Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terei um desempenho maior do processador alterando essas configs?


Visitante
Ir à solução Resolvido por Mathiew,

Posts recomendados

Recentemente dei uma olhada melhor na minha bios e me deparei com tais coisas , fui pesquisar na net e encontrei algumas respostas , que dizem que configurando por exemplo , esse tal de Cpu load line calibration , e seleciona-lo no valor máximo (100%) terá uma melhora no desempenho (do processador obvio) , mas ainda sim para mim não ficou muito claro o que essas configurações representam , gostaria que saber se vocês me aconselham mexer em alguma coisa , ou deixar ele assim mesmo , e também me explicarem para que serve tais coisas ai na imagem.

WhatsApp Image 2020-11-20 at 08.11.22.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Dúvidas assim são muito válidas e a sua curiosidade é bem-vinda aqui, é bom ver o interesse das pessoas em querer saber mais sobre determinados assuntos, mas uma ressalva: se você não entende muito de overclock, eu sugiro não mexer antes de entender pelo menos o básico, porque não é uma "ciência exata", digo isso porque os processadores possuem chips diferentes, até mesmo processadores iguais, são diferentes, vou dar um exemplo para você entender: imagina que você tenha o mesmo setup que o meu, um i9-10900K, uma boa fonte com os componentes de boa qualidade, uma placa-mãe topo de linha Z490 e eu também, em overclock, o meu processador consegue chegar a 5.3Ghz em 1.35V, mesmo com as mesmas peças exatamente iguais, o seu processador pode não chegar nem a 4.9Ghz em 1.45V, isso tudo porque cada chip é único, overclock é você testar qual configuração seu processador consegue fazer e ficar estável, dito isso, vamos lá, vou dar um parâmetro geral e não comentar item a item porque não vai fazer muita diferença.

 

1.  Load line calibration é um recurso para "equilibrar" o VCORE. Por exemplo, se você faz overclock e deixa o modo de economia de energia ligado o Load line calibration vem para determinar o VCORE ideal em algumas situações onde o clock fica um pouquinho abaixo, dando assim uma margem estável para subir o clock, a grosso modo.

 

2. CPU Current Capability é bem intuitivo pelo nome, nada mais é que a capacidade atual do processador fornecendo uma margem maior de potência total para dar margem de overclock.

 

3. CPU Power Phase Control serve para manter o número de fases no VRM, geralmente deixo em EXTREME para sempre usar no máximo, porque pode acontecer de deixar off algumas fases quando o processador está em stock (idle), isso faz com que você ganhe margem para estabilidade.

 

4. CPU Voltage Frequency é a frequência da tensão do processador.

 

5. CPU power duty control ajusta a corrente de cada fase do seu VRM e a condição térmica de cada componente da fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ob

agora, Ornitotheus disse:

Dúvidas assim são muito válidas e a sua curiosidade é bem-vinda aqui, é bom ver o interesse das pessoas em querer saber mais sobre determinados assuntos, mas uma ressalva: se você não entende muito de overclock, eu sugiro não mexer antes de entender pelo menos o básico, porque não é uma "ciência exata", digo isso porque os processadores possuem chips diferentes, até mesmo processadores iguais, são diferentes, vou dar um exemplo para você entender: imagina que você tenha o mesmo setup que o meu, um i9-10900K, uma boa fonte com os componentes de boa qualidade, uma placa-mãe topo de linha Z490 e eu também, em overclock, o meu processador consegue chegar a 5.3Ghz em 1.35V, mesmo com as mesmas peças exatamente iguais, o seu processador pode não chegar nem a 4.9Ghz em 1.45V, isso tudo porque cada chip é único, overclock é você testar qual configuração seu processador consegue fazer e ficar estável, dito isso, vamos lá, vou dar um parâmetro geral e não comentar item a item porque não vai fazer muita diferença.

 

1.  Load line calibration é um recurso para "equilibrar" o VCORE. Por exemplo, se você faz overclock e deixa o modo de economia de energia ligado o Load line calibration vem para determinar o VCORE ideal em algumas situações onde o clock fica um pouquinho abaixo, dando assim uma margem estável para subir o clock, a grosso modo.

 

2. CPU Current Capability é bem intuitivo pelo nome, nada mais é que a capacidade atual do processador fornecendo uma margem maior de potência total para dar margem de overclock.

 

3. CPU Power Phase Control serve para manter o número de fases no VRM, geralmente deixo em EXTREME para sempre usar no máximo, porque pode acontecer de deixar off algumas fases quando o processador está em stock (idle), isso faz com que você ganhe margem para estabilidade.

 

4. CPU Voltage Frequency é a frequência da tensão do processador.

 

5. CPU power duty control ajusta a corrente de cada fase do seu VRM e a condição térmica de cada componente da fase.

Obrigado , consegui compreender bastante coisas , então essas opções seriam apenas para caso de overclock? ou ela pode ser usada no processador sem ter overclock? pelo que eu pude entender ai , acho que Cpu Power Phase Control é o que parece ser de mais fácil utilização , e que da para ser utilizado em idle , ou seria somente para se caso eu fizesse um overclock? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus Olá

1 hora atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Ob

Obrigado , consegui compreender bastante coisas , então essas opções seriam apenas para caso de overclock? ou ela pode ser usada no processador sem ter overclock? pelo que eu pude entender ai , acho que Cpu Power Phase Control é o que parece ser de mais fácil utilização , e que da para ser utilizado em idle , ou seria somente para se caso eu fizesse um overclock? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A pergunta é um pouco estranha, por exemplo: pra que você quer mexer nas configurações do CPU se não vai fazer overclock? Se for para deixar "estável" ou algo do gênero, ele já vai fazer isso por si só no automático. Se você quer mais desempenho mexendo nisso, irá ter que fazer overclock, não recomendaria mexer caso não for fazer, no máximo, a gente mexe pra fazer undervoltage, que é o "oposto", ou seja, diminuir a tensão. Outro ponto é que não sei o seu setup, se é esse no seu perfil ou outro, se seu processador possui K, no caso da Intel, ou seja, desbloqueado para OC e se sua placa-mãe também permite, chipset Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!