Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sagencom GVT + router WiFi (ajuda na configuração da rede interna)


Posts recomendados

Caros colegas de fórum,

Gostaria de pedir a ajuda de vocês para encontrar a melhor forma de configurar minha rede interna (LAN+WiFi) para uso com da GVT, principalmente no que tange o ROTEAMENTO da rede.

Os equipamentos (modens ADSL e router WiFi) mudaram um pouco ao longo dos anos, mas sempre utilizo o seguinte setup:

A) modern ADSL (atualmente um Sagemcon):

. autenticando PPPOE

. com ip 192.168.25.1

. DHCP habilitado

. IP range de 192.168.25.2 a .240

. alguns IPs internos fixos configurados pelos mac addresses

. Port forwarding de todas as portas necessárias aos respectivos IPs (torrent, Xbox, PlayStation, etc)

. IP (fixo) do Xbox configurado na DMZ

B) router WiFi (atualmente um Apple Time Capsule):

. com ip 192.168.25.2

. DHCP habilitado

. Gateway apontando para 192.168.25.1

. os mesmos IPs internos fixos do Sagencom

. Port forwarding das mesmas as portas necessárias aos respectivos IPs (torrent, Xbox, PlayStation, etc), apontando para o 192.168.25.1

. IP (fixo) do Xbox configurado na DMZ

. WiFi habilitado, por onde todos os devices acessam a rede com excecao de um IMac ligado via cabo;

C) router TPLink atuando como access point/repetidor do sinal WiFi para o fundo do apartamento

Pois bem, acontece que comprei um roteador WiFi Asus novo, que parece ter um sinal excelente e vai conseguir atender todo meu apartamento, mas ao tentar configura-lo, ele não med deixou colocar a faixa de iP 192.168.25.xx na rede interna (LAN) porque ele dizia que essa faixa já estava sendo usada na WAN (sinal que vinha do Sagencom) e que a rede LAN tinha que ser em outra Subnet, por isso ele criava a 192.168.1.xx e não me deixava mudar pra .25.xx de jeito nenhum!!!

Não tive esse problema com nenhum router que usei ao longo dos anos, e fiquei sem saber como resolver!!

Isso me fez pensar se não era hora de configurar minha rede de um jeito mais otimizado, sem ter dois DHCPs rodando na rede, um apenas para passar o IP .2 pro router WiFi da Apple, e este para rotear a rede toda.

Agradeceria uma ajuda de vocês para colocar o Asus na minha rede no lugar do Apple, e principalmente qual seria a melhor forma de configurar a rede. Esclareço que tenho mais de 15 equipamentos ligados no WiFi, desde PCs, Macs, consoles de videogames e iPads e impressoras, além de SMART tvs e Apple TV.

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, bom na sua descrição achei algo estranho você possui dois servidores DHCP na rede, isso já causaria um problema, vou tentar descrever como normalmente eu faria.

 

O modem Sagemcon tem que ser o centro de tudo, então ele deve ser o unico DHCP da rede.

 

No Time Capsule apenas iria desligar o DHCP que acredito ficaria tudo de boa pois ele tem IP fixo então acredito que as maquinas iriam encontrá-lo para fazer o backup.

 

Retirando o TP-Link e colocando o Asus. O Asus seria outra rede, recebendo na porta WAN um cabo do modem, obrigatoriamente você tem que colocar ele em outra faixa de rede, se for ligar o DHCP dele, mas pode deixar o DHCP desligado fixar um IP pra ele e pronto, quem vai ser o servidor DHCP sera o modem.

 

Acredito que assim é mais fácil de configurar e organizar a rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!