Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modem Claro - Kaon CG3000: queda do IPv6 após um tempo determinado


RBNT

Posts recomendados

No começo de março, trocaram o meu famigerado modem Humax HGB10R-02, já que eu precisava reiniciar a cada dois dias devido a queda na velocidade, pelo Kaon CG3000 (que consta ser DOCSIS 3.1 mas efetivamente aqui em Atibaia/SP ainda não está usando todo seu potencial)

 

Houve melhora, obviamente, no desempenho já  que acabou a rotina de ficar reiniciando a cada dois dias - como relatado acima - além do wi-fi ser bem mais forte que o do Humax. No entanto notei um pequeno problema: o IPv6 fica ativo por exatos 20 minutos (cronometrados). E com isso, alguns apps no Android não funcionam direito que são: Disney+, Amazon Prime Video e iFood. Quando passo pro 4G, curiosamente funcionam normalmente (e no 4G, pelo que notei, não tem IPv6 por aqui).

 

Se alguém aqui é cliente da Claro e com esse modem, poderia me dar dicas o que pode estar ocorrendo? Vale lembrar que no Humax o IPv6 funcionava normalmente.

 

Vou mostrar alguns setups (escondendo, claro, alguns dados), que estão no meu modem para saber se estão equivalentes:

 

4-rede-DHCPv6-p1.thumb.png.f4c733e765d7b24caf728acd5bf7a33a.png

 

4-rede-DHCPv6-p2.thumb.png.23c6f95aa92d3af39e215a1500c67d4c.png

 

E no diagnóstico da rede dentro do modem, mostra que o IPv6 está realmente ativo mas está ocorrendo essa queda que relatei. 

 

Reforçando: meu acesso é pela Claro aqui em Atibaia/SP (headend em Bragança Paulista), em rede HFC

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso este mesmo modelo de modem aqui e o IPv6 também não funcionava, mas depois de um tempo passou a funcionar. A minha versão provavelmente recebeu pelo menos uma atualização desde que foi instalada (digito isto porque o menu de configuração original do modem ficou um pouco mais difícil de acessar, sendo que não era assim), inclusive aqui eu tinha um problema de DNS dentro de MVs e até do PS3 que só se resolveu desativando o firewall do modem, mas recentemente voltei a ativá-lo e o problema parece ter sido corrigido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2021 às 14:14, Lucas de Andrade disse:

Uso este mesmo modelo de modem aqui e o IPv6 também não funcionava, mas depois de um tempo passou a funcionar. A minha versão provavelmente recebeu pelo menos uma atualização desde que foi instalada (digito isto porque o menu de configuração original do modem ficou um pouco mais difícil de acessar, sendo que não era assim), inclusive aqui eu tinha um problema de DNS dentro de MVs e até do PS3 que só se resolveu desativando o firewall do modem, mas recentemente voltei a ativá-lo e o problema parece ter sido corrigido.

 

Entendi. Bom, vamos ver se com o tempo melhora 🙂 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, AndyMrs disse:

Estou com o mesmo problema porém o delay e muito menos, 30 seg normal e 10 congelado e depois volta ao normal, me disseram para ver o MTU, porém nao acho em lugar nenhum no painel da Claro.

 

Eu tentei fuçar também e não achei nada hehehe.

 

O técnico veio dois dias seguidos e fizeram 'n' testes, sendo que hoje ao testar esse modem que pus na foto de hoje (Sagemcom), concluíram que realmente era algum problema de firmware no modem, já que outros assinantes na região estavam com a mesma situação - problema de acesso no Android dos apps Disney+, Prime Video, iFood, além de cair todos após 20 minutos.

 

É uma boa, se estiver com problemas mais sérios, acionar a Claro para verificar e se possível trocar o seu modem. Como é um problema técnico, a visita não será cobrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RBNT disse:

 

Eu tentei fuçar também e não achei nada hehehe.

 

O técnico veio dois dias seguidos e fizeram 'n' testes, sendo que hoje ao testar esse modem que pus na foto de hoje (Sagemcom), concluíram que realmente era algum problema de firmware no modem, já que outros assinantes na região estavam com a mesma situação - problema de acesso no Android dos apps Disney+, Prime Video, iFood, além de cair todos após 20 minutos.

pow muito obrigado por responder, então acho que terei que solicitar a troca do modem então, eu jogo games como Counter Strike, Valorant, Lol e fica desconectando toda hora, não sei o que fazer, ja mexi tudo quanto e lugar desse painel da claro que por sinal e horrivel esse painel, limitaram muitas opções, Faço live na twitch.tv/Andyzera e se notarem nos videos do canal passa um tempo fica caindo toda hora, internet de 120mb RAPIDA, mais com essas quedas ta horrivel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Andyzera disse:

pow muito obrigado por responder, então acho que terei que solicitar a troca do modem então, eu jogo games como Counter Strike, Valorant, Lol e fica desconectando toda hora, não sei o que fazer, ja mexi tudo quanto e lugar desse painel da claro que por sinal e horrivel esse painel, limitaram muitas opções, Faço live na twitch.tv/Andyzera e se notarem nos videos do canal passa um tempo fica caindo toda hora, internet de 120mb RAPIDA, mais com essas quedas ta horrivel.

 

É melhor. Isso se também não revisarem o cabeamento - aqui fizeram isso, porque os níveis de sinais estavam pra lá de horríveis

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/05/2021 às 18:21, RBNT disse:

Atualização do assunto: trocaram o modem, por um Sagemcom:

 modem-1.thumb.png.be677c03079379f6e91eb0aa808f06b2.png

Ok, amigo eu tenho uma pergunta, tenho um CG3000 também  e to com o mesmo problema porém o meu também acontece com celulares aqui de casa, ele fica apresentando somente 30 mb sendo que tenho 240 mb por curiosidade por onde você acionou os técnicos??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lukitoo disse:

Ok, amigo eu tenho uma pergunta, tenho um CG3000 também  e to com o mesmo problema porém o meu também acontece com celulares aqui de casa, ele fica apresentando somente 30 mb sendo que tenho 240 mb por curiosidade por onde você acionou os técnicos??

 

Acionei pelo app do Claro Residencial, abrindo um chamado. No entanto, se caso não tiver o app pode também acionar pelo site - nesse caso, já explique logo de cara que fez todos os testes padrão (reiniciar o modem, checar cabos etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, RBNT disse:

 

Acionei pelo app do Claro Residencial, abrindo um chamado. No entanto, se caso não tiver o app pode também acionar pelo site - nesse caso, já explique logo de cara que fez todos os testes padrão (reiniciar o modem, checar cabos etc)

você ta com ela até hj??

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Lucas de Andrade

Em 30/04/2021 às 14:14, Lucas de Andrade disse:

Uso este mesmo modelo de modem aqui e o IPv6 também não funcionava, mas depois de um tempo passou a funcionar. A minha versão provavelmente recebeu pelo menos uma atualização desde que foi instalada (digito isto porque o menu de configuração original do modem ficou um pouco mais difícil de acessar, sendo que não era assim), inclusive aqui eu tinha um problema de DNS dentro de MVs e até do PS3 que só se resolveu desativando o firewall do modem, mas recentemente voltei a ativá-lo e o problema parece ter sido corrigido.

Prezado Lucas e colegas do Forum,
Como faço para acessar o menu de configuração original do modem CG3000?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Cartaxo Primeiro faça o login no modem na página que vem por padrão. Então prossiga para este link se o seu modem estiver na configuração padrão.

Caso não consiga facilmente por este que forneci pode tentar o link direto.

Exp.:

Reiniciar o modem: http://192.168.0.1/resetrouter.html

Configuração WAN: http://192.168.0.1/wancfg.cmd

Configuração LAN: http://192.168.0.1/lancfg2.html

 

Caso precise de algum especifico é só perguntar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Desculpa sequestrar o tópico, mas estou tentando achar um jeito de habilitar ipv6 em dispositivos android e infelizmente tenho esse modem/router Kaonmedia CG3000.

 

@Lucas de Andrade, teria alguma opção escondida no Kaon para habilitar um SLAAC ou algo de ipv6 que funcione com android?

E obrigado pelos links para as opções escondidas. Eu estava há tempos tentando colocar um IP fixo no meu PC pelo MAC através do DHCP e não tinha como. Não entendo porque, cargas d'água, foram remover essa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @pilger, perdão a demora, tinha visto sua pergunta e acabei me esquecendo. 

Não sei se já encontrou uma resposta. Creio que não vou poder ajudar com isto, porque não me lembro como eram os menus e se está opção estava em um submenu ou algo do tipo. Mas ainda tenho guardado vários links de opções deste dispositivo, apesar de não o ter a alguns anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Lucas. Imagina, cara, sem problemas.

No final acabei achando os outros menus, fuçando num dos códigos .js que o HTML principal do modem carregava, mas não achei mais nada muito relevante ao ipv6.

Acho que este modem não suporta o SLAAC mesmo. O que meio que inviabiliza IPv6 em dispositivos Android com, já que eles não funcionam com DHCPv6. Estou vendo opções de deixar ele em bridge e conseguir um sisteminha simples rodando OpenWRT. 

De qualquer maneira, obrigado pelo retorno. Se você, ou mais alguém, tiver mais alguma informação nova sobre esse assunto, postem aí, por favor. 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!