Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Migrar S.O para o SSD


Posts recomendados

Olá amigos do forum.

Gostaria de pedir um ajuda a vocês em relação a uma migração de dados que pretendo fazer assim que por minhas mãos em um SSD que comprei recentemente.

Eu possuo um Notebook lenovo ideapad 320 e desejo colocar o SSD como unidade de armazenamento primária, contendo apenas o sistema operacional (Win10) e alguns jogos escolhidos a dedo para melhorar o desempenho dos mesmos, deixando o HD com a posse dos demais arquivos.

 

Eu já pesquisei formas de realizar esse processo e optei atualmente em fazer uma clonagem do disco utilizando o programa "EaseUS", pois não desejo realizar uma formatação de unidade. O problema é que este notebook não é novo e já possui boa parte do seu HD de 1TB preenchidos, 600GBs para ser exato, enquanto o SSD que comprei possui uma capacidade total de 500GB. Se eu clonasse todo o HD para o SSD, não haveria espaço suficiente e nem é meu intuito deixar a maioria dos arquivos "pesados" na nova mídia de armazenamento. Diante disso eu pensei na ideia de criar uma partição no HD apenas para o Sistema Operacional, e assim quando o SSD chegar eu iria clonar apenas essa partição, evitando copiar todos os outros arquivos indesejados para o SSD e ter que deleta-los manualmente depois.

Meu pedido de ajuda é:

1° Existe alguma outra maneira para alcançar esse resultado sem necessitar fazer a clonagem de HD e sem necessitar formatar o sistema?

2° Esta é a melhor maneira de alcançar o que eu quero, ou de fato seria melhor se eu formatasse o HD?

3° Se eu ainda quiser realizar uma clonagem de disco:

- Existe alguma maneira de criar uma partição no HD apenas para o SO, no meu caso o Windows 10?

- Digamos que eu crie uma partição no HD para mover todos os outros arquivos que não são do sistema operacional, para assim isolar os arquivos do Win10 na partição principal, como eu saberia quais arquivos são do sistema e quais não são? Todos os arquivos do sistema estão na pasta "Windows" do disco C:, ou existem outros arquivos importantes em outras pastas?

 

Desde já, agradeço a disposição e ajuda de vocês. se cuidem!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nalbert2 Quanto do seu HD está sendo utilizado? Ele passa dos 400Gb?

 

Honestamente eu não sou adepto a clonagem ou migração do SO de uma unidade para outra, Eu instalaria uma versão limpa e atualizada do Windows no SSD, faria Backup dos arquivos do HD e realizaria uma formatação nele e deixaria ele totalmente como secundário.

 

Para um programa funcionar no SO ele não fica somente no diretório que você salva ele, ele também cria arquivos na pasta de programas entre outros locais. Querer que um programa rode metade em um local e parte em outro pode ser trabalhoso e gerar alguma incomodação futura

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nalbert2 Devo admitir que concordo em parte com o @Samuel Perini

Fazer uma instalação limpa do windows 10 no SSD sempre é a melhor opção porque além de o sistema já ser instalado com as configurações necessárias para melhorar o desempenho do SSD (só precisando então desligar a hibernação), o sistema novo leva em média 20 minutos para ser instalado, mais uns 20 para instalar todos os drivers e atualizações com uma conexão rápida (100 MB+), e isso lhe dará um sistema 100% estável em vista do seu antigo que já pode estar comprometido. Você precisaria migrar pouca coisa para seu SSD, mas 

 

Dito isso, é possível sim fazer a migração do sistema para um novo disco mesmo quando o volume total das partições excede o tamanho da nova unidade. O programa que recomendo para esta finalidade é o Macrium Reflect (o Acronis também é bom, mas é pago). Você baixa o programa, instala, vai em utilitários e cria um disco inicializável do acronis, inicia o computador por ele (talvez tenha que ligar o CSM/legacy na BIOS antes, pois não funciona iniciando por UEFI), seleciona a opção de backup de partições e unidades e então direciona isto para um HD externo, por exemplo. Alternativamente, talvez a opção de clonagem também funcione.

Em ambas as circunstâncias, o conteúdo total (de dados) do HD deve ser reduzido para que caiba dentro do SSD. O programa vai te mostar que a partição excedente será redimensionada para caber e pronto.

 

O que eu faria, no seu lugar, seria mover todos os dados de usuário (músicas, documentos, fotos, vídeos, downloads afins, projetos do CAD, photoshop, Corel, etc) para outro HD (externo ou não), bem como apagaria os jogos que não estivessem em uso para aliviar o espaço. Depois disso eu faria o backup de unidades/partições pelo macrium e recuperaria este backup no SSD com redimensionamento de partição como descrito acima. Isso reduziria o excesso de dados e tornaria o processo todo mais rápido.

 

Se seu HD já estiver particionado com uma unidade menor para o sistema operacional (que é o correto e recomendado a se fazer, mas nem sempre é feito), você também tem a opção de fazer o backup apenas das unidades de sistema (unidade C e demais pequenas unidades de sistema que o windows precisa para funcionar) e transferí-lo diretamente para o SSD.

adicionado 12 minutos depois

Se optar por reinstalar o sistema, lembre-se de fazer login com uma conta microsoft no seu windows do HDD e vincular seu windows a esta conta. Assim você transfere o windows original para a nova instalação sem dificuldades. O mesmo deve ser feito com o office, se presente, mas se este tiver sido adquirido na versão 2016 ou anterior (OEM), talvez não seja possível fazê-lo. 

Para a licença do windows será apenas necessário logar com a sua conta vinculada no novo windows para que ele seja autenticado corretamente. O windows novo de instalação você pode baixar neste endereço: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10 clicando em "Baixar ferramenta agora". A ferramenta criará o disco USB inicializável para a instalação.

Lembre-se de baixar TODOS os drivers de seu notebook ANTES de instalar o sistema, para poder instala-los logo depois, pois eles são necessários para a estabilidade e desempenho do sistema. Baixe estes drivers unicamente no site do fabricante de seu notebook, nunca de outras fontes (programas de drivers ou sites externos). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Perini @WOZ Dods .

Muito obrigado pela resposta, entendi que o melhor é realmente fazer uma instalação limpa e vou faze-la.

Sobre os drivers, o curioso é que este notebook veio com uma partição no HD chamada "LENOVO (D:)" e nela possui todos os drivers do pc.

No caso, apos a instalação o windows, eu devo instalar esses drivers dessa partição manualmente?

aw.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nalbert2 Ao contrário da google, a microsoft não tem conseguido implementar esse backup de configurações tão bem. Supostamente deveriam funcionar, e tem até a função própria nas configurações para fazê-lo, mas nunca recomendo que se copie essas configurações porque já vi causarem erros e falhas no sistema. Se forem configurações simples, apenas refaça. Favoritos podem ser transferidos ativando-se a sincronização pela conta, o que é bem tranquilo. 

adicionado 4 minutos depois

Lembrando que essas configurações só terão que ser feitas uma única vez, então não é um contratempo tão grande.

 

Uma coisa que eu havia esquecido de dizer é que você deve particionar seu SSD também. Se o seu tem 500GBs, recomendo que crie uma partição apenas para o sistema (uns 150 GBs são mais que suficientes). Depois de instalar drivers e configurar seu sistema (inclusive depois de mover as pastas de usuário), faça backup das partições de sistema usando o macrium como mencionei acima. Isso vai lhe poupar tempo no futuro se seu sistema apresentar erros ou for contaminados por malware. Será útil até no caso de mudança de unidade de armazenamento do sistema como nesta ocasião. O backup em si é rápido e a recuperação também. Depois quando tiver que formatar novamente, só precisará restaurar o backup com o disco inicializável e terá o sistema 100% funcional em minutos.

 

Para agilizar o processo de instalação de programas, recomendo o site ninite.com. Ele instala automaticamente todos os programas (selecionados individualmente) de uso comum. É seguro e não instala malware. Demais programas não disponíveis nele devem sempre ser baixados diretamente do site da produtora do programa para evitar contaminações (nada de baixaqui ou outros sites de download que enchem os programas de malware).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Certo, já instalei o SSD e o novo sistema. demorou uns 2 dias pra ter a maioria dos programas e configurações que tinha antes, mas amigo, valeu muito a pena. Que tamanha diferença um ssd faz em um notebook, é incrível! 

Em 30/06/2020 às 09:32, WOZ Dods disse:

Uma coisa que eu havia esquecido de dizer é que você deve particionar seu SSD também. Se o seu tem 500GBs, recomendo que crie uma partição apenas para o sistema (uns 150 GBs são mais que suficientes). Depois de instalar drivers e configurar seu sistema (inclusive depois de mover as pastas de usuário), faça backup das partições de sistema usando o macrium como mencionei acima. Isso vai lhe poupar tempo no futuro se seu sistema apresentar erros ou for contaminados por malware. Será útil até no caso de mudança de unidade de armazenamento do sistema como nesta ocasião. O backup em si é rápido e a recuperação também. Depois quando tiver que formatar novamente, só precisará restaurar o backup com o disco inicializável e terá o sistema 100% funcional em minutos.

Infelizmente eu já movi e instalei tudo antes de ver essa mensagem. Nem sabia que é possivel particionar um ssd. Ainda é possivel realizar esse procedimento mesmo após eu ja ter finalizado tudo?

Mais uma vez agradeço a sua ajuda e dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nalbert2 Ainda é possível fazer o particionamento após a instalação do sistema. Você precisa abrir o gerenciador de discos, clicar sobre o SSD com o botão direito, selecionar a opção "diminuir volume", definir o espaço que deseja subtrair do total do disco (no caso de um SSD de 500 GB, observe que ele vai mostrar o valor em MB, que é menor que o volume rotulado do disco, então calcule sobre esse valor). Você pode multiplicar o espaço que deseja reservar para o sistema por 1024 (recomendo 150 GB, então seriam 153600) e subtrair o espaço total desse resultado para saber qual valor deve inserir na tela. Certifique-se de que todos os programas estão fechados antes de confirmar e deixe o sistema fazer a correção sem interrupções. Feito isso, clique com o botão direito sobre o espaço não alocado que será criado e vá na opção de criar nova partição, confirme as várias telas e pronto. Lembre de transferir as pastas de usuário para a partição secundária como citei previamente, bem como terminar a instalação de qualquer programa de uso comum. 

 

Depois não se esqueça de fazer um ghost do sistema com o macrium, com o disco já particionado dessa maneira, na opção backup por partição, selecionando todas as partições exceto a última que será para dados de usuário. Você deve gravar esse ghost na partição de arquivos de usuário ou em outro disco (não é possível gravá-la na partição de sistema).

 

Com isso seu sistema terá o máximo de segurança possível para recuperação de dados posterior, bem como reinstalação de sistema, sem nunca mais precisar levar "2 dias" para fazer esse mesmo processo, mesmo quando migrando para outro disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...