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  • Data de Nascimento 21/02/1970 (50 anos)

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  1. Já que criamos um relógio digital em eletrônica com proteus, outro em Linguagem C, com saída no console do windows, outro com a biblioteca graphic.h, outro usando linguagem java, e outro usando o JavaFx, o que poderia impedir de criarmos um usando o C++ Builder? Aqui está funcionando no vídeo um relógio digital criado no C++ Builder, e em nada ficou em falta. https://embarcadero-ccplus-plus.blogspot.com/2020/05/c-builder-relogio-digital.html //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm1::Timer1Timer ( TObject *Sender ) { if ( horas < 10 ) Label1 -> Caption = "0"; if ( horas == 24 ) { Label1 -> Left = 90; horas = 0; Label1 -> Caption = "0"; } Label1 -> Caption = Label1 -> Caption + StrToInt ( horas ); } //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm1::Timer2Timer ( TObject *Sender ) { if ( inicia_minutos == true ) { minutos++; } if ( minutos < 10 ) { Label2 -> Caption = "0"; } if ( minutos == 60 ) { minutos = 0; horas++; Label2 -> Caption = "0"; } if ( ( minutos >= 10 && minutos < 60 ) ) Label2 -> Caption = StrToInt ( minutos ); if ( ( minutos >= 20 && minutos < 60 ) ){ Label2 -> Caption = StrToInt ( minutos ); Label2 -> Caption = Label2 -> Caption + " "; } Label2 -> Caption = Label2 -> Caption + StrToInt ( minutos ); } //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm1::Timer3Timer ( TObject *Sender ) { if ( inicia_segundos == true ) { segundos++; } if ( segundos < 10 ) { Label3 -> Caption = "0"; } if ( segundos == 60 ) { segundos = 0; minutos++; Label3 -> Caption = "0"; } if ( ( segundos >= 10 && segundos < 60 ) ) Label3 -> Caption = StrToInt ( segundos ); if ( ( segundos >= 20 && segundos < 60 ) ){ Label3 -> Caption = StrToInt ( segundos ); Label3 -> Caption = Label3 -> Caption + " "; } Label3 -> Caption = Label3 -> Caption + StrToInt ( segundos ); } //---------------------------------------------------------------------------
  2. Para pesquisar o tempo em uma aplicação de juros compostos, precisamos entrar com três parâmetros: 1º) Valor do capital 2º) Taxa de juros 3º) Montante Com estas informações e uma fórmula bem aplicada, já somos capazes de descobrir o tempo em que um certo Capital, aplicado com tal Taxa de Juros, alcance o determinado Montante. Mas não foi fácil criar esta fórmula. Quando aprendemos a resolver isto no papel, usávamos logaritmo para complementar a fórmula, e agora quando fui passar a fórmula para linguagem de programação, fui por um caminho complicado e duvidoso, mas pesquisando sobre a biblioteca math.h do C, encontrei a função log (); e com esta solução o código ficou resumido e funcional. OBS: Depois que criei o vídeo percebi a falta de um pequeno ajuste nas casas decimais do resultado, Desconsiderem isto neste momento. Assista o programa funcionando no vídeo abaixo: https://embarcadero-ccplus-plus.blogspot.com/2020/05/juros-compostos-pesquisando-o-tempo.html //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm3::Informe ( TObject *Sender ) { //altera o estilo da font do Canvas para bold e itálico Canvas -> Font-> Style = TFontStyles ( ) << fsBold << fsItalic; //Configura o fundo do texto sem cores Canvas -> Brush -> Style = bsClear; //SetBkColor ( Canvas -> Handle, RGB ( 0, 177, 240 ) ); Canvas -> Font -> Size = 14; Canvas -> Font -> Name = "Garamond"; Canvas -> Font -> Color = clBlack; Canvas -> TextOut ( 200, 330, "Por: " ); Canvas -> Font -> Color = clRed; Canvas -> TextOut ( 240, 330, "Samuel Lima" ); Canvas -> Font -> Color = clBlue; Canvas -> TextOut ( 200, 350, "sa_sp10@hotmail.com" ); } //---------------------------------------------------------------------------
  3. Para pesquisar a taxa de juros em uma aplicação de juros compostos, precisamos entrar com três parâmetros: 1º) Valor do capital 2º) Valor do juros 3º) Tempo - que em nosso caso estamos entrando com o tempo em meses, que pode ser facilmente convertido para bimestre, trimestre, semestre ou ano. Assista o programa funcionando no vídeo abaixo: https://embarcadero-ccplus-plus.blogspot.com/2020/05/juros-compostos-pesquisando-taxa-de.html //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm3::Informe ( TObject *Sender ) { //altera o estilo da font do Canvas para bold e itálico Canvas -> Font-> Style = TFontStyles ( ) << fsBold << fsItalic; //Configura o fundo do texto sem cores Canvas -> Brush -> Style = bsClear; //SetBkColor ( Canvas -> Handle, RGB ( 0, 177, 240 ) ); Canvas -> Font -> Size = 14; Canvas -> Font -> Name = "Garamond"; Canvas -> Font -> Color = clBlack; Canvas -> TextOut ( 200, 330, "Por: " ); Canvas -> Font -> Color = clRed; Canvas -> TextOut ( 240, 330, "Samuel Lima" ); Canvas -> Font -> Color = clBlue; Canvas -> TextOut ( 200, 350, "sa_sp10@hotmail.com" ); } //---------------------------------------------------------------------------
  4. Para calcular o valor do juros em uma aplicação de juros compostos, precisamos entrar com três parâmetros: 1º) Valor do capital 2º) Taxa de juros 3º) Tempo - que em nosso caso estamos entrando com o tempo em meses, que pode ser facilmente convertido para bimestre, trimestre, semestre ou ano. https://embarcadero-ccplus-plus.blogspot.com/2020/05/juros-compostos-calculando-o-valor-do.html //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm3::Informe ( TObject *Sender ) { //altera o estilo da font do Canvas para bold e itálico Canvas -> Font-> Style = TFontStyles ( ) << fsBold << fsItalic; //Configura o fundo do texto sem cores Canvas -> Brush -> Style = bsClear; //SetBkColor ( Canvas -> Handle, RGB ( 0, 177, 240 ) ); Canvas -> Font -> Size = 14; Canvas -> Font -> Name = "Garamond"; Canvas -> Font -> Color = clBlack; Canvas -> TextOut ( 200, 330, "Por: " ); Canvas -> Font -> Color = clRed; Canvas -> TextOut ( 240, 330, "Samuel Lima" ); Canvas -> Font -> Color = clBlue; Canvas -> TextOut ( 200, 350, "sa_sp10@hotmail.com" ); } //---------------------------------------------------------------------------
  5. Juros compostos são muito utilizados em transações comerciais e financeiras em todas as partes do mundo. Compra de casas ou apartamentos a longo prazo, investimentos em conta bancárias, aquisição de empréstimos consignados, e outros negócios onde estes cálculos são necessários. Revendo nossos conhecimentos em matemática financeira, criamos quatro programas baseado em juros compostos, que são os seguintes: Pesquisando o valor do montante, que é este agora apresentado, Pesquisando o valor do juros, Pesquisando a taxa de juros, e, Pesquisando tempo necessário. Acompanhem seu funcionamento no vídeo abaixo: https://embarcadero-ccplus-plus.blogspot.com/2020/05/juros-compostos-pesquisando-o-valor-do.html //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm2::Informe ( TObject *Sender ) { //altera o estilo da font do Canvas para itálico Canvas -> Font-> Style = TFontStyles ( ) << fsBold << fsItalic; SetBkColor ( Canvas -> Handle, RGB ( 250, 221, 203 ) ); Canvas -> Font -> Size = 14; Canvas -> Font -> Name = "Garamond"; Canvas -> Font -> Color = clBlack; Canvas -> TextOut ( 200, 330, "Por: " ); Canvas -> Font -> Color = clRed; Canvas -> TextOut ( 240, 330, "Samuel Lima" ); Canvas -> Font -> Color = clBlue; Canvas -> TextOut ( 200, 350, "sa_sp10@hotmail.com" ); } //---------------------------------------------------------------------------
  6. É impressionante a utilidade de corpos esféricos nos dias atuais. Podemos citar algumas, mas seria impossível destacar todos os locais onde ela se encontra. Na maioria dos melhores esportes, na indústria, nas máquinas, nos veículos motorizados, etc... Por ser tão utilizadas, foi necessário a criação de fórmulas matemáticas para cálculos precisos de seu volume, área, circunferência e diâmetro. Sabendo-se o valor do raio que é a distância entre o centro da esfera e sua extremidade e o valor constante do número irracional π (pi), dado por aproximadamente 3,14, já somos capazes de criar um programa capaz de calcular o seu volume com boa precisão e com certa facilidade. E como estou usando o C++ Builder, aproveitei uma variável nativa contida na Vcl, própria para cálculos matemáticos, empregados em programação, e os resultados são apresentados abaixo num vídeo com o programa funcionando. https://embarcadero-ccplus-plus.blogspot.com/2020/04/c-builder-calculando-o-volume-de-uma.html //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm1::FormShow ( TObject *Sender) { Label_Manual ( Sender ); Image4 -> Visible = false; Image6 -> Visible = false; Image5 -> Visible = false; Edit1 -> Height = 21; Label1 -> Visible = false; Label2 -> Visible = false; Label3 -> Visible = false; Label4 -> Visible = false; } //---------------------------------------------------------------------------
  7. Quando queremos descobrir a diferença entre dois valores, usamos um pequeno cálculo matemático numa fórmula aplicada. se dois valores são comparados utilizando a fórmula abaixo: Val2 - Val1 / Val1 x 100, podemos dizer que a relação entre os dois é a variação percentual entre eles. Se o resultado destas comparações forem positivos, na matemática dizemos que houve um aumento percentual, e se for negativo uma diminuição negativa foi constatada, e para deixar isto mais claro criamos este programa no C++ Builder para cálculos destas variações, acompanhem no vídeo, e se tiver interesse clique no link e confira como isto foi feito. https://embarcadero-ccplus-plus.blogspot.com/2020/04/c-builder-calculo-de-variacao-percentual.html //--------------------------------------------------------------------------- #include <vcl.h> #pragma hdrstop #include "Unit1.h" //--------------------------------------------------------------------------- #pragma package(smart_init) #pragma resource "*.dfm" TForm1 *Form1; //--------------------------------------------------------------------------- __fastcall TForm1::TForm1 ( TComponent* Owner ) : TForm ( Owner ) { }
  8. A fórmula está no programa, basta clicar no link.
  9. Um corpo redondo, sólido e de geometria tridimensional, é denominado cilindro. O cilindro possui um volume que determina a sua capacidade, e a sua base é de formato circular. Para encontrar a área da base temos que calcular a área de uma circunferência, já que a base de um cilindro é circular como já foi citado acima. e sua fórmula para cálculo da área da base é: Ab = π . r² Ab: é a área da base; π: é o número pi (3,14); r: é o raio da base; E para calcular seu volume, basta multiplicar sua área base pela altura, e sua fórmula é apresentada abaixo: V = Ab . h = π . r² . h Pronto, isto é tudo o que precisávamos saber para criar um programa capaz de calcular o volume de um cilindro, acompanhem no vídeo abaixo: https://embarcadero-ccplus-plus.blogspot.com/2020/04/c-builder-calculando-o-volume-do.html //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm1::BitBtn2Click ( TObject *Sender ) { Label_Manual ( Sender ); Label1 -> Caption = " "; Label2 -> Caption = " "; Label3 -> Caption = " "; Label4 -> Caption = " "; Edit1 -> Clear ( ); Edit2 -> Clear ( ); Image1 -> Visible = true; Image2 -> Visible = false; BitBtn2 -> Visible = false; BitBtn3 -> Visible = false; } //---------------------------------------------------------------------------
  10. Exceto os números primos, todos os demais, possuem múltiplos e divisores. Um número é divisor de outro quando o resto da divisão for igual a 0. Portanto: 12 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6 e 12. 36 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18 e 36. 48 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24 e 48. Observações importantes: 1 - O menor divisor natural de um número é sempre o número 1. 2 - O maior divisor de um número é o próprio número. 3 - O zero não é divisor de nenhum número. 4 - Os divisores de um número formam um conjunto finito. Alguns números têm apenas dois divisores: o 1 e ele mesmo, esses números são chamados de primos. Isto já é suficiente para o que queremos fazer, mas algumas condições foram necessárias para que o programa funcionasse corretamente, confira no vídeo abaixo: https://embarcadero-ccplus-plus.blogspot.com/2020/04/c-builder-divisores-de-um-numero.html //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm1::FormShow ( TObject *Sender ) { Label_Manual ( Sender ); n_1 = 0; n_2 = 0; a = 0; i = 0; Shape1 -> Visible = false; Label1 -> Visible = false; RichEdit1 -> Visible = false; BitBtn2 -> Visible = false; BitBtn3 -> Visible = false; SpeedButton1 -> Visible = false; } //---------------------------------------------------------------------------
  11. Entendemos que múltiplos de um número natural, está relacionado ao conjunto dos números inteiros. Quando tratamos do assunto múltiplos referimo-nos, a conjuntos numéricos que exigem algumas condições. Qualquer número multiplicado pela sequência dos números naturais, obtém - se os seus múltiplos. Veja abaixo a sequência dos números múltiplos de 2 até 5: 2 x 0 = 0 2 x 1 = 2 2 x 2 = 4 2 x 3 = 6 2 x 4 = 8 2 x 5 = 10 Agora que sabemos a lógica de partida podemos aplicá-la em qualquer linguagem de programação, Mas algumas condições importantes devem ser observadas, segue algumas para que nosso programa tenha sucesso: 1ª) O número inicial sempre tem que ser maior que um. 2ª) O número final nunca pode ser menor que o número inicial. 3ª) O número à pesquisar tem que ser maior que um, pois não faz sentido procurar os múltiplos de um. 4ª) O número à pesquisar tem que ser menor que o número final. 5ª) O número inicial não pode ser igual ao número final. Aplicando estas condições simples teremos nosso programa funcionando corretamente, assista o vídeo abaixo: https://embarcadero-ccplus-plus.blogspot.com/2020/04/c-builder-multiplos-entre-dois-valores.html //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm1::FormShow ( TObject *Sender ) { Label_Manual ( Sender ); n_1 = 0; n_2 = 0; n_3 = 0; a = 0; i = 0; Shape1 -> Visible = false; Label1 -> Visible = false; RichEdit1 -> Visible = false; BitBtn2 -> Visible = false; BitBtn3 -> Visible = false; SpeedButton1 -> Visible = false; } //---------------------------------------------------------------------------
  12. Muito obrigado por ter me avisado!! estava dando um erro no link.
  13. Já sabemos que um número é classificado como primo se ele é maior do que um e é divisível apenas por um e por ele mesmo. Isto já é suficiente para aplicação de uma lógica computacional para seleção dos mesmos. Este exemplo exibe números primos entre dois valores inseridos pelo usuário, mas configurado para que o número final nunca seja menor que o inicial, e que não se permita a entrada de números menores que 2. https://embarcadero-ccplus-plus.blogspot.com/2020/04/c-builder-numeros-primos-entre-dois.html //--------------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm1::BitBtn2Click ( TObject *Sender ) { n_1 = 0; n_2 = 0; a = 0; i = 0; str_1 = " "; str_2 = " "; x = false; Label3 -> Caption = " "; RichEdit1 -> Visible = false; BitBtn2 -> Visible = false; BitBtn3 -> Visible = false; Label_Manual ( Sender ); } //---------------------------------------------------------------------------
  14. A alguns meses atrás postei um gerador e um verificador de cpf, se quiserem dar uma olhada fiquem a vontade, em breve vou criar uma versão no C++ Builder.
  15. Muito obrigado pelo alerta do erro. Corrigi o código dentro de minha lógica, inseri também como teste um arquivo de texto contendo 100 números embaralhados, e o programa funcionou perfeitamente. Sobre os vários loops, quero que entenda que programei com minha cabeça, se você fez isto com apenas dois, meus parabéns, na verdade nem tinha testado o programa totalmente, e com os poucos números entre 1 e 9 que testei funcionou corretamente, mas depois que você me disse que tinha erro, fui verificar e realmente tinha. Parabéns pela força que tem dado aos iniciantes aqui do forum, e acho que deveria preparar um material de estudo, quem sabe um ebook, ou um livro e colocar a disposição de possa interessar, isto é só uma sugestão.

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