Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carga com corrente constante - teste de mah de baterias


Posts recomendados

Olá! Estou buscando uma maneira de testar quanta corrente.h minhas baterias possuem. Pensei em usar um simples resistor como carga, mas a corrente iria variar por causa da variação da tensão da descarga das baterias. Existe algum circuito que faça essa descarga com corrente constante independente da tensão aplicada nele?

As baterias tem 3,7V, sendo que carregadas chegam a 4,2V e quando descarregadas 3,2V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use um LM317 como fonte de corrente. Só para não ter de desenhar novamente vou aproveitar o diagrama de uma fonte de corrente para um led. No caso podes colocar um curto no lugar do led e o circuito vira dreno de corrente constante cujo valor é calculado pela fórmula

I = 1,25 / R

 

Fontedecorrente350mA.jpg

Sua bateria a descarregar vai ai aonde se lê 6 Volts..

O conjunto vai operar com baterias com tensão superiores a 2 Volts que se descarregará até esse valor no rate calculado, depois disso não garante esse valor de corrente.

Seria bom colocar um sensor de tensão que avisasse o final da descarga, acendesse um led ou tocasse um buzzer..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller  Agradeço demais! Realmente me ajudou. Só mais uma dúvida: Seria possível colocar um potenciômetro no lugar do resistor? Claro que um que suporte essa potência, ou alguma associação especial que não drene tanta corrente pelo potenciômetro, mas que ainda faça ele regular a resistência equivalente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Podes sim, mas claro, vai depender da corrente a limitar..

Esse potenciômetro deverá ser especial, de fio e seu valor ai por volta de 100 Ohms.

Coloques um resistor série com o potenciômetro, no valor de 4,7 ohms por 1 Watt.

 

http://www.soldafria.com.br/potenciometro-de-fio-4w-100r-10-100-ohms-p-5929.html

 

http://proesi.com.br/potenciometro-de-fio-4w-100r.html

 

Essa solução vai permitir ajuste da corrente de descarga entre 12 e 260 mA

Não sei se essa faixa lhe atende???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller  Essa faixa fica muito reduzida. Precisarei de 500mA até próximo de 2A. Se eu comprar resistores de vários valores eu posso ir alterando a corrente, acredito que assim já daria certo.

 

Eu achei esse circuito de uma "carga eletrônica", mas não sei se serve para a corrente máxima que eu preciso. E, será que o primeiro amp op pode ser retirado? Não entendi a função dele no circuito, a do segundo eu compreendo.

qww6S.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Gabriel Velloso Neves disse:

@faller  Essa faixa fica muito reduzida. Precisarei de 500mA até próximo de 2A. Se eu comprar resistores de vários valores eu posso ir alterando a corrente, acredito que assim já daria certo.

 

Eu achei esse circuito de uma "carga eletrônica", mas não sei se serve para a corrente máxima que eu preciso. E, será que o primeiro amp op pode ser retirado? Não entendi a função dele no circuito, a do segundo eu compreendo.

qww6S.png

O CI LM317 tolera no máximo 1,5 Amperes o que seria uma limitação já que desejas drenar até 2A..

Queres testar a capacidade de energia armazenada na pilha/bateria ou a máxima corrente que ela consegue entregar???

 

A função do primeiro op amp é a de seguidor de tensão. Ele confere alta impedância de entrada.. Poderia ser retirado se o potenciômetro fosse de um valor bem menor, como de 1k a 5k..

 

Mas como dentro de um CI LM324 vem 4 desses op amp não tem o menor sentido deixá-lo de fora..

Se fizeres esse dai coloque o resistor de 1 ohm com 10 Watts de dissipação e cuide pois ele vai aquecer de poder queimar o dedo.  A limitação de corrente vai ficar por volta de 2,5 Amperes.

amplificador-operacional-lm324.jpg

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, agradeço novamente. Irei testar a capacidade da bateria, quantos mAh ela possui. Gostaria de uns 2A para não demorar horas e horas para testar, mas também não tacar fogo na bateria de tanta corrente. Irei fazer esse com amp op's. Quanto ao mosfet, pode ser um irf630?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Gabriel Velloso Neves disse:

Certo, agradeço novamente. Irei testar a capacidade da bateria, quantos mAh ela possui. Gostaria de uns 2A para não demorar horas e horas para testar, mas também não tacar fogo na bateria de tanta corrente. Irei fazer esse com amp op's. Quanto ao mosfet, pode ser um irf630?

O correto é tentar avaliar no uso real da bateria qual a corrente dela vai ser drenada e testar sua capacidade com uma corrente aproximada a essa corrente de uso normal...

 

O Mosfet irf540 me parece ser mais adequado para a tarefa e deve ser colocado em um dissipador..

Repare que a tensão sobre o resistor de 1 ohm representa diretamente a corrente de descarga e pode ser medida como se Amperes fosse. 1 Volt sobre R3 é um Ampere na descarga. Podes aproveitar e colocar ai um daqueles voltímetros baratos, de menos de R$ 10,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-738279464-mini-voltimetro-digital-0-10v-bateria-fonte-usb-computador-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!