Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Underclock em processador 125W


Posts recomendados

Olá, estou usando em minha placa-mãe de 95W um Phenom II X6 2.8Ghz de 125W, ele não chega a puxar 125w, monitorando no HWMONITOR ele fica travado em 111.15w para conseguir seus 2.8Ghz

 

Sei que há risco em usar, e gostaria de saber se fazendo um underclock no processador de 2.8 para 2.2Ghz, que resulta em 101w, estaria na faixa de estabilidade mesmo ultrapassando um pouco os 95w?Screenshot_7.png.28c218926e6f91974e8e7d29b6992a42.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bernardo Simão as leituras feitas via software não são muito confiáveis. Mas se você quer reduzir o consumo do seu processador, além de underclock pode ser necessário um undervolt.

 

O problema de usar esse processador na sua placa-mãe de 95W é que o VRM vai superaquecer bem mais rápido que em um modelo para 125W, e com o aumento de temperatura, a quantidade de energia suportada pelos MOSFETs reduz significativamente, então garanta que existe uma boa ventilação na sua placa-mãe. Se você usar air cooler, a ventoinha ajuda um pouco a ventilar o VRM, apesar de ainda não ser suficiente, mas em caso de water cooler, o VRM não recebe nenhum tipo de ventilação, o que agrava ainda mais a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Bernardo Simão as leituras feitas via software não são muito confiáveis. Mas se você quer reduzir o consumo do seu processador, além de underclock pode ser necessário um undervolt.

 

O problema de usar esse processador na sua placa-mãe de 95W é que o VRM vai superaquecer bem mais rápido que em um modelo para 125W, e com o aumento de temperatura, a quantidade de energia suportada pelos MOSFETs reduz significativamente, então garanta que existe uma boa ventilação na sua placa-mãe. Se você usar air cooler, a ventoinha ajuda um pouco a ventilar o VRM, apesar de ainda não ser suficiente, mas em caso de water cooler, o VRM não recebe nenhum tipo de ventilação, o que agrava ainda mais a situação.

Uso um da cooler master rodando no full a 6000Rpm, e a temperatura do processador só passa de 45° em stress test.

 

Uma dúvida que tenho é, antes eu não tinha uma boa ventilação e a pasta térmica era uma porcaria, o processador batia 70° quando rodava no stress test( ou até mesmo mexendo no PC sem forçar tanto), e a cputin a 64°, quando isso ocorria o clock do processador se limitava a 800Mhz, e a temperatura abaixava, e eu tinha que reiniciar o PC para voltar ao normal.

 

Comprei a placa-mãe nova não faz nem 2 semanas, botei coolers no gabinete para melhor refrigerar e troquei para uma pasta térmica Silver thermal, melhorando tudo em questão de temperatura no PC, como na imagem.

 

Porém, rodando stress test os núcleos do processador quando chegam a 49-50° por um tempo em 100%, reduzem ainda para 800Mhz, e essa é minha dúvida do por que.

 

 

 

 

Screenshot_9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bernardo Simão rapaz, nunca tinha visto essa placa-mãe, e nenhum outro modelo da Bluecase. Essa marca não tem fama boa na fabricação de fontes, não sei o quão confiável são as placas-mãe projetadas por eles. O VRM da sua placa, que precisa ter uma boa ventilação, é a região dentro do retângulo amarelo:

 

bluecase-bmb78-d1-am3-ddr3-1600-chipset-amd-760g-micro-atx.thumb.jpg.82c212ff95e2c4363561e9b0c6a4c66b.jpg

 

Não garanto que melhorar a refrigeração vai fazer a placa-mãe "suportar" um processadores de 125W, mas pode ajudar. O problema é saber se o projeto aí está preparado para lidar bem com uma energia maior do que a especificada pelo fabricante.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, essa temperatura do processador é tranquila, mesmo antes quando ele chegava a 70 graus não era problema...

 

Se a frequência do processador esta caindo para 800Mhz e a temperatura do processador é realmente essa de 60-70 graus, então o problema muito provavelmente é o VRM! Ao aquecer demais ele diminui a frequência do processador para ele consumir menos energia e assim diminuir a exigência dos Mosfets.

 

Tente fazer um undervolt e um underclock no processador. Coloque uma fan soprando sobre o VRM, e voce pode inclusive comprar uns dissipadores de aluminio no mercado livre e colar eles sobre os Mosfets com o thermal pad...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Bernardo Simão disse:

Uma dúvida que tenho é, antes eu não tinha uma boa ventilação e a pasta térmica era uma porcaria, o processador batia 70° quando rodava no stress test( ou até mesmo mexendo no PC sem forçar tanto), e a cputin a 64°, quando isso ocorria o clock do processador se limitava a 800Mhz, e a temperatura abaixava, e eu tinha que reiniciar o PC para voltar ao normal.

 

Comprei a placa-mãe nova não faz nem 2 semanas, botei coolers no gabinete para melhor refrigerar e troquei para uma pasta térmica Silver thermal, melhorando tudo em questão de temperatura no PC, como na imagem.

 

Porém, rodando stress test os núcleos do processador quando chegam a 49-50° por um tempo em 100%, reduzem ainda para 800Mhz, e essa é minha dúvida do por que.

Essa parte que você adicionou depois eu não li, mas o colega acima já respondeu corretamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Bernardo Simão rapaz, nunca tinha visto essa placa-mãe, e nenhum outro modelo da Bluecase. Essa marca não tem fama boa na fabricação de fontes, não sei o quão confiável são as placas-mãe projetadas por eles. O VRM da sua placa, que precisa ter uma boa ventilação, é a região dentro do retângulo amarelo:

 

bluecase-bmb78-d1-am3-ddr3-1600-chipset-amd-760g-micro-atx.thumb.jpg.82c212ff95e2c4363561e9b0c6a4c66b.jpg

 

Não garanto que melhorar a refrigeração vai fazer a placa-mãe "suportar" um processadores de 125W, mas pode ajudar. O problema é saber se o projeto aí está preparado para lidar bem com uma energia maior do que a especificada pelo fabricante.

É tenso amigo, a minha placa-mãe antiga eu comprei já usada, e queimou depois de um ano de uso, justo os mosfets, mas era uma da pcware bem velha e oxidada.

 

Estava difícil de achar placas mãe AM3 com preço bom e optei por essa AM3+, pois diz ter suporte para os Phenom II(e garantia de 1 ano), mandei email para a fabricante e me disseram que eu tinha que cuidar da refrigeração da placa, e se estivesse tudo dentro das linhas na temperatura estaria ok, mas não confia muito..

 

Sobre suportar bem, não sei, mas consigo manter a temperatura sem passar dos 42° em jogos, o que já é ótimo pois antes alcançava +60° o que pode ter queimado a placa anterior, e até agora não estou tendo problemas de travamentos.

 

Mas, vi que 10% de potencia a mais dos 95W da placa-mãe seria tranquilo de suportar em algum site da internet, não sei se é real, mas consigo manter o processador a 2.2GHZ com 101W, o que acha disso?

 

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, gutopereira disse:

Cara, essa temperatura do processador é tranquila, mesmo antes quando ele chegava a 70 graus não era problema...

 

Se a frequência do processador esta caindo para 800Mhz e a temperatura do processador é realmente essa de 60-70 graus, então o problema muito provavelmente é o VRM! Ao aquecer demais ele diminui a frequência do processador para ele consumir menos energia e assim diminuir a exigência dos Mosfets.

obrigado pelo esclarecimento!, Sim vamos botar em conta em ser o VRM, como a placa diminui a frequência ao forçar demais, não seria essa uma boa proteção dela mesma? (lembrando que ela não faz mais isso comigo usando-a normalmente, sem forçar no stress test)

Bom, para mim que não entendo muito, acho que se ela faz isso e diminui a temperatura e potência, que chega a 58W em 800Mhz, não seria uma proteção boa? e que não traria o risco de usar esse processador nela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Bernardo Simão disse:

É tenso amigo, a minha placa-mãe antiga eu comprei já usada, e queimou depois de um ano de uso, justo os mosfets, mas era uma da pcware bem velha e oxidada.

 

Estava difícil de achar placas mãe AM3 com preço bom e optei por essa AM3+, pois diz ter suporte para os Phenom II(e garantia de 1 ano), mandei email para a fabricante e me disseram que eu tinha que cuidar da refrigeração da placa, e se estivesse tudo dentro das linhas na temperatura estaria ok, mas não confia muito..

 

Sobre suportar bem, não sei, mas consigo manter a temperatura sem passar dos 42° em jogos, o que já é ótimo pois antes alcançava +60° o que pode ter queimado a placa anterior, e até agora não estou tendo problemas de travamentos.

 

Mas, vi que 10% de potencia a mais dos 95W da placa-mãe seria tranquilo de suportar em algum site da internet, não sei se é real, mas consigo manter o processador a 2.2GHZ com 101W, o que acha disso?

 

É igual o colega ali mesmo disse, o problema não é a temperatura do processador, e sim do VRM. Seu processador pode estar a 60ºC, mas os MOSFETs do VRM podem estar a 100ºC ou mais, e a corrente suportada por eles cai consideravelmente nessas condições. Se ficar forçando demais os componentes, a vida útil da sua placa-mãe vai diminuir rápido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

É igual o colega ali mesmo disse, o problema não é a temperatura do processador, e sim do VRM. Seu processador pode estar a 60ºC, mas os MOSFETs do VRM podem estar a 100ºC ou mais, e a corrente suportada por eles cai consideravelmente nessas condições. Se ficar forçando demais os componentes, a vida útil da sua placa-mãe vai diminuir rápido.

Amigo, acabei de fazer um teste de stress com 2.2GHZ 101W, e a placa-mãe não está mais limitando nada, segue print, será que está tudo ok ?

Screenshot_10.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Bernardo Simão Legal, então parece que seu problema com thermal throttling foi resolvido. Se o fabricante disse que tudo bem usar o processador respeitando os limites de temperatura, então quem sou eu pra discordar?!

O thermal throttling resolveu quando eu melhorei a refrigeração geral do PC, mas ele ainda aparecia quando eu deixava forçando demais no teste de STRESS com 2.8GHZ.

 

Bom, a garantia é de 1 ano acho que vou arriscar..

 

 

Screenshot_12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

É bem provável que esse cooler a 6000RPM está ajudando a manter o VRM um pouco mais frio também, se não for incomodo pra você, então boa sorte!

Ok mano muito obrigado pela ajuda ai, vou usar ele em 2.2Ghz.

Você sabe se daria muita diferença? de 2.8Ghz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta fazer apenas um undervolt sem precisar fazer underclock?

Ve até quanto dá pra diminuir o vcore sem mexer no clock do processador? As vezes voce consegue diminuir o consumo de energia sem perder desempenho.

 

Obs: eu acho que esse TMPIN que aparece no HWInfo é a temperatura dos Mosfet. Se for isso mesmo, acho que 117 graus ainda é alto e esta proximo do limite antes de dar throttling(120 graus)..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gutopereira disse:

Tenta fazer apenas um undervolt sem precisar fazer underclock?

Ve até quanto dá pra diminuir o vcore sem mexer no clock do processador? As vezes voce consegue diminuir o consumo de energia sem perder desempenho.

 

Obs: eu acho que esse TMPIN que aparece no HWInfo é a temperatura dos Mosfet. Se for isso mesmo, acho que 117 graus ainda é alto e esta proximo do limite antes de dar throttling(120 graus)..

o TMPIN sempre fica nisso, como as outras temperaturas bugadas, falando que minha placa-mãe está a 100°+, mas creio que não é real.

 

Sobre diminuir a tensão, não sei até quando posso diminuir pois não tenho conhecimento nisso, mas na minha BIOS não tenho essas opções de diminuir clock nem tensão.

 

Apenas consegui diminuir a frequencia do processador limitando pelo Cool e Quiet da bios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, gutopereira disse:

Tenta fazer apenas um undervolt sem precisar fazer underclock?

Ve até quanto dá pra diminuir o vcore sem mexer no clock do processador? As vezes voce consegue diminuir o consumo de energia sem perder desempenho.

 

Obs: eu acho que esse TMPIN que aparece no HWInfo é a temperatura dos Mosfet. Se for isso mesmo, acho que 117 graus ainda é alto e esta proximo do limite antes de dar throttling(120 graus)..

Você conhece algum programa que eu possa fazer isso ? compatível com AMD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!