Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal. 

Estou me preparando para uma viagem de kombi pela america do sul e estou fazendo a parte elétrica, consegui deixar tudo 12v menos a fonte de carregamento do notebook, teria que comprar um inversor para converter 12v para 220v e então usar a fonte do notebook e converter para 19v, porém estive pesquisando um pouco e vi que existe algumas fontes dc/dc que elevam a tensão, porém estou com dificuldade e medo de usar, pois tenho receio de estragar o notebook é um acer nitro 5 ele vai ser meu meio de trabalho durante a viagem.

Então as especificações da fonte do notebook é o seguinte:
AC ADAPTER CA/CC 135W
ENTRADA 110-240 V ~ 2.5A (50-60)Hz

SAIDA 19V - 7.1 A

Estive olhando essa fonte aqui 
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-818341414-regulador-tenso-corrente-step-down-buck-dc-300w-9a-cod106-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=8cffcd88-0525-4008-baee-9c84ff773426

tensão de entrada: 5,0v - 40v
tensão de saída: 1,2v - 36v - sempre menor que a entrada
corrente de saída: 0.200amp - 9amp. - máxima - ajustável
acima de 5.0amp melhorar a dissipação de calor.
potência de saída: potência máxima de 300W

Como especificado na fonte ela fornece até 9A na saida e posso regular em 19v, porém tenho que usar um dissipador de calor, penso em colocar um cooler de pc com um resistor de 47 ohms, calculando o consumo do cooler (0.18 A) + consumo notebook (7A) teria que ajustar a saída da fonte em 19v 7.15A? caso eu opte por usar a fonte com 19V - 5A a bateria do meu notebook iria carregar igual? só demoraria mais? uso o mesmo principio de carregadores do celular 1A mais lento 2.1 mais rápido? 

Postado

@Natanael Gohl Se o inversor 12V/220V for CC/CC ou CC/CA senoinal, não vai dar problemas. O problema é se for CC/CA em onda retangular, que é ruim para eletrônicos. É muito mais seguro você usar o carregador próprio do seu notebook do que tentar fazer um e cometer algum erro, pois o carregador do notebook já tem várias proteções. As fontes chaveadas geralmente funcionam com qualquer valor de entrada entre 100 e 240 VAC, ou 141 a 338 VDC, e internamente ele regula para a tensão de saída correta que seu notebook precisa. Eu estive projetando um inversor CC/CC de 12 V para 120-220 V, ajustei para 150 V e alimentei um notebook antigo que tem a bateria estregada e não fica ligado muito tempo fora da tomada. Rodei até alguns alguns jogos e ele não desligou momento algum.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@Natanael Gohl Se o inversor 12V/220V for CC/CC ou CC/CA senoinal, não vai dar problemas. O problema é se for CC/CA em onda retangular, que é ruim para eletrônicos. É muito mais seguro você usar o carregador próprio do seu notebook do que tentar fazer um e cometer algum erro, pois o carregador do notebook já tem várias proteções. As fontes chaveadas geralmente funcionam com qualquer valor de entrada entre 100 e 240 VAC, ou 141 a 338 VDC, e internamente ele regula para a tensão de saída correta que seu notebook precisa. Eu estive projetando um inversor CC/CC de 12 V para 120-220 V, ajustei para 150 V e alimentei um notebook antigo que tem a bateria estregada e não fica ligado muito tempo fora da tomada. Rodei até alguns alguns jogos e ele não desligou momento algum.

Sou um pouco leigo nesse assunto, mas em questão de ser onda senoidal não teria diferença porque seguiria o seguinte esquema:

Bateria estacionária 12v 220a -> fusivel 10A -> Conversor De tensão Dc Dc Step Up 12v Para 19v 24v 200w 10a -> Notebook

Ou seja, vai ser DC para DC, vou pegar 12v elevar até os 19v con um conversor de tensão e ele vai me entregar 7A. Acha que da pra carregar o notebook? sendo que as especificações de saida da fonte dele é DC 19v 7.1A.

Postado

@Natanael Gohl na verdade o conversor que você mencionou é um Step Down Buck Converter, ou seja, ela abaixa a tensão e não aumenta. Você precisaria de um Step Up Boost Converter, mas esse tipo de conversor geralmente é mais caro, pois o funcionamento é um pouco mais complexo. Exemplo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1485689458-conversor-boost-step-up-dc-dc-1200w-20a-8-60v-para-12-83v-_JM

E pra seu caso específico a tensão precisa ser contínua. Sobre onda senoidal ou retangular eu falei de um inversor 12 V para 220 V, e esse inversor seria usado para alimentar o carregador do seu notebook como se estivesse numa tomada normal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...