Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, onde trabalho tem um servidor, e estou tendo problema, algum computador da rede está excluindo arquivo do servidor via rede, provavelmente e o antivírus de alguma maquina q esta fazendo isso, mas n consigo identificar o PC que esta fazendo isso. Sou novo na área, se alguém poder ajudar agradeço, to correndo o risco de perder todos os dados do servidor por isso. Muito obrigado pela atenção. 

Postado

@Lucas132 Como assim excluindo arquivo do servidor via rede? então ele exclui da rede certo? Qual seria o servidor?

Você tem algum mapeamento das permissões de cada máquina? Tipo em que pastas da rede eles podem acessar e etc, preciso de mais informações para poder te ajudar

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

@Lucas132 Como assim excluindo arquivo do servidor via rede? então ele exclui da rede certo? Qual seria o servidor?

Você tem algum mapeamento das permissões de cada máquina? Tipo em que pastas da rede eles podem acessar e etc, preciso de mais informações para poder te ajudar

Então, eu comecei na área e no curso e na área de ti a pouco tempo, então n sei muita coisa, perdão a ignorância, e o rapaz q era do TI antes de min n está me ajudando. Então, eu trabalho em um colégio, eles usam um programa para lançar as notas, eles usam um computador Windows como servidor pra armazenar os dados, e os computadores do colégio estão conectado via cabo de rede com o servidor, o problema e q os antivírus dos computadores identificam esse programa como vírus, e além de apagar os executáveis nas maquinas eles estão apagando os dados no servidor, o medo e alguma hora eles apagarem todos os dados (perdendo todas as notas da escola), já desativei os antivírus e firewall, mas o problema continua, queria saber se tem de alguma forma identificar qual computador esta fazendo isso. 

@ederlap Windows, irei tentar isso, mas isso vai barrar q os PC tenham acesso aos dados do servidor?

Postado

@Lucas132 Magina não precisa se desculpar, faz 1 ano que trabalho mexendo com servidores de empresas e ainda me considero novato, essa área é muito grande e sempre tem coisa nova pra aprender mas eu acho bem divertido não ficar estagnado e sempre acompanhar as mudanças.

Enfim, se você mudar a senha de compartilhamento vai barrar as máquinas de acessar os dados, eu não sei como vocês fazem esse compartilhamento do servidor Windows mas pode tentar entrar no servidor e criar uma cópia de todas as pastas que os terminais acessam e compartilhar na rede as cópias e não as pastas originais para não perder nada do servidor, se tiver conta de acesso na rede você consegue ver qual conta que está modificando o diretório.

Recomendo também fazer uma rotina de backup ai, vai te ajudar bastante

• Curtir 2
Postado
20 minutos atrás, Lucas132 disse:

Então, eu comecei na área e no curso e na área de ti a pouco tempo, então n sei muita coisa, perdão a ignorância, e o rapaz q era do TI antes de min n está me ajudando. Então, eu trabalho em um colégio, eles usam um programa para lançar as notas, eles usam um computador Windows como servidor pra armazenar os dados, e os computadores do colégio estão conectado via cabo de rede com o servidor, o problema e q os antivírus dos computadores identificam esse programa como vírus, e além de apagar os executáveis nas maquinas eles estão apagando os dados no servidor, o medo e alguma hora eles apagarem todos os dados (perdendo todas as notas da escola), já desativei os antivírus e firewall, mas o problema continua, queria saber se tem de alguma forma identificar qual computador esta fazendo isso. 

@ederlap Windows, irei tentar isso, mas isso vai barrar q os PC tenham acesso aos dados do servidor?

Se o antivirus detecta o software como virus e no caso  é um falso positivo, voce pode colocar o software na lista de excessoes do antivírus, a respeito do compartilhamento, auterando a senha de acesso ao compartilhamento os terminais não terão acesso a pasta compartilhada, isso serve para voce tentar identificar qual dos terminais está provocando este problema. Outra auternativa é deixar o diretório somente leitura então os terminais terão acesso ao diretório, mas não poderão apagar ou  alterar o conteudo do diretório. Outra dica é sempre manter backups periodicos dos dados do servidor em outro lugar (Terminal, HD externo, nuvem, etc).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!