Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

locoxhun

Membro Pleno
  • Posts

    77
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que locoxhun postou

  1. Olá amigos do fórum, Ainda estudando para o teste de eletrônica aplicada, resolvendo uma das provas anteriores, estou parado no seguinte exercício: "Um rádio FM, está sintonizado na frequência de 100MHz. Projete um Filtro Passa Faixa do tipo Butterworth de 3ª ordem, com ganho de 20Db e largura de banda de 5MHz". Bom, a princípio montei o circuito com os filtros de butterworth, primeira-segunda ordem para o passa baixas, e primeira-segunda ordem para o passa altas, formando o filtro passa faixa de terceira ordem. Mas o que não sei onde colocar, é o inversor com ganho para deixar o circuito com os 20Db de ganho desejados, eu fiz da seguinte forma até então: Porém, estou em dúvida se devo por um amplificador com o ganho de 20db depois de cada parte do filtro, ou se devo por só um no final de tudo! Se puderem me ajudar será de grande valia!! Obrigado!
  2. Olá amigos do fórum, Tenho uma questão para resolver que consistem em fazer um circuito com amplificadores operacionais que gere as ondas senoidal, retangular e triangular. Eu sei que, usando as configurações de integrador ou diferenciador eu posso converter onda quadrada para onda triangular e vice versa. Porém, como posso obter a onda senoidal no mesmo circuito? Tem de ser um circuito onde não precisa ser a mesma saída com as três formas de onda. Obrigado!!
  3. Boa noite galera! Bom, recentemente comprei uma GTX 1050ti de 4gb, e instalei no meu pc, porém o meu monitor é meio antigo, então decidi comprar um monitor novo. Aqui na minha cidade, encontrei um da LG de 23" fullhd (modelo: 3MB35VQ), por R$700. E hj pesquisando na net, encontrei um LG de 25" Ultrawide fullhd (modelo: 25UM58-P) por R$730. Mas a minha dúvida é se meus FPS vão cair muito se eu jogar nesse monitor de 25'' Ultrawide. A resolução desse Ultrawide é de 2560 x 1080. Eu joguei, por exemplo, Doom em 1920x1080, na minha TV de 42 polegadas (e também em um monitor comum com HDMI) e o FPS ficou por volta de uns 75. Vocês acham que a queda de FPS vai ser grande se eu usar o monitor Ultrawide? A configuração do meu pc: Core I5 6400 8Gb DDR4 GTX 1050 4Gb 1Tb de HD.
  4. Entendi, para escolher a mais cara então, só se for pelos leds hahahaha! adicionado 0 minutos depois @Rafael Tuco é uma C3 Tech 500w reais
  5. Obrigado pela resposta @Satoshi G2713. Uma fonte de 500w reais! Falando sobre a performance, as duas placas são praticamente idênticas então?
  6. Galera, vou comprar uma placa de vídeo, e decidi comprar uma gtx 1050 ti (pois é a grana que eu vou ter pra comprar com o melhor beneficio na minha opinião). Encontrei dois modelos da Gigabyte, e estou na dúvida entre qual dos dois modelos comprar: https://www.gigabyte.com/Graphics-Card/GV-N105TG1-GAMING-4GD#kf https://www.gigabyte.com/Graphics-Card/GV-N105TOC-4GD#kf A diferença de preço entre as duas é de 60 reais, a gaming é a mais cara. Então, qual das duas devo comprar, na opinião de vocês?
  7. @Mestre88 @faller Boas novas!! Eu estava até então montando o circuito em uma protoboard como um circuito temporário, e a coisa tava meio bagunçada Então decidi montar uma placa de circuito impresso para deixar a coisa mais bonita, e já pensando também se o lm338 estivesse queimado, era só trocar ele... E adivinhem?? O circuito funcionou (um dia eu ainda coloco fogo nessa protoboard) Coloquei o resistor junto ao potenciômetro para "travar" o máximo em 20v, e vualá, fonte funcionando! Agora só vou terminar a caixa da fonte e colocar ela pra trabalhar kkkkk Em breve eu posto aqui fotos para mostrar como ficou! Obrigado pela ajuda até agora!
  8. @Mestre88 como troquei meu transformador para um de 24v 5A, estou utilizando uma ponte retificadora de 8A:
  9. @Mestre88 Na saída dos diodos tenho exatos 32v com os capacitores na fonte, e sem a carga na saída, e na saída do lm338 tenho os cerca de 30v. E quando coloco o resistor na saída, tenho cerca de 22v na saída dos diodos e a saída do lm338 cai pra 15v :/.
  10. @Mestre88 Vou testar agora mesmo! @Bcpetronzio Trabalho com máquinas de ultrassom como técnico, e todas as placas e partes eletrônicas desses aparelhos tem uma qualidade extremamente alta, tanto é que o preço para de reposição de tais placas é altíssimo, e sempre que faço um reparo nas placas, para encontrar os componentes que acompanhem essa qualidade, posso dizer que é quase impossível!!
  11. @Mestre88 Coloquei o resistor para limitar a tensão máxima na saída em 20v, mas acontece algo mesmo assim: Mesmo a saída sendo limitada nos 20v, quando eu ligo a carga na saída, a tensão cai da mesma forma, ela parece se "reajustar". Ah, e a tensão na saída, cai em qualquer que seja a tensão ajustada, claro que quando a tensão é menor a queda é proporcional. E mesmo colocando o resistor em série com o potenciômetro, a tensão da saída cai. Rapaz, como eu sou azarado, ainda com problemas kkkk!
  12. Testarei isso. Mas o que me faz crer que não é o ci que está com problemas ou que as ligações estão erradas é que na entrada do ci (saída da retificação), também se encontra aqueles mesmos 35v, quando não se encontra a carga na saída :/
  13. @faller Troquei meu transformador, comprei um de 24v 5A, agora posso obter uns 20V na saída. Enquanto estava testando, o circuito funcionou, mas quando eu tiro o meu resistor de teste (aquele mesmo de 10r 10w) a tensão de saída do meu circuito vai para cerca de 35v Como eu faço para manter a saída da minha fonte sempre nos meus 20v mesmo sem carga na saída? Já tirei os capacitores para evitar essa "subida", mas não adiantou.
  14. @Mestre88 @Isadora Ferraz @faller Utilizei o mesmo resistor ligando ele logo após a retificação, e também direto no transformador. Em ambos os casos a tensão caiu pra cerca de 13,5v. Utilizei também um resistor de 75R 15W nas mesmas situações, e sobre ele foram mantidos os 15v sem problemas. Será esse transformador uma porcaria e ele quem está causando os problemas?
  15. @Mestre88 É a retificação que causa esse aumento. Entendi! Esse aumento então devo ignorar? E manter tornar o máximo da saída 15v?
  16. Colocando sem o ci, o resistor direto depois da retificação, consigo uns 15v, onde sem o resistor depois da retificação apresenta-se 20v. Ainda com problemas :/
  17. Eae galera! Estou montando uma fonte regulável, que vai de 1,2 até 20v, com um transformador 15v+15v 5A e na saída retificada depois dos diodos, fica em 20V, e como regulador estou utilizando o lm338 . Esse é o circuito que eu montei. Só que quando fui testar, coloquei um resistor de 10R 10W na saída, e ao invés de manter os 20V e 2A, a tensão cai para cerca de 14V, e a corrente cai proporcionalmente de acordo com a tensão (média de 1,4A). E o lm338, segundo o datasheet trabalha com até 5A. O que pode estar ocasionando esse problema da queda? Nessa fonte quero que essa queda seja a menor possível Obrigado desde já galera!!
  18. Eai galera! Então, eu comprei uma placa-mãe Asus H110M-E/M.2, e no site dela diz que ela tem suporte pra a sexta geração de processadores da intel, só que eu queria comprar um processador da sétima geração, um i3. Mas pesquisei um pouco que atualizando a BIOS da placa é possivel eu utilizar um processador da 7ª geração nessa placa. É isso mesmo? E também, como eu atualizo a BIOS? E para atualizar a BIOS eu preciso primeiro colocar um processador da 6ª geração na placa para atualizar para depois então eu usar o processador da 7ª? Obrigado rapazeada!!
  19. @Isadora Ferraz Eu queroooo kkkk Realmente muito barato! Andei pesquisando, e o software de programação e da escrita do programa desse programador é bem parecido com o MPLAB IDE!! Muito legal essa versão diminuida do programador, vi aquele V2 maiorzinho tmb, na caixa branca, mas pelo jeito ambos funcionam da mesma maneira, certo? @aphawk kkkkkk sim! Sempre que possível o conhecimento passando a frente é sempre multiplicado por aqueles que escutam!! E pode ter certeza que o seu legado sempre será lembrado (por minha parte pode ter certeza kkkkk), e que a saúde ande sempre conosco kkkkkk @Intrudera6 Imagino como é, mas o melhor é que sempre sejam boas pessoas e se apliquem a fazer o bem e desenvolver seus conhecimentos da forma que for.
  20. @aphawk Obrigado por mais uma vez me ajudar hahaha! Entendi! Ah, e eu ja tenho um arduino uno, e ja uso ele a algum tempo, é que eu só queria diversificar um pouco e utilizar um dos PICs! Claramente com o arduíno vai ser mais fácil, eu já ate achei o programa hahaha! E caso o PIC complique demais (que já to vendo que vai mesmo), eu compro um microcontrolador do arduíno, gravo ele e uso no meu protótipo final Ah, tem como você compartilhar esse seu tópico aqui por favor? Procurei e tmb não achei aquela pagina de microcontroladores!! Obrigado de novo cara, você é um mestre!!! Vereor Nox adicionado 17 minutos depois @Bommu Perneta Vlwww cara, com certeza esse material que voce me mandou vai ser muito útil!! adicionado 22 minutos depois @Isadora Ferraz Sim, foi o que eu pensei! Sim, sempre vale diversificar o conhecimento com os mais diversos microcontroladores!! adicionado 31 minutos depois @Isadora Ferraz E qual é o programador da linha stm8?
  21. Eaew Galera! Estou querendo fazer um sistema de proteção pro meu carro, com um leitor biométrico. Atualmente ele ja tem uma chave manual, que corta a bomba de gasolina, que quando eu saio do carro abro essa chave. E quero substituir essa chave por um sistema biométrico, utilizando microcontrolador PIC (qualquer PIC serve). Esse é o leitor biométrico. (dou preferência a este, mas caso outro seja melhor, podem me dizer tmb!!) http://http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713816327-sensor-leitor-biometrico-de-impresso-digital-arduino-_JM E eu andei pesquisando e sei que esse leitor funciona com arduíno, mas eu gostaria de utilizar o bendito pic, pois acabei de comprar um pickit 3 além de que creio que o arduíno seja mais voltado a prototipagem. Eu gostaria de saber se é possível utilizar esse leitor biométrico com PIC. Além disso, vi nessa site: http://www.tuxti.com.br/wiki/index.php/Arduino_-_Leitor_Digitais o processo feito para armazenar e fazer a leitura com o arduíno, (o próprio leitor armazena nele as digitais), e depois quando estiver rodando o programa de leitura, lê as digitais (pelo o que eu entendi existem dois sketchs; um pra armazenar, e outro pra ler as digiais). É possível fazer todo esse processo com ao invés de usar o arduíno, usar um microcontrolador PIC?
  22. @Glaysonmestre2014 eaew, beleza?? Bom, acho que você tem uma solução bastante simples: coloque o plug conectado devidamente da saída do seu carregador na bateria, como ela deve carregar normalmente, e em série com o positivo da bateria e o teclado, coloque um botão ou chave, para que quando você for recarregar a bateria, você desliga a chave rompendo o contado do carregador e da bateria com o teclado durante o recarregamento, e quando for usar o teclado, apenas ligue a chave E de quebra você ainda ganha uma chave liga desliga pro seu teclado hahahaha! Espero que tenha entendido, qualquer coisa me cita aqui no tópico que eu te ajudo
  23. @JemecOpa! O transformador com center tap nada mais é que um transformador que possui o center tap para conectar ao ground após a sua retificação. Ou seja, aumenta ou diminui a tensão, e esse center tap será o seu ground, após a retificação correta!! Quanto ao dobradores de tensão, pode seguir com vista grossa nessa analogia, e utilize os diodos de 10A, pra garantir
  24. @Mestre88 Obrigado pela resposta! Creio que o problema não seja o que o RELÉ chaveia, e sim o próprio ruído que interfere nele, pois eu já tentei chavear o circuito do flyback inteiro, e fica com o mesmo problema hahahah! Mas é bem pensado, isso pode facilitar, manter o circuito de controle longe do flyback e da própria bobina de tesla, mas eu estou utilizando uma fonte ATX que eu montei a partir daquelas fontes de PC, onde tenho os 12v e 5v que preciso, e quando ela desliga, ela não desliga imediatamente, demora um pouco pra desligar, mas isso é aceitável, se chavear os 110v for uma solução adicionado 1 minuto depois @Ricardov entendido! vou colocar o circuito dentro de uma carcaça metálica que retirei de uma fonte de PC, deixando só a ponta do receptor a mostra!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!