Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Router DI-524 e Virtua: não abre a página de configuração


CarolCarvalho

Posts recomendados

Oi pessoas

Não sei mais o que fazer, pra quem apelar, ou o que configurar. Já usei todas as dicas que achei em fóruns e nada me ajuda...

Divido uma conexão net virtua por meio de um roteador D-link DI-524. Um PC conectado diretamente ao roteador, e um notebook wireless.

A internet funciona no pc principal, mas não funciona no notebook wireless. Resetei o roteador e tudo o mais. Acontece que a página de configuração do roteador não abre mais no pc principal. Imagino que seja porque o IP atribuído (189.61.41.10) não está na seqüência do ip do roteador (192.168.0.1). Já tentei atribuir ip manualmente, mas não funciona...

Mas vejam bem... a página de configuração do roteador abre no notebook! Isso porque o ip atribuído é 192.168.0.100... Acontece que a internet não funciona. E quando eu abro a página de configuração, diz que o servidor DHCP está desconectado. Já dei release e renew, já também atribuí manualmente mas naaaada funciona...

O que eu faço??? Tô perdida, ajudem essa pobre mobral em informática please!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rede Basica

di524.jpeg

1. Preparando o ambiente

Essa é a parte traseira do seu equipamento:

view1.jpeg

Conecte um cabo de rede na Porta WAN do DI-524 e na Porta Lan do seu Cable Modem (ou modem ADSL de preferência configurado como bridge)

Conecte um cabo de rede na Porta LAN 1 do DI-524 e na interface de rede de seu computador desktop ou notebook. Não é aconselhável configurar seu DI-524 via wireless

Conecte a fonte de alimentação na entrada de energia do DI-524 e ligue-o na tomada.

Caso tenha obtido esse equipamento com outra pessoa e o mesmo já foi configurado anteriormente e você não possui a senha de acesso à interface de gerência, será necessário reseta-lo. Para isso, utilize um clips e introduza a ponta na entrada e mantenha pressionada por 10 segundos.

2. Acessando a interface de gerência

Depois de tudo devidamente conectado, vá ao seu desktop (ou notebook) que foi conectado anteriormente na Porta LAN do DI-524 e configure-o para obter endereço IP automaticamente, pois DI-524 já vem configurado por padrão como um servidor de entrega de endereços IPs automático (DHCP server) para as estações de trabalho.

Para quem estiver usando Linux, tenha certeza de que o módulo de sua interface de rede esteja carregado e execute em seguida o seguinte comando como root:

dhclient ethX (substitua X pelo número de sua interface de rede)

Exemplo:

dhclient eth0

No caso do Ubuntu:

dhclient3 eth0

Para quem estiver utilizando Windows, basta ir ao Painel de Controle e em seguida dar dois cliques em Conexões de Rede. Abra com dois cliques a interface de rede provavelmente chamada “Conexão Local”, onde aparecerá uma janela com o status da conexão. Clique no botão “Propriedades” e aparecerá a janela de configuração da interface de rede:

win-confrede1.jpg

De dois cliques no “Protocolo TCP/IP” e selecione as opções “Obter um endereço IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”.

win-confrede2.jpg

Confirme e feche todas as janelas.

Em seguida, abra o seu browser preferido (Firefox, Opera, Internet Explorer, etc.) e aponte-o para o seguinte endereço:

http://192.168.0.1

Aparecerá uma janela solicitando um login e uma senha para acessar a interface de gerência do DI-524:

lin1.jpg

Preencha o campo usuário com “admin” e a senha deixe em branco e sem seguida aparecerá a página com a interface de gerência:

lin2.jpg

Eu particularmente não gosto de usar o wizard para a configuração do DI-524.

3. Configurando a rede wireless

Clique no botão “Wireless” localizado no menu vertical no lado esquerdo da tela:

lin3.jpg

Preencha com as seguintes informações:

Network ID (SSID) - é um nome qualquer que você dará para a sua rede wireless. Pode-se também utilizar espaços. Exemplo: umnomequalquer;

Channel - é a canal de comunicação. O padrão é 6 e pode-se utilizar esse mesmo valor;

Security - é o tipo de segurança a ser utilizado. Utilizaremos nesse exemplo de configuração da rede wireless o padrão WEP. Não é o mais seguro, mas oferece uma segurança mínima para que outros usuários não utilize a sua conexão wireless e utilizem a sua internet ou acessem os outros computadores de sua rede. Mais para frente veremos como utilizar outros tipos de segurança;

WEP Encription - essa opção aparecerá somente caso tenha escolhido o tipo de segurança WEP. Pode-se escolher entre o valor 64 e 128 bits, influenciando diretamente no nível de segurança e no tamanho da chave a ser utilizada. Selecione o valor 128 bits para ter um pouco mais de segurança;

Key Mode - essa opção aparecer;a somente caso tenha escolhido o tipo de segurança WEP. Pode-se escolher os valores ASCII e HEX. A diferença entre os dois modos, é que ASCII você pode definir uma chave mais fácil de ser guardada, pois sera uma palavra com 13 letras, enquanto que HEX você deverá utilizar 26 caracteres somente com os valores de 0-9 e ABCDEF. Nesse exemplo optamos por utilizar chave em HEX (hexadecimal).

Exemplos de chaves ASCII: “pipocadoceesa”, “isso e um tes”

Exemplos de chaves HEX: “0123456789ABCDEF0123456789″, “AB54355CDF4324F321ABD12345″

Depois de preenchido, basta clicar sobre o botão “Apply” e aguardar o equipamento ser reiniciado.

4. Configurando a conexão com a Internet

Clique no botão “WAN” localizado no menu vertical no lado esquerdo da tela.

Cable Modem ou Modem ADSL como router:

lin4.jpg

Caso esteja utilizando um Cable Modem ou um modem ADSL configurado como router, basta então selecionar a opção “Dynamic IP Address”. Dessa forma, o seu DI-524 será um cliente DHCP e obterá um endereço IP automaticamente que será utilizado pela porta WAN. No caso da utilização de um modem ADSL como router, não esqueça de verificar se o mesmo está configurado para servir endereço IP para a rede internet (DHCP server), caso contrário, será necessário utilizar a opção “Static IP Address”.

Ligue também a opção “Auto-reconnect” clicando em “Enable”. Dessa forma, caso a sua conexão caia, o DI-524 tentará reestabelecer automaticamente.

Clique no botão “Apply” para confirmar as alterações.

Modem ADSL como Bridge:

lin5.jpg

Caso esteja utilizando um modem ADSL como Bridge, confirme com a sua operadora se o seu padrão é PPPoE e selecione a opção “PPPoE” e entre com as seguintes opções:

User Name - seu usuário de conexão. Na maioria dos casos (confirme com a sua operadora), deve-se colocar o seu login e também o domínio. Exemplo: [email protected]

Password e Retype Password - sua senha de conexão;

Connect mode select - selecione “Always-on”. Dessa forma, sua conexão ficará sempre ativa e em caso de quedas, automaticamente será reconectado.

Clique sobre o botão “Apply” para confirmar as alterações.

Clique na aba “Status” localizada no menu horizontal na parte superior de sua tela e veja se o DI-524 conseguiu se conectar à Internet verificando as informações na seção WAN:

lin6.jpg

Repare que houve a conexão e o endereço IP da minha conexão é 201.17.48.40.

Por se tratar de um roteador, automaticamente o equipamento já realizará o compartilhamento de acesso à Internet para todas as estações de trabalho conectadas através de cabo de rede ou wireless.

5. Configurando estações de trabalho conectadas através de cabo de rede

O DI-524 automaticamente vem configurado como servidor para entregar endereços IPs automaticamente (DHCP server) para as estações de trabalho. Portanto, as configurações para a utilização das estações de trabalho conectadas através de cabo de rede, são exatamente as mesmas já detalhadas no item 2 desse manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6. Configurando estações de trabalho conectadas via wireless

Se você estiver utilizando Linux, basta seguir os seguintes passos encontrados nesse blog:

configuração wireless via ndiwrapper:

http://www.roger.lovato.com.br/artigos/54

configuração wireless via módulo bm43xx:

http://www.roger.lovato.com.br/artigos/59

Se você estiver utilizando Windows, basta seguir os seguintes passos:

Levando em consideração que o driver de sua interface wireless ja esteja instalada, vá em “Painel de Controle” e em seguida, abra “Conexões de Rede”:

w1.jpg

Dê dois cliques em “Conexão de rede sem fio” e em seguida aparecerá uma listagem com todas as redes wireless detectadas pela sua interface:

w2.jpg

Dê dois cliques em sua rede, que é o nome do SSID definido no item 3. No nosso caso, será a rede “um nome qualquer”. O Windows tentará conectar à sua rede wireless:

w3.jpg

Se a conexão for bem sucedida, aparecerá uma janela solicitando a chave WEP também definida no item 3 desse manual:

w4.jpg

Entre com a sua senha e observe na janela abaixo, que você estará conectado à rede “um nome qualquer”:

w5.jpg

7. Testando a sua conexão

Tanto no Windows, quanto no Linux, pode-se utilizar o comando ping para testar a sua conectividade. Recomendo que sejam utilizados dois testes:

ping para um endereço IP - recomendo utilizar esse teste em primeiro lugar, pois dessa forma você realmente poderá saber se há conectividade ou não. Diversas pessoas na verdade possuem problemas apenas relacionados a servidores DNS (servidores que transformam nomes em IPs ou viceversa) e acham que nada deu certo. Alguns endereços IPs para poder realizar o teste de ping: 200.250.8.1 (wnet), 64.233.161.99 (google), 200.221.2.45 (uol)

ping para um hostname - é o teste que a maioria das pessoas utilizam, mas caso haja algum problema no servidor DNS, o ping falhará. Alguns hostnames para realizar o teste de ping: www.google.com, www.uol.com.br.

Para realizar esses testes no Windows, basta clicar no botão “Iniciar” e em seguida na opção “Executar”. Preencha o campo “Abrir” com o comando “command”:

w6.jpg

Em seguida, basta executar o seguinte comando para testar através de um endereço IP:

ping 200.250.8.1

A resposta deverá ser conforme o exemplo abaixo:

w7.jpg

Execute agora o teste de ping para um hostname executando o seguinte comando:

ping www.uol.com.br

A resposta deverá ser conforme o exemplo abaixo:

w8.jpg

Em caso dos dois testes retornarem a mensagem “Esgotado o tempo limite“, você não está conectado à Internet.

Possíveis problemas:

Pingou somente com o endereço IP, mas não pingou com o hostname: por algum motivo você está com problema para acessar o servidor DNS do seu provedor. O seu computador utiliza o DI-524 como servidor DNS, onde o mesmo automaticamente repassa (forward) para o servidor DNS que ele obteve durante o processo de conexão à Internet. Um teste que pode ser realizado, é você entrar em contato com o seu provedor e solicitar os endereços de DNS e configurar no seu DI-524 manualmente, preenchendo os campos “Primary DNS Address” e opcionalmente “Secondary DNS Address” na configuração da WAN, conforme foi demonstrado no item 4 desse manual.

Os dois testes de ping falharam apresentando a mensagem “Esgotado o tempo limite”: você não está conectado à Internet. Verifique o status da conexão conforme foi demonstrado no item 4 desse manual, na parte em que aborda o “Status” da conexão.

Documentação base de Roger Lovato

Documento original :

http://www.roger.lovato.com.br/artigos/201/

Espero que ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada, muito detalhado!

O problema é que eu fiz isso tudo... O roteador simplesmente não distribui ips, e daí não consigo abrir a página de configuração (porque o ip que aparece lá é o que a net virtua fornece mesmo)... Mas uma coisa que você escreveu aí acabou de me esclarecer algo que eu fiz de errado:

"Não é aconselhável configurar seu DI-524 via wireless"

Eu configurei. Será que foi isso que fez o negócio quebrar?

Tô achando que não tem mais jeito pra esse roteador, e que vou ter que comprar outro... :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olha só Carol, primeiro me diga qual é o tipo da sua conexão, se ela for xDSL, você vai ter que ativa o NAT do router, e então somente configurar o range de ip's que você quer que jogue na sua rede interna.

Qual quer coisa me manda uns Screens da sua configuração, por e-mail, que eu te ajudo mais detalhadamente, OK!?

Boa sorte! T+!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Cara esse teu tutorial deveria tá no manual!!!!

Li todo manual desse dlink e não consegui fazer funcionar com o vírtua, estava desamparado.

Depois que fiz o teu passo a passo, bah, show.

Tu só esqueceu de botar ali o passo que o cara tem que clonar o mac code senão não aparece conectado no final das contas.

Muito show brother, parabéns. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!