Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Altrano

Membro Pleno
  • Posts

    24
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Altrano postou

  1. Perdão pela demora em participar, mas estou descascando um abacaxi pessoal e não tive mais tempo. Pelo que entendi, vamos pegar o 1° esquema como exemplo, a corrente setada dependerá da potência do transistor? Mas o MJ2905 bem arrefecido suporta uma corrente bastante alta. Podendo dissipar bastante potência.
  2. É neste 1º esquema que estou interessado. Digamos que eu setei a tensão para 10V e vou setar a corrente para 2A. A corrente deve ser setada com a carga prevista entre as saídas ou com as saídas em curto direto?
  3. Olá. A tensão entre no pino entre o pino Vout e Adj varia de 1,2 à 1,3V. Abaixo de 1,2V certamente o CI já esta começando a entrar em modo de proteção ou algo esta errado. "Para o circuito acima, com shunt de 0,2R, supondo um limite de corrente de 2A, teremos no shunt uma queda de 0,4V caso o limite seja atingido, o que significa que a tensão do coletor de transistor de potencia aumentará para compensar essa queda (é uma fonte regulada). Esse aumento de tensão vai para a entrada inversora via divisor resistivo (trimpot + o primeiro resistor em série) e se ultrapassar a tensão de saída a saída do operacional começa a comutar para o -5V, provocando a queda da tensão do pino ADJ e por consequência a tensão de saída." Eis a minha dúvida. O pino 7 VCC deverei ligar no coletor do transistor e fazer uma fonte simetrica para retirar apenas os -5V do VEE.
  4. Não, apenas tansistores de potência com resistores amostradores. AOP nunca usei. Só teoria mesmo. Mas estou começando a colocar a teoria guardada na mente para funcionar. O problema são as configurações nos livros e na prática. Às vezes complicamos um pouco na prática sem querer. Ainda mais que estou estudando os dois esquemas. A parte dos -5V esta Ok. Estou complicando mesmo é com a amostragem do AOP. Mas eu chego lá. Questionei sobre a alimentação, pois ainda não consegui visualisar se o AOP trabalha na saturação. Como já compreendi o funcionamento do sistema, mas ainda não consegui calcular o valor das amostragens para uma certa tensão e corrente.
  5. Já fiz várias fontes com o LM317. Com shunt e sem shunt de corrente. Até com aquela mãnha de usar o trafo com duas saidas e uma chave comutadora. Claro que as fontes usam um comparador de tensão. A minha tiinha uma chave mesmo. A Hikari que eu tenho agora vai de 0V à 30 V 5A e dá para escutar o relé comutando. Mas meu conhecimento em AOP sempre foi teórico. Por isto minhas dificuldades. Outro problema que estou tendo é na questão da alimentação deste AOP, como ele não tem realimenção, então tenho que alimenta-lo no VCC e VEE?
  6. Primeiramente obrigado por responder. Vi que você pegou o esquema 2º esquema. Estou pensando em montar o 1º. Mas primeiro preciso entender bem o mais simples. Até a parte que você explicou eu já tinha "quase entendido" mas.... Me corrija por favor: C4, D2, C5 e R5 seriam para ajuste de offset. R4 apenas para o LED indicador de limite de corrente. Ou R5 e R7 (Divisor) estão entre Vou e Adj e por isto o valor do potenciômetro de ajuste de tensão não foi definido. Agradeço a tensão.
  7. Encontrei estes dois esquemas na internet, mas estou com problemas para interpretar como o comparador de tensão esta agindo para ajustar a corrente. Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já.
  8. Sei que post é antigo, mas talvez alguém ainda de uma olhada. Já faz um bom tempo que fiz uma fonte simétrica ajustável utilizando o LM317 e o LM337 conforme esta no datasheet do LM337 da SGS-THOMSOM. Minha fonte é para 12V. Utilizei um trafo 15-0-15V 2A, ponte retificadora MIC RS 407, dois capacitores de 2200microF 35V. O restante, salvo os potenciômetros que possuem valores diferentes do datasheet e os diodos de proteção que coloquei nos reguladores, é igual ao que esta no datasheet. O problema é que a tensão inicial na saída negativa é de aproximadamente -1,29V e na positiva +1,35V. Retirando os capacitores de 1microF de tântalo, a saída negativa baixa para -0,707V e a positiva fica em +1,303V. Retirando os diodos de proteção, nada muda. Já fiz os testes com carga e a estabilidade é ótima. Cada regulador esta com um bom dissipador de calor. O único problema mesmo é a tensão inicial. Obs.: Quando esta com os capacitores de 1microF de tântalo, a tensão ente Vout e Adj fica dentro do estabelecido pelo datasheet tanto no LM317 quanto no LM337 (Mesmo com 1A). Sem os capacitores não fiz teste com carga, pois a tensão entre Vout e Adj no LM337 fica em 0,707. Na época refiz duas vezes a PCI e montei de maneira autosuportante, mas o problema persiste.
  9. Olá. Qual peça você se refere? O regulador ou o voltímetro? Alguns já vem com voltímetro acoplado e não possuem este problema. Não é o meu caso. O meu voltímetro esta funcionando bem e o regulador também. O que acontece é que o display voltímetro não marca a tensão inicial correta. No restante, tudo certo. Já testei com outros displays e também acontece o mesmo. Como mencionei antes, no multímetro a tensão esta correta. Quanto ao ajuste de tensão, o regulador é muito bom e ja testei com várias correntes. Esta dentro do previsto no projeto.
  10. Olhem isto: https://eletronicabr.com/eletronica-em-geral/74/converter-transformador-ac-de-saida-center-tap-para-ligacao-paralela/51763/
  11. Olá. Estou montando uma fonte com este regulador buck step down: https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32760917735.html?trace=wwwdetail2mobilesitedetail&productId=32760917735&productSubject=DC-DC-Buck-Converter-4V-40V-1-2V-36V-8A-100W-Step-Down-Voltage-Power-Module&spm=2114.42010708.4.93.on0zoz .Porém, já vi em vídeos no youtube a mesma coisa, mas ninguém se liga neste fato, a sua saída é de 1,25V (Medida no miltímetro). Até aqui tudo correto, mas em um display voltímetro ele marca quase 3,5V (Calibrado). O potenciômetro possui a função liga desliga. Quando desligado, marca uma tansão proporcional a tensão de entrada. Por exemplo, se a tensão de entrada for de 24V a saída desligada será de aproximadamente 0,356V. Mas com um resistor em paralelo na saída, consegui resolver isto. O que não consigo resolver é a diferença de leitura. Ele utiliza uma topologia precida descrita no datasheet do XL4016E1 (XLSEMI), mas com um MBR20100CT a mais que parece estar conectado ao feedback. Ainda não decifrei todo o crcuito.
  12. Obrigado. É que no outro tópico tu falou algo que me deixou em dúvida quando se trata de carregadores. Eu uso esta topologia com cargas fixas mas nunca usei com com baterias. Mas caso encerrado. Valeu.
  13. O tópico que eu iria sanar esta dúvida estava encerrado. Como aqui se fala em reguladores de tensão, então resolvi perguntar aqui mesmo. Caso esteja no lugar errado, peço para que seja redirecionado para o local correto. Em um outro tópico ficou meio dúbio o uso do LM338 como limitador de corrente. Por exemplo, um carregador de bateria de 5A que eu queira usar para carregar uma bateria de moto de 14A. Eu não poderia utilizar um LM350 na saída do carregador para limitar a corrente para 1,4A???
  14. Já conhecia este vídeo e este artigo do "velho e bom" Newton Braga. Mas obrigado assim mesmo. adicionado 30 minutos depois Faller, lendo alguns livros sobre transistores, com muita poeira, comecei a relembrar sobre a explicação que lhe pedi (Mas se ainda estiver disposto a explicar...fico muito agradecido), pois em nenhum havia exemplo de regulador de tensão com shunt de corrente. Não consigo decifrar o problema da minha fonte que fiz utilizando um TIP147 e um LM350 (Não possui PCI, os fios são 1,5mm o mais curto possível e as soldas bem feitas). Ulilizei um resistor amostrador de 4,7Ohm de 5W e um resistor no emissor de 0,22Ohm de 5W. Capacitores de tântalo, diodos de proteção e tudo mais. Trafo de 24V 5A, diodos 10A10, dois capacitores eletrlíticos de 4700uF (Já adicionei mais um e também retirei um para testar). O que acontece: quando coloco uma carga (Não importa a tensão ajustada e a corrente. Pode ser 12V 1A, por exemplo) a tensão às vezes cai (Raramente), mas na maioria das vezes aumenta!!! Creio que isto tenha a ver com o transistor. Po isto lhe pedi a explicação. *** Como posso colocar um led indicando que a corrente na saída da fonte atingiu os 4A? Como a tensão e variável, não consigo montar o esquema com o transistor.
  15. Sei que é pedir demais mesmo, mas poderia me dar uma explicação como se comportam as tensões no transistor shunt com o regulador?
  16. 1- Andei calculando e cheguei a conclusão que minha ideia não vai dar certo. Creio que só com trafo com duas saídas mesmo. 2- Nas suas fontes com shunt de corrente com LM338K, quando os TIPs atingem a corrente máxima, como você faz para não passar a corrente pelo regulador? Por exemplo, vi um esquema de uma fonte sua com dois TIPs 147 e um LM338K para 10A. Pelo que entendi a corrente só se divide polos TIPs. 3- Fiz uma fonte com trafo 18V 3A, um TIP147 e um LM350 com resistor amostrador de 4,7Ohm, mas em vez de cair tensão, a mesma se elevava em torno de 0,15V em baixas tensões e correntes mais elevadas. Obs: Sou meio ruim quando preciso interpretar dinamicamente o funcionamento do regulado com os transistor, ou seja, ajustando a tensão. *** Não sou puxa saco, mas acredito que o que deve ser dito tem que ser dito: Gosto mais de elétrica e tinha um vizinho engenheiro que, embora seu TCC tivesse sido na área de microeletrônica, também gostava mais de elétrica e atuava nesta área. Um dia ficamos horas conversando sobre harmônicas e ele me questionou como eu conhecia derivadas e integrais sem ter pisado em uma faculdade de engenharia. Expliquei que só conhecia o básico devido a curiosidade e muito esforço, mas não sabia resolver nada complexo. Tive de aprender para compreender valores RMS entre outras coisas. Nossa conversa começou devido ao seu supressor de surto com filtro de linha que, me perdoe, copie e no final das contas acabei dando de presente para este engenheiro. Ele não acreditou que você achou tempo para calcular e colocar o projeto na internet. A partir daí começou a frequentar o Clube do Hardware. Não acreditou devido ao egoísmo dos colegas. Não gosto de postar em fóruns, pois às vezes perguntamos coisas muito simplórias para pessoas do seu gabarito. Vi que você já é formado há bastante tempo e possui uma didática ótima. Já pensou em escrever livros? Já li livros de engenheiros ensinando a colocar dois diodos ou duas pontes em paralelo para aumentar a capacidade de corrente!!! Não estou falando em diodos em paralelo com divisor de corrente resistivo em série para baixas correntes. Já viu o que acontece com que lê um livro destes!!! Faller, Um grande abraço e continue assim. Pense em escrever livros sobre fontes! Pense!
  17. Só uma dúvida Faller: Quando projetamos uma fonte com shunt de corrente para passar 4A pelo TIP e 1A pelo regulador (LM350 por exemplo). Quando o resistor do emissor do TIP limitar a corrente em 4A no TIP, a corrente não iria aumentaria no regulador?
  18. Sempre lendo, mas nunca participando... Mestre Faller (Mestre das Fontes)... “Há um tempo fiz uma fonte linear que conseguia utilizar 5A com tensões mais altas e 5A com tensões mais baixas. Para isto, utilizei um trafo com duas saídas e uma chave comutadora antes da ponte retificadora. Mas essa já vendi para um amigo e também não é esta a questão.” Vendo o que tenho em casa, vi que posso fazer outra fonte, mas o trafo que possuo é de 24V 4A. Agora peço a avaliação de vocês: Minha ideia é usar um LM338K com um TIP147 como shunt de corrente, mas calcular o resistor sensor para que a corrente que passe pelo LM338K seja tão baixa que quando a diferença entre Vin e Vout seja grande o regulador não entre em proteção térmica. Será que dá certo?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!