Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GuilhermeGB

Membro Pleno
  • Posts

    22.887
  • Cadastrado em

Tudo que GuilhermeGB postou

  1. @vap25 cara, como eu disse, HDR de verdade é 10-bit, paineis que dizem ser HDR, mas são de 8-bit, não conseguem fazer nada além de algumas "gambiarras" para simular o que seria um HDR de verdade, dando um boost na saturação das cores e aumentando os níveis de contraste. Mas o que seria uma uma imagem HDR de verdade? Basicamente, uma imagem em HDR deve conseguir exibir muito mais sub-tons de cores e também cores mais profundas (maior diferença entre tons mais claros e tons mais escuros) em relação a uma imagem SDR. Isso é algo que pode ser muito percebido em imagens mais escuras com diferentes níveis de constraste, onde você literalmente vê as faixas de cores (color banding) em vez de ser uma graduação suave. Como nessa imagem: Numa imagem HDR de verdade (10-bit), essas faixas de cores não seriam perceptíveis para o usuário. Mas tem um detalhe: não adianta apenas o painel do seu monitor suportar 10-bit, a imagem que é exibida na tela também precisa ter profunidade de cores em 10-bit. Mais alguns exemplos de como seria uma imagem 8-bit vs 10-bit:
  2. É só questão de ajuste na saturação de cores, HDR não é só cor bonitinha, é muito mais do que isso. HDR tem profundidade de cores de 10-bit (mais de 1 bilhão de tons cores), a quantidade de cores é muito maior que um painel SDR com profunidade de 8-bit (16,7 milhões de tons de cores). A própria descrição do monitor já revela que ele é SDR. Para um pouco mais de detalhes como as cores dos monitores funcionam, pode dar uma olhada nesse vídeo:
  3. Se você achar alguém que pague R$300 nele, está bom. As únicas coisas que tem algum valor aí são HD de 500GB e o par de memória RAM, que talvez poderiam ser reaproveitados em outra máquina melhorzinha. O processador é fraquinho, com R$20 você compra um Core 2 Duo um pouco melhor no Aliexpress, a placa de vídeo é pelo menos 10x mais fraca que o vídeo integrado de uma APU Ryzen hoje em dia. Essas peças vão praticamente de brinde com HD e RAM.
  4. Eu não tenho certeza se a conexão HDMI 1.4 consegue chegar até 1080p 165Hz, mas para DisplayPort 1.2 isso não será nenhum problema. Mas você pode tentar com HDMI, se quiser. Se sua placa fosse uma NVIDIA, eu diria pra usar DP com certeza, porque o suporte ao G-Sync não funciona em HDMI 1.4, mas o FreeSync parece que funciona em placas AMD através do HDMI 1.4 sem problemas. OBS: Nem HDMI 1.4 e nem DisplayPort 1.2 suportam HDR. Esse negócio de HDR nesses monitores baratos é puro marketing, não é HDR real.
  5. @itsamejrs ok. Sobre os SSDs SN770 e NV2, acabei falando algo errado. Eu disse que eles já vem com dissipador, na verdade eu me enganei. Só que verifiquei os reviews de ambos, e nenhum dos dois aqueceu ao ponto de ter thrmel throttling significativo. O SN770 chegou perto dos 85ºC, que é a temperatura máxima dele, o que afetou o desempenho minimamente. Talvez seja uma boa usar pelo menos um dissipador simples nele. Já no N2, operou com no máximo 60ºC, nenhum tipo de problema com ele.
  6. @itsamejrs para um SSD muito rápido em que você estará fazendo alguma transferência nele que durará alguns minutos, pode realmente fazer diferença ter um dissipador melhor. Apesar de que os dois modelos que você citou, o SN770 e o NV2, já possuem um pequeno dissipador básico. Mas se você quiser comprar algum dissipador, sugiro verificar alguns vídeos sobre o assunto. Esse do Peperaio Hardware pode dar uma ajuda:
  7. @Guilherme FW Xavier esses dois reviews de placa-mãe, uma A520 da MSI e uma B550 da BIOSTAR, derrubam totalmente qualquer argumento que você trouxe até agora.
  8. Então, amigo, a 14ª geração eu até ignoro, porque eles simplesmente pegaram quase todos os processadores da 13ª geração e deram um pequeno aumento de clock, um refresh, nada mais, e na prática isso não muda quase nada. O único CPU que tem diferença mais relevante foi o Core i7 14700K, que veio com alguns núcleos a mais que o 13700K, mas o restante é exatamente a mesma coisa da geração anterior. Só ressaltando que esses 2.5GHz e 3.5GHz dos clocks bases do CPU não representam nada. Essas frequências são as frequências que o processador trabalharia caso você estivesse em condições de thermal throttling (cooler insuficiente ou placa-mãe com VRM insuficiente) ou se você desativar o tubo boost. Repare que, nos testes do TechPowerUp, o 13400F teve um clock mínimo de 3.9GHz ao usar todos os seus núcleos em 100%, mas isso com o limite de energia padrão de 65W. Se você remover esse limite, esse clock vai subir um pouco.
  9. @Marcelo Bruno é um baita exagero essa fonte de 1050W, uma fonte com potência de 850W já atenderá seu PC com bastante folga, o consumo total do PC será menor do que 600W (na sua configuração atual será menor até que 500W). Se o foco do seu PC é jogar, também será perda de tempo e dinheiro investir em Ryzen 9, será apenas um CPU pra esquentar mais e consumir mais energia, e na verdade vai até se sair pior nos jogos que um 7800X3D por causa da configuração dos núcleos dele. O 7900X3D tem configuração de núcleos 6+6 (6 núcleos por CCD), e apenar 6 núcleos com cache 3D, já o 7800X3D tem 8+0, e todos os seus 8 núcleos tem cache 3D. Você pode ver nessa imagem ilustrativa: O 7800X3D é atualmente o melhor CPU para games. Mas ele é um CPU tão forte que nem sempre você conseguirá ver sua vantagem sobre os outros CPUs, principalmente jogando em resoluções mais altas como 1440p e 4K. Pra você conseguir ver sua vantagem, é necessário fazer testes em 1080p e em alguns casos até 720p para forçar um gargalo de CPU e ver a GPU sobrando. Mas você pode ver aqui:
  10. @Lucosocs pelo jeito tanto a placa de vídeo quanto a placa-mãe foram danificadas. No caso da placa-mãe, foi apenas um dos slots PCI-Express, mas o slot principal é o único que suporta velocidade máxima, o slot secundário é limitado elétricamente, então utiliza-lo poderia resultar em perda de desempenho na placa de vídeo também.
  11. A placa-mãe com certeza não vai ter problema, com relação à refrigeração do processador, nas condições ideias o AG400 também vai dar conta tranquilo. Eu digo isso porque alguns processadores da plataforma LGA 1700 podem sofrer empenamento, o que prejudica o contato entre o cooler e o processador, e isso pode atrapalhar a refrigeração, independente do cooler que usar. Mas tem solução pra isso, tem um frame de correção que pode ser instalado junto com o processador pra resolver essa falha. Esse frame seria assim:
  12. Overclock só é possível em placas "Z", tipo uma Z790, e também precisa de um processador com sufixo "K", como o 12600K. Você deve ter repararado que todo processador tem um valor máximo de turbo, mas esse valor máximo só é atingindo em situações bem leves para o processador, no reste o valor é dinâmico, e vai caindao conforme a complexidade e os limites de energia estabelecidos. Mas você pode liberar os limites de energia do processador um pouco acima do padrão, o que vai permitir que o turbo boost dele suba um pouco mais em atividades mais pesadas, o que também aumenta a temperatura de operação. Sim, o cooler seriam mais interessante para outros processadores. O 13400F não faz, overclock, como expliquei acima, só daria pra subir um pouco o limite de energia, mas o AG400 ainda daria conta. Investir em cooler para upgrades futuros em outras plataformas é uma aposta, porque as formas de encaixe estão sempre mudando, e pode ser que um cooler de hoje não funcione em uma nova placa-mãe daqui 5 anos, pelo menos não sem algum tipo de adaptador específico. Os requisitos do fabricante são jogados lá em cima, principalmente porque não sabem o restante do seu sistema. Vamos supor que você tivesse aí um Core i9 13900K, esse processador stock em carga máxima consome valores absurdos de energia que ultrapassam os 250W, podendo passar de 300W com os limites de energia desbloqueados, e passar dos 400W com overclock (o problema disso tudo é que não tem cooler no mundo que dá conta dele). Você vê aí que o 13900K sozinho em overclock consome quase o que seu PC todo vai consumir, então é bem mais seguro indicarem fonte para o pior caso. A LEADEX III é uma fonte Tier A, você pode ver isso na Tier List que mandei mais acima. A Super Flower dá 5 anos de garantia pra ela, o que é um período OK, e tem a XPG Core Reactor, que custa um pouco mais, oferecendo 10 anos de garantia. Mas eu acho muito difícil que qualquer uma dessas fontes dê problema com menos de 10 anos de uso, mesmo a Super Flower.
  13. A frequência da RAM do PC não se altera durante o uso, ela é fixa. Infelizmente só mexendo na BIOS, e é algo meio avançado, talvez não seja melhor você tentar mexer com isso. Se o desempenho já estava bom pra você antes com apenas um pente, já vai melhorar um pouco agora que você tem dois pentes em dual-channel, então não se preocupe com isso.
  14. Ok, por nada. Algo que eu não mencionei é que geralmente dá pra liberar um pouco mais o limite de energia do processador na BIOS, por isso é bom uma placa com dissipador no VRM. No caso do 13400F, como você poderá ver no review que te mandei, o consumo dele sobe de 65W para 86W com limite liberado, e ele fica um pouco mais próximo do 12600K em multi-tarefas, no meio do caminho, pelo menos. Pela potuação multi-core do Cinebench R23: 13400F (65W): 14.311 13400F (86W): 15.723 12600K (121W): 17.648 É um air cooler que aparenta ser bem robusto, seria uma boa para o 12600K, mas não faria diferença para o 13400F, teria basicamente o mesmo resultado que o AG400. A diferença de desempenho entre os coolers aumenta conforme a quantidade de calor que eles precisam dissipar, por isso só faz sentido investir em coolers muito robustos para processadores também robustos. Mas esse investimento não teria nenhum efeito negativo, além do gasto a mais. A Legion GX Pro toericamente seria uma fonte Tier B, mas é só uma especulação, isso ainda não tinha sido confirmado até a última vez que a Tier List foi atualizada (abril do ano passado): https://cultists.network/140/psu-tier-list/ Você está adquirindo uma placa de vídeo que tem status de high-end, apesar de hoje em dia o seu nível de desempenho ser considerado intermediário. Mas ainda assim, eu aconselharia a investir numa fonte Tier A. E com relação a potência, seu PC ficaria bastante confortável com 650W, no máximo 750W. O consumo dessa placa de vídeo é menor que 260W, o restante do PC não vai somar nem 200W com um Core i5 12600K, e seria até um pouco menos com o 13400F, então no fim das contas o PC nem chegaria a exigir 500W da fonte. Sendo assim, minhas recomendações seriam: Super Flower LEADEX III 650W: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15925/fonte-super-flower-leadex-iii-argb-650w-80-plus-gold-black-pfc-ativo-sf-650f14rgbk Super Flower LEADEX III 750W: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15927/fonte-super-flower-leadex-iii-argb-750w-80-plus-gold-black-pfc-ativo-sf-750f14rgbk-com-cabo-de-forca O gabinete é uma excelente escolha, bem espaçoso, se não me engano as ventoinhas são boas também. 1440p é OK, mas Ray Tracing com a RX 6800 realmente não ficaria bom, isso aí seria mais com placa de vídeo NVIDIA RTX 4000. E mesmo assim as vezes teria que abrir mão de algumas coisas para usar RT. Desse jeito está bom, mas pode fazer a mudança de cooler pra economizar e investir um pouco mais na fonte, se achar assim achar melhor, ou se quiser manter o cooler e só melhorar a fonte, você quem sabe.
  15. @Lucosocs bom, se continua ligando, então pelo jeito o cabo está "bom" ainda, mas provavelmente alguma coisa do seu PC foi de base. Como é a luz VGA acesa, tem probabilidade de ser a placa de vídeo, ou até até placa-mãe, que não a está reconhencdo. É curioso esse "simples" mau contato ter causado isso, geralmente uma fonte de boa qualidade não deixaria um problema na entrada de energia afetar a saída para o PC. Talvez nem tenha sido mau contato, pode ter sido literalmente um curto-circuito interno. E eu não ficaria surpreso que a fonte continuaria "funcionando" após o curto-circuito, porque já vi fontes genéricas estourarem um dos capacitores de entrada e o fusível continuar intacto.
  16. Eu não posso te dar uma reposta conclusiva sobre isso sem saber como está a situação real da A650BN hoje em dia. Eu tentaria evitar qualquer uma das duas, se pudesse, mas se fosse pra escolher a menos pior, eu iria na MSI. Também tem uma terceira opção, uma nova fonte da Gamdias, modelo Cyclops M1-550B. Ela tem capacitores de boa qualidade, regulação DC-DC, e tem selo de aprovação do TecLab. https://www.terabyteshop.com.br/produto/28345/fonte-gamdias-cyclops-m1-550b-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-cabos-flat
  17. @Lucosocs esse "curto" que você se refere deve ser uma faísca, que é causada por mau contato. Provavelmente o plugue desse cabo aí foi danificado e não está mais passando corrente até o final. Pra tirar a dúvida, você precisaria ter um outro cabo elétrico semelhante para conectar na fonte e ver se o PC liga. Esse tipo de cabo é usado em diversos equipamentos eletrônicos hoje em dia, talvez você tenha algum por ai. Pelo tipo de plugue desse cabo que você estava usando, dá pra ver que pode ser um cabo bem antigo, porque está fora dos padrões atuais da ABNT, que exige um plugue igual da foto abaixo.
  18. Bom, a Nidus 650L não é tão diferente. Ela só tem o capacitor principal de primeira linha, mas todos os outros são capacitores baratos, fora o sistema de regulação em grupo que já foi mencionado. A MAG A650BN pelo menos seria uma fonte com regulação DC-DC. São fontes para você usar por alguns anos e depois trocar, se quer fonte para médio ou longo prazo, tem que investir bem no início para ela se pagar ao longo do tempo. Se você somar as trocas de fontes de anos em anos, sai mais caro do que comprar uma fonte high-end para durar 10+ anos.
  19. @Lucosocs só dá pra verificar se a fonte está operando corretamente colocando carga e verificando num osciloscópio profissional. Eu já vi esse tipo de problema do plugue derreter com uso de adaptadores quando usados em equipamentos de alta potência (acima de 10A), tipo forno elétrico, fritadeira air fryer, etc. Em fonte de PC é a primeira vez que vejo ocorrer. De qualque forma, não é recomendado usar esse tipo de adaptador permanentemente, de vez em quando, num equipamento pequeno, até vai.
  20. @Silvacc00 Nidus 650L é OK, se fosse uma fonte ruim você poderia ter problemas. Na maioria dos casos não tem diferença relevante, pelo menos não na RTX 4060 e na maioria das outras placas. Um usuário normal nunca perceberia, só comparando lado a lado.
  21. @UsuarioAndarilho sim, mas você não vai conseguir ativar XMP mesmo, amigo, ele só será compatível com a sua memória nova. O custom profile de 2666MHz é a solução, e pelo jeito está funcionando. Só achei as latências altas demais em CL19, esses perfis JEDEC costumam deixar as latências bem relaxadas para aumentar a compatibilidade da RAM ao máximo com qualquer PC. Se você tiver paciência pra isso, pode tentar reduzir um pouco (vai exigir bastante testes), tipo um CL16, CL15 ou CL14, pode melhorar o desempenho em algumas situações. Não sei qual placa-mãe você tem, mas geralmente as da MSI tem o recurso "Memory Try It!" com alguns perfis de memória que você pode escolher e ir testando, isso só pra você não ter que ir configurando na mão.
  22. Acabei encontrando mais uma outra placa-mãe B760 DDR4 com uma dissipação um pouco mais robusta no VRM para o 12600K: https://www.terabyteshop.com.br/produto/22859/placa-mãe-ASRock-z790m-pg-lightning-d4-chipset-z790-LGA-1700-matx-DDR4 Quanto estaria pagando nesse 12600K? Em todos os lugares que vi, o 13400F está mais barato. No meu ranking de marcas de placa-mãe ficaria ASUS e MSI empatadas > Gigabyte > ASRock. Mas tem que analisar muito pelo modelo da placa-mãe, pela classe dela, faixa de preço, coisas do tipo. Como se trata de duas placas na mesma faixa de preço e, aparentemente, mesma classe, eu optaria pela Gigabyte. Mas se fosse você tentaria pegar pelo menos uma placa que tenha um dissipador básico no VRM, só por segurança, como essa aqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/27475/placa-mãe-gigabyte-b760m-d2h-DDR4-chipset-b760-intel-LGA-1700-m-atx-DDR4 Outra coisa que seria importante você se atentar seria ao cooler do processador. O que vem na Intel por padrão não é bom, mas qualquer air cooler torre que você pegar terá um resultado bem superior. No caso, um dos melhores custo-benefício seria esse: https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-ag400-120mm-r-ag400-bknnmn-g-1 Se fosse para o 12600K, o cooler precisaria ser muito mais robusto, ou um air cooler grande, ou um water cooler de 240mm pra cima. Em jogos não haverá diferenças tão grandes, somente em multi-tarefas mesmo. Pelo teste do TechPowerUp a diferença média fica na casa do 6%. Você pode ver o review completo do 13400F, todos os gráficos tem os resultados dele comparado com outros processadores, inclusive o 12600K. https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-13400f/ Nenhum problema aqui, pelo menos não em relação a processador e e placa-mãe. Só vai depender mesmo da qualidade da sua fonte, qual seria? Importante ressaltar também que a RX 6800 é uma placa mais indicada para 1440p, em 1080p ela será mal aproveitada. E sobre o gabinete, você já decidiu?
  23. Isso é um grande problema, não sabe o risco que você está colocando o seu PC por usar uma fonte de procedência duvidosa. Não é normal o cabo de energia aquecer e "dar curto", o consumo de energia de um PC não é tão elevado. Esse cabo veio original com a fonte? Você consegue enviar alguma foto da etiqueta dela?
  24. Não haverá nenhuma perda de desempenho relevante por conta da placa-mãe, mas pode ter problemas dependendo do nível de qualidade dessa fonte sua, que você não citou o modelo.
  25. Por algum motivo minha resposta ficou bloqueada, e está aguardando moderação manual. Quando for aprovada o tópico já terá sido resolvido. Mas basicamente você pode forçar as 2666MHz na BIOS, a sua memória de 3200MHz deve ter o perfil de segurança em 2400MHz, mas ela deve suportar tranquilamente subir até 2666MHz.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!