Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ideapad s145 15IIL Touchpad não funciona no linux


Posts recomendados

Faz uma semana que tento encontrar uma solução para o touchpad do ideapad s145 15IIL que não funciona no linux, mas funciona no windows 10 perfeitamente(Windows 10 veio de fábrica) .Vi alguns fóruns falando que tinha que se consertado na bios só que lá não encontro nenhuma opção para mexer no touchpad da máquina, outros que colocando o kernel 4.15 iria funcionar, mas esse kernel não tem mais suporte. Também observei que o linux tem problema com os drivers do toucpad Elan HID I2C. Tentei seguir esses dois tutoriais : https://github.com/pavlepiramida/elan_i2c_dkms (Instalei o que foi pedido e reiniciei o notebook e nada mudou), https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=281790 (Esse tutorial precisa do kernel 4.15 no qual não tem mais suporte).
O kernel que estou usando é este : 5.7.7-xanmod1
Linux mint 20 Ulyana
Na imagem que coloquei é possível observar que nas configurações Mouse e Touchpad, o touchpad não é reconhecido, a aba dele nem aparece. Só a do mouse usb que estou usando por enquanto.
Queria saber se existe um kernel que dê suporte a esse tipo de touchpad, um driver que preciso instalar, configurações na bios que devo mudar. Estou quase desistindo de usar esse sistema operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá boa tarde

Eu tenho o mesmo modelo de notebook e tenho o mesmo problema.

A Lenovo não fornece drivers para linux sem ser a distro Satux.

Mas a como resolver esse problema no Debian, Ubuntu e derivados, com alguns comandos no terminal.

Abra o terminal/cmd e digite:

Sudo apt update

na mesma hora começara uma atualização de sistema extra, assim que terminar reinicie o PC, abra o terminal novamente e digite:

Sudo apt update grub

Se o update não começar digite:

Sudo apt upgrade grub

Se novamente der erro digite:

Sudo apt update synaptics ou sudo apt upgrade synaptics -y

um desses comandos funcionará.

Assim que a instalação terminar reinicie

Baixe o App gnome tweaks

na Store ou pelo terminal, se optar instalar pelo terminal digite:

sudo apt install gnome tweaks

Inicie o app e vá na opção;

Teclado E Mouse e ative o touchpad.

Depois Configure a opção 'dedos' Na emulação de cliques no mouse. Feche o app e aperte "F6".

Se o touchpad não funcionar entre na BIOS do PC e ative as teclas de comandos vulgo: teclas F1 á F12.

Espero ter te ajudado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!