Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alberth OC

Membro Pleno
  • Posts

    148
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Alberth OC

  1.  

    Em 30/03/2020 às 23:05, BP3 disse:

    Abaixo 2 exemplos de otimização do SSD.

    Samsung 850EVO 3DVNAND 500gb comprado em 2015...

    Windows 10 ORIGINAL 100% sem bugs e sem nenhum ativador para nenhum programa pirata (que também ajuda).

    Antes do Baboo.jpg

    Depois do Baboo.PNG

    No caso as imagens são o antes e o dps? Diferença brutal!

  2. 7 horas atrás, Pietro Luigi disse:

    Mano, minha afilhada está vindo da Europa semana que vem, to tentando vender um dos meus filhos aqui pra pegar essa Mobo 😂

     

     

     

    *****, ngm no Grabr por enquanto mandou solicitação pra mim que está disponível pra comprar o bang. O pior é que o primeiro vendedor já acabou o estoque por este preço, só tem em um único. Tá froids achar alguém pra trazer o produto pra mim!

  3. Amazon do Trump tá vendendo a Crosshair VII Hero por 219 doletas. Desculpe galera, mas essa oportunidade eu não vou perder. Malz ai Colorful, mas não é toda vez que você vê uma Crosshair pelo preço de TUF X570 Gaming Plus!

     

    Link pro brodis: https://www.amazon.com/ROG-Crosshair-VII-Hero-Motherboard/dp/B07CCHP1LD/ref=sr_1_2?keywords=Crosshair+VII&m=A2SBX6Q9YPUHP7&qid=1563908365&s=merchant-items&sr=1-2

    adicionado 11 minutos depois
    14 horas atrás, piterfraga disse:

    @Lost Byte os processar ( x )valem a pena sim é que as pessoas levam em conta só o valor do cpu em uma maquina de 3.500 reais a diferença do cpu fica pequena no todo 

     

    Num é por nada não colega, mas na prática não existe diferença nenhuma de um 3600 para um 3600X. Tanto que, olha só, eu vi um pessoal comentando (tentarei achar o site que fez este teste) que fizeram um teste pra saber porque o 3600 tem 65W perante um 3600X que tem 95W e o que descobriram foi que ambos os CPUs tem o mesmo TDP, mas dependendo do cooler que você coloca na placa o 3600 trabalhará em 65W ou 95W, ou seja, quem decide o quanto o CPU terá de TDP teoricamente neste teste é o tipo de sistema de dissipação que você estará usando. No mais, são a mesma coisa.

     

    PS: Achei o vídeo, é do Hardware Unboxed:

     

    • Curtir 1
  4. 8 horas atrás, Lost Byte disse:

    Nos Ryzen 2000 aconteceu o mesmo. Diziam que o IPC e single thread era igual ou um tanto superior aos Haswell/Skylake, mesmo assim perdiam em emuladores e dependendo do jogo os FPS eram menores.

    Não sou muito aprofundado para dizer com clareza o que acontece, mas parece que é falta de otimização como o amigo disse antes. Não exatamente apenas a otimização.

    Existem diversos motores gráficos que  foram compilados para beneficiar alguns tipos de formas que o processador trabalha, que seria as instruções. Emuladores mesmo você tem opções de selecionar os plugins de vídeo junto o tipo de instrução como alvo (PCSX2 por exemplo).

    Testes sintéticos nunca dirão com precisão o desempenho real de uma peça, fora que ao combinar com as demais outras, elas também precisam trabalhar em conjunto de uma forma harmônica para extrair o melhor.

    Motor gráfico, driver, arquitetura, instruções, BIOS... Tudo influencia.

     

    O problema dos jogos e emuladores não rodarem bem nos Ryzen é simplesmente por culpa da própria AMD que parou no tempo de deixou a Intel dormir de braçada no mercado de desktops, logo, qualquer programa era mais otimizado na plataforma Intel do que na AMD que estava parada no Piledriver de 32nm. As coisas mudaram bastante desde a chegada dos Ryzen, mas ainda vai demorar um pouco mais para que todos os programas (ou a sua maioria) sejam otimizados para a plataforma AMD e os novos já estão vindo com isso, pois os novos consoles serão Ryzen + Navi, fazendo com que a otimização nos Ryzen em desktop sejam mais fáceis ainda.

     

    6 horas atrás, Pietro Luigi disse:

    Então, creio que a barreira do silício (E lei de Moore) está chegando ao limite em 1 vertente(Clocks), mas ainda tem muito desempenho p/ ser extraído no geral.

    Não é mais necessário chips monolíticos, os Ryzen provam que é melhor e mais eficiente os chiplets e muitoooo mais rentável (7nm da TSMC acho já nasceu com 70% de aproveitamento do Waffle, e só está aumentando).
    A Intel tem que investir pesado na arquitetura Mesh dela p/ competir com a IF da AMD. 

    Há também o desenvolvimento do empilhamento, já pensou que loco uma CPU com a RAM empilhada com largura alta, tipo uns 2048b(HBM2 por ex).

    Outra coisa sobre a rentabilidade, reclamamos da pouca capacidade de OC porque os processos de fabricação não são exatos. Mas estávamos (mal)acostumados a subir até +1Ghz por conta da Loteria do Silício.
    Mas do ponto de vista da empresa e da engenharia em si, o melhor é exatamente o cntrário, projetar algo que atinja X Clock e a fornada de Waffle sair o mais próximo possível do projetado e dos 100% de aproveitamento do Waffle.

     

    A lei de Moore será obsoleta com a velocidade que estão acontecendo as coisas, a Intel já abandonou ela quando viu que não conseguiria os 10nm tão fáceis quanto ela imaginava, as outras empresas estão agora buscando um meio termo antes de pular para cada litografia nova (como os novos 7nm EUV).
     

    E a loteria dos chips está tmb caindo, visto que nos primeiros testes das novas litografias elas já conseguem ultrapassar a barreira dos 50% fácil (a TSMC se não me engano disse que nos primeiros testes o aproveitamento era de 70%), fora que se não me engano a própria TSMC disse que atualmente seu wafer está entregando aproximadamente 85%, uma coisa literalmente impressionante em um curto espaço de tempo.

    • Curtir 1
  5. 4 horas atrás, Lost Byte disse:

    @Alberth OC

    Em laptops/notebooks a AMD precisa realmente melhorar. Estava procurando alguns modelos com Ryzen mas há mínimos modelos disponíveis no Brasil, fora que pecam e muito em desempenho sem dual-channel e apenas com 4GB de RAM. Os preços dos modelos em si não são caros até, mas o conjunto das especificações que sabotam e não liberam o potencial dos processadores.

     

    Aqui no Brasil e nos EUA realmente há poucos laptops Ryzen e os raros que tem são de uma qualidade de construção básica e apenas 4GiB RAM. Pelo que fiquei sabendo na Europa as coisas são diferentes, tem muito mais laptops Ryzen por lá do que nos EUA e a briga com a Intel é bem mais acirrada.

     

    1 hora atrás, brender disse:

    Ryzen 3000 possuem pouca margem para overclock manual, afirma engenheiro da AMD

     

    https://adrenaline.uol.com.br/2019/07/11/59691/ryzen-3000-possuem-pouca-margem-para-overclock-manual-afirma-engenheiro-da-amd/

     

    Porém, está questão tem motivo e nome: Precision Boost. Respondendo uma dúvida de um usuário no Reddit, Robert Hallock, gerente de marketing técnico sênior da AMD, escreveu que por conta do algoritmo do Precision Boots 2, a AMD está extraindo o máximo que os chips Zen2 são capazes de desempenhar, assim, dando pouca margem para um overclock manual.

     

    "É mais vantajoso habilitar o PBO, fazer overclock no tecido, fazer overclock na memória. Mas também é verdade no Ryzen 2000 Series."

     

     

    Vou dar minha opinião e pode ser um pouco polêmica, mas enfim. Vai chegar um momento em que fazer overclock manual será deliberadamente sinônimo de entusiasta ou daquela pessoa que quer ver o CPU rodando com frequência alta 24/7. Os Turbo Boosts tanto de Intel quanto da AMD estão ficando mais precisos e refinados a ponto do próprio sistema determinar quais programas realmente são necessários você rodar com os clocks lá no alto, claro, o turbo boost da Intel pra rodar em 5GHz é apenas em um núcleo, mas não duvido começarem a lançar um novo sistema que detecta qual sistema de dissipação você está usando, melhorando a precisão do turbo all core.

     

    A AMD já faz isso, porém a primeira versão era toda cag#$%, aparentemente essa nova melhorou e muito e praticamente você não precisa se preocupar com gargalo, clocks altos etc, deixa o sistema automatizar pra você. Mesma coisa vale pros Turbo Boosts das GPUs.

    • Curtir 5
  6. 6 horas atrás, brender disse:

    AMD RYZEN 3000 irá disputar contra a INTEL em todos os segmentos

     

    SERVIDORES

    NOTEBOOK

    DESKTOP

     

    AMD lança a linha de CPU Ryzen 3000 
    Análise: É tudo sobre o dinheiro no final

     

    Artigo completo: https://semiaccurate.com/2019/07/09/amd-launches-the-ryzen-3000-cpu-line/

     

    No último domingo, a AMD lançou sua linha de CPUs Ryzen 3000, que colocou a empresa em uma posição competitiva muito interessante. A SemiAccurate acredita que esses chips mudaram o cenário competitivo e também mudarão o cenário financeiro.

     

    Os chips:

     

    Vamos começar com o que a AMD lançou e em um caso lançará em setembro próximo, a linha de CPUs Ryzen 3000. Essas CPUs, tecnicamente, os MCMs são uma maravilha que se baseia na linha de produtos de servidor AMD Epyc, ao mesmo tempo em que consertava um monte de fraquezas que a arquitetura tinha . Aquela antiga CPU Epyc era um dispositivo NUMA que significava algumas latências de memória muito desiguais. Com a nova arquitetura, a linha Ryzen 3000 apaga isso fazendo com que todos os CCX (core cluster, dois por CCD) para as transferências CCX passem pelo cIOD (I / O die). Isso é muito bom para a próxima CPU de Roma, mas isso é um assunto para outro dia.

     

    Ryzen_3000_layout-768x432.jpg

     

    Três chips, uma CPU

     

    O NUMA não foi um problema para a geração anterior de CPUs AMD Ryzen 1000 e 2000, porque todos esses dispositivos usavam apenas um único chip de CPU (CCD) e tinham controladores de memória a bordo. Como você pode ver acima, a nova série Ryzen 3000 possui um ou dois processadores CCD de 7nm e os controladores de memória estão em um ciclo separado de 12nm.

     

    Tudo o resto é melhorado, IPC e relógios estão a par com o mais recente e melhor da Intel, o uso de energia é sem dúvida melhor, e os recursos são significativamente melhores do que a concorrência. Vamos dar uma olhada no que está por vir e no que está por vir antes de abordarmos essas questões.

     

    Ryzen_3000_pricing-768x432.jpg

     

    A programação de ambos os lados

     

    Os dois últimos, 3200G e 3400G, são APUs baseados na arquitetura mais antiga Ryzen 2 / Zen +, então vamos ignorá-los. Os próximos quatro acima, 3600, 3600X, 3700X e 3800X são a carne do mercado que combina um CCD com um cIOD, um MCM de dois chips. O modelo top, 3900X, é um CCD dois mais um MCM cIOD, tornando-o único na linha até o 16 core 3950X sair em setembro. Ele será compatível com 16C / 32T, rodando a 3.5 / 4.7GHz base / turbo, terá o total de 72MB de cache L2 + L3 habilitado e rodará a meros 105W. (Nota do autor: Nós realmente não esperávamos esse número de TDP, 105W impressionou-nos muito e como estamos cansados, isso exige muito trabalho.)

     

    Recursos ou não:

     

    Depois, há recursos, ou mais, a ponto de falta dela com a linha atual da Intel. A Intel tem jogado o jogo de remoção de recurso anti-usuário por muito tempo e agora está mordendo-os. Sua estratégia de segmentação de mercado inteira é baseada artificialmente e, em casos raros, na verdade limitando os recursos do usuário por diversão e lucro. Eles fundem conjuntos de instruções, threads e muito mais não por razões técnicas reais, apenas para segmentação de mercado. Quer um chip que expõe as instruções de criptografia de hardware (AES-NI), um recurso de segurança básica? Todos os modernos processadores da Intel têm, mas por um longo tempo a Intel a desativou em CPUs com preços mais baixos para que os clientes corporativos tivessem que comprar a pilha. A AMD não faz coisas assim.

     

    Essa estratégia de fusão de dólares e inimizade funcionou tão bem que a Intel começou a estripar recursos em hardware. Parte disso é feita por razões técnicas reais, tamanho do chip, energia e outras coisas, mas na verdade não é uma manobra tão esperta para fazer com que os clientes comprem uma CPU com preço mais alto para obter o básico do que precisam. Os Intel Xeons têm 48 pistas PCIe insignificantes, se você quiser fazer um armazenamento ou servidor de computação AI / GPU, você precisa de 2 Xeons para as placas necessárias. A AMD explodiu essa segmentação da água com o Epyc, que tem 128 lanes / tomada e teve um pouco de participação no mercado no processo.

     

    Nós mencionamos que o PCIe4 da AMD tem o dobro de largura de banda e menor latência, então isso não será um problema nos sistemas Ryzen 3000? Em suma, não há comparação, você simplesmente não pode fazer um sistema Intel de ponta sem grandes comprometimentos por causa de sua estratégia de segmentação. A AMD viu essa lacuna e explorou-a impiedosamente no servidor e agora é a vez do desktop. Os clientes acabam tendo melhores opções de sistema e não há nada que a Intel possa fazer nessa frente por pelo menos 18 meses.

     

    O X570 tem mais I / O mais rápido

     

    Chipset_comparison-768x432.jpg 

    Observe a ligeira diferença?

     

    Dólares e Sentido:

     

    Onde as coisas começam a ficar interessantes é o preço. Você deve ter notado no slide acima que a AMD está precificando sua linha Ryzen 3000 em cima das peças competitivas da Intel, não acima, nem abaixo, com a exceção do próximo $ 749 3950X para o qual não há parte análoga da Intel. Isso mostra que os números de referência da AMD são reais e que a empresa está mais do que confiante em avaliar preços como a Intel. Esta é uma grande mudança que terá enormes repercussões na indústria. Não são apenas cenários de marketing e escolhidos a cereja dessa vez.

     

    Se você voltar atrás e olhar para a história da relação competitiva Intel / AMD, que não seja o Athlon / Opteron / 64 dias, a AMD sempre esteve um passo ou dois atrás da Intel no desempenho. A Intel usou essa lacuna de desempenho para aumentar as margens em segmentos do mercado em que a AMD não poderia competir. Tradicionalmente, isso ocorre em aplicativos de encadeamento único de alto desempenho, laptop de baixa potência e servidor. A AMD só tinha ofertas no segmento inferior desses mercados e até que o Epyc baseado no Zen fosse lançado, tinha mais ou menos nada na frente do servidor. Os preços e margens da Intel subiram, onde a AMD não conseguiu ir e caiu nos mercados em que a AMD poderia competir. Isso sugou os lucros da AMD e os deixou lutando para competir, a estratégia da Intel funcionou.

     

    Nova paisagem:

     

    Agora a Intel tem um problema. A AMD ainda tem alguns produtos de baixo custo, o 3200G e o 3400G são excelentes exemplos disso, mas no desktop de ponta eles são equivalentes aos melhores da Intel e têm alguns nichos onde a Intel não tem resposta. A Intel ainda pode jogar os jogos de precificação durante todo o dia, mas as peças em que elas deixam margens não têm nada acima delas para subsidiar. Quaisquer cortes afetarão a linha de fundo.

     

    O próximo passo óbvio é fazer o que a Intel fez no passado, quando a AMD subiu na pilha, subsidiando de outros mercados, principalmente servidores. Dado o estado lastimável da competitividade dos servidores da Intel nos próximos dois anos, é improvável que isso aconteça. Isso deixa os laptops, um lugar onde a AMD não tem resposta para as ofertas da Intel até o lançamento das peças móveis Zen2 / Ryzen 3000 em alguns trimestres. Até que eles sejam lançados, a Intel pode jogar o velho jogo de aumentar os preços em um segmento para esmagar a AMD em outro.

     

    Mais uma vez, não achamos que a Intel faça isso por dois motivos, OEMs e dinheiro. Quando a Intel joga esses jogos de precificação, os OEMs não parecem gostar particularmente da prática por algum motivo. Se o preço de um laptop sobe subitamente em US $ 100, isso afeta as vendas e o ágio do fabricante. Do lado da renda, enquanto funcionaria a curto prazo, a Intel se prepara para uma queda mais forte quando a linha móvel Ryzen 3000 chegar. Nada como uma base de clientes irritada diante de uma alternativa viável contra uma parte superfaturada.

     

    Embora a Intel fizesse margens um pouco maiores aqui, isso os colocaria em uma queda muito mais difícil no futuro próximo. Eles sabem que precisam de toda a boa vontade que conseguirem no momento, então acreditamos que os jogos de preços de laptops em um nível que faria a diferença provavelmente não se concretizarão. Em suma, a Intel tem poucas ou nenhumas opções para subsidiar os preços para manter a AMD fora dos mercados em que a linha Ryzen 3000 acaba de entrar.

     

    Artigo completo: https://semiaccurate.com/2019/07/09/amd-launches-the-ryzen-3000-cpu-line/

     

    A AMD precisa agora focar no mercado de portáteis, pois em laptops a Intel está reinando absoluta sem ngm pra lhe provocar. Imagina só termos no futuro laptops e híbridos com Ryzen + Navi? A Microsoft está aparentemente criando seu próximo Surface com CPU AMD, não duvido nada que se o resultado for muito bom as outras fabricantes entrem no bonde, fora que os preços serão menos caros que os atuais com Intel.

  7. 5 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

    É o que citaram um pouco acima.
    Por mais parelho que estejam em desempenho(AMD x Intel), ainda dependemos e muitos dos Devs otimizarem bem p/ ambas as arquiteturas.

     

    As coisas vão começar a maudar a partir de agora, visto que o monopólio da Intel já está caíndo nos CPUs domésticos e isso só tende a melhorar pra quem tem os primeiros Ryzen 1000.

    • Curtir 1
  8. 8 horas atrás, Lost Byte disse:

    Na boa, se não tem urgência para comprar, espera passar um tempo e estabilizarem o desempenho e preços. Eu mesmo tenho condições de trocar de plataforma, mas ainda não sinto que seja a hora de morfar.

     

    Eu meio que já esperei duas gerações Ryzen pra comprar, quero investir nesse e como eu vou importar a mobo dos EUA então não vejo tanto motivo de esperar mais.

  9. 5 minutos atrás, RS Faria disse:

    Do vídeo do HB, performance Single e Multicore, com o mesmo clock

     

    Single.thumb.png.b18b6a56209074451266572d9592d7d2.png

     

    Multi.thumb.png.c6e4508e7664d77162a92f8c932210fd.png

     

     

    E tem esse detalhe sobre a banda de RAM, que foi visto num post anterior

     

    RAM.thumb.png.b573b71093d7a02ee21d8880f70c9dcc.png

     

     

    Precisa melhorar essa escrita ai, mas acho que deva ser porque ainda é BIOS recente. outra coisa gente, qual mobo vcs recomendam dentre as que cito abaixo:
     

    ASUS TUF X570 Gaming Plus Wifi
    MSI MPG X570 Gaming Edge Wifi
    Gigabyte X570 Aorus Elite (non Wifi)

    O problema da Gigabyte é que ela não é Wifi e não quero ter que ficar comprando peça avulsa pra usar o recurso.

  10. 42 minutos atrás, Thiago Carlini disse:

    Dia 07 que chega a nova geração né? Quero ver os testes logo e se bobiar já dispenso meu i5 e já parto pro Ryzen 5 3600.

     

    Sempre fui fanboy da intel, mas de 1 ano pra cá (depois que torrei meu i7 4790), fiquei observando o cenário da AMD com os novos Ryzen e tenho ficado bastante animado com a melhora que ela vem tendo.

     

    Comprei intel de novo por oportunidade claro, mas agora, dependendo de como ficar os preços, será o momento de dar outra chance para AMD (porque os FX foi um tiro no pé que me frustou demais).

     

    Estou ansioso para o lançamento.

     

    Eu vou de Full AMD cara, se eu não conseguir pegar um 3900X, provavelmente será um 3800X dependendo dos benchmarks dele contra o 3700X (vai que um over o 3700X encoste no 3800X...).

    • Curtir 3

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!