Olá,
Primeira mensagem no Forum e já candidato a uma "pá de ouro", vou me arriscar, tentando não infringir qualquer regra do Forum... perdão se for o caso. Já pesquisei por muitos meses antes de chegar aqui.
Sou colecionador de aparelhos antigos, e tenho três pontos a colocar, com vossa licença:
1. Assim como o amigo Roger, estou com o mesmo problema. No meu caso, tenho uma pista da causa: o disco retorna rápido demais, e a central não reconhece o pulso. Com muito pouco material para estudar, acredito que, aparentemente, a peça "governor" (governador centrífugo) está desregulada - o restaurador deve tê-la lubrificado. Essa peça pode ser vista na 2ª foto que o Roger postou (após o diagrama) - a parte traseira do disco. O "governor" é a peça redonda dourada com uma pequena mola, à esquerda, logo abaixo da engrenagem maior. Funciona com contrapesos para "atrasar" a velocidade com que o disco retorna. Se alguém aqui tiver conhecimento nesse nível, gostaria muito de saber, por favor, como ajustar essa peça (a intensidade com que atrasa o retorno do disco).
2. Uma informação ao Túlio Franca e a quem mais interessar (colecionadores e vendedores, principalmente): existe um pequeno dispositivo (importado) chamado "Rotatone" que, instalado dentro desses aparelhos analógicos, converte os pulsos "lidos" do disco para tons (o DTMF). Atende a quem deseja utilizar telefones antigos em linhas com centrais digitais. É fácil observar que, nos últimos anos, muita gente tem comercializado esse tipo de telefone na Internet, e o principal empecilho para a concretização dos negócios é justamente a linha digital (esse comércio é bastante atual). O Rotatone não é caro, e vem com manuais para instalação em aparelhos de diversas marcas.
3. Se alguém puder me indicar locais na Internet, livros (sebos), onde eu possa encontrar documentações para manutenção prática nesse tipo de aparelho (analógicos a disco), agradeço bastante. Já estou procurando há meses - encontro muitas fotos e diagramas de ligações (fios, testes), mas sobre montagem, recuperação e reposição de peças não encontro fácil. Trabalho com computadores, quero aprender alguma coisa (o básico) sobre a eletromecânica desses equipamentos, mas não tenho acesso a material de estudo.
Pela paciência e atenção, agradeço.
Fabrício.