Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Matheus Lemes Silva

Membro Pleno
  • Posts

    20
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Matheus Lemes Silva

  1. 7 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

     

    quando comprei o meu há uns 5 anos atras, paguei 600 reais.. não era esse modelo ai da razer mas era o mesmo s340, so que todo preto, normal.. logo o preco dele hj, se ainda estiver disponivel esse modelo deve ter ficado nessa faixa ou baixado muito pouco

     

    Será que eu consigo vender por essa faixa mesmo? Queria pegar um da nzxt mesmo e ta por 700 reais, se vender a 600 consigo pagar com pouqíssima diferença.

  2. 5 horas atrás, domingos87 disse:

    Isso com o Memtest? Deixou completar pelo menos 1 teste inteiro (leva coisa de 1 hora)? As duas (os dois pentes)?

     

    O que você fez tem que dar boot pelo pendrive, correto?

     

    Menos mal então!!! Suas memórias estão ok se foi isso mesmo. E no Intel Burn Test, o que deu? Esse que não passou de 5%? Teria que bater 100 o tempo inteiro!

     

    Talvez seja sua placa-mãe mesmo, caso memória esteja eliminada.

     

    E sim, na Kabum alguns K estão com preço "bom". Considerando que um i5 normal desse clock aí não vai sair por menos de 1200... Apesar que tem i5 com Optane por esse preço também, mas é o 8400 (que já é 4 GHz no entanto...)!

    Eu tentei rodar o teste de estresse, mas o pc travou e tive que desligar manualmente.

     

    Eu to vendo um i5 9600k por 1299 na kabum, queria saber se vale a pena pegar ele e qual placa-mãe pegar?

    adicionado 0 minutos depois
    4 horas atrás, Fokas disse:

    Putz, que coisa chata!

     

    Você deveria ter trocado tudo na época. Não brigue com PC novo. Comprou e está com problema? Garantia nele!

    Pois é, infelizmente demorei pra ahira, mas agora surgiu a oportunidade de comprar um kit novo.

     

    TO vendo na kabum um i5 9600k, acha que vale a pena comprar? Se sim, qual placa-mãe compor pra acompanhar?

  3. 12 minutos atrás, domingos87 disse:

    Provavelmente quando você sentir necessidade mesmo já estaria sendo a hora de trocar ele e o over não resolveria seu problema, mas dá sim para tirar algo legal a mais. Só que se compensa ou não seria com você.

     

    Se a máquina estiver muito pra trás num programa ou jogo, dado que raramente se consegue muito overclock, isso certamente não compensa. Se for só para melhorar alguma coisa ou tirar um pouco mais de performance, aí sim.

     

    Porém, colocando na balança o resto (possibilidade de comprar com Optane ou não, por exemplo).

     

    De dar trabalho: não sei. Mas você tem que dividir a instalação em 2: OS no Optane e todo o resto no seu SSD ou HD. Isso é facilitado pelo Windows 10, mas pode sim dar dor de cabeça (em geral se você orientar manualmente os instaladores sempre para o SSD ou HD não vai dar).

    Entendi como funciona o optane, e entendi o que você quis dizer com o processador. 

    Mas eu encontrei um i5 8600k por cerca de 1400 na kabum mesmo, só compraria outro se me entregasse basicamente o que esse entregaria e sem problemas, pensei no 8400, mas acho 2,8ghz baixo, e eu to tão traumatizado com essa questão de placa-mãe e processador que tenho medo de compra-lo e o turbo pra 4.0ghz não funcionar. 

    adicionado 59 minutos depois
    1 hora atrás, domingos87 disse:

    Teste com tudo em stock, o computador tem que funcionar ao menos de maneira estável com tudo no original.

     

    Valer a pena a troca envolve um monte de coisa. Se quer continuar na linha Intel, se linha K é necessária mesmo para você (pois custa muito mais caro no total), se seu foco é só jogos, seu orçamento etc.

    Estou nesse exato momento realizando os testes com tudo normal, em stock como você disse, e não obtive nada abaixo dos 50 graus e até tive picos de 71 graus com 5% do cpu em uso. Testei cada memória em cada slot da placa-mãe pra ter certeza de que não era na placa nem na memória, e ai está, memórias 100%.
    Detalhe: quando as uso juntas obtenho as mesmas temperaturas de quando utilizadas sozinhas.

  4. 3 minutos atrás, domingos87 disse:

    Tive uns 6 AMD já. Dor de cabeça só com um que a culpa era do fabricante que colocou um mísero dissipador sem sequer ter pasta térmica aplicada.

     

    Geralmente AMD dá dor de cabeça porque o pessoal alopra colocando só tudo do mais barato que encontrar sem dimensionar nada, sem nem ver se serve a peça ou se é de mínima qualidade.

     

    Tem 8700 com 16 GB de optane por 1900 Reais na Kabum e a versão K sem o Optane pelo mesmo preço. Se nem overclock você faz acho que o K não vale nada à pena.

     

    placa-mãe para o K custa entre 300 e 1000 Reais a mais também.

     

    Veja isso aí!

    Mas então, a minha ideia é ter o K justamente por causa do overclock, mas eu quero fazer o over apenas quando sentir necessidade, não sou dos que usa um processador a 100% 24/7, mas quando precisar usar a 100% eu vou querer usar a 100%, como está acontecendo com o i7 6700k agora, só que eu não posso fazer over nele, até onde sei.\

     

    E editando rapidamente, ouvi dizer que o optane da mais trabalho pra funcionar do que retorno, procede, comandante?

  5. 2 minutos atrás, domingos87 disse:

    Teste com tudo em stock, o computador tem que funcionar ao menos de maneira estável com tudo no original.

     

    Valer a pena a troca envolve um monte de coisa. Se quer continuar na linha Intel, se linha K é necessária mesmo para você (pois custa muito mais caro no total), se seu foco é só jogos, seu orçamento etc.

    Beleza, vou testar em stock assim que der e respondo.

     

    EU tive amd por muito tempo e foi só dor de cabeça, sempre tive essa sorte com processadores e placas mãe dando desempenho abaixo do esperado, mas eu fiz umas pesquisas, e se quero garantir um processador por mais uns 4 anos, com base no meu orçamento e histórico, o 8600k é a melhor opção.

    • Curtir 1
  6. agora, domingos87 disse:

    Você deveria ter testado memórias e processador com o Memtest 86 e o Intel Burn Test respectivamente e ter feito a troca dos componentes ainda na garantia.

     

    Seu processador talvez ainda esteja e memória depende da marca. Muitos Intels nos últimos anos saíram com aquecimento inexplicável, inclusive especialmente os i7.

     

    Pode ser placa-mãe também, claro, mas acho que já saiu da garantia.

    Bom, eu posso testar uma por vez ainda, mas como faço esse teste? Retiro uma e jogo ou tento ativar o hypertreading? algo do tipo? 
    Nada está na garanti mais, infelizmente, comprei o kit pronto no mercado livre de um vendedor, veio tudo lacrado, mas eu realmente acho que o problema central possa ser o processador. A respeito da troca, se não forem as memórias, acha que vale a pena?

  7. Tenho um setup i7 6700k + MAXIMUS VIII HERO + h100i v2 + 16 gb RAM DDR4 2400MHZ hyperx + gtx 1060 6gb + ssd kingston 120gb + hd 1 tb + fonte evga 650W plus bronze (instalei nova tem 3 dias) 

    Um setup bom, certo? Bom, na teoria sim, mas na prática é outra história.

    Durante mais de 1 ano eu venho enfrentando um problema que gera vários problemas e assim sucessivamente criando uma bola de neve especificamente com o processador e a placa-mãe.

    Eu instalei o kit no inicio do ano passado e logo de cara achei algo estranho, a cpu ficava muito quente, não conseguia entender porque, o h100 era novo, eu usei em outro cpu e tava tranquilo, mas nesse as temperaturas batiam 50 graus só de iniciar o pc, eu chegava a ficar com o coração na mão, imagina pra jogar?! Pois é, não jogava, o pc reiniciava antes, quer dizer, quando ele chegava no windows, né, porque nesse momento eu conheci os 3 bips de cooler não instalado. O que eu fiz? Chequei o cooler, claro! Com certeza coloquei no lugar errado, mas pra minha surpresa eu tinha montado o pc muito bem, foram 3h dedicadas a montagem sem erros, inclusive na pasta térmica, e falando nela; logo em seguida eu pensei "passei pouca pasta? Pois bem, vou desmontar e checar tudo", e pra minha surpresa a quantidade de pasta tava certa, mas a gente refaz o trabalho, né, uma, duas, três... Sempre pensei que na terceira dava sorte, mas nem na quinta vez a temperatura abaixou, fazer o que, e os 3 bips infernizando  a minha vida. Ah, mas espera, então o problema pode não ser com o hardware! Vamos checar a bios. Tudo no padrão, a 80 graus, a essa altura do campeonato eu já estava acostumado, fui mexendo na bios, e depois de umas 4h eu cheguei a uma config que estabilizava o pc em 30 graus, ufa! Agora eu posso usar o pc em paz... Quem me dera... 

    A config que achei era com os hertz dos núcleos setados no padrão (4.0), memórias de 2400MHZ em 2133MHZ, sem hyper threading, sem turbo mode, sem intel shift speed, sem core c6, basicamente todas as características que tornam um i7 6700k num i7 6700k desativadas, ou seja, eu to, há quase dois anos, rodando um i5 6600 na minha máquina, provavelmente o i5 6600 mais caro da minha vida. e só fui perceber o quão azarado eu fui em receber esse processador com uma placa-mãe que pode usar 100% dele, sendo que n posso usar 100%. AH! Sem dizer que se eu tentar mudar alguma configuração na bios pra usar +1% do processador o pc da tela azul, esquenta demais, trava, da erro no windows. Só ontem formatei o pc 3 vezes pra tentar usar pelo menos 60% da CPU.

    Bom, depois dessa história toda, que eu espero que todos tenham lido pra se contextualizarem, eu gostaria de saber se, agora, vale a pena trocar a placa-mãe e o processador que tenho por um kit i5 8600k + Z370M AORUS GAMING, mantendo as memórias, watercooler e todo o resto, mudando esse setup base apenas pra poder usar o pc com temperaturas mais tranquilas e podendo esperar que no futuro eu possa fazer um overclock pra segurar mais um ano (pretendo levar o setup por mais uns 4 anos, a grana é contada aqui), e também queria destacar que o intuito é usar pra jogos como LOL, CS, BATTLEFIELD 1, BATTLEFIELD 5 e ANTHEM. 

    Aguardo respostas e agradeço as ajudas desde já.

     

     

  8. Eu já havia feito um tópico sobre aquecimento do mesmo processador com um h100i v2, o pessoal me ajudou e parece que conseguimos resolver o problema.

    Aparentemente a tensão do processador tava alta, batendo 1.238v pra rodar 4.0ghz, reduzi para 1.150v e as temps diminuíram, beleza!

    Pouco menos de uma semana de uso, mais especificamente ontem, 17/08/18, eu liguei o pc e usei normalmente, com as temps boas por uns 20m, quando fui abrir um launcher de um jogo e meu pc deu a famosa tela azul, indicando como erro o CLOCK WATCHDOG TIMEOUT. Pensei eu "mas que me@#% ta rolando, que po%%# é essa?!" E fiquei encucado, fui pesquisar.

    Pesquisando um pouco li que atualizar a bios poderia resolver, atualizei e depois de muitas configurações e resets consegui ligar o pc sem muito medo. Mas as temperaturas não são mais as mesmas. Antes eu ligava o pc a 25 graus e a 25 graus permanecia, em jogos não passava de 40 graus, agora o pc liga a 40 graus e vai abaixando até ficar numa média de 29 a 30 graus, em jogos o processador passa de 50 graus fácil e eu só posso ficar preocupado, pois por mais que as temps estejam na média essa alteração bruta de uma hora pra outra me preocupa, afinal o que garante que não vai acontecer de novo? 

    Outra coisa que me deixa muito transtornado é que, por não entender de tensão, eu não sei porque, mas o pc não carrega o windows se as voltagens da cpu estiverem menores que 1.150v, não consigo deixar em 1.100v por exemplo. E o padrão da placa-mãe, se eu deixar a opção em 'auto' o valor sobe pra 1.328v, o que sobe muito a temperatura e as vezes dá até erro de temperatura elevada no boot. Não tentei fazer over em nenhum componente, nem mexi em tensão nenhuma de outro lugar, apenas a do processador e atualizei a bios.

    Já tentei por outras bios e parece que só piora o resultado, algumas bios eu não consigo ligar o pc nem a 1.150v :/

    Me ajudem, por favor ;-; 

    Eu to com mt receio de que esse pc queime.

     

    Edit 1: vou passar as configs do pc
    I7 6700k 4.0Ghz
    Asus maximus Hero VIII
    H100iv2
    16gb hyperX Fury ddr4 2400mhz
    GTX 1060 6gb Gigabyte
    ssd HyperX Fury 120gb
    Hd 1Tb e outro de 500Gb

     

    Edit2: eu abri o pc pra trocar a posição do watercooler e repor a pasta térmica, e agora nem bipa, não da tela, o pc liga e roda tudo, reparei que o processador ta bem frio, pode ter queimado? Como posso saber se é problema na placa-mãe ou o processador? Eu já limpei tudo, as memórias, placa de vídeo, testei sem a placa de vídeo,  mas nem bip a máquina faz, dei clear cmos e nada também, eu realmente já não sei o que fazer. :(

    20180818_142132.jpg

  9. 4 horas atrás, Imakuni disse:

    Não é bem essa a lógica, é que o ar sempre deve vir da frente, pois é assim que os gabinetes são projetados.

    Sim, sim, também pensei nisso. 
    Cheguei em casa e arrumei os fans, ajustei a tensão, como me disseram e agora ta rodando tudo perfeito, joguei far cry 5 e não passou dos 41 graus. (OBS: na imagem estão as temperaturas enquanto o jogo rodava em segundo plano)

    Agora ta tudo certo, gente, obrigado pelas dicas e por me ensinarem algo novo! 
    Pode fechar o tópico, problema resolvido :D

    Screenshot_2.png

    • Curtir 1
  10. 1 hora atrás, Imakuni disse:

    Tá ao contrário essas setas, é para puxar ar da frente e jogar fora pela traseira / topo.

     

    Você procura o campo na BIOS, coloca no manual e coloca o valor que quiser... não tem muito segredo. A partir daí, você faz seu OC normalmente (você pagou por mobo, processador e cooler para isso, é desperdício não usar) ou então vai diminuindo a tensão o máximo que conseguir sem ficar instável.

     

    Normal isso, a temperatura responde quase que imediatamente com a carga. Se alivia, ele esfria na hora; se aumenta, fica quente.

     

    Não é só por economia, é por outras razões também. A principal delas é longevidade, a pasta meio que nunca vence, ao passo que a solda corre risco de rachar e com isso inutilizar o processador / perder a capacidade de condução de calor ao longo de vários ciclos térmicos. Outro motivo é a teoria de que solda limita o OC, quando comparado com aplicação manual de metal líquido; nesse caso, os dois conduzem o calor do mesmo jeito, só que acredita-se que a solda acaba limitando o OC.

    Então eu preciso resfriar o radiador com o ar de fora pra dentro?

    Vou procurar então na bios sobre os vcore e testar as voltagens, hoje ainda retorno aqui no tópico se deu certo.

     

  11. 5 horas atrás, simforoso disse:

    É, teoricamente o water cooler era para resfriar mais do que um air cooler barato como meu 212x da Coolermaster...

     

    Mas esses i7 de 6ª e 7ª geração são esquentados mesmo. Pra melhorar, só fazendo delid, coisa que não tenho coragem de fazer.... desmontar um CPU que paguei quase 2000 reais em 2015 não faz sentido... já enfrentei 2~3 verões com esse kit jogando coisas bem pesadas e lembro que meu recorde foi 69ºC nessa CPU, naqueles dias de dezembro/janeiro escaldantes...

     

    Algo estranho também no 6700k é a alternância de temperaturas em segundos.... noto que agora em dias frios, está 22ºC por exemplo e dá saltos para 55ºC em questão de segundos e imediatamente volta aos 22ºC de antes... é bem curioso esse comportamento, e é geral pelo que li nesses 3 anos que uso o mesmo. No início eu me "encucava" com esse CPU, agora deixo quieto, nunca travou ou deu qualquer problema, são características deles mesmo.

    Eu percebi isso também! Em alguns momentos, quando jogo jogos leves as temperaturas pulam de 36° para 55° e eu fico sem entender, mas depois volta pra 36°, ai eu deixo quieto. Mas isso não deixa de ser curioso mesmo e espero que não dê problemas para mim.

  12. 8 horas atrás, Contiusa disse:

    @Matheus Lemes Silva a DeepCool Z5 não é uma pasta ruim como a implastec. No meu i7-3770K ela não é muito diferente de uma pasta topo de linha. Ou seja, não precisa comprar outra, especialmente se você não está fazendo overclock.

     

    Sobre as temperaturas, 77ºC é completamente fora do padrão de um H100i V2 rodando um i7-6700K em stock. Você deve ter instalado o water cooler errado ou o vcore está errado. O i7-6700K é basicamente um i7-3770K (meu processador) com turbo boost maior. Você pode ver pelos testes que as suas temperaturas estão bem acima do padrão.

     

    1.248v talvez seja alto para 4Ghz. Você pode abaixar o vcore. Por exemplo, nos meus testes, eu rodei o i7-3770K a 4.2Ghz com vcore de 1.140v. Então você pode colocar a 4Ghz com pelo menos 1.1Ghz. Vai abaixar uns 5-10ºC.

     

    Fora isso, pode estar mal instalado, mas eu acho melhor ajustar o vcore antes de fazer qualquer outra coisa. Não precisa fazer delid. Isso é só para quem for fazer over pesado.

     

    Pode postar uma foto de como o water cooler está instalado?

    Compreendi! Pode ser que o vcore esteja errado mesmo, hoje não estou em casa, mas até segunda mando uma foto aqui de como o watercooler está no gabinete, eu fiz um sistema de resfriamento do radiador com os fans soprando ar em cima do mesmo e pra fora (fiz uma imagem explicativa abaixo com as setas azuis indicando ar frio e as vermelhas ar quente)

    Só uma dúvida; minha placa-mãe é a maximus hero viii, como mudo o vcore nela sem ocorrer problemas? Eu realmente não entendo de voltagens.

    20180811_110100.jpg

    adicionado 1 minuto depois
    2 horas atrás, simforoso disse:

    Posso dizer que o 6700K é cabeça quente mesmo, por conta da "pasta" ruim que a Intel usou entre o die e o dissipador do CPU, por economia.

     

    Aqui uso ele em stock sempre na Asus Z170 PRO e uso um Hyper 212X com pasta MX-4 e ontem, jogando beta do CoD Black Ops 4, depois de 2h de jogo vi os relatórios das temperaturas do HWMonitor me espantei: com o rigor do inverno do RS, bateu 62ºC o core mais quente.... lembrando TUDO STOCK, 4GHz de clock e 4.2GHz de turbo (que foi acionado durante o jogo).

     

    A minha GTX 1070 SC também esquentou bastante, cerca de 61ºC, estou com ela a mais de 3 anos e nunca troquei a pasta, talvez se eu achar minha seringa de MX-4, irei aplicar na GPU.

    Curioso, mas no meu caso, então, não faria sentido passar dos 70°C com far cry 5, até 60°C era compreensivel, penso eu. Concorda?

  13. 11 horas atrás, RS Faria disse:

    @Matheus Lemes Silva

     

    Não acho necessário delid, sincera e honestamente.. É um procedimento mais voltado pra quem tá fazendo OC extremo e precisa de todo o resfriamento necessário.. Além disso, delid termina com garantia e pode matar a CPU..

     

    Seu caso, deve ser um ajuste na bomba do WC, da instalação dele, dos fans, do gabinete em si, Vcore da CPU, enfim.. Tem varias coisas pra pensar antes.. Talvez, o @Contiusa possa dar uma força..

     

    AC5 é lixo..

    Entendi... Se não AC5 então qual?
    Fico no aguardo da ajuda ai!

  14. 1 hora atrás, grievous disse:

    @Matheus Lemes Silva Não uai, o jeito definitivo para diminuir as temperaturas seria realizar o delid e colocar uma boa pasta térmica entre o chip e o IHS. Porém por mais que pareçam altas, 77º é tranquilo para o processador e você não corre risco algum.

     

    Talvez se você trocar a pasta térmica por uma de maior qualidade (como a DeepCool Z9) abaixe aí alguns graus.

    Mas como faço esse delid? 
    To pensando em comprar a artic silver 5, é boa?

  15. 1 hora atrás, grievous disse:

    O problema não está no cooler e sim no processador. As últimas gerações de processadores da Intel são bem esquentados mesmo com Watercooler. Isso acontece porque a Intel querendo economizar na fabricação dos processadores trocou a interface térmica entre o chip e o IHS (integrated heat spreader) de solda para pasta térmica (de péssima qualidade).

     

    maxresdefault.jpg

    Então não importa o quão potente seja a refrigeração se o chip não consegue transferir o calor para o dissipador de calor. Muitas pessoas compram um equipamento projetado para remover o IHS (chamado delid tool ou delid kit) sem danificar o chip para realizar a troca de pasta térmica por uma de qualidade baixando de 10 a 15 graus a temperatura.


    Algumas pessoas vão além e usam metal líquido em vez de pasta térmica, que possui uma capacidade de conduzir calor bem maior porém ele também conduz eletricidade, se cair em algum contato pode fechar um curto e danificar a peça. Pessoas que usam metal líquido conseguem reduzir as temperaturas de 20 à 25 graus.

     

    Qual pasta térmica está utilizando atualmente?

    Então não tem como diminuir essas temps? Só comprando outro processador? 
    Estou usando a deepcool z5

    adicionado 46 minutos depois
    1 hora atrás, RS Faria disse:

    @Matheus Lemes Silva

     

    Bomba e fans estão ligadas aonde, na placa-mãe?

     

    Os cabos de informação sim, estão na placa-mãe. Tenho uma asus maximus hero VIII e o único cabo do watercooler de 4 pinos ta conectado no slot de CPU_FAN da placa.

    Screenshot_4.png

  16. Eu estou com um I7 6700k refrigerado por um H100i V2 e em stock fica entre 36°C e 40°C, mas quando fiz um teste com o jogo Far Cry 5 o processador bateu 77°C. A princípio fiquei assustado, mas pensei que poderia ser porque o jogo é pesado, só que fiquei com a dúvida, estão certas essas temperaturas ou seria melhor eu trocar o sistema de refrigeração? Estava pensando, se for necessário trocar, num H110i V2, o que acham? Me recomendem coolers se for preciso trocar mesmo!

    Screenshot_2.png

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!