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Vivo Fibra em Bridge ou Router no Askey RTF8115VW para D-Link D-Fend DIR2680


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Pessoal, gostaria de um socorro de quem já teve este problema ou de profissionais da área para resolver o problema. No dia 21/1/2021 eu contratei o plano Vivo Fibra 300MB na cidade de Mauá/SP. A instalação foi feita em 1h e 20 e ficou perfeita, até o roteador da Vivo. O roteador da Vivo instalado na minha residência, é o Askey RTF8115VW, com Software versão BR_SV_g11.11 RTF_TEF001_V6.54_V014.

 

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A velocidade nominal que vem chegando ao roteador é de 378 Mbps de Download e 212 Mbps de Upload, Ping 7 ms, Jitter 0,36 ms, perda de Pacote 0%, o servidor usado para teste no Speed Test é o Vivo SPPD São Paulo, este último teste foi realizado no dia 26/01/2021 às 2:02.

 

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Tentei ligar o roteador da Vivo ao meu Roteador de casa, que é o Roteador D-Link Blindado D-Fend AC2600 DIR-2680. É um dos roteadores mais parrudos e potentes do mercado. Tem 3 portas Gigabit Lan e 1 Porta Gigabit Wan, Wi-fi 2.4Ghz de 800 Mbps e 5 Ghz de 1733 Mbps.

 

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Ao ligar o meu roteador D-Link ao roteador Vivo, o fiz primeiramente em modo Bridge, ou seja, coloquei o roteador da Vivo em Modo Bridge, conectei o cabo na porta Wan do meu roteador, e como a conexão da Vivo é via PPPOE, eu coloquei o meu roteador D-Link para fazer o login via PPPOE com usuario e senha padrão "login: cliente@cliente, e senha: cliente".

 

O IP do roteador Vivo é o 192.168.15.1 e o do Roteador D-Link é 192.168.0.1. Desabilitei o Wi-fi no Roteador da Vivo, tanto o 2.4Ghz quanto o 5Ghz e deixei habilitado o Wi-fi somente no roteador D-Link nas duas frequências.

 

Fato é que ao fazer esta configuração acima em ambos os roteadores, o roteador da Vivo só entrega ao roteador D-Link a velocidade máxima de 94,1 Mbps de Download e 78,0 Mbps de Upload, com Ping 5 ms e Jitter 0,65 ms, com perda de pacote em 0%.

 

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Após essa tentativa frustrada, fui para a segunda opção. Resetei o roteador da Vivo ao padrão de fábrica, desabilitei o Wi-fi em 2.4 e 5Ghz no roteador Vivo. Deixo o roteador da Vivo no modo "Router", liguei o cabo na porta Wan do Roteador D-Link, e ao invés de deixar o roteador D-Link para fazer o login em PPPOE, eu deixei ele em DHCP com IP Dinâmico. Após esta configuração, tudo pareceu ter dado extramemente certo, pois o meu roteador D-Link passou a entregar uma velocidade incrível, de 450 Mbps de Download, 219 Mbps de Upload, Ping 6 ms, Jittler 0,48ms, com perda de pacote em 0%.

 

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Essa configuração durou 2 dias funcionando perfeitamente, ai precisei desligar o roteador da D-Link para arrumar a prateleira que ele fica suspenso, e ao ligar o roteador na tomada, ele simplesmente reduziu a velocidade a velocidade anterior que estava sendo entregue em PPPOE, de 94,1 Mbps de download e 78 Mbps de Upload.

 

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Depois que ocorreu isso, fiz de tudo para o roteador D-Link voltar a entregar a velocidade integral do roteador da Vivo, mas sem sucesso. Resetei o roteador vivo aos padrões de fábrica, refiz todo o procedimento de configuração que havia funcionado, em modo Router no roteador vivo e DHCP com IP Dinamico no Roteador D-link, mas o roteador D-Link não voltou a entregar a velocidade da conexão integral novamente.

 

Então entrei no setup avançado do roteador da Vivo, após ver um vídeo de um colega aqui no forum, lembrando que a título de informação, para entrar no setup avançado do roteador Vivo Askey RTF8115VW, é necessário digitar o seguinte endereço: 192.168.15.1/padrão, após isso entrar com o login: support, e senha que consta na etiqueta do próprio roteador. Feito este procedimento entrei no modo avançado do roteador da Vivo, e tentei manualmente apagar a conexão já existente em PPPOE do Roteador Vivo e criar uma nova conexão em trocando a conexão PPPOE para Bridge, mas ao tentar fazer este procedimento, neste modelo de roteador em especifico, não existe a opção de criar conexão em Bridge no modo avançado conforme video do colega aqui do grupo, feito com o Roteador Askey RTF3505VW. Pois o Setup avançado é diferente em ambos os roteadores.

 

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Resultado final desta verdadeira peregrinação em busca de uma solução eficaz, é que já tentei todos os procedimentos acima sem sucesso, e custo sinceramente acreditar que não haja uma solução para este dilema.

 

Vi em algumas postagem por aqui que o problema pode ser resolvido colocando um aparelho chamado "ONT", mas apesar de ter certo conhecimento em redes, este tipo de aparelho eu nunca instalei e não faço a menor ideia de como configura-lo. Até li alguns tutoriais e vídeos de instalação do mesmo, mas achei muito complexo, e também me nego a acreditar que seja necessário adquirir um outro aparelho, ou montar uma estrutura de rede tão robusta, para fazer um roteador residencial de qualidade inquestionável, robusto, funcionar com o roteador da Vivo. Não acredito que a Vivo comercialize um serviço de internet tão veloz, e de última geração como é a fibra, com a condição de somente ser utilizada em seus próprios roteador, se que seja possível expandir o sinal com outros roteadores convencionais ou mais potentes.

 

Por isso recorro a vocês para ver se alguém pode me dar uma luz sobre o assunto. Já vi tópicos muito parecidos criados aqui, mas não com este nível de detalhamento e fotos que estou colocando aqui. Conto com a solidariedade e conhecimento de vocês. Desde já agradeço.

 

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Puts, preciso exatamente dessa solução.

 

Meu problema. Wifi e cabo, diretamente do modem da Vivo, fornecem a banda contratada, 300 mbps e 150 de upload. Mas quando passo pelo meu DECO M3, fico limitado a 90/90 mbps.

 

Mas acredito que o caminho é esse mesmo, um GPON (ONT), no caso da Vivo. Ele funcionaria passivamente, "P" de passive, redirecionando o sinal para o roteador da sua escolha. Acabei de comprar um da TP link, TX 6610, para ligar em conjunto a um switch e finalmente aos meus 2 DECO M3, finalizando a rede wifi mesh.

 

Depois reporto o resultado.

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@Rodrigo Gaudie-Ley pois é, já vi vários relatos de vários clientes Vivo Fibra que estão com o mesmo dilema. Na segunda-feira a noite eu resetei o modem da Vivo e o meu Roteador D-Link as configurações de fábrica, reconfigurei tudo novamente, como DHCP sem autenticação PPPOE no roteador D-Link e modo Router no Roteador Vivo, desabilitei o Wi-fi do Roteador Vivo e deixei habilitado somente o do D-Link, e a conexão voltou a entregar 370MB de velocidade através do D-Link. Mas já fiz o teste. Caso eu retire o D-Link da tomada ou ocorra qualquer queda de energia, quando o roteador D-Link volta a ser energizado, a velocidade volta a ser de 94MB. Por enquanto o que me resta é torcer para a energia elétrica não cair. Não quero de verdade ter que colocar um GPON (ONT) na conexão. E se tiver que colocar, que seja a própria Vivo a me fornecer o produto e não eu tirar do meu bolso, isso seria o fim da picada.

Eu entrei em contato com o setor "Avançado" da Vivo, para pleitear uma solução, e tive que ouvir o absurdo hoje do técnico, que disse que ia levar um cabo CAT6 pra ver se a conexão chegava no Roteador D-Link. Rapaz eu só não mandei o pra casa do chapéu, por educação. Que porcaria de setor avançado é esse que, me oferece um cabo de Rede pra resolver um problema de configuração? ABSURDO!

Eu desde sempre uso cabos CAT6 nas minhas redes.

Mas me mantenha informado sim sobre sua experiência e soluções que conseguir, porque acho que só dessa forma mesmo vamos avançar numa solução, porque se depender do setor "avançado" da Vivo, ai estamos lascados.

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1 minuto atrás, Gilson Barbosa Fiuza disse:

@Rodrigo Gaudie-Ley pois, já vários relatos de vários clientes Vivo Fibra que estão com o mesmo dilema. Na segunda-feira a noite eu resetei o modem da Vivo e o meu Roteador D-Link as configurações de fábrica, reconfigurei tudo novamente, como DHCP sem autenticação PPPOE no roteador D-Link e modo Router no Roteador Vivo, desabilitei o Wi-fi do Roteador Vivo e deixei habilitado somente o do D-Link, e a conexão voltou a entregar 370MB de velocidade através do D-Link. Mas já fiz o teste. Caso eu retire o D-Link da tomada ou ocorra qualquer queda de energia, quando o roteador D-Link volta a ser energizado, a velocidade volta a ser de 94MB. Por enquanto o que me resta é torcer para a energia elétrica não cair. Não quero de verdade ter que colocar um GPON (ONT) na conexão. E se tiver que colocar, que seja a própria Vivo a me fornecer o produto e não eu tirar do meu bolso, isso seria o fim da picada.

Eu entrei em contato com o setor "Avançado" da Vivo, para pleitear uma solução, e tive que ouvir o absurdo hoje do técnico, que disse que ia levar um cabo CAT6 pra ver se a conexão chegava no Roteador D-Link. Rapaz eu só não mandei o pra casa do chapéu, por educação. Que porcaria de setor avançado é esse que, me oferece um cabo de Rede pra resolver um problema de configuração? ABSURDO!

Eu desde sempre uso cabos CAT6 nas minhas redes.

Mas me mantenha informado sim sobre sua experiência e soluções que conseguir, porque acho que só dessa forma mesmo vamos avançar numa solução, porque se depender do setor "avançado" da Vivo, ai estamos lascados.

Pois é, absurdo!

 

Tenho uma evolução parcial da história.

Descobri que na verdade tenho 3 Deco E4r. E infelizmente não se modelo tem a placa 10/100, ou seja, alimentando ele com cabo, eu nunca chegaria a mais de 100mbs. 
comprei um Deco M4, que já é gigabit, para tentar solucionar. Veremos 

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@Rodrigo Gaudie-Ley Nossa, um dispositivo Mesh novo desse, não ter porta gigabit é grave eim. Agora fiquei surpreendido. Tomara que você tenha mais sorte que eu com seu Deco M4. No meu caso, o meu roteador é Gigabit, então o problema, definitivamente não é este.

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1 minuto atrás, Gilson Barbosa Fiuza disse:

@Rodrigo Gaudie-Ley Nossa, um dispositivo Mesh novo desse, não ter porta gigabit é grave eim. Agora fiquei surpreendido. Tomara que você tenha mais sorte que eu com seu Deco M4. No meu caso, o meu roteador é Gigabit, então o problema, definitivamente não é este.


pois é, mas mature a ideia do Gpon. 
É chato, mas talvez resolva. Por hora, é só não faltar luz né 😂

  • Haha 1
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agora, Gilson Barbosa Fiuza disse:

@Rodrigo Gaudie-Ley capaz de comprar um Nobreak pra por nesse roteador. Tenho a moral de comprar um Nobreak ao invés de gastar em um GPON. Vou fazer um inferno no atendimento da Vivo até eles me arrumarem um GPON se for o caso, mas comprar, nem morto.


ahahhaha faria o mesmo! Cheguei a trocar uma ideia com o cara que instalou a fibra pra mim. Ele “ficou” de trazer um aparelho diferente pra mim. Disse que tem 3 modelos. O meu é esse Askey.

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  • 2 meses depois...

Cheguei a cogitar comprar um roteador novo por causa do fraco desempenho da Vivo Fibra, mas desisti e comprei um repetidor da própria Vivo.

 

Fiz isso pra eles não falarem que roteadores de outras fabricantes não são compatíveis e adivinhem...tive problemas na configuração!

 

Estou em contato com o e-mail de suporte deles pra resolver os problemas

  • Obrigado 1
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  • 3 semanas depois...

Mestre  , esquece tudo isso que tem ai , 1° se sua placa de rede suporta 1GBS ok , apenas troque o cabo que vem com a porcaria do modem que vai funcionar , mande fazer o famoso cabo azul de rede ...... Esses amarelinhos que vem com o da anatel tem limitadores descobri isso hoje pode confiar .

Instalei a vivo fibra hoje , o tecnico veio falo que era a minha placa de rede que nao aceitava mais que 100 mbps , ela aceita sim , ai porventura tinha o tal  do cabo azul , coloquei em um notebook e foi os 300 mbps e meu pc que é muito melhor ia so 90 com a ***** do cabo que vem junto com o modem .......... 

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  • 2 meses depois...

@VICTORHUGOBRAZIL eu desisti da Vivo Fibra. São muito bons de propaganda, mas a estabilidade e suporte deles é um lixo. Troquei meus 300 MB do Vivo Fibra, por 500 MB da Claro/NET. Foi eu conectar o Roteador da Claro/NET no meu Rotetador DIR-2680 D-Link, que foi conexão a primeira vista. Desde de não acabou o problema com estabilidade. E o preço de 500MB na Claro é praticamente o mesmo de 300MB do lixo do Vivo Fibra. Só passei raiva com o suporte deles.

@Dudu1101101 muito obrigado pela dica. Eu fiz essa tentativa também e não funcionou. Ficou estável por 1 ou 2 dias, mas a cada vez o IP do roteador da Vivo era renovado, o meu roteador D-Link reduzia a velocidade de 300 MB para 30 ou 20 MB. Eu desisti da Vivo Fibra. São muito bons de propaganda, mas a estabilidade e suporte deles é um lixo. Troquei meus 300 MB do Vivo Fibra, por 500 MB da Claro/NET. Foi eu conectar o Roteador da Claro/NET no meu Rotetador DIR-2680 D-Link, que foi conexão a primeira vista. Desde de então acabou o problema com estabilidade. E o preço de 500MB na Claro é praticamente o mesmo de 300MB do lixo do Vivo Fibra. Só passei raiva com o suporte deles.

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9 horas atrás, Gilson Barbosa Fiuza disse:

@VICTORHUGOBRAZIL eu desisti da Vivo Fibra. São muito bons de propaganda, mas a estabilidade e suporte deles é um lixo. Troquei meus 300 MB do Vivo Fibra, por 500 MB da Claro/NET. Foi eu conectar o Roteador da Claro/NET no meu Rotetador DIR-2680 D-Link, que foi conexão a primeira vista. Desde de não acabou o problema com estabilidade. E o preço de 500MB na Claro é praticamente o mesmo de 300MB do lixo do Vivo Fibra. Só passei raiva com o suporte deles.

Eu sai da Claro Vírtua porque continuar usando cabo coaxial tava insustentável devido ao upload baixo e fui pra Vivo Fibra. Precisei tirar da tomada algumas vezes porque alguns sites não abriam, mas não vi instabilidades marcantes.


O problema é mesmo o roteador e o repetidor (da própria Vivo) que comprei pelo site e eles não conseguem fazer um app decente que mantenha uma conexão estável entre ambos.

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Estou com o mesmo problema, o modem/roteador da vivo em modo bridge entrega somente 100Mbps sendo que o contratado é 300Mbps.

Eu comprei um GPON (TP-Link GPON - XZ000-G3), mas não consegui fazer ele funcionar, segui os passos do vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=DFbQMc0tFDU&ab_channel=TitoTech), mas não deu em nada.

O técnico que fez a instalação, deixou o whatsapp dele e de seu supervisor, e disse que eles seriam responsáveis por minha conexão pelos primeiros 30 dias. Eu mandei msg para ele e disse que o modo bridge não estava funcionando direito e que não consegui fazer o GPON funcionar. Ele me respondeu que não vai funcionar por um bloqueio lá ou algo assim, mas ele disse que vai vir aqui amanha junto com o supervisor (que segundo ele manja mais de TI).

Enquanto isso a TIM me ligou fazendo um proposta de fibra deles, e disse que se eu cancelar a vivo nos 7 primeiros dias, eu não vou pagar nada (estou no 3º dia), caso ele não resolva vou tentar a TIM, e em ultimo caso volto arrependido para a claro, que funcionava tudo de boas hahahhahahaha

 

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  • 10 meses depois...
1 hora atrás, Renato Ribeiro disse:

Eu consegui aqui usando um tutorial que achei.

 

Já conseguiram também?

 

Eu segui esse tutorial, a diferença foi que eu não deletei a wan toda, só desabilitei, e desabilitei a porta e criei uma nova no filtering.

https://itigic.com/configure-movistar-askey-rtf8115vw-router-in-bridge-mode/

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  • mês depois...

@Renato Ribeiro

Em 02/06/2022 às 18:20, Renato Ribeiro disse:

Eu segui esse tutorial, a diferença foi que eu não deletei a wan toda, só desabilitei, e desabilitei a porta e criei uma nova no filtering.

https://itigic.com/configure-movistar-askey-rtf8115vw-router-in-bridge-mode/

Eu tentei seguir esse tuto, mas eu não quis excluir toda a WAN, só exclui a VLAN ID 600 que é a Internet WAN. Então eu acabei não conseguindo e também acabei ficando sem opções de mexer... Tem como você detalhar aqui como chegou na configuração que funciona? Faz esse favor pra gente...

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  • 1 ano depois...

Volto aqui pra dizer que o aplicativo Vivo Smart Wi-Fi foi descontinuado. Segundo o que um ex-técnico da MitraStar me disse, o aplicativo era desenvolvido por uma empresa terceirizada e não pela própria Vivo.

 

Quem possui um repetidor deles, como eu, ficou na mão. Muito embora exista a interface web para o gerenciamento, o uso de um aplicativo é muito mais versátil

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  • 5 meses depois...

Acabei caindo nesse forum pelas buscas por um firmware customizado para meu RTF8115VW justamente para tentar burlar esse menu "avanzada", tentei acessar pelo SSH, mas precisaria ter um outro manual so para entender o sistema operacional dele e o que a VIVO modificou.

 

Enfim, estou com o mesmo problema de 2021 data inicio dessa conversa, hoje dia 22/01/2024.

Comprei 2 torres da Huawei, a "Huawei WiFi Mesh 3" peguei elas no intuito de deixar algo de WiFi 6 pra casa pra quando chegar a tecnologia nos aparelhos novos, foram relativamente baratas, e por enquanto estão ok, apesar de ter lido coisas muito boas e muito ruins sobre essas torres, me irrita muito o firmware fechadinho delas.

 

Coloquei o RTF8115VW em Bridge logo quando fui instalar elas, tenho a fibra 100 mega (sim... diz a vivo que é o maximo que chega na rua, que é uma travessa na realidade, rua de paralepido etc, e olha que moro num bairro classificado como nobre em SP... e ai eu finjo que acredito para meu bem estar emocional, infelizmente não troco da vivo porque não achei nenhuma outra que não limite a taxa de dados 🤬 ) no primeiro speedtest, 50 Mbps... ou seja metade, sim existe algum mecanismo que corta pela metade a velocidade.

 

Nas minhas buscas encontrei gente dizendo de tudo, compressão de dados, vlans, onts, etc...

 

a solução que eu encontrei, e a que me irrita profundamente, foi desligar o DHCP server e as WiFis do RTF8115VW, colocar o DMZ no ip da torre, e configurar elas pra ip statico, DNS pro meu adguard no contanier do trueNAS scale que eu montei e abraço.
 

conexão voltou aos 100mpbs.

Feliz, não... funcionou... sim

 

Gostaria muito se alguém do forum que trabalha na vivo ou trabalhou na vivo desse aquela ajuda de aparecer por aqui, talvez contribuindo com um link, de um manual de uso do RTF8115VW,  buscar por isso e como é o funcionamento da vivo é basicamente impossível, acho que precisa de alguém que trabalha na vivo mesmo e recebeu o curso de configuração nessa parte avançada, não digo nem pelos termos, mas sim ONDE se configura, obviamente nada voltado para um usuario comum mexer na pagina /padrão.

 

Eu so queria ter um modo brigde que fosse brigde 100%, sera que é pedir demais pra vivo ? a ONT ta ai, ta contratado, o bloqueio de porta eles fazem por eles, ja que querem limitar uso de VPN (fica a dica "ZeroTier" 😉) etc, VLAN sinceramente ?? quem usa telefone via IP em casa ? TV até entendo IPTV não uso, acho ridiculo pagar tv a cabo com todo o resto de streaming que tem por ai e etc... Mas linha fixa que nem é fixa, cabou a luz se ta sem telefone, estupido no minimo.

 

Falta um plano para essas empresas, o plano Usuario intermediario, aquele que como nos, so quer usar o serviço o ISP com o plano que a gente contratou, na velocidade que a gente contratou.

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Em 22/01/2024 às 14:04, Arthur Rangel disse:

Coloquei o RTF8115VW em Bridge logo quando fui instalar elas, tenho a fibra 100 mega (sim... diz a vivo que é o maximo que chega na rua, que é uma travessa na realidade, rua de paralepido etc, e olha que moro num bairro classificado como nobre em SP... e ai eu finjo que acredito para meu bem estar emocional

Mentem descaradamente! Chega até a ser engraçado KKKKKK

 

Tenho 300Mbps no meu bairro, que é considerado classe média comum em SP. A fibra tem um limite físico para pelo menos 8Gbps (baseado no Google Fiber, nos EUA), então imagino que seja desculpa deles por questões comerciais. Talvez eles achem que não compensa oferecer planos residenciais maiores e inventam isso

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  • mês depois...

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