Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero dar um upgrade no meu pc, mas não qro exagerar - Tópico com o meu PC atual


Posts recomendados

Olá, pessoal do CdH!

Quero dar um upgrade (ou uma renovada mesmo) no meu pc, mas tenho duvidas em relação ao quanto gastar sem exagerar (tipo 5k/6k só numa placa de vídeo) e ao hardware usado hoje em dia, porque desde a época que comprei meu pc atual (final de 2017), parei de procurar sobre esse assunto, e hoje em dias as coisas estão bem diferentes aparentemente (então já me desculpo se aparecer alguma pergunta tola).

Trabalho com edição de vídeo (Premiere, e as vezes After Effects), e gosto de jogar bastante coisa, então mais pela questão do trabalho, preciso de um pc que "dure" bastante tempo.
Não vou comprar todas as peças de uma vez, vou comprando peça por peça mesmo.
Vou deixar meu pc atual por partes e as observações do que eu quero/pesquisei sobre embaixo.

Placa-mãe: Gigabyte GA-A320M-DS2 Chipset A320 AMD AM4 mATX DDR4
Pesquisei um pouco sobre a placa-mãe e descobri que ela é bem fraquinha, e que seria melhor um modelo B450 pra ter um processador melhor
Encontrei essa aqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/10195/placa-mãe-asus-prime-b450m-gamingbr-ddr4-am4
Mas falaram que ela não tem dissipador de VRM, o que exatamente é isso?
Com esse dissipador, uma não tão cara que achei foi essa: https://www.amazon.com.br/Type-C-Displayport-ASRock-B450M-Legend/dp/B07MV9BMNY
Vale a pena comprar qual?

Processador: AMD Ryzen 5 1400 3.2GHz / 3.4GHz
Ryzen da primeira geração ainda, vi que a "sensação" agora ta sendo o Ryzen 5 3600, tem muita diferença da versão padrão, pra X ou pra XT?
Seria melhor pegar algum Ryzen 7 ou seria exagero?

Placa de vídeo: Galax Geforce GTX 1050 Ti
É, ela era uma das custo-benefício, mas atualmente queria uma melhor, que rodasse os jogos pelo menos no alto, com uma taxa boa de fps. A 1650 aguenta bem? Ou melhor investir numa 1660?
Agora uma curiosidade (porque acho isso vai além do meu orçamento agora):
E entre as versões "super" dessas placas 1650/1660, e uma RTX tipo essa: https://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-gigabyte-geforce-rtx-2060-6gb-gddr6-oc-192-bit-gv-n2060oc-6gd
O que seria melhor?

Memória RAM: RAM Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400MHz
8Gb é pouco, eu sei, só queria saber se tá ok manter esses 2400MHz, eu tenho que ir atrás de mais

Armazenamento: (2x) HD Toshiba P300 1TB, Sata III, 7200RPM e um SSD 120 Gb Kingston
Acho que tá ok, o problema é que vira e mexe esse SSD (onde fica o Windows 10) sempre enche, e falando sobre SSD, esse modelos M2, são muito melhores que os normais?

Fonte: Corsair VS500 500W 80 Plus
Eu acho que tá tudo certo com ela, mas com o upgrade, seria melhor alguma fonte de 600W?

Gabinete: K-Mex War Robot, Mid Tower com 3 fans frontais
Isso importa? Peguei esse modelo pois era o mais barato, nele mesmo cabe aquela placa-mãe ASRock que coloquei o link?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Sttilt disse:

Vale a pena comprar qual?

Dissipador no VRM é a peça de metal que fica colada nos mosfets ao lado do socket da CPU. Basicamente resfria os principais componentes responsáveis pela alimentação da CPU. Quanto mais potente a CPU, mais exigido é o VRM e mas ele esquenta, daí a necessidade de um pra processadores topo de linha, mas não pros básicos.
Pode pegar a Steel Legend, é bem decente. Se conseguir botar uma grana a mais e ver alguma B550, melhor ainda.
 

 

19 minutos atrás, Sttilt disse:

Ryzen da primeira geração ainda, vi que a "sensação" agora ta sendo o Ryzen 5 3600, tem muita diferença da versão padrão, pra X ou pra XT?
Seria melhor pegar algum Ryzen 7 ou seria exagero?

Não tem diferença que justifique pagar a mais. Pra edição profissional é melhor ir de Ryzen 7 mesmo. Pegando na China, você acha R7 3700x pelo mesmo preço de R5 3600x aqui no Brasil.

 

22 minutos atrás, Sttilt disse:

Placa de vídeo: Galax Geforce GTX 1050 Ti
É, ela era uma das custo-benefício, mas atualmente queria uma melhor, que rodasse os jogos pelo menos no alto, com uma taxa boa de fps. A 1650 aguenta bem? Ou melhor investir numa 1660?
Agora uma curiosidade (porque acho isso vai além do meu orçamento agora):
E entre as versões "super" dessas placas 1650/1660, e uma RTX tipo essa: https://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-gigabyte-geforce-rtx-2060-6gb-gddr6-oc-192-bit-gv-n2060oc-6gd
O que seria melhor?

1050Ti pra 1650 é um salto muito pequeno. 1660 seria mais ou menos o mínimo, problema é achar uma por menos de 4k... Atualmente voltou a febre da mineração e todas as placas de vídeo estão ridiculamente caras. Eu seguraria esse upgrade por enquanto e pegaria uma 2060, 2060S ou superior quando as coisas voltarem ao normal (por um preço menor que a 1660 agora...)

 

24 minutos atrás, Sttilt disse:

Memória RAM: RAM Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400MHz
8Gb é pouco, eu sei, só queria saber se tá ok manter esses 2400MHz, eu tenho que ir atrás de mais

Ok até que tá, mas vai limitar o processador. Tente fazer overclock manual, no mínimo uns 2666 MHz consegue, provável que até 3000 ou mais. Aí compra outro pente com a mesma especificação do overclock que conseguir e rodar os dois juntos.
 

25 minutos atrás, Sttilt disse:

Fonte: Corsair VS500 500W 80 Plus
Eu acho que tá tudo certo com ela, mas com o upgrade, seria melhor alguma fonte de 600W?

Não precisa, 500 W é mais que suficiente. Pode usar ela até morrer ou perto disso.
 

25 minutos atrás, Sttilt disse:

Gabinete: K-Mex War Robot, Mid Tower com 3 fans frontais
Isso importa? Peguei esse modelo pois era o mais barato, nele mesmo cabe aquela placa-mãe ASRock que coloquei o link?

Importa, mas esse parece ser minimamente ok. Se quiser, pode manter.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Sttilt disse:

Placa-mãe: Gigabyte GA-A320M-DS2 Chipset A320 AMD AM4 mATX DDR4
Pesquisei um pouco sobre a placa-mãe e descobri que ela é bem fraquinha, e que seria melhor um modelo B450 pra ter um processador melhor
Encontrei essa aqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/10195/placa-mãe-asus-prime-b450m-gamingbr-ddr4-am4
Mas falaram que ela não tem dissipador de VRM, o que exatamente é isso?
Com esse dissipador, uma não tão cara que achei foi essa: https://www.amazon.com.br/Type-C-Displayport-ASRock-B450M-Legend/dp/B07MV9BMNY
Vale a pena comprar qual?

olha eu prefiro a B450-ds3h da gigabyte ja que voce vai por um 3600, as duas placas entregaram o mesmo desempenho, e a steel legend é um modelinho que tem como beneficio, uma melhor estabilidade para fazer Overclock, se não vai fazer, esta pagando algo a mais sem necessidade, e tem dissipador no VRM também

 

4 horas atrás, Sttilt disse:

Processador: AMD Ryzen 5 1400 3.2GHz / 3.4GHz
Ryzen da primeira geração ainda, vi que a "sensação" agora ta sendo o Ryzen 5 3600, tem muita diferença da versão padrão, pra X ou pra XT?
Seria melhor pegar algum Ryzen 7 ou seria exagero?

cara sensação não kkk, mas é um baita CPU, muito top, os ganhos que você vai ter tanto em games quanto multi tarefas serão consideráveis, a versão X, é só uma versão com um pouco clock base e só, nada mais, a versão XT, é um aprimoramento, é um amadurecimento do projeto de fabricação de 7nm, ai a AMD fez esse refresh, com um CPU levemente melhor, mas levemente mesmo, o ganho prometido é de 4%, mais eficiente, esquentando e consumindo um pouquinho menos, é um negocio que foi feito apenas para se achar os 3 com o mesmo preço pegue o XT, e não para quem tem o 3600/X, pegar o XT, e nem se voce achar os 3 com o mesmo preço e não pegar o XT, a diferença é tão pouca que não da para falar que foi uma **********, mas sim eu recomendo esse CPU, ele é muito bom, entrega muito desempenho em games e nos trabalhos de render e tudo mais, e não cara não acho um exagero pegar um R7, principalmente porque o objetivo do PC tambem é trabalho, então se achar que deve ponha um R7 3700x, não o 3800x, não é bom em relação ao 3700x, se quiser explico o porque

4 horas atrás, Sttilt disse:

Placa de vídeo: Galax Geforce GTX 1050 Ti
É, ela era uma das custo-benefício, mas atualmente queria uma melhor, que rodasse os jogos pelo menos no alto, com uma taxa boa de fps. A 1650 aguenta bem? Ou melhor investir numa 1660?
Agora uma curiosidade (porque acho isso vai além do meu orçamento agora):
E entre as versões "super" dessas placas 1650/1660, e uma RTX tipo essa: https://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-gigabyte-geforce-rtx-2060-6gb-gddr6-oc-192-bit-gv-n2060oc-6gd
O que seria melhor?

olha voce tem que pensar no seu bolso, qual GPU, voce tem?, acho bom pegar a placa-mãe que eu falei porque não esta cara, e o 3600, mesmo deixa o R7 para outro dia, kkkkk, uma 1050ti ja é uma plaquinha de 4 anos atrás e foi lançada como placa intermediaria na sua epoca, agora entãoooo....., assim uma 1650 ja é melhor mas pros jogos atuais no alto, difícil, ainda serve para muita coisa, mas no alto com atuias não, se conseguir pegar a 1650 tera mais desempenho ainda sim não é o ideal, mas é boom, um salto de uns 20/25% de desempenho

4 horas atrás, Sttilt disse:

Memória RAM: RAM Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400MHz
8Gb é pouco, eu sei, só queria saber se tá ok manter esses 2400MHz, eu tenho que ir atrás de mais, 


compre as crucial ballistix 8GB 3000MHz estão 290 cada modulo, estão bem baratas bom custo beneficio hoje, e recomendo sim ir atrás de memorias mais rapidas isso aumenta o desempenho principalmente em CPUs ryzen, se possivel ative o XMP para 3600MHz ideal para Ryzen

4 horas atrás, Sttilt disse:

Armazenamento: (2x) HD Toshiba P300 1TB, Sata III, 7200RPM e um SSD 120 Gb Kingston
Acho que tá ok, o problema é que vira e mexe esse SSD (onde fica o Windows 10) sempre enche, e falando sobre SSD, esse modelos M2, são muito melhores que os normais?

armazenamento ok, os m.2 nvme são muito mais velozes que os sata convencionas mas só se tira proveito disso em casos especificos, não justificando um NVME em um setup custo beneficio

 

4 horas atrás, Sttilt disse:

Fonte: Corsair VS500 500W 80 Plus
Eu acho que tá tudo certo com ela, mas com o upgrade, seria melhor alguma fonte de 600W?

mesmo que queira por uma RTX 2060 Super não precisa se preocupar com a fonte, porém imagino que essa fonte esteja um pouco cara, então recomendo a pichau nidus 500

 

4 horas atrás, Sttilt disse:

Gabinete: K-Mex War Robot, Mid Tower com 3 fans frontais
Isso importa? Peguei esse modelo pois era o mais barato, nele mesmo cabe aquela placa-mãe ASRock que coloquei o link?

Recomendo pegar um Mancer Frost, é um case mais bem ventilado com bom espaços para fans, e cooler, suporte de placas mãe e não muito caro, e outra importa sim bastante, a ventilação dentro do case, é super importante

1 - Vento 120 XPG

2 - RF120

3 - CF120

ambos deepcool

4 - Sickleflow 

5 - mf120 halo

6 - mf120r

ambos cooler master

7 - AF120 

8 - LL120 

9 - ml120

10 - sp120

todos corsair

11 - lian li br 120

12 - lian li bora lite silver

mano tem varias,  e varias e varias, mas tipo uma que ta num preço bacana é a RF120, Vento XPG, e sickleflow 120, mas em estoque achei a RF120 F2

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13871/cooler-para-gabinete-deepcool-rf120-fs-rgb-120mm-dp-fled3-rf120-fs

a é esqueci de falar as ventoinhas pichau tambem são maravilhosas, inclusive to usando 3 kits pichau feather RGB, tambem recomendo

aqui estão as ventoinhas que recomendo, e kits tambem, mas como ja vem com 3 fans compre apenas uma e ponha na traseira do gabinete como exastor, isso é de grande ajuda e importancia

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Shaman93 disse:

Dissipador no VRM é a peça de metal que fica colada nos mosfets ao lado do socket da CPU. Basicamente resfria os principais componentes responsáveis pela alimentação da CPU. Quanto mais potente a CPU, mais exigido é o VRM e mas ele esquenta, daí a necessidade de um pra processadores topo de linha, mas não pros básicos.
Pode pegar a Steel Legend, é bem decente. Se conseguir botar uma grana a mais e ver alguma B550, melhor ainda.

Ahhh entendi agora sobre o VRM, obrigado
As placas B550 tem uma diferença muito grande nos preços em relação as B450?
 

17 horas atrás, Shaman93 disse:

Não tem diferença que justifique pagar a mais. Pra edição profissional é melhor ir de Ryzen 7 mesmo. Pegando na China, você acha R7 3700x pelo mesmo preço de R5 3600x aqui no Brasil.

Em lojas da China tipo Shopee e/ou AliExpress mesmo? Nunca comprei dessas lojas kkkkkk sempre tive medo, mas se for de boa eu arrisco
 

17 horas atrás, Shaman93 disse:

1050Ti pra 1650 é um salto muito pequeno. 1660 seria mais ou menos o mínimo, problema é achar uma por menos de 4k... Atualmente voltou a febre da mineração e todas as placas de vídeo estão ridiculamente caras. Eu seguraria esse upgrade por enquanto e pegaria uma 2060, 2060S ou superior quando as coisas voltarem ao normal (por um preço menor que a 1660 agora...)

Nossa então tá sendo melhor investir (lógico que não agora, como você disse, depois que acabar pandemia etc) numa RTX? Caramba, tô desatualizado mesmo das placas kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Sttilt disse:

Ahhh entendi agora sobre o VRM, obrigado
As placas B550 tem uma diferença muito grande nos preços em relação as B450?

depende do modelo, tem modelo que sim e tem modelo que não, em geral esta uma diferença até que percepitivel kkkkk

 

20 minutos atrás, Sttilt disse:

Em lojas da China tipo Shopee e/ou AliExpress mesmo? Nunca comprei dessas lojas kkkkkk sempre tive medo, mas se for de boa eu arrisco

ali express mesmo, mas as outras tambem tem ofertas interessante, vai da sua confiança kkkk

 

21 minutos atrás, Sttilt disse:

Nossa então tá sendo melhor investir (lógico que não agora, como você disse, depois que acabar pandemia etc) numa RTX? Caramba, tô desatualizado mesmo das placas kkkkk

As placas tão tudo uma merdaaa, kkkk, voce vai pagar bem caro em qualquer coisa hoje

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, GuilhermeGr disse:

olha eu prefiro a B450-ds3h da gigabyte ja que voce vai por um 3600, as duas placas entregaram o mesmo desempenho, e a steel legend é um modelinho que tem como beneficio, uma melhor estabilidade para fazer Overclock, se não vai fazer, esta pagando algo a mais sem necessidade, e tem dissipador no VRM também

Caramba, ela é mais em conta mesmo kkkkkkk isso foi um bom achado, vou salvar aqui com certeza, eu nunca fiz overclock, essa minha placa-mãe não é feita pra isso, e por medo também kkkkk quero montar um pc que tenha um bom tempo de vida. Overclocks costumam diminuir o tempo de uso de uma placa/processador?
 

14 horas atrás, GuilhermeGr disse:

cara sensação não kkk, mas é um baita CPU, muito top, os ganhos que você vai ter tanto em games quanto multi tarefas serão consideráveis, a versão X, é só uma versão com um pouco clock base e só, nada mais, a versão XT, é um aprimoramento, é um amadurecimento do projeto de fabricação de 7nm, ai a AMD fez esse refresh, com um CPU levemente melhor, mas levemente mesmo, o ganho prometido é de 4%, mais eficiente, esquentando e consumindo um pouquinho menos, é um negocio que foi feito apenas para se achar os 3 com o mesmo preço pegue o XT, e não para quem tem o 3600/X, pegar o XT, e nem se voce achar os 3 com o mesmo preço e não pegar o XT, a diferença é tão pouca que não da para falar que foi uma **********, mas sim eu recomendo esse CPU, ele é muito bom, entrega muito desempenho em games e nos trabalhos de render e tudo mais

Ahh sim, falei sensação, porque sempre vejo ela a venda por aí, até mais que os outros modelos da Ryzen kkkkk Pô então é um processador da hora né, vou ficar de olho nele, mas já achei uns ryzen 7 3700x com o preço parecido, mas se na hora não sobrar, vou de R5 mesmo
 

14 horas atrás, GuilhermeGr disse:

então se achar que deve ponha um R7 3700x, não o 3800x, não é bom em relação ao 3700x, se quiser explico o porque

Adoraria saber o porque :)
 

14 horas atrás, GuilhermeGr disse:

se conseguir pegar a 1650 tera mais desempenho ainda sim não é o ideal, mas é boom, um salto de uns 20/25% de desempenho

Entendi, então 1650 talvez não vale a pena, só que como cê disse, tá tuuudo caro kkkkkkkk acho que a placa de vídeo vai ser a ultima coisa que eu vou comprar, enquanto isso vou usando a minha 1050ti até onde der kkkkkk, e entre a gtx 1660 e uma rtx 2060? A 1660 é um pouco mais barato, mas o sistema de ray tracing das rtx me interessa bastante também
 

14 horas atrás, GuilhermeGr disse:

recomendo sim ir atrás de memorias mais rapidas isso aumenta o desempenho principalmente em CPUs ryzen, se possivel ative o XMP para 3600MHz ideal para Ryzen

Esse XMP é tipo um overclock da memória RAM? Como eu faria isso?

 

14 horas atrás, GuilhermeGr disse:

porém imagino que essa fonte esteja um pouco cara, então recomendo a pichau nidus 500

obrigado pela recomendação, mas a fonte que falei é a que eu uso, então eu já tenho ela hehe, que bom que não preciso me preocupar pelo menos com isso por enquanto

 

14 horas atrás, GuilhermeGr disse:

Recomendo pegar um Mancer Frost, é um case mais bem ventilado com bom espaços para fans, e cooler, suporte de placas mãe e não muito caro

ele até que é barato mesmo, um modelo até mais bonito que esse meu kkkkkk vou por na lista também

 

15 horas atrás, GuilhermeGr disse:

1 - Vento 120 XPG

2 - RF120

3 - CF120

ambos deepcool

4 - Sickleflow 

5 - mf120 halo

6 - mf120r

ambos cooler master

7 - AF120 

8 - LL120 

9 - ml120

10 - sp120

todos corsair

11 - lian li br 120

12 - lian li bora lite silver

mano tem varias,  e varias e varias, mas tipo uma que ta num preço bacana é a RF120, Vento XPG, e sickleflow 120, mas em estoque achei a RF120 F2

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13871/cooler-para-gabinete-deepcool-rf120-fs-rgb-120mm-dp-fled3-rf120-fs

Caramba kkkkkk aí sim, valeuzao pela lista, meus coolers até hoje são dos que veio no proprio gabinete, to precisando dar uma renovada até neles mesmo, e comprar mais um pelo menos, pra colocar atrás
 

15 horas atrás, GuilhermeGr disse:

a é esqueci de falar as ventoinhas pichau tambem são maravilhosas, inclusive to usando 3 kits pichau feather RGB, tambem recomendo

aqui estão as ventoinhas que recomendo, e kits tambem, mas como ja vem com 3 fans compre apenas uma e ponha na traseira do gabinete como exastor, isso é de grande ajuda e importancia

Não fazia ideia que a pichau tinha esses kits! Vou procurar também, com certeza
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Sttilt disse:

Caramba, ela é mais em conta mesmo kkkkkkk isso foi um bom achado, vou salvar aqui com certeza, eu nunca fiz overclock, essa minha placa-mãe não é feita pra isso, e por medo também kkkkk quero montar um pc que tenha um bom tempo de vida. Overclocks costumam diminuir o tempo de uso de uma placa/processador?

assim diminui sim mas assim OC básico ou médios não muito pesados podem sla reduzir de 2 a 5 anos de uso de uma coisa que uns 25 anos, eu tenho dois PCs aqui firme e forte um de 2007 e outro de 2009 funcionando numa Boa, esse tipo de coisa é bem mas bem durável mesmo, e sim se mano se fizer OC realmente estude um pouquinho não é que seja muito perigoso, mas tem que ser bem feito se não caga com PC

5 minutos atrás, Sttilt disse:

Entendi, então 1650 talvez não vale a pena, só que como cê disse, tá tuuudo caro kkkkkkkk acho que a placa de vídeo vai ser a ultima coisa que eu vou comprar, enquanto isso vou usando a minha 1050ti até onde der kkkkkk, e entre a gtx 1660 e uma rtx 2060? A 1660 é um pouco mais barato, mas o sistema de ray tracing das rtx me interessa bastante também

com certeza aproveite essa 1050ti tenho 2 amigos que estão lutando por ela kkkkk mas ta dificiilllllllllllllll, e olha a diferença entre uma Gtx 1660 Super e Gtx 1660 é de 10 a 20% no maximo confira aqui, e uma 1660 Super e RTX2060 é de 20 a 25%, confira aqui, fora que as RTX tem o recursos de Ray tracing, e DLSS, o deep learning super sampling uma tecnologia de upscale que consiste em renderizar o jogo em uma resolução menor e usar a inteligência artificial para "esticar" a resolução final para a selecionada no monitor, isso faz com que a placa de video de renderize uma imagem "menor" mais  "simples" sobrando margem para empurrar mais FPS, veja aqui o desempenho, e aqui, explicando o que é

22 minutos atrás, Sttilt disse:

Esse XMP é tipo um overclock da memória RAM? Como eu faria isso?

isso é um overclock, esta salvo padrão esse overclock, voce faz isso na bios e olhe aqui como ativar isso

24 minutos atrás, Sttilt disse:

Adoraria saber o porque :)

eu falo porém amanhã estou cansado kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!