Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É confiável testar fonte com clipe e multímetro?


Posts recomendados

Olá

 

Eu testei minha fonte com clipe e ligou. Levei a um técnico e ele fez o mesmo e, além disso, usou multímetro nos conectores e disse que estava tudo aparentemente ok. Mas esses testes por si só garantem que a fonte esteja funcionando corretamente?

 

E mais: antes de ligar a fonte no clipe, ele espetou outros pinos do conector ATX-24 com o clipe

para achar as entradas certas. Será que isso pode ter danificado a fonte?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov É uma Corsair CX550.

 

Detalhe é que essa é minha segunda CX550. A primeira veio com defeito de fábrica, daí ganhei essa quando acionei a garantia. Estou usando há alguns meses.

 

O meu PC não liga mais, daí concluí que é a placa-mãe danificada, então comprei outra nova. E tô com receio de a fonte estar estragada e acabar danificando as peças novas que estão pra chegar, por isso fiz os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um sinal 

8 minutos atrás, Otto Mark disse:

Olá

 

Mas esses testes por si só garantem que a fonte esteja funcionando corretamente?

 

 

Garantir não garante indicam apenas que a fonte liga (não está em curto ou algo assim). Para ter certeza, deveria haver alguma carga na fonte, ou seja, deveria ligar algo que estivesse consumindo energia, com pelo menos metade da potência que a fonte consegue fornece. Então você poderia medir as tensão e verificar se há oscilações ou quedas de tensão prejudiciais. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

É um sinal 

Garantir não garante indicam apenas que a fonte liga (não está em curto ou algo assim). Para ter certeza, deveria haver alguma carga na fonte, ou seja, deveria ligar algo que estivesse consumindo energia, com pelo menos metade da potência que a fonte consegue fornece. Então você poderia medir as tensão e verificar se há oscilações ou quedas de tensão prejudiciais. 

 

Ah. Bom saber disso.

Mas é seguro usar essa fonte para tentar ligar um sistema com peças novas? Não é uma fonte velha, comecei a usar este ano depois que chegou (nova) da garantia.

 

Outra dúvida: o fato de o técnico ter espetado com um clipe outros pinos do cabo que alimenta a placa-mãe, até achar os corretos pra ligar a fonte, pode ter causado algum problema a fonte?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 

Em 14/09/2021 às 17:25, Otto Mark disse:

@Ricardov É uma Corsair CX550.

 

Detalhe é que essa é minha segunda CX550. A primeira veio com defeito de fábrica, daí ganhei essa quando acionei a garantia. Estou usando há alguns meses.

 

O meu PC não liga mais, daí concluí que é a placa-mãe danificada, então comprei outra nova. E tô com receio de a fonte estar estragada e acabar danificando as peças novas que estão pra chegar, por isso fiz os testes.

 

A minha também veio com defeito de fábrica, após uns 20 dias ela deu um estrondo alto e forte como um barulho de um disparo de arma de fogo.

 

Acredito que isso é defeito em algum lote de fontes CX550

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, __claudinho.cfsj__ disse:

 

 

A minha também veio com defeito de fábrica, após uns 20 dias ela deu um estrondo alto e forte como um barulho de um disparo de arma de fogo.

 

Acredito que isso é defeito em algum lote de fontes CX550

Também imaginei que é defeito em algum lote de fabricação das fontes. A minha CX 550 eu comprei em novembro de 2017. 

 

E a sua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...