Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois pentes de RAM reconhecidos pelo Windows mas CPU-Z informa Single Channel


Posts recomendados

Boa noite!
Amigos, hoje coloquei mais um pente de memória RAM (8GB) no meu PC que já tinha 4GB. A Bios informa Dual Channel ao mesmo tempo que informa não haver nenhum 2º pente instalado. Já na tela preta da Placa-mãe, informa Dual Channel e 12272MB OK, que entendo ser a soma das 8GB + 4GB de RAM.
Em Propriedades do Windows informa 12GB de RAM instalada normalmente, já o CPU-Z e o Speccy informam 12GB RAM em single.
Minhas dúvidas são:
1º- Minhas 12GB RAM estão funcionando efetivamente para efeitos de desempenho e jogos mesmo em single channel?
2º- Meu PC está em Dual ou Single?

 

Segue em anexo alguns dados, se necessário for.


Desde já, agradeço a colaboração de todos e obrigado!

1.PNG

2.PNG

3.PNG

4.PNG

5.PNG

6.PNG

7.PNG

9.PNG

10.PNG

8.PNG

12.jpeg

11.jpeg

13.PNG

14.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A confusão é por causa de um negócio chamado Flex Mode, onde metade do pente de 8 está rodando em dual channel com o de 4 e a outra metade está em single channel. Por isso que a RAM inteira é reconhecida (12gb), mas na BIOS só mostra um total de 8 em dual (4+4) e no CPUZ diz que está em single (porque uma parte realmente está).

 

De qualquer forma, não é como se fosse esse o fator limitante no seu PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Ailson Carvalho disse:

Quando diz: "não é como se fosse esse o fator limitante no seu PC."
Posso entender que posso contar que esta rodando em 12GB efetivos, mas não com a mesma eficiência de um Dual?
É mais ou menos por aí?

Não. Pode entender que sua placa de vídeo é fraquinha, e trocando ela, vai ser o processador meia boca que vai limitar o desempenho do PC, não o fato de rodar em dual / single channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Ailson Carvalho disse:

@Imakuni Entendi. Não tenho a intenção de dar up neste PC, pois estou para me mudar de país e não vou leva-lo.
No caso, vou considerar que está rodando a 8GB para aplicativos e/ou jogos, né?! 🙏😅

Não, está rodando com 12. Você tem a RAM inteira do seu PC, independente de estar mais rápido ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...