Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Charles Rabelo

Membro Pleno
  • Posts

    27
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Após analisar minuciosamente o sinal que provêm do sensor, cheguei á conclusão que o sinal tinha um pouco de ruído, testei o sensor separadamente e constatei que ele estava operando corretamente, então decidi imprimir um novo disco dentado mais preciso para analisar a reação do sistema. O sinal ficou mais limpo mas não solucionou o problema da variação da velocidade do motor. O microcontrolador controla a rotação do motor via PID. Diferentemente do PID para controle de temperatura, o PID de controle de motores de indução são um pouco mais complicados e precisam de algumas constantes pré-definidas para auxiliar nos calculos. Pensei que tivesse alterado essas constantes quando eu limpei o motor, como por exemplo ter alterado a intensidade do fluxo magnético ou ter minimizado muito o atrito de rotação algo semelhante. Então eu projetei um circuito que altera como o microcontrolador "vê" o motor, alterando a velocidade de variação da rotação e diminuindo a velocidade máxima de 3000RPM para 1200RPM. Funcionou muito bem. Aparentemente o problema havia sido solucionado. Mas quando montei todas as peças algo aconteceu, o motor ficou como se tivesse com uma carga alta. Logo encontrei a causa, o ima girando bem próximo da placa que segura a unidade de aquecimento deve criar um campo magnético que resiste à rotação do motor. Retirei o circuito que eu havia projetado e apenas ajustei a distância entre o imã e essa placa metálica e funcionou. Cheguei á conclusão de que nesse caso era a ausencia da placa que segura o elemento de aquecimento que estava causando esse problema durante os testes. O equipamento está 100% funcional. Agora vou fazer o painel frontal e instalar. Abaixo disponibilizo as fotos do equipamento montado, do imã e da placa. Agradeço a contribuição de todos vocês nesse projeto. Assim que eu concluir tudo eu volto a postar fotos. Demora um pouco para atingir os setpoints pois estou usando um transformador de 300w para funcionar o equipamento que é 698w.
  2. Em todos os testes o disco dentado esteve presente. Desconfio do motor. Acredito que alguma coisa aconteceu quando desmontei, limpei e remontei. O motor esta esquentando bastante. Sendo que refiz o bobinamento exatamente igual ao original. Acredito tambem que esse descontrole na velocidade do motor seja devido a drenagem de corrente ou sei la o que de forma muito desigual em diferentes momentos da rotação. O disco dentado tambem possui um leve empeno, ja fiz o meu melhor para desempenar. Ainda assim nao ha como ficar perfeito. O sensor é um OPB620.
  3. Agradeço a participação de todos vocês nesse projeto. Encontrei a localização do problema relacionado aos displays. O que estava acontecendo era que a comunicação de um dos pinos do 595 com o 4511 estava interrompida, fazendo um pino fundamental do 4511 flutuar, o que estava causando todos os problemas anteriores. Eis o novo problema, um bastante intrigante por sinal. O potenciômetro é quem diz ao microcontrolador qual RPM estabilizar. O microcontrolador "lê" essa entrada analógica, juntamente com outra entrada vindo do sensor de RPM e modula uma saída para um Triac, responsável pelo ajuste de velocidade do motor. Antes de trabalhar na restauração do motor, ou seja, na retirada da ferrugem, lubrificação dos rolamentos e limpeza geral, testei todo o conjunto montado, o resultado foi que parecia que o microcontrolador estava "lutando" bastante para manter o RPM dado pelo usuário, se ajustasse para digamos 1000 RPM, o microcontrolador "dizia" para "acelerar" o motor para tal RPM, mas a velocidade meio que saia fora do controle, chegando por volta de 1200RPM e seguido por uma desaceleração que fazia o motor quase parar, mas aproximadamente após umas 2 ou 3 oscilações, "aceleradas" e "desaceleradas" o controlador conseguia estabilizar e manter o RPM no tal dos 1000 RPM, e não só em 1000, mas em qualquer valor que eu punha, ele estabilizava, com dificuldade mas chegava a estabilizar. Retirei o motor e fiz todo o serviço, com cautela sem prejudicar o enrolamento. Quando instalei novamente o motor para fazer testes, dado qualquer valor de RPM estabelecido pelo usuário o motor oscilava de aceleração total á desaceleração, agora fica oscilando entre aproximadamente 2000RPM e 10RPM e não estabiliza. Refiz o bobinamento do motor com a mesma bitola do fio original e com a mesma quantidade de voltas, e o problema continua. Realmente não sei por onde começar.
  4. Olá Isadora, o arduino ultilizei apenas para testar separadamente os displays para verificar se eles estavam funcionando corretamente. E a conclusão foi de que estão. Sim, retirei todos e coloquei novos componentes. Consertei algumas trilhas que estavam interrompidas e deu uma melhorada. O problema continuou.
  5. As caixas dos equipamentos foram jateados, preparados e eletropintados. O acabamento foi muito bom. O motor e todos os itens internos que estavam enferrujadas foram limpos e pintados. Mas agora, o problema:O problema está relacionado com os displays, os dois equipamentos funcionam o motor interno e estão aquecendo a placa cerâmica, eu ainda não sei se esta parte está funcionando como deveria. Decidi primeiro analisar a placa onde os displays estão. Então substituí todos os ICs que estão nessa placa, são eles: 74HC4511, 74HCT238, 74HC595 e ULN2003. Os potenciômetros foram limpos e funcionam de forma satisfatória. Liguei a alimentação, e em seguida, o problema continuou. Então optei por trocar todos os componentes e colocar novos, verificar todas as trilhas, ilhas e furos. Depois de tudo isso, o problema ainda continuou. Eu não sei o que pode ser, nem qual outra abordagem para este tipo de problema. Acho que deva ter alguma pista no fato de que quando comprei os dois equipamentos, estes apresentavam aparentemente o mesmo defeito. Abaixo estão algumas fotos e o vídeo mostrando o problema. Testei ainda os displays separadamente:
  6. Recentemente adquiri dois agitadores magnéticos com aquecimento modelo PC-420D vendido como sucata. Eu comprei porque considero a Corning uma marca muito boa e eu tenho outros equipamentos do mesmo fabricante. Ambos estão aquecendo a placa cerâmica e agitando mas o display mostra valores quase aleatórios quando movo os potenciometros. Eles ficaram sem operar por um longo tempo e acumularam uma grande quantidade de ferrugem. Eu acredito que é possível consertar os dois equipamentos, mas eu preciso de ajuda especialmente com a parte eletrônica. Estas são as fotos:
  7. Faller, estou montando o circuito e posto as medições. Aphawk, segue em anexo duas simulações, achei estranho pois a VBE do Tip147 está marcando ±0.73V. Caso possível Aphawk, verifique a simulação e se estiver tudo ok diga se procede e está apto à montagem e testes. Ao final, caso o produto acabado e funcionando estiver com bom rendimento, espero que possamos chegar a conclusão de um bom projeto, bem explicado e detalhado de uma bela fonte regulável de ±1.25V a ±20V - =~ 17A com proteção térmica e contra curto-circuito. Obrigado Fonte Ajustável.rar Fonte Ajustável2.rar
  8. 4 Tips 147 em Paralelo. Acredito não ter aqui agora 10nf. Vou fazer uma modificação aqui e posto os resultados.
  9. Caiu para 10V e com o passar do tempo se estabiliza em 11.2V ou menos. aphawk, quais etapas devo medir e o que devo esperar ? Obrigado
  10. Excelente aphawk, vou fazer o teste e posto os resultados. Fiz a medição, a vazio mede 21V Com exatamente 16A marcando no amperímetro cai para 19.2V na saída do transformador.
  11. Colegas, o circuito que está montado de forma alguma é o abaixo : O utilizei devido a estar representado algumas sugestões de medição. No post o qual indaguei sobre algum suspeito, foi anexado junto ao layout com tais sugestões, o circuito simulado, este foi descrito e detalhes foram feitos no mesmo post. Logo mais abaixo resumia: V1=28.4 Capacitores V2=28.4 Emissor1 V3=28.4 Emissor2 V4=28.4 Emissor3 V5=28.4 Emissor4 V6=28.4 Vin LM317 V7=12 (+-0.2V) Vout LM317 V8=10.5 (+- 0.2V) Vadj LM317 Logo demostrando que de fato não era o circuito com tais sugestões mas sim o que se seguia abaixo. MAS, seguindo a mesma lógica deste (o circuito acima). De qualquer forma, farei a medição com carga e medir a tensão na saída do transformador. Talvez, como o consumo é 100% do tempo, o transformador não esteja carregando os capacitores na mesma velocidade em que descarregam, sendo assim, o transformador que é grande e com fio 12 AWG no secundário não está fornecendo grande corrente. Mas vejam, no teste com 50W, a tensão também cai, e cai cerca de 0.5V. Penso que se pode ser o transformador, é provável que não seja somente ele. E é essa outra questão que peço-lhes ajuda. Obrigado.
  12. Me manda essa simulação no proteus aphawk, faço minhas simulações no multisim mas parece que algo está errado. Fisicamente tenho diversos capacitores que variam de 1000uf a 4700uf todos em paralelo conferindo 41000uf na fonte montada. Verifiquei que puxando cerca de 16A na saída, a tensão sobre os capacitores baixa para cerca de 24V. O que pode estar acontecendo ?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!