.

     

    36 minutos atrás, Ronaldo Salustino disse:

    Não tenho outra fonte pra testar

     

    Então recomendo que leve seu pc a uma assistência técnica.
    Sem outra fonte ou mesmo outro hardware pra testar os componentes (placa-mãe, processador etc) fica complicado identificar o problema.

    • Curtir 1
  16. 8 horas atrás, willyam mello disse:

    Boa tarde, atualmente estou pensando em comprar uma placa de vídeo a rx 7600 porém me deparei com duas situações.
    Um modelo dual fan da xfx ou um modelo triple fan da gigabyte, a xfx eu não conheço muito bem a marca então não sei se é boa, mas ouvi dizer q a garantia dela e bem "ruim".
    Já a da giga por ser triple fan tenho medo q ela entorte com o passar do tempo, se alguém puder me dar um conselho doq fazer nessa situação eu ficarei muito agradecido.

     

    XFX não tem RMA no Brasil, eles devem usar parceiros ou assistências locais pra fazer esse processo.

    Gigabyte já tem atendimento no Brasil.

     

    Sobre RMA não tenho muita experiência, porém creio que isso pode te ajudar.

     

    Citação

     

     

    Sobre a escolha, tanto XFX quanto Gigabyte são marcas muito renomadas, se for pesquisar ambas as marcas tem reclamações e elogios.
    Eu iria na mais barata sem muita preocupação com isso visto que ambas tem 3 meses de garantia da loja e 9 meses de garantia do fabricante.

     

  17. 3 horas atrás, TH_Freitas disse:

     

    Favoritei aqui, mas a minha intenção era ter pego o processador para não ter mais nenhum gasto, vamos ver se o cooler que eu tenho vai conseguir manter ele em temperatura boa

     

     

    Pois é, vou ter que testar o desempenho, mas até já pensei em desistir da compra, mas também não sei se vale a pena, porque está difícil achar processador i5 por preço baixo, e também é chato desistir de compra sem ser por defeito ou mercadoria quebrada

     

    Amigo, volto a dizer, não há motivo pra preocupação, existe inclusive a possibilidade dele trabalhar mais frio que o i3, exatamente por não estar no limite do desempenho.

    Não há necessidade de desistir de compra, relaxa, está criando um monstro que não existe.

    • Curtir 1
  18. 5 horas atrás, Lucas_Almeida345 disse:

    Olá amigos, tenho uma R5 430 no meu pc e ultimamente ela tem esquentado muito. O pc começou a desligar sozinho, e quando fui verificar a temperatura, estava pegando os 100 °C, e detalhe, apenas vendo vídeos. Jogando chega aos 106 °C.

    Já troquei a pasta térmica, mexi nas configurações pelo AMD Radeon Software, instalei o MSI Afterburner, mas nada disso adiantou. Alguém poderia me dar uma luz?

     

    1º - Qual a marca e modelo do seu gabinete?

    2º - Quantas fans o mesmo possui pra refrigeração e em qual posição elas estão instaladas?

    3º - Acesse o link a seguir, baixe o aplicativo CPU-Z

    https://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

    4º - Após baixar, execute o aplicativo, tire um print da tela conforme exemplo abaixo e poste aqui no tópico.

     

    image.png.121b34b35459d8c672520860fe87a530.png

  19. 4 horas atrás, sagaki disse:

    @NIGHT FALL
    - Gigabyte A520M S2H
    - (2x16) Adata
    -  1xNvme 500gb
    - Fonte: MSI MAG A650BN

    Monitor 1080p 180hz 


    FPS competitivo

     

    Se o foco é FPS competitivo trocar a placa de vídeo já não faz sentido, aqui o ideal é com certeza fazer um Up no processador.

    O melhor processador da geração AM4 para esse fim é o Ryzen 5 5700x3D, é compatível com sua placa porém com algumas ressalvas.
    1º - Eu adicionaria dissipadores de calor no VRM da placa, o custo é baixo (Se você mesmo fizer o custo é zero) e você ganha segurança e longevidade na sua placa.

    2º - Atente-se também para o sistema de refrigeração do seu gabinete, se o gabinete for fechado, não tiver entradas de ar suficiente, providencie, assim não precisa gastar com outra placa-mãe.

    3º O tipo do cooler utilizado no processador. Quando se usa coolerbox, ele auxilia na refrigeração do VRM, porém se mudar para um modelo torre ou algum WC, toda área do VRM fica comprometida, necessitando ainda mais atenção no sistema de refrigeração do gabinete.

     

    O investimento vai depender do seu orçamento, mas saindo de um 5500 as duas opções que realmente farão diferença considerável de performance levando em conta o investimento são os modelos abaixo.

     

    5700x3D +ou- 1500

    5700 +ou- 1000

     

     

  20. 1 hora atrás, Matheus_1 disse:

    @NIGHT FALL Sobre as fans após voltar a configuração pro padrão e ela se mantem em 65 no maximo com um ruido aceitável. 

     

    Configure um perfil pra elas pra escalarem conforme a temperatura, assim você evita esse efeito turbina de avião nas sua cabeça o dia todo.

     

    1 hora atrás, Matheus_1 disse:

    ja sobre os 10% talvez seja um exagero mas antes ela ficava em 40/45 fps e após isso ela pega 50 a 52

     

    Bom ganho considerando que subiu apenas 150mhz, sua placa deve melhorar bastante se alterar o clock das memórias e subir a tensão. Nunca tive essa sorte com as minhas, todos os modelos que comprei até hoje foram péssimos em overclock.

     

    Uma dica extra, se busca mais fluidez nos seus jogos e seu hardware já não está mais entregando, experimenta o Lossless Scale, é um aplicativo (quase milagroso) de upscale e geração de quadros, custa míseros 15 reais e melhora absurdamente a qualidade da jogatina, se seu kit atual sofre pra manter 60fps, ele é a solução, vai conseguir jogar ai na casa dos 100FPS, a fluidez vai melhorar drasticamente com um custo quase irrisório.

    Eu comprei porque só por curiosidade pois não acreditei (Achei que a promessa era boa demais pra ser verdade), e o negócio é bizarro, eu consigo jogar títulos mais antigos que não tem suporte a FSR em resolução 4k que nativamente minha placa sofreria pra rodar, com uma qualidade visual muito boa e muita estabilidade.

     

    Se tiver curiosidade em conferir.

     

     

     

  21. 3 horas atrás, TH_Freitas disse:

    eu deveria ter revisto isso também, porque processadores intel sempre tem fama de serem mais frios que os da AMD

     

    Fama não, estigma. Isso ai acabou a uma década e até hoje as pessoas seguem carregando essa ideia.

     

    3 horas atrás, TH_Freitas disse:

    "Pichau Sage C2" desse modelo aqui: Sage c2 será que esse processador realmente esquenta muito? 

     

    Vai ter desempenho razoavelmente superior que o coler original (levando em conta que o cooler box da intel é horripilante de tão ruim) no entanto não há motivo algum para pânico, o processador esquentar não é um problema, só é problema se ele atingir patamares fora da recomendação do fabricante.

    Segundo a Intel a temperatura máxima segura de operação desse modelo é de 100ºC, mantendo a temperatura abaixo disso você não deve ter nenhum prejuízo de desempenho. Fora que o TDP do 9600 é de 95w, o cooler que você possui é capaz de dissipar até 100w.

    Usando cooler modelo torre e um gabinete minimamente ventilado, não há motivo para preocupação e tão pouco para gasto em um outro cooler, agora se seu gabinete for a famosa estufa, ai sim você tem motivos para se preocupar.

     

    • Curtir 2

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!