Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU Usage ficando alto do nada ao clicar nos sites em geral


Posts recomendados

Olá. Meu nome é Leandro. Gostaria de tirar uma dúvida. Meu PC sempre funcionou corretamente e o processador dele sempre foi muito bom. É um QuadCore Intel Core i5-4460, 3400 MHz (34 x 100). Comprei-o em 2014 e ele sempre funcionou perfeitamente. Ocorre que aconteceu um pico de luz e meu Windows corrompeu, e tive que levar para a assistência técnica para consertá-lo. Nisso, o Windows foi novamente colocado no SSD (tenho um HD também) e notei que, ao acessar o Google Chrome, ou mudar de aba (dependendo), o cooler do meu PC estava disparando. Sempre que eu abria uma aba tipo Youtube, a CPU dava um pequeno pico entre 10% a 60% e gerava esse som do cooler. Eu me dei conta de que havia um backdoor no meu PC que aparentemente foi inserido por acidente, e descobri isso ao analisar o gerenciador de tarefas e ver um tal de "Kernel" sendo executado. Vi que o Kernel não estava na system 32, e sim no APP Data, e na pasta havia um documento txt. contendo tudo o que eu acessava e tudo o que eu digitava. Também notei que havia um vírus fazendo meu computador minerar criptomoedas, um trojan.miner. Paguei o Kaspersky e fiz uma varredura e eliminei todos os vírus. Mesmo assim, apesar de ter melhorado bastante o desempenho da CPU, noto que ela ainda está dando alguns picos entre 10% a 60% quando abro determinados sites. O que poderia ser? Abaixo, uma foto de como são os picos. No primeiro pico, abri o Facebook, no segundo, o Instagram, no terceiro, o Youtube, e no quarto o Gmail. Deixei as quatro guias abertas:

 

image.png.bcffd6d24d7b4fe91aa14696d4c92591.png

 

O detalhe é que, a cada pico, o cooler é utilizado. Curiosamente, se eu abrir um jogo pesado, não ocorre esse quadro com a CPU usage e ela fica estável. Obs: antes de levar para a assistência, não havia esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emanuel Ez Olá! Sim, em outros navegadores os sintomas também aparecem. Em geral, parece que qualquer coisa que eu decido abrir, no momento de abrir, acontece algum pico. Suponhamos que eu abra o AIDA 64 Extreme: o CPU usage pula para 15% a 20%, e depois estabiliza entre 0% a 2%, no máximo. Já o Facebook costuma fazer subir para no mínimo 40%, atingindo até 59%, mas, depois do "pico", fica novamente entre 0% a 5%. Até mesmo se eu apenas mudar entre as abas já abertas, acontecem algumas pequenas variações, mas essas são bem menores e não costumam passar de 0% a 9%. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@LBCdones, boa tarde!

Instalou ou baixou algo antes disso começar a ocorrer? Começou repentinamente?
Já tentaste rodar o Microsoft Defender para procurar possíveis malwares?
Edit: acabei de ver que o Kaspersky não resolveu, mas surtiu efeito, creio que isso seja um assunto melhor cabido ao setor de malwares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mikhail Kosevich Volkov Olá! Boa noite. A princípio, como informei, eu levei o computador para formatar, e antes de levar, nenhum erro do tipo tinha acontecido. Também não posso afirmar que se trata de um malware porque, mesmo após a varredura, o problema permanece. Fico em dúvida se isso seria algo "normal", ou se há um problema por trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...