Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

tiago4171

Membro Pleno
  • Posts

    291
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. @G4R0D Obrigado pelo comentário! Eu já tinha a CH341A de um problema anterior que tive com uma placa-mãe X79 Chinesa ambas as placas(A B450M e a X79) não consegui regravar com essa maldita garra jacaré. Para ambas as placas os chips foram reconhecidos, mas essa garra além de ser muito chato de colocar na placa, é bem instável! Devido ao número de tentativas a garra estragou e passou a não reconhecer/grudar no Chip. Cheguei bem proximo de conseguir regravar na B450M, mas na X79 acabei danificando a placa por falta de experiência. Tomei bem mais cuidado na B450M pra não danificar fisicamente mesmo assim a garrinha estragou antes. Finalizando resolvi, comprar uma X570 Steel Legend(Não por preferência) e manter o resto das peças de menos a fonte. E daqui pra frente vou preferir pagar pra gravar a BIOS seja qual for o problema, mas graças a Deus a X570 veio que uma boa BIOS pro meu uso em especifico e acho que não vou precisar trocar tão cedo de BIOS(nem tão tarde). Essa confusão toda me deixou uns 2 meses sem PC fora a frustação de ter tudo na mão pra consertar e não conseguir. Vou vender a B450M Steel Legend no estado que se encontra. Caso tenha interesse pode me procurar aqui no fórum! A placa iria fazer 2 anos de uso esse ano. Obrigado a todos que ajudaram no tópico.
  2. Bom pessoal, comprei esse computador novo no meio da pandemia. Sei que irá valer bem menos do que paguei principalmente por causa da placa-mãe que precisa regravar a BIOS. Pode acompanhar o progresso desse problema neste tópico aqui no CDH mesmo Enfim eis o Kit: Ryzen 7 2700x 4x8GB (32GB) memória RAM - Sendo 2x8GB Corsair RGB 3000Mhz e 2x8GB Cuso 3000Mhz GT 740 1GB GDDR5 (Original da EVGA) ASRock B450M Steel Legend - Precisa apenas regravar a BIOS Gostaria de vender apenas a RAM da Cuso, entretanto gostaria de saber quando vale essa corsair RGB. Na época havia pago R$600 neste kit de RAM na Pichau com frete incluso e tudo. Apesar do Kit me atender acredito que se eu for de Intel serei mais feliz, o motivo está na introdução do tópico citado Desde já agradeço a todos pelo ajuda
  3. Vivendo e aprendendo! É por isso que gosto desse forum! Obrigado pelos esclarecimentos @Edvaldo J. Frederico e @Batata Defumada Vou passar recomendar melhor agora, não sabia que A520 era tão limitada. De qualquer forma ainda é possível economizar na placa-mãe
  4. Passando pra atualizar @AdrianoSiqueira A Getech me informou uma estimativa de R$250,00 pra realização o serviço mais o custo de envio ao estado de SP(A atendente é da unidade de SP) Vou tentar olhar algumas assistências aqui perto procurando por valores dependendo vou pensar no que faço. Vou tentar olhar também quanto consigo nesta placa-mãe do jeito que se encontra pois dependendo vou tomar outro rumo!
  5. @DK_BR Como até lá pode aparecer placa melhor nova no mercado. Eu ainda acho mais jogo você comprar uma placa de vídeo mais fraca apenas pra não depender do gráfico integrado. Pois analise comigo, você precisaria de uma placa-mãe melhor, e memórias ram mais rápidas apenas pra usar gráfico integrado que nem é tão bom assim por apenas aproximadamente 2 anos e depois nunca mais usar o gráfico integrado novamente a não ser depois em caso de emergência. Não sei você mas eu prefiro ser um pouco mais sensato, já que a máquina é apenas pra jogos. Você pode economizar na RAM pegando uma de 3200mhz(Limite do processador sem OC), pode economizar na placa-mãe e pegar uma A520M bem construída, Um processador com desempenho similar como o Ryzen 5 5500 e só nesta brincadeira economizar uns ~500 reais. Apertando mais um pouco aqui e ali vocẽ consegue uma placa de vídeo melhor que o gráfico integrado do Ryzen 5 5600G e e ter melhor desempenho geral da máquina com um PC mais equilibrado até conseguir comprar outra ainda melhor daqui 2 anos. Bom isto é o que eu faria! NOTA: Deixo com você uma tabela do Detetive de SSDs brasileiro mais conhecido por Gabriel Ferraz com uma lista de placas mãe com informações detalhadas sobre a construção das placas desde A320 até X570. Pode te ajudar a melhor escolher sua placa-mãe baseado no processador escolhido. Clique aqui pra ver a planilha!
  6. Vou tentar te ajudar aqui. Tenho um Xeon E5 2640 v1 + Killsre 2x8GB (16GB) 1333mhz ECC parados aqui porque minha placa-mãe deu problema e fiquei com tanta raiva que acabei comprando um Ryzen. Estou falando isso porque como já tive kits Xeon e posso indicar cooler com tranquilidade. Antes de recomendar um cooler gostaria de saber qual o CPU e se a placa-mãe em questão. A placa-mãe é LGA 1356 ou LGA 2011? Aqueles Kits mais baratos de X79 com por exemplo E5 2420 são exemplos claros de X79 com soquete de pinagem diferente. Isso pode implicar na furação da placa-mãe podendo criar confusão na hora da compra do cooler. Devo informar que aquele Bracket que costuma vir com a placa-mãe ALGO PARECIDO COM ISSO (LINK DO ALIEXPRESS) adiciona compatibilidade de cooler para processadores AMD(Sockets AM3, AM3+ e AM4) com essas placas mãe X79. Daí fica fácil Basta o cooler ter alça pra prender e ser compatível com AM3 ou AM4 que a compatibilidade é garantida! Pra fins de ilustração só comprei um único cooler (Gammax 300) e usei com AM3 (Phenom II x4), X79 LGA 2011 (Xeon E5 2640 e E5 2689) e por ultimo AM4 (Ryzen 7 2700x). Não precisei trocar nada no meu cooler, apenas instalei o Kit AMD e já era tudo pronto pro próximo PC. Então informe a placa-mãe e o processador que farei o possível pra te ajudar!
  7. De longe me parece OK. Porém uma coisa me chamou a atenção, e onde é onde eu pensaria um pouco mais na escolha. A não ser que lá na frente, tipo daqui uns 5 anos você queira pegar um Ryzen 7 5700X ou um Ryzen 7 5800X3D por motivo qualquer, EU particularmente não pegaria essa placa-mãe Pra um Ryzen 5 5600G uma placa-mãe de Chipset A520 de qualidade da conta do recado e ainda sobra. Com essa grana você pode pegar mais armazenamento ou até uma GPU dessas mais baratas. Enfim vou deixar uma dica valiosa. Só compre placa-mãe top pra CPU Top ou quando num curto espaço de tempo vocẽ planeje comprar um CPU melhor. Mas se não me engano, placas com potência de até 3070 ou 4070 em jogos esse 5600G empurra de boas. Use o bom senso e compre algo que vá de acordo com seu uso. Se o foco são APENAS jogos faça o que te digo e compre uma placa-mãe mais simples e mais barata, economizando nisto você pode apertar e talvez até pegar uma RX 580 ou coisa com potencia parecida e talvez quem sabe pegar até uma Ryzen 5 5500 ou outro sem o G.
  8. Primeiramente obrigado pela sua rápida resposta! Eu conheço o procedimento a ser feito e te afirmo não é difícil. Só que é necessário as ferramentas corretas e pouco de prática! Estação de Ar quente, Fluxo pastoso, Estanho, Regravador EEPROM e a depender do chip um adaptador de tensão pro chip em especifico, pois estas gravadoras mais baratas como a CH341A coloca uma tensão muito alta em cima do chip. Para ilustrar veja este vídeo de um canal que já acompanhava a um bom tempo. Ele trabalha com manutenção de eletrônicos na Europa. https://www.youtube.com/watch?v=FJ0rAM-N7tY Neste Vídeo ele atualiza tenta atualizar a BIOS, corta a energia no meio do processo e depois recupera. Muito interessante! Está em Inglês mas é legenda é boa! Getech estava indo bem porém o dono se envolveu em polêmicas demais e apareceu até na TV por causa de algumas dessas polêmicas e problemas com reclamações de clientes. Não conheço outra assistência a não ser essas de bairro, entretanto posso estar entrando em contato pra tentar averiguar os valores ao menos. Assim poderei saber se vale a pena ou não! Grato pelo norte! EDIT: Eu voltarei atualizando com mais informações na medida que vou avançando. E espero fechar este tópico com final feliz!
  9. Boa tarde pessoal! Devido ao "uso nichado" que faço do computador acabei tendo que navegar entre diversas BIOS regravando várias vezes até encontrar uma BIOS que suprisse corretamente parte meu uso diário do computador. INTRODUÇÃO Trabalho bastante com tecnologias de ponta que começaram a emergir pro mercado de consumidores finais a pouco tempo, entretanto no dia a dia tem que se lidar com alguns problemas vez ou outra pois novamente é algo relativamente novo pra este mercado. Mais conhecido por virtualização Tipo 1 faço uso diário de programas como QEMU sistemas operacionais baseados em Linux, Proxmox e todas estas coisas relacionadas a virtualização. Diferente do virtual box ou outros produtos como VMWare Workstation, virtualização tipo 1 funciona de forma totalmente diferente com possibilidade de passar hardware real como SSDs NVMe, placas de vídeo e etc pra máquinas virtuais perdendo de 3% a 10% de desempenho no máximo a depender do trabalho a ser executado. Como não sou gamer exigente essa perda pra mim é irrisória e por isso prefiro usar o computador desta forma. Consigo usar MacOS, Linux, Windows, ChromeOS com um click do mouse sem ter de reiniciar o PC. A escolha de peças que fiz 2 anos atŕas não envelheceu muito bem e ainda por cima não serviu os propósitos corretamente tendo problemas vez ou outra. COMPONENTES Antes vou lhes informar qual os componentes do computador: Ryzen 7 2700x rodando com offset(undervolt) de -0.75mv 4x8GB (32GB) memória RAM rodando a 2666Mhz RX 580 8GB (Original da Gigabyte) ASRock B450M Steel Legend Fonte Corsair CX 430 HDD 1TB Seagate 5900RPM SSD Lexar 256GB GT 740 no Slot PCI-E Secundário (Conectado ao Chipset da placa-mãe por isso roda a PCI-E 2.0 x4) OBS.: A GT 740 não era usada ao mesmo tempo que a RX 580. PROBLEMA O problema foi que ao seguir um tutorial desatualizado de downgrade de BIOS para AM4 acabei me deparando com problemas no meio do processo e após um erro inesperado a placa-mãe não deu mais vídeo infelizmente. É eu sei errei feio! 1º - Por tentar fazer downgrade de BIOS em placa-mãe sem flashback 2º - Por seguir um tutorial desatualizado sem ler os comentários antes Felizmente a placa-mãe não tem outros problemas. Todos os problemas que enfrentei durante o uso eram puramente coisas da AMD e suas AGESA bugadas. Pra um uso tão nichado como o meu este tipo de problema é mais que comum ao menos pra usuários AMD. Por isso eu necessitava do Downgrade. PROBLEMA 2? A grande icognita agora é como lidar com tudo isso? Uma vez que não tenho referência alguma de assistência confiável ou técnico de confiança pra realizar este serviço. Ainda não pesquisei aos meus arredores mas já precisei de um serviço deste anteriormente e queriam me cobrar R$270,00 pra realização do serviço. Isso se não danificarem a placa no processo ou roubarem componentes prática comum em assistências. Será que consigo bom preço nesta B450M Steel Legend pra tentar comprar uma B350 ou X470/X370 de qualidade pra ter melhor compatibilidade com meu processador que apesar de já defasado me quebrava um bom galho! Outra opção talvez seria tentar comprar estes Kits Xeon da China. Que apesar de muito baratos tem qualidade duvidosa. Porém me serviriam como uma luva já que desempenho em jogos não são minha prioridade mais. Enfim, Agradeço a todos os que se comprometerem a me ajudar! E peço desculpas pelo imenso texto
  10. Grato a todos pelas respostas! Irei comprar outra fonte assim que receber meu pagamento.
  11. @rodrigo.dcvieira Obrigado pelas dicas! acabei descobrindo o que fazia as tensões baixarem e o computador reiniciar periodicamente sem motivo aparente. Bom o cabo de 24 pinos da fonte ficou bastante tempo dobrado de mau jeito no meu projeto de gabinete podendo assim ter danificado os cabos e posteriormente apresentando um mau contato ou fuga de corrente. Infelizmente estou sem grana pra comprar uma fonte de qualidade, e está bem difícil encontrar fontes boas num preço bom ultimamente restando apenas fontes de procedência duvidosa. Como não mexo muito no gabinete por hora dá pra usar na posição que deixei o cabo da fonte, mas já estou com alerta ativado e irei continuar procurando uma boa fonte. Devo receber no mês 10, se tudo der certo e daí talvez consigo comprar uma fonte substituta. Grato pela atenção, e peço desculpas pela demora na resposta. Pois estava verificando tudo!
  12. Olá! @Game_Hard Você comentou em um tópico antigo meu, e eu resolvi te ajudar, afinal, o problema foi comigo sendo assim consigo lhe dar instruções precisas do que passei. Então vamos lá: O problema que tive tinha haver com alta densidade de memória e processadores antigos como de Socket 775(Core 2 Duo, Core 2 Quad) que ainda não tinha este suporte. Eram muito poucas as placas que tinham suporte a DDR3 sendo assim pode-se dizer que estávamos na virada do DDR2 pro DDR3 e portanto o suporte não era tão amplo. Colocando num contexto mais atual, é como se eu tivesse comprado uma placa-mãe como dos Ryzen de 1ª geração(Ryzen 5 1400, Ryzen 7 1700 e etc...) O suporte a DDR4 rápidas não era tão comum nesta época o suporte era bem limitado também. Um exemplo ainda melhor seria o recente Socket AM5 com DDR5, que apesar do desempenho, alto custo e todas essas nuances suporte a DDR5 não é lá tão bom e tem rendido problemas pontuais em ambas plataformas Intel e AMD. O ponto é transição entre gerações sempre é problemática e este NÃO É O SEU CASO! Pois como você mesmo citou, você possuí um Ryzen de 3ª geração, logo restam algumas hipóteses pra tentar solucionar o seu problema: RAM RAM com defeito RAM incompatível com a placa-mãe placa-mãe com defeito CPU com defeito Você não citou detalhes importantes dificultando o diagnóstico remoto: Modelo da placa-mãe Modelo da memória RAM Se foi feita atualização de BIOS Se a placa-mãe é nova Se o setup é novo Se já funcionava antes Algumas dicas baseado no que você nos forneceu: APU Ryzen é muito sensível ao tipo de memória RAM justamente pelo fato de a placa-mãe fazer uso da RAM como memória de vídeo. Logo não é qualquer DDR4 que irá funcionar Fonte genérica danificam o computador a longo prazo. Sugiro a troca por uma de qualidade, pois apesar de não estar diretamente ligado ao problema atual pode acarretar coisa pior a curto ou a longo prazo Se o setup for novo verifique a compatibilidade da RAM com a placa-mãe e do processador com a BIOS instalada. Placas mãe costumam vir de fábrica com BIOS antigas, podendo gerar incompatibilidades. O mais claro a se fazer é trocar a RAM pra fins de teste e só então considerar as outras hipóteses. Não sei se já resolveu o problema, mas esta é minha contribuição!
  13. @rodrigo.dcvieira Obrigado por sua rápida resposta! Eu a li de madrugada, porém estava muito cansado pra responder. Então vamos lá: Eu sempre olho de tempos em tempos, no Linux inclusive tem ferramentas pra avisar com notificações na interface gráfica quando o Disco está apresentando defeitos. Porém desta vez eu deixei desativado aí só percebi depois quando já não conseguia acessar os arquivos. Mas não perdi absolutamente nada importante, só jogos da Steam que havia instalado pela máquina virtual. Então nada pra se preocupar por aqui. A saúde dos outros discos(O HDD e o SSD) está OK, inclusive conforme o CrystalDiskInfo (Testado no HirensBoot). Observação: O HDD apresenta um erro antigo no SMART, mas é pelo fato que comprei um HDD recondicionado em loja física sem saber. Logo ele chegou com 3 anos de uso e erro no SMART acusando que ele trabalhou em altas temperaturas. Sempre que o PC desliga sozinho e o terceiro HDD(O com Bad block) está conectado todas as tensões sofrem perda considerável. Porém ao voltar do crash, entro na BIOS e está lá o 3.3v em rodando 2.7v subindo novamente pra 2.8v lentamente. Estou citando a 3.3v porque é a mais afetada, as outras também ficam bem abaixo, mas não tenho os números exatos pra te falar. Assim que removi esse HDD com Bad block as tensões voltaram ao normal. Muito estranho pra ser coincidência! Estou rodando jogos pesados no meu tempo livre pra tentar ver se consigo capturar outro crash da máquina Bom, eu perco espaço apenas e usabilidade. Já que utilizo só pra colocar arquivos grandes (~100GB+ por arquivo que vão expandindo ao poucos). Desempenho nem tanto, pois esses arquivos apesar de grandes não tem tanta utilidade a longo prazo. Logo se eu perder com aconteceu, posso conseguir novamente. Entretanto isso limita o número de máquinas virtuais teste que posso ter, então o impacto parece pequeno mas até que é considerável Porém a pergunta que não quer se calar. Pode um disco rígido causar baixas tensões a placa-mãe e consequentemente crashes constantes na máquina mesmo sem utilizar o disco como disco principal do sistema? Comprando um SSD NVMe e outro M2 Sata resolveria o problema de armazenamento de vez? Ou será que teria que trocar a fonte junto? Até porque o meu bolso não está me ajudando muito rsrsrs EDIT: Tem um fato que eu de fato me esqueci, como a fonte está bem velha, 2 dos 4 conectores de energia SATA estão estragados. Logo só posso usar dois discos SATA ou um disco e um leitor de CD(por exemplo, eu não uso isso mais rsrsrs). Logo estava utilizando os discos extras com adaptador molex pra SATA. Pode isso interferir também? Grato pela atenção! EDIT: Foto antes e depois das tensões ANTES: DEPOIS:
  14. Boa noite pessoal! Tudo certo com todos? Espero que sim! Estou com uma fonte da Corsair CX430 que comprei na antiga Balão da Informática a quase ~10 anos atrás. Entretanto recentemente a a mais ou menos 1 ano ou ano e meio o computador começou a apresentar alguns defeitos que devem apontar para a fonte. - Reinicio inesperado em jogos pesados - tensões baixas Estou com certo receio de continuar utilizando a fonte, pois o componente mais antigo que tenho hoje na máquina é esta fonte. Todavia, encontrei uma luz quando retirei meu 2º HDD. Tenho 1 SSD Sata e 2 HDs Sata também. Após alguns trancos e barrancos percebi que esse HDD de 500GB está com 5 bad blocks, e toda vez que o PC reiniciava sozinho eu ia até a BIOS e na tensões informadas na BIOS percebi que o o 3.3v estava sempre muito baixo, Por volta de 2.82. Logo que tirei o HDD todas as tensões estabilizaram mais próximas do que deve ser de fato. 12v com ~11.721v 3.3v com ~3.288v 5v com ~4.926v O problema que ao retirar esse HDD perco 500GB e apesar de ser um disco rígido(considerando por muitos coisa do passado) para o uso que dou pra ele acabo tendo grande impacto na usabilidade da máquina. Agora o dilema: SSD ou Fonte nova? Armazenamento maior ou ganho zero? Tenho receio de comprar outra fonte e continuar com problemas de tensões ou coisa pior perder parte da usabilidade da máquina. Me considero usuário de Linux Intermediário e apesar de conhecer ferramentas para Linux que ajudam a aferir as temperaturas e tensões não são tão intuitivas e precisas como no Windows. Com baixa carga nunca vi isso ocorrer! Então como no Linux não tem muitos jogos pesados pra se jogar ou instalar com facilidade fico com a corda no pescoço tentando testar sem ter como. Consigo instalar o Windows em Hypervisor tipo 1 (QEMU) e jogar por lá com -3% de desempenho comparado a uma instalação bare metal(direto na máquina), porém perco todo o monitoramento já que não é possível monitorar tensões dentro da VM. Agradeço desde já a todos os que envolverem no meu tópico. Grato! Meu PC: - Ryzen 7 2700x sem overclock nem undervolt - RX 580 8GB Gigabyte (Original) - Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend - 32GB RAM rodando a 2666Mhz (Corsair 2x8GB 3000Mhz + 2x8GB Cuso 3000Mhz) - SSD 240GB Lexar - HDD 1TB Valeu!
  15. @Marcelo_gs Compreendo perfeitamente! Mas se eu for pegar outra fonte quero pegar uma de 600W-650W pra cima pra ter 2 Conectores PCI-E. Pois, quando utilizava a RX 580 e a GT 740 a GT 740 em especifico era conectada a fonte por meio de adaptador Molex pra PCI-E. Por mais básica que a GT 740 seja, meu modelo EVGA precisa de conector extra de energia de 6 Pinos. Deve se perguntar porque raios preciso de duas GPUs? A resposta é bem simples, não uso o computador instalando o sistema direto no HDD/SSD, eu virtualizo tudo com Linux e a Tecnologia KVM(Kernel Virtual Machine) deixando tudo isolado, seguro e o mais importante flexível. Flexibilidade é o mais importante pra mim, pois testo muitos sistemas e poder instalar por exemplo o Windows 11 sem ter que mexer nada no meu particionamento perdendo 2% a 5% de desempenho no CPU pra mim é um baita negocio. Por isso uma segunda GPU ajuda demais, mesmo rodando em x4 no segundo Slot. Pensei recentemente em trocar essa GT 740 por uma GT 1030 devido a 1030 não precisar de conector extra, e ela me serviria como uma luva. Consequentemente o investimento na fonte inicialmente na fonte seria mais caro, pra praticamente 0 ganho extra. @rodrigo.dcvieira Troquei uma R9 270 por uma RX 580 recentemente, fiz o ultimo pagamento agora mesmo. Ou seja a RX 580 será minha GPU por um bom tempo ainda. Vou estudar melhor esta história, com calma até porque a fonte tá ficando velinha. Ano que vem ela faz 10 anos de idade! Fora que ela já me deu problema de superaquecimento porque montei cooler de forma incorreta na penúltima limpeza. Pode acompanhar isto neste tópico. Por um lado posso ter um baita upgrade de armazenamento, mas por outro posso ficar sem PC da noite pro dia devido a idade da fonte! Vou dar uma pesquisada em ambos, até porque fonte tá em falta principalmente estas mais fortes. Agradeço a todos pelas opiniões!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...