Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Charles Rabelo

Membro Pleno
  • Posts

    27
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Charles Rabelo postou

  1. Após analisar minuciosamente o sinal que provêm do sensor, cheguei á conclusão que o sinal tinha um pouco de ruído, testei o sensor separadamente e constatei que ele estava operando corretamente, então decidi imprimir um novo disco dentado mais preciso para analisar a reação do sistema. O sinal ficou mais limpo mas não solucionou o problema da variação da velocidade do motor. O microcontrolador controla a rotação do motor via PID. Diferentemente do PID para controle de temperatura, o PID de controle de motores de indução são um pouco mais complicados e precisam de algumas constantes pré-definidas para auxiliar nos calculos. Pensei que tivesse alterado essas constantes quando eu limpei o motor, como por exemplo ter alterado a intensidade do fluxo magnético ou ter minimizado muito o atrito de rotação algo semelhante. Então eu projetei um circuito que altera como o microcontrolador "vê" o motor, alterando a velocidade de variação da rotação e diminuindo a velocidade máxima de 3000RPM para 1200RPM. Funcionou muito bem. Aparentemente o problema havia sido solucionado. Mas quando montei todas as peças algo aconteceu, o motor ficou como se tivesse com uma carga alta. Logo encontrei a causa, o ima girando bem próximo da placa que segura a unidade de aquecimento deve criar um campo magnético que resiste à rotação do motor. Retirei o circuito que eu havia projetado e apenas ajustei a distância entre o imã e essa placa metálica e funcionou. Cheguei á conclusão de que nesse caso era a ausencia da placa que segura o elemento de aquecimento que estava causando esse problema durante os testes. O equipamento está 100% funcional. Agora vou fazer o painel frontal e instalar. Abaixo disponibilizo as fotos do equipamento montado, do imã e da placa. Agradeço a contribuição de todos vocês nesse projeto. Assim que eu concluir tudo eu volto a postar fotos. Demora um pouco para atingir os setpoints pois estou usando um transformador de 300w para funcionar o equipamento que é 698w.
  2. Em todos os testes o disco dentado esteve presente. Desconfio do motor. Acredito que alguma coisa aconteceu quando desmontei, limpei e remontei. O motor esta esquentando bastante. Sendo que refiz o bobinamento exatamente igual ao original. Acredito tambem que esse descontrole na velocidade do motor seja devido a drenagem de corrente ou sei la o que de forma muito desigual em diferentes momentos da rotação. O disco dentado tambem possui um leve empeno, ja fiz o meu melhor para desempenar. Ainda assim nao ha como ficar perfeito. O sensor é um OPB620.
  3. Agradeço a participação de todos vocês nesse projeto. Encontrei a localização do problema relacionado aos displays. O que estava acontecendo era que a comunicação de um dos pinos do 595 com o 4511 estava interrompida, fazendo um pino fundamental do 4511 flutuar, o que estava causando todos os problemas anteriores. Eis o novo problema, um bastante intrigante por sinal. O potenciômetro é quem diz ao microcontrolador qual RPM estabilizar. O microcontrolador "lê" essa entrada analógica, juntamente com outra entrada vindo do sensor de RPM e modula uma saída para um Triac, responsável pelo ajuste de velocidade do motor. Antes de trabalhar na restauração do motor, ou seja, na retirada da ferrugem, lubrificação dos rolamentos e limpeza geral, testei todo o conjunto montado, o resultado foi que parecia que o microcontrolador estava "lutando" bastante para manter o RPM dado pelo usuário, se ajustasse para digamos 1000 RPM, o microcontrolador "dizia" para "acelerar" o motor para tal RPM, mas a velocidade meio que saia fora do controle, chegando por volta de 1200RPM e seguido por uma desaceleração que fazia o motor quase parar, mas aproximadamente após umas 2 ou 3 oscilações, "aceleradas" e "desaceleradas" o controlador conseguia estabilizar e manter o RPM no tal dos 1000 RPM, e não só em 1000, mas em qualquer valor que eu punha, ele estabilizava, com dificuldade mas chegava a estabilizar. Retirei o motor e fiz todo o serviço, com cautela sem prejudicar o enrolamento. Quando instalei novamente o motor para fazer testes, dado qualquer valor de RPM estabelecido pelo usuário o motor oscilava de aceleração total á desaceleração, agora fica oscilando entre aproximadamente 2000RPM e 10RPM e não estabiliza. Refiz o bobinamento do motor com a mesma bitola do fio original e com a mesma quantidade de voltas, e o problema continua. Realmente não sei por onde começar.
  4. Olá Isadora, o arduino ultilizei apenas para testar separadamente os displays para verificar se eles estavam funcionando corretamente. E a conclusão foi de que estão. Sim, retirei todos e coloquei novos componentes. Consertei algumas trilhas que estavam interrompidas e deu uma melhorada. O problema continuou.
  5. As caixas dos equipamentos foram jateados, preparados e eletropintados. O acabamento foi muito bom. O motor e todos os itens internos que estavam enferrujadas foram limpos e pintados. Mas agora, o problema:O problema está relacionado com os displays, os dois equipamentos funcionam o motor interno e estão aquecendo a placa cerâmica, eu ainda não sei se esta parte está funcionando como deveria. Decidi primeiro analisar a placa onde os displays estão. Então substituí todos os ICs que estão nessa placa, são eles: 74HC4511, 74HCT238, 74HC595 e ULN2003. Os potenciômetros foram limpos e funcionam de forma satisfatória. Liguei a alimentação, e em seguida, o problema continuou. Então optei por trocar todos os componentes e colocar novos, verificar todas as trilhas, ilhas e furos. Depois de tudo isso, o problema ainda continuou. Eu não sei o que pode ser, nem qual outra abordagem para este tipo de problema. Acho que deva ter alguma pista no fato de que quando comprei os dois equipamentos, estes apresentavam aparentemente o mesmo defeito. Abaixo estão algumas fotos e o vídeo mostrando o problema. Testei ainda os displays separadamente:
  6. Recentemente adquiri dois agitadores magnéticos com aquecimento modelo PC-420D vendido como sucata. Eu comprei porque considero a Corning uma marca muito boa e eu tenho outros equipamentos do mesmo fabricante. Ambos estão aquecendo a placa cerâmica e agitando mas o display mostra valores quase aleatórios quando movo os potenciometros. Eles ficaram sem operar por um longo tempo e acumularam uma grande quantidade de ferrugem. Eu acredito que é possível consertar os dois equipamentos, mas eu preciso de ajuda especialmente com a parte eletrônica. Estas são as fotos:
  7. Faller, estou montando o circuito e posto as medições. Aphawk, segue em anexo duas simulações, achei estranho pois a VBE do Tip147 está marcando ±0.73V. Caso possível Aphawk, verifique a simulação e se estiver tudo ok diga se procede e está apto à montagem e testes. Ao final, caso o produto acabado e funcionando estiver com bom rendimento, espero que possamos chegar a conclusão de um bom projeto, bem explicado e detalhado de uma bela fonte regulável de ±1.25V a ±20V - =~ 17A com proteção térmica e contra curto-circuito. Obrigado Fonte Ajustável.rar Fonte Ajustável2.rar
  8. 4 Tips 147 em Paralelo. Acredito não ter aqui agora 10nf. Vou fazer uma modificação aqui e posto os resultados.
  9. Caiu para 10V e com o passar do tempo se estabiliza em 11.2V ou menos. aphawk, quais etapas devo medir e o que devo esperar ? Obrigado
  10. Excelente aphawk, vou fazer o teste e posto os resultados. Fiz a medição, a vazio mede 21V Com exatamente 16A marcando no amperímetro cai para 19.2V na saída do transformador.
  11. Colegas, o circuito que está montado de forma alguma é o abaixo : O utilizei devido a estar representado algumas sugestões de medição. No post o qual indaguei sobre algum suspeito, foi anexado junto ao layout com tais sugestões, o circuito simulado, este foi descrito e detalhes foram feitos no mesmo post. Logo mais abaixo resumia: V1=28.4 Capacitores V2=28.4 Emissor1 V3=28.4 Emissor2 V4=28.4 Emissor3 V5=28.4 Emissor4 V6=28.4 Vin LM317 V7=12 (+-0.2V) Vout LM317 V8=10.5 (+- 0.2V) Vadj LM317 Logo demostrando que de fato não era o circuito com tais sugestões mas sim o que se seguia abaixo. MAS, seguindo a mesma lógica deste (o circuito acima). De qualquer forma, farei a medição com carga e medir a tensão na saída do transformador. Talvez, como o consumo é 100% do tempo, o transformador não esteja carregando os capacitores na mesma velocidade em que descarregam, sendo assim, o transformador que é grande e com fio 12 AWG no secundário não está fornecendo grande corrente. Mas vejam, no teste com 50W, a tensão também cai, e cai cerca de 0.5V. Penso que se pode ser o transformador, é provável que não seja somente ele. E é essa outra questão que peço-lhes ajuda. Obrigado.
  12. Me manda essa simulação no proteus aphawk, faço minhas simulações no multisim mas parece que algo está errado. Fisicamente tenho diversos capacitores que variam de 1000uf a 4700uf todos em paralelo conferindo 41000uf na fonte montada. Verifiquei que puxando cerca de 16A na saída, a tensão sobre os capacitores baixa para cerca de 24V. O que pode estar acontecendo ?
  13. Fazendo alguns testes rápidos aqui, não sei se o procedimento está 100% correto mas coloquei as ponteiras do voltímetro na entrada e saída do resistor de amostragem 1R8 e coloquei cargas, alguma coisa deve estar errada pois independente da carga na saída, o multímetro só marca 0.6V.
  14. Utilizando-se o circuito acima com R7= 1R8, sem o C3 e sem o Q5. Fazendo-se as medições anteriores obtive: 1)Tensões à vazio (Regulagem 12V): V1=28.4 Capacitores V2=28.4 Emissor1 V3=28.4 Emissor2 V4=28.4 Emissor3 V5=28.4 Emissor4 V6=28.4 Vin LM317 V7=12 (+-0.2V) Vout LM317 V8=10.5 (+- 0.2V) Vadj LM317 2)Tensões carga 12V 50W: V1=25.6 V2=25.6 V3=25.1 V4=25.6 V5=25.6 V6=24.5 V7=11.5 V8=10.3 Como podemos ver, para 12V na saída e uma carga de =~ 4.2A a regulagem está caindo 0.5V e em outros testes com por exemplo 10A de carga cai cerca de 1.5V e vai diminuindo se estabilizando em 0.8v de diferença em relação a regulagem a vazio. Algum suspeito ? @faller @aphawk Agradeço desde já aos colegas.
  15. Comprei em uma casa de metais não ferrosos aqui em BSB, R$70 o kg. A chapa é 0,71mm, pedi para cortar de 10cmx60cm, pesou cerca de 430g achei estranho pois nos meus cálculos era para pesar 380g no máximo 390g. Recomendo aos colegas interessados que na compra de metais relativamente caros e com medidas conhecidas, sempre calcularem o peso esperado. Estou dizendo isso pois tem local que vende cobre que a balança é adulterada. Tem local aqui em brasília que a diferença chega á 500g!.
  16. Vou coletar esses dados e informo aos colegas. Também vou fazer aqueles ajustes do resistor da saída do LM317. Informo-os assim que possível. Agradeço.
  17. Fiz as correções sugeridas pelo colega aphawk exceto pelo resistor do BD140 o qual está sem. Adicionei mais um Tip 147 no total agora são 4. Um único BD140 limitando, fiz o teste com curto e o amperímetro vai até 20A, pára, demora uns 6s e vai abaixando até se estabilizar em 10A. Com o circuito frio ao colocar a carga de 16A na saída o amperímetro vai à 16A e a tensão cai +- 0,6V. Essa regulação está aceitável ? Muito Ruim ? Após 30 min com carga de 16A a tensão na saída vai aumentando e diminuindo a distancia relativa á regulação original a vazio (neste teste é 12,66V) se estabilizando em cerca de 12,45V. Aphawk será que é a falta do resistor do BD140 que está "aumentando" esse desvio e inércia ? Até agora o dissipador com ventilação está dissipando (29V-12V)*16A= 272W caso não esteja errado. O transformador é +-21V, 20A. Abaixo segue algumas fotos, tanto do dissipador o qual caso algum colega se interesse posso dar mais detalhes de sua construção, tanto dos testes. 1º Foto: tensão Vazio: 2º Foto: tensão logo após a inserção de 16A de carga: 3º Foto: tensão após 30min de funcionamento: O Restante das fotos são relacionadas ao dissipador.
  18. aphawk As costas dos transístores estão em contato direto com uma chapa de cobre, o qual é o coletor, deste eu puxo um fio 2,5mm e o levo direto ao vout do LM317 e a saída da fonte. Todas as bases dos Tips são também de 2,5mm os quais são ligados juntos e levados ao Vin do LM317. Os emissores também são de fio 2,5mm e depois dos resistores de 0R15 são ligados juntos á saída do amperímetro. O Resistor de Base emissor do Tip deve ser 3x 0R15 em paralelo mesmo ? E somente 1 unico BD140 ? Lhe agradeço Aphawk.
  19. Custam mais, mas uma fonte chaveada é bem complicada de se fazer, pelo menos para eu que não entendo bem como os colegas aqui. E também há falta de bons projetos detalhados e com ilustrações passo a passo. Principalmente o transformador. Mas acho que existem também os que não dispensam de uma boa fonte linear como a apresentada e aperfeiçoada pelos colegas desse tópico. Funciona, é relativamente fácil, relativamente barata e bem explicada com ilustrações e projeto. @aphawk Os resistores de emissor são todos 0R15 e o de amostragem é de 1R2. Será que está de acordo ?
  20. Bom, não sei ao certo pois meu filhote já detonou diversos transístores, mas com tinta, cobre, fan, dissipadores, e componentes os quais comprei aos montes devo ter gasto um bom dinheiro. Claro, se fosse um profissional como o Faller entre outros colegas, quase não teria consumido muito R$. Os resistores de emissor são todos 0R15 e o de amostragem é de 1R2.
  21. Olá Pessoal, hoje pude terminar de fato o circuito do faller com o acréscimo do circuito de proteção contra curto circuito na saída do Tomazelli. As principais características da montagem foram: * Fio de 2,5mm e 6mm nas etapas de potência; * 3 Transístores Tip147 para fornecimento de 14 a 15 A na saída por pouco tempo mas para operar a 10A; * LM317K * Dissipador feito com base de cobre de 0,71mm e dissipadores de alumínio por cima, entre os dois pasta de cobre, logo posto fotos deste; * 1 BD140 por transístor; * Ponte KBPC3510 Nos testes com curto circuito todos os transístores foram salvos. Nenhuma queima. Porém com uma carga de 12A na saída há uma grande inércia para atingir de fato os 12A, vai aumentando demoradamente e de repente "pega" (teste feito com 3 lampadas 12v 50W), as vezes nem acende fica bem fraco a intensidade luminosa. Regulado a 12V sem carga e colocando carga 12A a saída vai à 11,3V, gostaria de poder melhorar essa questão. Seria excelente se os colegas pudessem contribuir para tentar corrigir as questões acima apresentadas, caso precisem de mais dados, me digam quais que eu os colho e os apresento. No mais, está operante, 10A na saída com regulagem um pouco desviada e muita inércia para atingir as amperagens desejadas. Agradeço-os desde já.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!