Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lebowski The Dude

Membro Pleno
  • Posts

    67
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

47
  1. CPU e GPU bem dimensionadas, porém configuração bem defasada! Gargalo mínimo ou inexistente, mas desempenho pra jogos sofrível nos níveis atuais. Pra jogos atuais, uma GTX 1050 é melhor, e por uma diferença não tão alta, mas seu Q6600 não vai conseguir acompanhar essa placa. Eu compraria GTX 1050 se estivesse pensando num upgrade em seguida, mas se vai manter seu Q6600 por uns anos ainda, a GT 1030 está bom.
  2. @ilkyest Por que, ao que parece, um transformador simples (sem center tap) precisa de 4 diodos para retificação de onda completa. Já com center tap, 2 diodos são suficientes para fazer o mesmo trabalho. Usando 4 diodos + center tap, a tensão média abaixa, necessitando de capacitores pra compensar. @Mestre88 Confirma isso aí?
  3. @Victor_Andrade Toda fonte vem equipada com reguladores de tensão, que possuem proteção térmica. Quando a carga exige demais da fonte, o regulador esquenta a um ponto em que é acionada a proteção, diminuindo tensão e corrente, até que simplesmente desliga. Pra melhorar ainda mais a proteção (dando uma segurança para a fonte ainda poder trabalhar com potência superior ao seu valor nominal), são acoplados a dissipadores de calor. Mas, no limite, ela vai desligar. Toda boa fonte desliga antes do pior acontecer.
  4. @Bruno Brito de Gois Olhe aí embaixo um exemplo de uma fonte "500W Real" que entrega apenas 320W (não é a Seasonic, não). Como bem explicado aí pelos colegas, é apenas uma fonte de 320W genérica, com componentes ruins, mal feita, de projeto ultrapassado e enganosa, pois afirma possuir o que não tem. Essa história de "Real" existia nas boas fontes, sim, mas o sentido não era o de entregar "Watts Reais", e sim dizer que a energia entregue era de qualidade. Tipo: Asus XXXX "Real Power". O "Real Power" aí era uma afirmação da qualidade da fonte (algo como "energia de verdade"), e não de "potência real". É o marketing dizendo: "somos bons". Alguém traduziu o negócio errado e acabou virando mania por aqui.
  5. @leo3D Aparentemente uma proteção razoável aí, dada pelos varistores das hastes, que as fotos não permitem ver, e um fusível na entrada, também sem poder ver. Um capacitor de políester (vermelho) atuando como filtro de ruídos, mais um outro filtro indutor, atuando os dois como filtro LC, e alguns capacitores eletrolíticos, que devem estar aí para atuarem junto à CI (controlador do buzzer?). Não são adequados para filtragem de ruídos. Geralmente são usados nas fontes, mas já quando houve a conversão AC-DC, para diminuir o ripple da tensão. Aquilo é uma entrada RJ11? Parece que faltou a proteção dele aí. Enfim, coisas desnecessárias a meu ver e que não perfazem um filtro/protetor adequado (varistores mal dimensionados + buzzer + um CI + caps. eletrolíticos?). Esperando @faller para esclarecer melhor.
  6. @gabrielsvl É só deixar juntos. Esses novos filtros não vem mais com parafusos, o que inviabiliza ficar abrindo várias vezes. Mas a Clamper agora deixa os fusiveis bem perto dos varistores. Eles deixavam bem separados (quase 10mm de distância!). Um erro de projeto antigo que já foi corrigido. Eu não me preocuparia não. Agora, se você for construir um, coloque. Vale a pena.
  7. @Nihal Pocket é só protetor de surtos. Sem filtro. Pode usar dessa forma que quer sim. Aterramento é sempre bom, mas não é imprescindível para proteção de surtos. O Clamper irá proteger por outra via, sem terra mesmo.
  8. @crashvk Numa falta total de espaço, eu dispensaria a filtragem por indutores. Ficaria só nos capacitores mesmo. Os que precisa são encontrados no primário de fontes, daquelas de sucata mesmo. Geralmente boas fontes tem uma filtragem na entrada muito boa, comportando dois indutores toroidais, além de capacitores X e Y. Mesmo as ruins tem pelo menos um.
  9. Retirou de alguma fonte? Os do primário são sempre melhores, e não são grandes. Segundo Faller, são os ideais para filtragem.
  10. @alexandre.mbm Isso. Ou você pode passar uma fita deixando-os juntos um ao outro. Nesse caso, a pasta seria um suplemento, podendo até dispensa-la. Faller juntou os MOVs com seus TCOs usando fita térmica contrátil, sem pasta. Veja esse da Clamper (é bem antigo, de 2004), TCOs bem distantes dos MOVs: A Clamper corrigiu isso e agora os fusiveis ficam mais juntos dos varistores, mas a pasta seria ainda melhor. Eu abriria um filtro novo da Clamper apenas para colocar pasta lá, porque apesar de juntos, não estão tão juntos. Ou passa fita ou coloca pasta (ou os dois) adicionado 11 minutos depois Nesse projeto, o usuário além da pasta, uniu com fita. Veja como ficou legal: adicionado 13 minutos depois Diferentemente do @crashvk , que utilizou um fusível para os três movs. Mas nesse caso, como todos estão bem juntos, acredito que está bom.
  11. Veja aí, está na terceira foto. adicionado 3 minutos depois @crashvk Você poderia mostrar como ficou a soldagem dos componentes?
  12. @crashvk Realmente bem interessante! Não sei como amigo conseguiu encontrar espaço nessas caixas minúsculas... Talvez pudesse melhorar ainda mais a proteção com pasta térmica entre os movs e o fusivel.
  13. Olá, @Raphael Ventorim! Obrigado Rapaz, eu sempre achei que motores causassem poluição elétrica na rede. Agora fiquei na dúvida...
  14. Por que acha isso? Sua CX430 dá conta dessa configuração numa boa, e é uma das recomendadas pelo CDH https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-corsair-cx430/2186
  15. @Internet Passei o tempo inteiro achando que era o tópico de configurações de fonte... Só agora percebi que é o do Faller...

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!