Ir ao conteúdo

Ajuda com circuito de proteção com buzzer

leonardofx

Posts recomendados

Postado

olá preciso colocar um buzzer no lugar do led de indicação de curto, tentei ligar sem o led e sem o resistor de 10k mais nao deu certo.

Fiz tb um oscilador com o lm555 para o buzzer e tentei ligar junto com o circuito de indição de curto.

o buzzer que usei é esse de placa-mãe.

Quero que quando o circuito de indicação de curto arma ele toque um buzzer e nao o led.

obrigado

post-835529-13884965161974_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Vamos por partes:

- Qual a tensão de operação de seu buzzer??

- Fizestes o buzzer operar sozinho, ligado direto a alguma fonte?? Qual a tensão aplicastes nele??

Postado

liguei o buzzer na saida da fonte com 9v e deu um barulho bom, mais tentei ligar ele no lugar do led e nao da, se tirar o resistor de 1k sera que funciona??

• Membro VIP
Postado
liguei o buzzer na saida da fonte com 9v e deu um barulho bom, mais tentei ligar ele no lugar do led e não da, se tirar o resistor de 1k sera que funciona??

Se tirar o resistor , o transistor dará um curto na tensão de entrada. Ele vai funcionar só uma vez e sair fumaça..

Procure por um led, digo, zener, de 9 Volts x 1 Watts. Esse dai por exemplo: http://proesi.com.br/diodo-zener/diodo-zener-1w/diodo-zener-1w-1n4739-9-1v.html

Esse você coloca no lugar do led. Lembre'se, com a polaridade ao contrário daquela do led. Coloque o buzzes em paralelo com esse zener dai. Positivo para cima, negativo do buzzer no terra, no emissor do transistor..

Pegue um resistor de 560 Ohms x 5 Watts e coloque no lugar do resistor de 2k2.. Esse resistor de 560 ohms vai aquecer um pouco, talvez seja difícil de manter o dedo nele..

Talvez tenhas de fazer um estágio darlington naquele transistor dali..

Estágio darlington é colocar um segundo transistor antes dele..

O emissor desse novo, vai na base do existente. Os coletores vão unidos e o resistor de 4k7 vai na base do transistor agregado..

Tem de testar amigo..

Afinal, não vais saber me dizer a corrente necessária para seu buzzer operar, vais??? Tensão já sabemos poder ser de 9 Volts..

• Membro VIP
Postado
Obrigado, mas voce poderia desenhar o circuito pra min?? se nao for pedi muito

será melhor de entender.

obrigado

Estou sem tempo.. Tente entender e/ou desenhe você o que entendeste que fazer a crítica fica mais fácil.. Desculpe..

Postado

Boa noite...

Acho que vou um erro na digitação do Faller, acredito que ele queria dizer um zener de 9,1V/1W... A ideia dele foi excelente, mas não entendi porque trocar o BC547...

Por favor me corrija se eu estiver errado. Quando a fonte estiver funcionando normalmente o bc547 estará em saturação, logo a corrente (24V/2k2 = 10,9mA) passará pelo coletor (não sei qual é a hipérbole de potência desse tjb, acredito que suporte mais que 300mW). Quando a fonte estiver em curto o transistor ira entrar em corte e o buzzer passará a ser alimentado pela saída do trafo.

Até mais.

• Membro VIP
Postado
Boa noite...

Acho que vou um erro na digitação do Faller, acredito que ele queria dizer um zener de 9,1V/1W... A ideia dele foi excelente, mas não entendi porque trocar o BC547...

Por favor me corrija se eu estiver errado. Quando a fonte estiver funcionando normalmente o bc547 estará em saturação, logo a corrente (24V/2k2 = 10,9mA) passará pelo coletor (não sei qual é a hipérbole de potência desse tjb, acredito que suporte mais que 300mW). Quando a fonte estiver em curto o transistor ira entrar em corte e o buzzer passará a ser alimentado pela saída do trafo.

Até mais.

Falei em colocar um segundo transistor, é uma questão de ganho, por isso colocar o mesmo em estágio darlington..

Obrigado pela correção não era led mesmo mas sim zener de 9,1 Volts x 1 Watt. Ainda bem que apendei o componente exato, lá da Proesi..

Questão de ganho pois com um buzzer, do qual nem se sabe a demanda, faz necessário aumentar essa corrente dai com um resistor de 560 Ohms.

33 Volts / 560 ohms = 59 mA..

Se a tensão de saída da fonte for setada para 1,25 Volts a corrente de base do transistor seria de 1,25-0,6 / 4700 = 0,14 mA.

Para uma corrente de 59 mA o ganho do transistor se único deveria ser de

59/0,14 = 421 o que evidentemente é muito elevado para um só BC547, mas não para dois deles em estágio darlington..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...