Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] Notebook HP G42-230BR


Denis Lins

Posts recomendados

Sobre a compra:

Bom, eu tive a iniciativa de comprar um notebook porque eu vou entrar na faculdade (passei no prouni, bolsa 100%, palmas pra mim :D) e achei que seria uma boa para agilizar trabalhos, e também por causa do curso (sistemas de informação).

Inicialmente eu queria comprar um notebook mais caro, mas que desse pra jogar alguma coisa, porque eu queria vender meu desk (que tem uma 8600GT) e ficar só com o note. Cheguei a pensar em um LG R590-5200, mas aumentou de preço. Pensei também no acer com i5+HD5650 da plug informática, mas a falta de AT me fez desistir.

Então, fiquei sabendo do CCE T25L com i3. Depois de ler os reviews, tinha me decidido por ele já, ainda mais que vinha com mochila. Mas quando vi esse HP, não teve jeito. Foi amor a primeira vista *--*

Não é falando que a CCE é ruim, nada disso, eu ia até comprar um note deles. Mas comparar a HP com a CCE no segmento de notebooks é froids.

Enfim, comprei no walmart na segunda-feira, dia 19. Paguei 1528,00 + garantia estendida. Na sexta 23 o notebook chegou para mim.

Ah, detalhe importante: Eu formatei o notebook e instalei o Windows Seven Home Premium x64. Ah, o aero faz falta :D

Configurações (retiradas do site da HP):

Nome do equipamento: G42-230br

Número de produto: XD019LA

Microprocessador: Processador Intel Core i3-350M de 2,26GHz (2,26GHz, Cache L3 de 3 MB)

Memória RAM: 2 GB

Memória RAM máxima: 8 GB

Placa de vídeo: Intel GMA HD

Disco rígido: Unidade de disco rígido de 320GB (5400RPM)

Unidade multimídia: DVD±R/RW SuperMulti 8X com LightScribe e suporte a dupla camada

Tela: Monitor LED HP Brightview de 14,0” e alta definição (1366 x 768)

Placa de rede: LAN Ethernet 10/100 integrada

Conectividade sem fio: Rede local sem fio (WLAN) 802.11 b/g/n

Som: Caixas acústicas Altec Lansing

Teclado: Funcionalidade de teclado de notebook compatível com 101 teclas iniciais de rolagem

Dispositivo apontador: Touchpad com botão Liga/Desliga integrado e suporte para pad de rolagem de 2 vias

Portas externas

* Leitor integrado 5 em 1 de mídia digital para cartões Secure Digital, MultiMedia, Memory Stick, Memory Stick Pro ou xD Picture

* 3 USB (Universal Serial Bus) 2.0

* 1 HDMI

* 1 VGA (15 pinos)

* 1 RJ-45 (LAN)

* 1 saída para fone de ouvido

* 1 entrada para microfone

Sistema operacional: Windows 7 Home Basic original

HP G42-230BR:

Aparência:

Gostei muito do desenho do note. Algumas pessoas podem não ter gostado, ou preferido o black piano, mas eu gostei demais. Ele vem com uns detalhes em alto relevo na tampa, como dá pra ver nas fotos. Gostei muito da disposição dos leds dele também. Ao contrário de muitos notes, os leds dele são no lugar da função, e não todos juntos. Exemplo: O led do wireless fica na tecla que ativa o wireless (TECLA QUE ATIVA WIRELESS), e etc. A tela de 14 polegadas também não é pequena e nem grande. Gostei muito do tamanho também.

Performance:

O conjunto Core i3 350M mais a memória de 2GB DDR3 dão conta do recado. Claro que eu vou aumentar a memória, mas confesso que não vai ser com a mesma pressa que estava antes de testar o notebook. Ele é bem rápido, em especial depois da instalação do Windows Seven Home Premium x64. Com certeza é um note que vai me atender por pelo menos dois anos.

Tela:

Gostei muito da tela iluminada a led. Não tenho noção dessas coisas de contraste e blablabla mas ela é superior aos notes que venho vendo por aí. Mas falar que é melhor que a de um mac é mentira também. Detalhe importante: Alguns users reclamaram de algumas faixas horizontais na tela, das quais eu desconheço. No meu notebook nunca apareceu isso, em especial depois da formatação. Pra quem gosta de saber, depois de instalar o Windows Seven Home Premium x64 e o driver de vídeo, o note ficou bem bonito de se ver. E aguenta o aero tranquilo, não tive qualquer sinal de lentidão do notebook.

Teclado:

Bom, ouvi relatos de pessoas que tiveram seu teclado afundado, e etc. Comigo não aconteceu nada disso. E digo mais, o teclado é excelente. Não abaixa e tem teclas em um tamanho ótimo, nem precisei acostumar. A ressalva aqui é a disposição das teclas de função (F1 - F12). Elas não são ativadas diretamente, e sim por Fn + F1, por exemplo. Bom, pode até ser útil para algumas pessoas, mas eu não gostei. Esta opção é facilmente desativada na bios do notebook.

Touchpad:

Bem legal de mexer, mas também não tem nada de especial, com a diferença de ser multi-touch. Mas é um multi-touch fraco, com apenas dois dedos, muito diferente do dos macs, que pode por 20 dedos lá que reconhece. Eu não sei usar bem as funções do multi-touch não, mas zoom in e zoom out eu consegui sem problemas. No mais, ele cumpre o seu papel direitinho. Ressalva para os botões do touchpad, que são duros, e pode vir a ser um problema caso você não se acostume. Mas pelo menos passa um ar de segurança, pois não parece que ele vá estragar logo. Outra coisa que notei também, é que o touchpad tem uns detalhes em alto relevo, igual à carcaça do notebook. Isso pode atrapalhar um pouco no começo, mas eu acostumei rápido, coisa de uma hora.

Som:

Som bem legal para um notebook. O que me chamou muito a atenção foi que ele é muito alto! E quase não perde qualidade com o volume no máximo. Gostei muito!

Conexões:

Não tem nenhuma porta em baixo da outra, elas estão disponibilizadas lado a lado. Isso é bom, porque dificilmente voce ficará impossibilitado de usar uma porta porque há outra bloqueando. Porém, quando um dispositivo usb muito grande (no meu caso um mp3 antigo que uso como um mini pendrive) é inserido, ele dificulta a saída do drive ótico. Não chega a bloquear, mas dificulta bem. Tem HDMI, VGA, LAN e o escambau o note. Mas realmente ficou devendo um bluetooth.

Wireless:

A placa já aceita o padrão N, o que gostei muito. A placa cumpre bem o seu papel. Minha casa tem dois andares e o notebook pegou sinal completo dentro da casa inteira. Ah, pra não deixar passar nada, meu roteador é um TP-Link de 54mb.

Bateria:

Bom, ontem eu assisti 2 capítulos de csi (eu gosto demaais) nele na cama, e pegando o filme da rede. Antes de começar a assistir, eu tinha carregado ele totalmente. Depois que acabei (umas duas horas), ele estava com 23%. Detalhe: estava no modo de performance. Acredito que utilizando somente o básico e usando o modo de bateria, ele dure umas 3:30, 4 horas. Não vou fazer teste cronometrado porque não tenho tempo, então se alguem tiver feito me manda que eu coloco.

Webcam:

Com 1.3MP, tem uma boa imagem, sem muitos riscos. Mas também não é nada demais. Boa e nada mais. Ah, o programa que vem pra usar ela é bem legal de usar, tem altos efeitos, grava voce, grava a tela do notebook, tem muita coisa legal. Mas eu perdi quando formatei o notebook, depois vou ver se baixo de novo.

Microfone:

Não testei ainda, assim que testar eu posto aqui.

Temperatura:

Não testei ainda, assim que testar eu posto aqui. Mas já posso adiantar que o note é bem frio.

O cooler é muito silencioso, e só faz barulho quando exigido. E quando faz, é pouco.

Pontos positivos:

- Aparência, sóbria mas bem interessante;

- Performance (com 4gb o notebook deve voar!);

- Tela LED com boa qualidade;

- Bom conjunto de periféricos (teclado, som, webcam e etc);

- Ótimo preço para o Brasil.

Pontos negativos:

- Faltou bluetooth;

- Podia ter aquele controle remoto típico dos HPs né?

- Botões do touchpad um pouco duros;

- Windows home basic 32bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tutorial para desligar a ventoinha, que por padrão vem sempre ligada:

Aperte ESC pra entrar na BIOS;

Localize a opção "Fan always ON";

Mude para "[Disabled]";

Salve e reinicie.

Finalizando,

Creio que fiz uma ótima compra. O notebook me atende em tudo que eu preciso e não tenho nada a reclamar dele.

Caso vocês quiserem que eu adicione mais informações ao review é só me pedir.

Sobre os testes de jogos, eu vou fazer eles amanhã. Já tenho aqui o PES 2010, o FIFA 2010 e o Need Most Wanted.

Abraço galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

just don't know what to do with myseeeeelf...

obrigadão pela review!!

não faz barulho a ventoinha, né?

será que o modelo de 3GB vale mais a pena?

se eu quiser aumentar a memória e trocar o SO, será que essas lojas de informática fazem isso? eu tenho medo de comprar o cd e vir com algum vírus ou coisa do tipo. instalar eu sei, mas os drivers, já não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adorei o review do Denis, concordo em absolutamente TUDO que ele escreveu.

Estou super feliz com a minha compra. Gostei tanto que estou convencendo meu pai a comprar um igual p/ ele. rsrsrsrs

No momento estou apenas navegando pela internet no modo de energia "equilibrado". De acordo com o HWMonitor meu processador está com temperatura de 39º (core 1) e 38º (core 2), enquanto meu HD está trabalhando a 41º.

Por sinal, achei o teclado ótimo, n tem nada de frágil.

Qto a carcaça do note, é de plástico mas não me passa fragilidade alguma tb.

Nem entendo quem reclama q ele é de plástico, pois o HP q tem na minha casa é de plástico, bem como o Toshiba q eu tive (marca esta q é super conceituada numa pesquisa de marcas q vi rolando por aqui pelo fórum, mas eu fui premiada com uma placa mãe queimada após 1 ano e meio de uso) e um IBM que teve aqui em casa e aguentou de tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

li no site da hp (fórum) que o cooler/fan/ventoinha/sei lá o nome faz um barulho muito chato, especialmente no silêncio da madrugada. o que vocês dizem?

Achei super estranho porque o meu é completamente silencioso... P/ ouvir a ventoinha trabalhando, tem q colocar o ouvido bem próximo da saída de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.

E se não quiser isso, basta mudar na bios.

Aperte ESC pra entrar na BIOS;

Localize a opção "Fan always ON";

Mude para "[Disabled]";

Salve e reinicie.

Mas se está configurado para fan always on, deve ter um bom motivo... mas esse sim foi para confirmar o barulhão?

Do fórum do site da HP...

Re: G42-230BR - Aqueciment​o

Com o FAN ALLWAYS ON = Disable ele esquenta bastante ao lado esquerdo do touch, teria como tentar trocar o cooler por um melhor, mais silencioso ou algo do gênero ? Como sei os modelos de cooler que são compatíveis com este notebook (G42-230) ?

Re: G42-230BR - Aqueciment​o

Bom dia! Para este modelo tem apenas o modelo de fabrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...