Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vitor André

Membro Pleno
  • Posts

    135
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Vitor André

  1. 1 hora atrás, 1lokos disse:

    Se a controladora estiver com o cabo do botão LED ou do Reset ligado, aperte e segure este botão uns 10 segundos, isso transfere o controle da controladora da placa-mãe (nos casos que tem conector ARGB)  para o controle e vice-versa.

     

    Pode ser que tenha algum botão do controle que faça a mesma coisa, tipo "MB/Sync".

    O estranho é que o único cabo conectado na controladora é o da fonte. Minha placa-mãe não tem entrada ARGB. E sim, no controle tem a opção de colocar MB ou controle remoto, mas está na opção do controle.

  2. Bom dia!

     

    Fiz a compra de um SSD M.2 SNV2S1000G e clonei para ele meu SSD de 120GB que estava com o sistema operacional e super lento. Acontece que começou a dar tela azul, reiniciar e desligar aleatoriamente! Com isso formatei e reinstalei do zero o Windows 11 Pro nesse novo disco. A tela azul aparentemente parou, mas aleatoriamente o computador desliga. Já entrei no prompt de comando e usei scannow e restauração de imagem do sistema, atualizei os drivers do sistema, fiz stress test na GPU e ficou estável e mais um monte de coisas.. só que não funcionou. Mexi durante um tempo sem desligamentos, baixei o Civilization 6 e na hora de clicar em jogar na Steam o computador já desligou. Temperaturas estão ok, o SSD está atrás da GPU e levemente embaixo, no stress test não passou de 59 graus, sendo que a fabricante coloca como máximo 70 durante o funcionamento.... Ajuda nós aí!

     

    image.png.45f102f79d60f1e524e79562cdefe64b.png

    Fonte: Sharkoon WPM700 Bronze

    Cooler: ma620p

     

  3. Bom dia! Comprei uma controladora para 9 fans e irei conectar o cabo sata na fonte para controlar as luzes via controle remoto. Alguém sabe me dizer se posso conectar, ao mesmo tempo, o cabo Temperature Signal Cable na placa-mãe para criar uma curva de temperatura, sem a necessidade de ficar alterarando o RPM manualmente no controle remoto?

  4. 2 minutos atrás, Karllus E disse:

    @Vitor André Acredito eu que todas as ventoinhas venham com conexão MOLEX, é um outro conector que vai direto na fonte, mas fará a ventoinha ser usada em 100%. Mas use controladora mesmo, não sei lhe dizer com certeza se é possível conectar direto na fonte e controlar os LEDs por controle remoto.

    Pelos vídeos que vi você conecta a controladora com o cabo sata na fonte e as fans nas entradas ARGB e PWM da controladora.

  5. 29 minutos atrás, Karllus E disse:

    @Vitor André Boa tarde, Vitor.

    Para saber se a placa-mãe tem suporte a conexões RGB 12V e ARGB 5V, basta olhar as especificações técnicas no site da fabricante (marca) no modelo da placa-mãe. Lembrando que não pode conectar RGB no conector ARGB, e vice versa, além do risco de queimar os leds. Em relação a energia, não fará uma diferença significativa, e os cabos são padrões para todas as conexões.

    Só uma observação, lhe recomendo escolher bem as ventoinhas, pois essas tem um fluxo de ar de 33,2CFM, muitos recomendam ter, no mínimo, 45 à 50CFM. Se escolher apenas pelo design da ventoinha e não prezar pelo desempenho na refrigeração, infelizmente, servirá apenas de enfeite. Dê uma olhada nos kits de ventoinhas da Gamdias.

    image.thumb.png.975ede57d9f4c2c9b62edc2087b426e3.png

     

    Pelo que vi minha placa-mãe só tem 12V RGBW. Mas como as fans são conectadas na controladora e a controladora na fonte não dá? Obrigado pela dica do CFM, estava olhando só RPM.

  6. Boa tarde, pessoal.

     

    Estou comprando o Gabinete Gamer Redragon Wideload Lite e quero comprar nove fans também. Gostei dessas Kit Fan RGB Conjunto Cooler Dupla Face Gamer + Controladora, em questão de custo-benefício. O problema é que não sei se minha placa-mãe (GA-AB350-Gaming 3) e/ou minha fonte Sharkoon WPM700 suporta as fans/controladora, no sentido de conexão dos cabos e entradas. Podem me auxiliar com isso? Estou confuso em relação à 5v e 12v, etc...

  7. Em 06/12/2022 às 09:50, GuilhermeGB disse:

    @Vitor André não existe receita de bolo, é na base da tentativa e falha, isso aí é resultado de um overclock instável, mas se rodou por bastante tempo sem travar é porque faltam poucos ajustes. 4.7GHz é a frequência máxima de boost do 5800X, não vai ser fácil você travar ele com uma tensão tão baixa. E também nem tem motivo pra você querer travar a 4.7GHz, você pode travar a 4.5GHz (por exemplo) e manter uma tensão mais baixa. Você vai perder o que, 2-5% no desempenho ao custo de 10ºC a menos.

     

    Não considere meu caso como exemplo pra você, porque eu peguei uma amostra do Ryzen 5 3600 bem refinada (fabricação mais recente) que consegue estabilizar tensões muito baixas, mas tem gente com o mesmo processador que só consegue travar 4.2GHz acima de 1.35V, outros nem conseguem, principalmente quem comprou lá perto do lançamento.

    Acho que o melhor pra mim foi da forma que citei acima, com dynamic vcore em -0.120. Ficou temperatura bem bacana não passando de 79 graus nos jogos, consigo bater uns boosts de 4.7ghz. Não tenho muito parâmetro mas pelo jeito fui azarado na loteria do silício, rs, já que o meu está custando entregar o que promete (ou não estou sabendo configurar algo direito). Mas comparando com a situação anterior estou bem satisfeito. Agora vou estudar OC na RAM... De 2400 mandei pra 2666 na BIOS mas sem estudar nada... vou tirar um tempo depois pra estudar aumentar mais a velocidade e diminuir as latências também. Pelo pouco que li os Ryzen são muito beneficiados com memórias rápidas.

    • Curtir 1
  8.  

    Att: computador desligou em 4.7ghz e 1.28v... Tá difícil! Acho que o melhor jeito é deixar como estava mesmo...

    2 horas atrás, Vitor André disse:

    Como estão as configurações atuais: -10 all cores na Curve Optimizer / PBO =  PPT 115, TDC 95 e EDC 140 (Sendo que o PPT tá segurando o TDC e EDC, já reduzindo o processador pra 85W). Conjuntamente com isso, acabei de mudar o Dynamic Vcore pra -0.1 e no momento está tudo ok.

     

  9. 58 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

    @Vitor André eu apenas setei o multiplicador em 40.0 (4000MHz), mudei modo do "CPU Core Voltage" para "AMD Overclocking" (também pode ser no modo de tensão fixa) e setei para 1.075V (é uma tensão extremamente baixa, nem todos conseguem baixar tanto). Se você mexer apenas na tensão vai bagunçar os clocks do processador que ficarão no automático, aqui em estresse máximo o clock cai por volta dos 3800MHz no automático.


    Eu desativei o PBO, então fica nos limites padrões da AMD para CPUs de 65W, se não me engano é PPT 89, TDC 60 e EDC 90. Mas como eu fiz undervolt, os valores na prática não chegam nem próximos desses limites padrão.

     

    Lembrando que também consigo uns overclocks bacanas, 4.2GHz em 1.15V ou 4.4GHz em 1.25V (ainda não tenho certeza se esse ultimo aqui está 100% estável). Mas eu não vi ganhos práticos expressivos nessas configurações, a temperatura do processador também sobe consideravelmente. Mas rodam melhores que em stock, onde meu processador tinha pico de 1.35-1.40V, e em estresse máximo o boost em estresse máximo varia entre 4.0-4.1GHz, em atividades menos exigentes chegava nos 4.2GHz (boost máximo padrão do 3600).

    Setei aqui em 4.7ghz e 1.28v. Estou jogando God of War e por enquanto não passou de 74 graus. Antes os jogos estavam esquentando mais que nos testes de stress, mas já agora está certo rs, os testes estão esquentando mais, cpu-z nesse valor chegou a 84. Vou ir testando, mexendo aqui no PC e jogando hoje com essa tensão e tentarei diminuir mais pra frente pra conseguir melhores temperaturas.

  10. Como estão as configurações atuais: -10 all cores na Curve Optimizer / PBO =  PPT 115, TDC 95 e EDC 140 (Sendo que o PPT tá segurando o TDC e EDC, já reduzindo o processador pra 85W). Conjuntamente com isso, acabei de mudar o Dynamic Vcore pra -0.1 e no momento está tudo ok. Havia reduzido para -0.06 e o computador tinha baixado temperatura no geral, sendo que no Red Dead 2 ficou meia hora aberto e não passou de 84 graus, não havendo Throttling. Vou atualizando aqui sobre como ficará agora com tudo isso acima + o Dynamic Vcore em -0.1. Alguma sugestão que possa fazer diferente?

    4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

    Prefiro fazer um OC manual de 4.0GHz + undervolt e manter o processador mais frio, reduzi uns 15-20 graus em relação à temperatura em stock.

    Você se refere à apenas travar a velocidade do processador e ir mexendo no PPT?

  11. @GuilhermeGB Sem a tampa frontal fica com vários espaços abertos tanto em cima quanto embaixo, e os dois fans frontais ficam cobertos só pela película de sujeira.

     

    Desculpe, modelo correto é o MA620P.

     

    Não sei por quê mas quando rodo o stress test no cinebench não passa de 4,5ghz, ficando em média de 4,4ghz. Já no game as vezes pega 4,7ghz.

     

    Vou olhar se tenho esse medidor de temperatura.

    image.thumb.png.161bac57d1db683ac85b2785a921962f.png

    TMPIN2 está batendo com a temperatura do processador. Será que a placa-mãe está "fraca" para o processador ou algo do tipo? porque não tem base...

  12. 5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

    Abrir a tampa do gabinete não resolve totalmente o problema de um gabinete fechado, apenas ameniza a situação. É necessário ter algumas ventoinhas removendo o ar quente e adicionando ar frio dentro do gabinete constantemente, talvez você consiga um resultado similar com um ventilador soprando ar pra dentro do gabinete.

    Estou com duas na parte frontal jogando pra dentro e duas na parte superior como exaustor. Na parte de trás não cabe por causa do cooler, mas o próprio cooler já está jogando pra trás também.

  13. Boa noite!

     

    Fiz o teste sem a tampa frontal do gabinete por 10 minutos no Cinebench. De fato, chegou até 80 graus, diminuindo cerca de 10~12 graus já! Com certeza preciso trocar essa fornalha (Dicas de gabinete?!). Mais alguma dica pra melhorar além da qual já vou fazer, que é trocar a pasta térmica Cooler Master Pro (8 W / mK) pela Cooler Master Maker (11 W / mK)?

     

    Só vou ficar atento nas horas de jogatina pra ver até quantos graus vai chegar e se vai começar a diminuir a velocidade!

  14. Bom dia, galera!

     

    Peguei um Ryzen 7 5800x conjuntamente com o cooler 620M da Cooler Master. Acontece que o processador em qualquer stress test ou game chega facilmente à 91 graus e começa a dar throttling. Não entrega nem o mínimo garantido pela AMD de 4.7ghz no boost, fica por volta de 4,4~4,5ghz nos jogos por causa da temperatura já travada em 91 graus.

     

    Mesmo com undervolt as temperaturas não diminuem. Reduzi PPT pra 115 e CO -5 all cores e a temperatura reduz inicialmente, com o decorrer da jogatina atinge os 91 graus e reduz frequência do processador. Estou usando o cooler 620M que é robusto, pasta térmica cooler Master pro (que estou pensando em mudar pra CM Maker que dissipa um pouco mais de calor) e a temperatura ambiente é de 22~24 graus sempre, por causa do ar condicionado!

     

    Estou com cinco fans, dois frontais jogando pra dentro, dois superiores e um traseiro pra fora. Gabinete fechado. Meu setup completo está em meu perfil.

     

    Cara, extremamente chateado pela situação. Ter um processador top mas capado pela temperatura...

  15. Boa noite!

     

    Meu computador às vezes não dá BOOT. E aparece a seguinte imagem:

     image.thumb.png.afbbfd63e9f36c7c474960aa1be396ce.png

     

    Com isso, tenho que ficar resetando entre 1~3 vezes pra dar BOOT. Eu estava com um Ryzen 5 1600 e GTX 1060 quando começou a dar esse problema. Troquei o processador para um Ryzen 7 5800x e continuou. Troquei a GPU para a RTX 3060ti e também continuou. Rodei teste nos meus dois slots de RAM e não foi diagnosticado nenhum problema. Fonte de 700w (meu setup está listado no meu perfil). O que pode ser? Bateria da motherboard fraca é uma opção?

  16. Boa tarde.

    Estou fazendo OC na minha placa de vídeo GTX 1060 6GB Galax e, mesmo aumentando o core no MSI Afterburner, o core momentaneamente passa e retorna aos 2063mhz, valor o qual fica estabilizado. A temperatura da placa não está passando de 72 graus. Estou fazendo o stress test no Heaven. Minhas configurações do PC estão em baixo da minha foto.

     

    Outra dúvida, durante os jogos apenas, às vezes pedaços da tela ficam pretos e com certa movimentação no jogo, tipo: virando a cara pro outro lado e andando, atravessando esse pedaço preto, some. É por causa do core clock ou memory clock?

     

    Como não estou conseguindo postar print do MSI:

    Power Limit: 115%

    Core clock: +120

    Memory clock: +250

    Fan speed: auto

    Core voltage: padrão / não mexi

     

    Atualizando: pude ver que sempre que coloco um core clock fica um pouco abaixo. Exemplo: se coloco 2150 fica em 2063, se 2100 fica em 2013, etc.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!