Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre CL15 e CL16


Posts recomendados

 

Em 01/05/2021 às 09:36, F2sT3R disse:

Estou pensando em comprar dois pentes de memória ram, aí gostaria de saber se há grande diferença de desempenho entre memórias CL15 e CL16?

nao muito, nos testes que eu ja vi, a frquencia importa mais que o cl, se o preço for identico, va de cl 15, mas se não, vá de cl 16 mesmo,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Ja  fiz vários testes sobre esse assunto, não sou técnico mas sou um ótimo amador e como todo amador tiro as minhas  próprias conclusões, pois eu andei fuçando uma memória DDR3 1600 Hz l.

e a latência timing padrão era!!

CAS#11- (Auto)

CAS#11- (Auto)

CAS#11- (Auto)

CAS#28- (Auto)

Por padrão....

Pois este valores velho de fábrica, como todo amador não fiquei contente com a performance e fui dando uma mexida na coisa, e fiz vários testes e finalmente consegui entender uma lógica desses conceitos de latência, aí eu  tive uma impressão que quando eu diminui a latência  do  valor padrão que era de CAS#11 e alterei para CAS# 8 aí neste momento que eu salvei a BIOS, e dei o boot no Pc, e percebi que algo não estava conforme eu queria, dei boot novamente no  Pc e não ficou bom, aí eu fiquei confuso 😕 porque eu fiz uma pesquisa na web e encontrei um assunto  que dizia que quanto menor for a latência das memória mais rápido o Pc ficará .. Exemplo... CAS# 11 para CAS# 8 etc. quando menor for latência  mais rápido o  PC fica, pois alguns Pc não suporta menos do que o valor padrão, em alguns Pc não liga na hora do boot pois o valor foi baixo de mais, mas aí é só resetar a BIOS e fazer mas testes com as latência , pois no meu caso o menor valor foi CAS#8 este e o  limite de latência mais baixo que consegui.