Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD ou Intel?


FaelzxDD

Posts recomendados

Olá Boa noite , bom sou técnico a 3 anos e como todo técnico aprendo com o tempo.
A algum tempo atrás tinha um computador um quanto tanto modesto com as configurações abaixo:
Fonte 220w
Processador Pentium Dual Core
2 GB de Ram
Placa De Vídeo Zotac Geforce GT430
Quando resolvi guardar este computador para testes retirando apenas a placa de vídeo e montando meu atual que segue abaixo as configurações:
Processador AMD FX 8120 8 Núcleos 3,1 GHZ 32nm
Placa Mãe M5A97 LE R2.0
16 GB De Memória Ram DDR3 1333 mhz(4x4)
HD 500 GB Slave
HD 320 GB Master
Placa De Vídeo Zotac Geforce GT 430
Gabinete Gamer AMD Scorpion
Fonte 500w reais
5 Cooler 20 CM para resfriamento,
Bom Vamos Ao Que interessa agora, primeiro, quando comprei o processador não levei em conta que o mesmo poderia girar a 4000 rpm, ou seja para computadores doméstico é MUITO Barulho, e para amenizar coloquei os 5 cooler que nada adiantaram(lembrando todos foram posicionados em posições corretas do gabinete), quando comprei o mesmo não tinha conhecimento de estruturas do processador , ai que aprendi sobre o IVY Brigde da intel, ou seja um exemplo o pc do meu amigo core i5 roda jogos em resoluções full enquanto o meu apenas em médio(eu sei que isso é da placa de vídeo mas vamos chegar la)
Resumindo Estou Estudando a troca de TUDO por uma estrutura da intel. Porque? simples Apesar de ser um pouco mais Caro, Processadores Da Intel FAZEM QUASE NADA DE BARULHO e o melhor não esquentam como o meu que chega a 70ºC Mais fácil(Usando 20% do processador já chega a essa temperatura) que vocês imaginam, e o que eu percebo que quando o computador fica ligado direto não é só ele que esquenta todo meu quarto fica um FORNO...
Se Tratando de preços qual melhor processador da intel vocês me recomendariam? qual geração ele é? realmente compensa a troca? Placa De Vídeo qual usar?
Obrigado
OBS: Eu queria trocar pelo da intel por: Ser Mais Silencioso, Não precisar do uso de todos esses coolers adicionais, Ter a tecnologia IVY Brigde, Não transformar meu quarto num forno kk acho que é só rsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FaelzxDD

 

Amigo, na verdade, o barulho não é causado pelo processador em si, e sim pelo cooler. Os coolers BOX que costumam vir com os processadores normalmente não são muito bons e realmente fazem muito barulho. Digo isso por que tenho um Phenom II X6 1090t e o cooler box já chegou a 6000 rpm, e o processador tava a uns 60ºC. É claro que o processador conta, existem processadores com diferentes TDP's, uns sabem gerenciar melhor a energia, outros menos. Na verdade eu não vou te recomendar um processador ou uma placa de vídeo, mas quando voce escolher o processador, eu recomendo comprar um outro cooler para a CPU. Recomendo o Cooler Master Hyper 212 EVO. Muitos elogiam esse cooler, estou querendo comprar faz tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo acima ja citou um motivo ...cooler box geralmente são fracos mesmo. Te sugiro o hyper tx3 evo coolermaster. Pesquisei muito antes de comprar um. É o melhor custo beneficio, o meu saiu 89 reais com o frete. O evo 212 é quase uma lenda encontrar rs.

 

Os 5 coolers que você acrescentou estão instalados corretamente baseados no que? Você colocou eles somente jogando ar para dentro do gabinete? Coloque o da parte traseira e os da parte de cima como exaustores... retirando o ar quente de dentro do gabinete.

 

 

 

E a pasta térmica? Qual estas usando? Já verificou se o cooler esta realmente encaixado corretamente? Está muito alta esta temperatura para o uso somente de 20% do cpu. O lugar que o pc fica é arejado ? Ou escondido dentro de um móvel?

 

Sua fonte...você falou somente 500 w reais. Esqueça esta história de watts reais, te digo para dar uma volta no setor de "fontes e energia" aqui do fórum para entender melhor. Qual é a marca dela? Modelo? A fonte é um fator muito importante, pois a maioria das fontes que existem por ai desperdiçam muita energia em forma de calor, aumentando a sua conta de luz e a temperatura interna do seu gabinete...

 

Sobre rodar os jogos no full... tem que ser uma sincronia... entre processador x fonte x memória x placa de vídeo. Não adianta colocar um i7 com esta sua placa, pois você ira ter um gargalo entre o seu cpu x gpu. A sugestão para uma boa placa sugiro você perguntar na seção de placas de vídeo. Seria bom você postar o a marca da sua fonte, o modelo, links com o manual para o pessoal analisar no setor de "Fontes e energia".

 

Acho que já  da para você ter uma noção boa de onde pode estar o problema que esta ocasionando estas temperaturas elevadas....

 

Eu uso um Quad-Core da intel como máquina pessoal, e um Triple-Core da AMD como servidor. As temperaturas do meu Triple-core são muito mais baixas que o meu Quad, mesmo este modelo do meu processador(Quad) ser conhecido por ser bastante "esquentadinho" rs.

 

Comprei o TX3 justamente para o Quad, deve estar chegando esta semana ainda.

 

Da uma analisada ai e veja aonde esta o problema.

 

Abraço

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se sua config é pra jogo, eu não trocaria por um Intel, sou técnico há mais de dez anos e lhe afirmo com certeza que podem fazer os testes que quiserem, pra jogo, o AMD roda melhor, claro, comparando processadores com desempenho equivalente.

 

Troque o cooler do processador mas se você tiver uma graninha extra troque essa placa de vídeo também... É o maior gargalo na sua config...

 

E com 16gb de memória e um processador AMD, você pode desabilitar a memória virtual que dá um ganho no desempenho também.

 

E o que o Golpe Baixo falou da fonte vale pros outros componentes també, se você indicar marca e modelo fica mais fácil de ser ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá então sobre a marca da fonte é uma wisecase.

Pasta térmica é a que vem no processador pois não tem muito tempo que tenho ele.

Os Coolers de baixo(onde fica o ar frio) jogam o ar para o computador e 3 coolers um na traseira e 2 emcima jogando para fora.

Mas em questão de desempenho de processador ouvi falar que um processador 2ªgeração do core i5 já é melhor que o meu. isso sucede? se for não compensaria uma troca por intel?

Placa de vídeo qual modelo recomendariam e porque? (que não seja placa de vídeo com preços absurdos)


steal que cooler recomendaria que não faça tanto barulho e seja bom? e usando este cooler seria possível retirar os outros?Um water cooler não seria uma melhor opção? e como eu posso desabilitar a memória virtual? Outro problema que tenho é com telas azul, exemplo quando estou jogando de repente o computador para e da tela azul, geralmente pode ser a memória mas acho difícil pois todos pentes são novos, hd foi trocado e não sei o que pode ser


ah e outra coisa o processador é 125w TDP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, a respeito do water cooler isso vai muito da sua disponibilidade financeira. Eu recomendaria um water cooler uma vez que você tenha processadores FX8*** que realmente esquentam um bocado e apresentam um cooler box não muito eficaz(praticamente eles não dão conta). 

 

De modo geral os intel apresentam uma melhor performance utilizando um único processador, mas em minha opinião acho que mesmo assim os amd ainda possuem um melhor custo-benefício.

 

Já a placa de vídeo você tem que falar o que é para você um preço absurdo, pois isso vai muito da pessoa. Dê um preço máximo para facilitar.

 

Já a tela azul para uma análise mais conclusiva, você teria que mostrar as condições de seu PC como aquecimento, grau de processamento, etc utilizando alguma ferramenta de diagnóstico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faelz, O hyper tx3 evo coolermaster que o GolpeBaixo indicou é uma boa pedida.

 

Pra desabilitar a memória virtual você dá windows+pause e vai nas configurações avançadas do sistema > Aba Avançado > Configurações na área de Desempenho (o primeiro botão) > Aba Avançado novamente e vai ter o botão alterar, aí é só você ir escolhendo cada partição, desabilitando e aplicando. Provavelmente vai pedir pra reiniciar o PC, depois que você fizer isso desfragmente o PC com um programa bom, eu uso o Auslogics com a opção de mover os arquivos pro início do HD. Fica uma beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu TX3 esta a caminho, não veja a hora da chegada dele. Estas fontes da Wise, pelo o que li , são ruins. Um amigo meu comprou e os cabos delas não davam para usar em um gabinete "maior"...mesmo sem fazer as passagens dos cabos corretamente. Tentamos de tudo quanto  é forma.

 

A vendedora falou que o tamanho dos cabos são padrões, e que eu não estava sabendo fazer a instalação e por isso não quis trocar. Nem isolamento nos cabos ela possui. O meu amigo veio aqui, tentamos de tudo que é jeito, resultado: Ele morreu com o prejuízo. Eu convenci ele a comprar  a Corsair CX600, pois era um i7 de última geração, com placa de vídeo forte, 3 hds, gravador,etc etc. Pegamos da de 600 por que na loja aonde compramos não tinha uma mais "fraca".

 

Também, a wise saiu pela bagatela de 90 reais, nunca que uma boa fonte de 500 watts sai por este preço. A CX430 que fornece 384 watts sai por R$ 176,00 com frete no M.L. Foi o preço mais em conta que eu achei..

 

Compre pelo menos o TX3, pesquisei muito na internet antes de fazer esta escolha. Tem o Coolermaster hyper T4  Evo, que serve em diversos sockets tb, mais vi recomendações  que para a  linha AMD o T4 não é muito indicado. Acho que para você o melhor seria o TX3 mesmo.

 

O que eu comprei finalizou ontem:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537504803-cooler-master-hyper-tx3-evo-tx-3-intel-amd-novo-modelo-_JM

 

Detalhe que ja vem com um tubinho de pasta térmica...

 

Esqueça isso de tal processador intel equivale a tal da linha AMD. Processador bom é aquele que supre as suas necessidades. A unica diferença importante que teve foi da primeira geração para as demais...depois da segunda é muito marketing para pouca melhora. O que mudo muito foi as tecnologias na fabricação do processador e no consumo de energia. No mais foi uma melhorinha aqui...outra lá. Nada tão significativo a ponto de "compensar" os valores absurdos pedidos pelos novos.

 

A sua tela azul, dou quase certeza que é pelas temperaturas elevadas. 

 

Você ja revisou tudo o que eu falei la em cima? Verificou o cooler? Teste retirar ele e encaixar novamente. Cooler box é cheio de artimanhas...

 

Edit: A fonte Wise do meu amigo esta la parada na casa dele, para a venda, se souber de alguém que queira aquela "buxa" me avise que eu passo o contato dele e vocês negociam kkkk. Brincadeiras a parte, mais eu falo sério referente a ele vender.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GolpeBaixo eu tenho uma fonte wise dessas o que eu tive que fazer foi cortar o fio imendar isolar para dar pra conectar mas funciona normal kk' se seu amigo quiser dou 50 reais na fonte *-*

e cooler vou ver se troco por um water cooler mais minha duvida é se o water cooler vai mesmo suprir as necessidades do processador e se colocando o water cooler eu posso retirar os coolers adicionais que eu coloquei. o cooler está conectado corretamente tanto que troquei a pasta térmica dele a alguns dias 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se o problema for o aquecimento do processador com certeza um WC (water cooler) resolve seu problema, mas lembre-se que você  tem outros componentes que esquentam como placa de vídeo, memórias.

Os coolers adicionais que você colocou eu só recomendaria tirar caso façam muito barulho, pois refrigeração nunca é demais e também depende muito do seu gabinete se ele é espaçoso e possui os dissipadores necessários (pelo menos 1 - que joga o ar frio para dentro do gabinete e 1 que tira o ar quente do gabinete).

Uma coisa que também é importante é a marca da pasta térmica, pois se for genérica ela não melhorará a situação da temperatura.

Segue link de comparativo entre as pastas para tirar a dúvida:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Fevereiro-2012/2472/5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... o meu amigo quer os 90 mangos que ele pagou...ainda tem o frete rs.

Referente ao WC eu não posso te ajudar muito...pois só usei air-coolers até hoje. Como o amigo acima disse...refrigeração nunca é demais.  SE for colocar o WC se prepara que com certeza você irá precisar remover alguns dos cooler para que ele caiba no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!