Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vivo Fibra em Bridge ou Router no Askey RTF8115VW para D-Link D-Fend DIR2680


Posts recomendados

Pessoal, gostaria de um socorro de quem já teve este problema ou de profissionais da área para resolver o problema. No dia 21/1/2021 eu contratei o plano Vivo Fibra 300MB na cidade de Mauá/SP. A instalação foi feita em 1h e 20 e ficou perfeita, até o roteador da Vivo. O roteador da Vivo instalado na minha residência, é o Askey RTF8115VW, com Software versão BR_SV_g11.11 RTF_TEF001_V6.54_V014.

 

IMG_8218.thumb.jpg.245149b371bde5a84aeb2764ec34ab52.jpg

 

A velocidade nominal que vem chegando ao roteador é de 378 Mbps de Download e 212 Mbps de Upload, Ping 7 ms, Jitter 0,36 ms, perda de Pacote 0%, o servidor usado para teste no Speed Test é o Vivo SPPD São Paulo, este último teste foi realizado no dia 26/01/2021 às 2:02.

 

IMG_8234.thumb.jpg.49436fd542f70b4e476b1cef9330767e.jpg

 

Tentei ligar o roteador da Vivo ao meu Roteador de casa, que é o Roteador D-Link Blindado D-Fend AC2600 DIR-2680. É um dos roteadores mais parrudos e potentes do mercado. Tem 3 portas Gigabit Lan e 1 Porta Gigabit Wan, Wi-fi 2.4Ghz de 800 Mbps e 5 Ghz de 1733 Mbps.

 

IMG_8196.thumb.jpg.e114e953ac61e1d3cb411609383db6a1.jpg

 

Ao ligar o meu roteador D-Link ao roteador Vivo, o fiz primeiramente em modo Bridge, ou seja, coloquei o roteador da Vivo em Modo Bridge, conectei o cabo na porta Wan do meu roteador, e como a conexão da Vivo é via PPPOE, eu coloquei o meu roteador D-Link para fazer o login via PPPOE com usuario e senha padrão "login: cliente@cliente, e senha: cliente".

 

O IP do roteador Vivo é o 192.168.15.1 e o do Roteador D-Link é 192.168.0.1. Desabilitei o Wi-fi no Roteador da Vivo, tanto o 2.4Ghz quanto o 5Ghz e deixei habilitado o Wi-fi somente no roteador D-Link nas duas frequências.

 

Fato é que ao fazer esta configuração acima em ambos os roteadores, o roteador da Vivo só entrega ao roteador D-Link a velocidade máxima de 94,1 Mbps de Download e 78,0 Mbps de Upload, com Ping 5 ms e Jitter 0,65 ms, com perda de pacote em 0%.

 

IMG_8235.thumb.jpg.b6dccaf870e7745e269da87a0082574b.jpg

 

Após essa tentativa frustrada, fui para a segunda opção. Resetei o roteador da Vivo ao padrão de fábrica, desabilitei o Wi-fi em 2.4 e 5Ghz no roteador Vivo. Deixo o roteador da Vivo no modo "Router", liguei o cabo na porta Wan do Roteador D-Link, e ao invés de deixar o roteador D-Link para fazer o login em PPPOE, eu deixei ele em DHCP com IP Dinâmico. Após esta configuração, tudo pareceu ter dado extramemente certo, pois o meu roteador D-Link passou a entregar uma velocidade incrível, de 450 Mbps de Download, 219 Mbps de Upload, Ping 6 ms, Jittler 0,48ms, com perda de pacote em 0%.

 

IMG_8238.thumb.jpg.9de3ae86ffa22eb65f3fc1126a6aaaf0.jpg

 

Essa configuração durou 2 dias funcionando perfeitamente, ai precisei desligar o roteador da D-Link para arrumar a prateleira que ele fica suspenso, e ao ligar o roteador na tomada, ele simplesmente reduziu a velocidade a velocidade anterior que estava sendo entregue em PPPOE, de 94,1 Mbps de download e 78 Mbps de Upload.

 

IMG_8235.thumb.jpg.b6dccaf870e7745e269da87a0082574b.jpg

 

Depois que ocorreu isso, fiz de tudo para o roteador D-Link voltar a entregar a velocidade integral do roteador da Vivo, mas sem sucesso. Resetei o roteador vivo aos padrões de fábrica, refiz todo o procedimento de configuração que havia funcionado, em modo Router no roteador vivo e DHCP com IP Dinamico no Roteador D-link, mas o roteador D-Link não voltou a entregar a velocidade da conexão integral novamente.

 

Então entrei no setup avançado do roteador da Vivo, após ver um vídeo de um colega aqui no forum, lembrando que a título de informação, para entrar no setup avançado do roteador Vivo Askey RTF8115VW, é necessário digitar o seguinte endereço: 192.168.15.1/padrão, após isso entrar com o login: support, e senha que consta na etiqueta do próprio roteador. Feito este procedimento entrei no modo avançado do roteador da Vivo, e tentei manualmente apagar a conexão já existente em PPPOE do Roteador Vivo e criar uma nova conexão em trocando a conexão PPPOE para Bridge, mas ao tentar fazer este procedimento, neste modelo de roteador em especifico, não existe a opção de criar conexão em Bridge no modo avançado conforme video do colega aqui do grupo, feito com o Roteador Askey RTF3505VW. Pois o Setup avançado é diferente em ambos os roteadores.

 

IMG_8219.thumb.jpg.3f4430aabd41119e8d883b050d17909c.jpg

IMG_8220.thumb.jpg.6d97b96f1219bdf757948287f5289db7.jpg

 

Resultado final desta verdadeira peregrinação em busca de uma solução eficaz, é que já tentei todos os procedimentos acima sem sucesso, e custo sinceramente acreditar que não haja uma solução para este dilema.

 

Vi em algumas postagem por aqui que o problema pode ser resolvido colocando um aparelho chamado "ONT", mas apesar de ter certo conhecimento em redes, este tipo de aparelho eu nunca instalei e não faço a menor ideia de como configura-lo. Até li alguns tutoriais e vídeos de instalação do mesmo, mas achei muito complexo, e também me nego a acreditar que seja necessário adquirir um outro aparelho, ou montar uma estrutura de rede tão robusta, para fazer um roteador residencial de qualidade inquestionável, robusto, funcionar com o roteador da Vivo. Não acredito que a Vivo comercialize um serviço de internet tão veloz, e de última geração como é a fibra, com a condição de somente ser utilizada em seus próprios roteador, se que seja possível expandir o sinal com outros roteadores convencionais ou mais potentes.

 

Por isso recorro a vocês para ver se alguém pode me dar uma luz sobre o assunto. Já vi tópicos muito parecidos criados aqui, mas não com este nível de detalhamento e fotos que estou colocando aqui. Conto com a solidariedade e conhecimento de vocês. Desde já agradeço.

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts, preciso exatamente dessa solução.

 

Meu problema. Wifi e cabo, diretamente do modem da Vivo, fornecem a banda contratada, 300 mbps e 150 de upload. Mas quando passo pelo meu DECO M3, fico limitado a 90/90 mbps.

 

Mas acredito que o caminho é esse mesmo, um GPON (ONT), no caso da Vivo. Ele funcionaria passivamente, "P" de passive, redirecionando o sinal para o roteador da sua escolha. Acabei de comprar um da TP link, TX 6610, para ligar em conjunto a um switch e finalmente aos meus 2 DECO M3, finalizando a rede wifi mesh.

 

Depois reporto o resultado.

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Gaudie-Ley pois é, já vi vários relatos de vários clientes Vivo Fibra que estão com o mesmo dilema. Na segunda-feira a noite eu resetei o modem da Vivo e o meu Roteador D-Link as configurações de fábrica, reconfigurei tudo novamente, como DHCP sem autenticação PPPOE no roteador D-Link e modo Router no Roteador Vivo, desabilitei o Wi-fi do Roteador Vivo e deixei habilitado somente o do D-Link, e a conexão voltou a entregar 370MB de velocidade através do D-Link. Mas já fiz o teste. Caso eu retire o D-Link da tomada ou ocorra qualquer queda de energia, quando o roteador D-Link volta a ser energizado, a velocidade volta a ser de 94MB. Por enquanto o que me resta é torcer para a energia elétrica não cair. Não quero de verdade ter que colocar um GPON (ONT) na conexão. E se tiver que colocar, que seja a própria Vivo a me fornecer o produto e não eu tirar do meu bolso, isso seria o fim da picada.

Eu entrei em contato com o setor "Avançado" da Vivo, para pleitear uma solução, e tive que ouvir o absurdo hoje do técnico, que disse que ia levar um cabo CAT6 pra ver se a conexão chegava no Roteador D-Link. Rapaz eu só não mandei o pra casa do chapéu, por educação. Que porcaria de setor avançado é esse que, me oferece um cabo de Rede pra resolver um problema de configuração? ABSURDO!

Eu desde sempre uso cabos CAT6 nas minhas redes.

Mas me mantenha informado sim sobre sua experiência e soluções que conseguir, porque acho que só dessa forma mesmo vamos avançar numa solução, porque se depender do setor "avançado" da Vivo, ai estamos lascados.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Gilson Barbosa Fiuza disse:

@Rodrigo Gaudie-Ley pois, já vários relatos de vários clientes Vivo Fibra que estão com o mesmo dilema. Na segunda-feira a noite eu resetei o modem da Vivo e o meu Roteador D-Link as configurações de fábrica, reconfigurei tudo novamente, como DHCP sem autenticação PPPOE no roteador D-Link e modo Router no Roteador Vivo, desabilitei o Wi-fi do Roteador Vivo e deixei habilitado somente o do D-Link, e a conexão voltou a entregar 370MB de velocidade através do D-Link. Mas já fiz o teste. Caso eu retire o D-Link da tomada ou ocorra qualquer queda de energia, quando o roteador D-Link volta a ser energizado, a velocidade volta a ser de 94MB. Por enquanto o que me resta é torcer para a energia elétrica não cair. Não quero de verdade ter que colocar um GPON (ONT) na conexão. E se tiver que colocar, que seja a própria Vivo a me fornecer o produto e não eu tirar do meu bolso, isso seria o fim da picada.

Eu entrei em contato com o setor "Avançado" da Vivo, para pleitear uma solução, e tive que ouvir o absurdo hoje do técnico, que disse que ia levar um cabo CAT6 pra ver se a conexão chegava no Roteador D-Link. Rapaz eu só não mandei o pra casa do chapéu, por educação. Que porcaria de setor avançado é esse que, me oferece um cabo de Rede pra resolver um problema de configuração? ABSURDO!

Eu desde sempre uso cabos CAT6 nas minhas redes.

Mas me mantenha informado sim sobre sua experiência e soluções que conseguir, porque acho que só dessa forma mesmo vamos avançar numa solução, porque se depender do setor "avançado" da Vivo, ai estamos lascados.

Pois é, absurdo!

 

Tenho uma evolução parcial da história.

Descobri que na verdade tenho 3 Deco E4r. E infelizmente não se modelo tem a placa 10/100, ou seja, alimentando ele com cabo, eu nunca chegaria a mais de 100mbs. 
comprei um Deco M4, que já é gigabit, para tentar solucionar. Veremos 

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Gaudie-Ley Nossa, um dispositivo Mesh novo desse, não ter porta gigabit é grave eim. Agora fiquei surpreendido. Tomara que você tenha mais sorte que eu com seu Deco M4. No meu caso, o meu roteador é Gigabit, então o problema, definitivamente não é este.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Gilson Barbosa Fiuza disse:

@Rodrigo Gaudie-Ley Nossa, um dispositivo Mesh novo desse, não ter porta gigabit é grave eim. Agora fiquei surpreendido. Tomara que você tenha mais sorte que eu com seu Deco M4. No meu caso, o meu roteador é Gigabit, então o problema, definitivamente não é este.


pois é, mas mature a ideia do Gpon. 
É chato, mas talvez resolva. Por hora, é só não faltar luz né 😂

  • Haha 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Gaudie-Ley capaz de comprar um Nobreak pra por nesse roteador. Tenho a moral de comprar um Nobreak ao invés de gastar em um GPON. Vou fazer um inferno no atendimento da Vivo até eles me arrumarem um GPON se for o caso, mas comprar, nem morto.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
agora, Gilson Barbosa Fiuza disse:

@Rodrigo Gaudie-Ley capaz de comprar um Nobreak pra por nesse roteador. Tenho a moral de comprar um Nobreak ao invés de gastar em um GPON. Vou fazer um inferno no atendimento da Vivo até eles me arrumarem um GPON se for o caso, mas comprar, nem morto.


ahahhaha faria o mesmo! Cheguei a trocar uma ideia com o cara que instalou a fibra pra mim. Ele “ficou” de trazer um aparelho diferente pra mim. Disse que tem 3 modelos. O meu é esse Askey.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!